Visto para cônjuge
Olá pessoal!
Gostaria de tirar uma dúvida com relação ao visto para cônjuge. Minha mãe recebeu a cidadania dela mês passado, gostaria de saber qual a melhor opção de visto para meu pai, para que ele possa permanecer em Portugal ou na Europa por tempo indeterminado e também ter direitos como saúde? Como minha irmã mora na Espanha, eles teriam interesse em permanecer lá por 6 meses.
Agradeço a ajuda!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
O seu pai não precisa de visto, se for brasileiro, só precisa ir. O Etias ainda não está funcionando. Se o Etias entrar em vigor, ele precisa desse visto eletrônico, mas não paga a taxa de 20 euros por ser parente de cidadão. Uma vez lá na Europa, em QQ pais, ele vai precisar pedir o status de familiar de cidadão. As regras mudam de país pra pais, mas ele tem direito em todo o espaço europeu. Quando emitirem o status de familiar de europeu, ele será tratado como europeu para todos os fins. Uma vez que ele é esposo de uma europeia, ele não é turista nunca mais.
Para facilitar, caso Portugal seja o destino, pede logo a transcrição do casamento, para não ter atrapalhacao lá.
E faz a transcrição de casamento aqui no Brasil pelo Consulado. Fiz da minha sogra no Consulado do Rio e demorou 15 dias. A entrega dos documentos é via Correios e a resposta é por email.
@Erich Kossatz
Gostaria de tirar uma dúvida com relação ao visto para cônjuge. Minha mãe recebeu a cidadania dela mês passado, gostaria de saber qual a melhor opção de visto para meu pai, para que ele possa permanecer em Portugal ou na Europa por tempo indeterminado e também ter direitos como saúde?
Primeira coisa a fazer é transcrever o casamento dos seus pais, assim seu pai passa a ser reconhecido legalmente como cônjuge de uma portuguesa. O melhor lugar para fazer é no consulado do RJ, recebem por correio do país inteiro e fica pronto em mais ou menos 1 mês. No site do consulado tem as instruções.
Com o casamento transcrito, seu pai entra em Portugal junto de sua mãe (quando chegarem no aeroporto de Lisboa ambos podem ir juntos para o guinchê da imigração reservado para cidadãos da UE) e uma vez que estiverem no país ele precisa fazer um agendamento com a AIMA para solicitar um cartão de residente para familiar de cidadão da UE (link aqui).
Com isso ele pode viver normalmente em Portugal e ter acesso aos mesmos direitos de qualquer residente legal.
Para outros países da UE o processo é semelhante, mas cada país tem seu processo. Como sua mãe é portuguesa eles podem viver em qualquer país da UE, mas ele precisa fazer o cartão de residente do país em que for morar. Não pode fazer o cartão em Portugal e ir residir na Espanha, por exemplo.
Muito obrigado!
@lucaslna
@Jacqueline Thompson
@ecoutinho
A transcrição já está em andamento.
Uma outra dúvida. Como ele vai pra Espanha, ele pode fazer todo esse processo na Espanha, ou por minha mãe ser portuguesa ele precisa pelo menos dar entrada ou ter esse reconhecimento em Portugal antes de solicitar o de outro país da UE?