Esperar do Pai para fazer se filho ou fazer por cônjuge?

Olá pessoal, queria uma ajuda . Meu pai solicitou cidadania como neto , fez 4 anos e ainda não foi pra análise. Eu posso também obter a cidadania de cônjuge, sou casada com português há mais de 16 anos e temos filho português. O que seria melhor , aguardar o processo de meu pai e depois fazer como filha ou já dar entrada como cônjuge?

Comentários

• @BiancaRB com certeza aguardar do seu pai

Por casamento demorando 5 anos

• editado April 26

@BiancaRB

A melhor opção sem dúvida é aguardar o processo do seu pai e fazer como filha. Não se impressione com o fato de o processo dele não ter se movimentado, é normal. Geralmente fica parado e só começa a se movimentar às vésperas de concluir, muitas vezes no mesmo dia.

O processo dele deve concluir em 1 ano, depois o seu como filha deve levar mais ou menos 1 ano, o que dá um total de 2 anos se vc se organizar para dar entrada com seu pedido assim que sair o assento dele.

Se fizer como cônjuge vai levar 5 anos, ou seja, mesmo tendo que esperar o processo do seu pai concluir, a cidadania chega 3 anos antes como filha do que se vc entrasse com um processo de cônjuge hoje.

• Eu imaginei isso, mas o receio é se o processo dele dará certo, se não vai cair em alguma exigência e ainda teria que transcrever antes o casamento dele com minha mãe. Mas parece que a transcrição de casamento é rápida né ?

• editado 2:38PM

@BiancaRB

Vamos quebrar seus receios em pedaços:

se o processo dele dará certo

Por que o processo não daria certo? Há algum problema com a documentação que possa inviabilizar o pedido?

se não vai cair em alguma exigência

Se aparecer alguma exigência, é só resolver e o processo segue. Ainda assim será mais rápido que esperar um processo pelo casamento. O importante é saber se o processo é viável (o que volta à pergunta anterior: há algum problema com a documentação que inviabilize o pedido como neto, como filiação não estabelecida, filiação estabelecida apenas na maioridade, seu pai ser militar etc).

ainda teria que transcrever antes o casamento dele com minha mãe.

Já verificou se a transcrição realmente é necessária para o seu pedido? Se quem declarou seu nascimento tiver sido seu pai (o "futuro português") e o registro tiver acontecido antes de completar 1 ano de nascida a transcrição não é necessária. Mesmo que fosse, o consulado do RJ transcreve em menos de 1 mês (na verdade semana passada alguém relatou que fez por lá em poucos dias), ou seja, não é um impecilho e o atraso causado pela transcrição é desprezível quando comparado ao prazo de um processo pelo casamento.

Por fim, é preciso saber se há algum motivo para você ter receio da viabilidade do pedido pelo seu pai ou se você está apenas ansiosa e querendo entrar com um pedido como cônjuge logo.

Te diria que, por mais que pareça contraditório, às vezes para a coisa andar rápido é preciso ter paciência e saber esperar... Ficar parada agora e aguardar o processo do seu pai é 3 anos mais rápido que sair correndo e entrar com um pedido pelo casamento. Isso só não será verdade se o processo do seu pai não for viável, mas isso é fácil identificar e acredito que você, ou quem te orientou, fez essa análise antes de investir 175€ no pagamento da taxa do pedido de cidadania.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.