Visto para cônjuge
Olá pessoal!
Gostaria de tirar uma dúvida com relação ao visto para cônjuge. Minha mãe recebeu a cidadania dela mês passado, gostaria de saber qual a melhor opção de visto para meu pai, para que ele possa permanecer em Portugal ou na Europa por tempo indeterminado e também ter direitos como saúde? Como minha irmã mora na Espanha, eles teriam interesse em permanecer lá por 6 meses.
Agradeço a ajuda!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
O seu pai não precisa de visto, se for brasileiro, só precisa ir. O Etias ainda não está funcionando. Se o Etias entrar em vigor, ele precisa desse visto eletrônico, mas não paga a taxa de 20 euros por ser parente de cidadão. Uma vez lá na Europa, em QQ pais, ele vai precisar pedir o status de familiar de cidadão. As regras mudam de país pra pais, mas ele tem direito em todo o espaço europeu. Quando emitirem o status de familiar de europeu, ele será tratado como europeu para todos os fins. Uma vez que ele é esposo de uma europeia, ele não é turista nunca mais.
Para facilitar, caso Portugal seja o destino, pede logo a transcrição do casamento, para não ter atrapalhacao lá.
E faz a transcrição de casamento aqui no Brasil pelo Consulado. Fiz da minha sogra no Consulado do Rio e demorou 15 dias. A entrega dos documentos é via Correios e a resposta é por email.