Atribuicao de Nacionalidade Portuguesa por casamento
Boa noite, gostaria de ajuda se possivel a respeito do processo para adquirir a nacionalidade portuguesa para minha esposa (casado a 3 anos e meio no brasil, com casamento ja transcrito pelo consulado portugues) e para minhas 2 filhas menores de idade.
Ja tenho meu cartao cidadao (so nao emiti o passaporte ainda), gostaria de saber qual o caminho correto.
Se primeiro dou entrada na nacionalidade das minhas filhas menores de idade ou se faco todos juntos.
Se puderem me ajudar ficarei grato.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Diigo1207 pode fazer todos juntos, mas faça com consciência de que os processos têm tempos completamente diferentes. O de suas filhas pode levar entre 90 e 180 dias, enquanto o de sua esposa pode levar, em média, de 5 a 6 anos, prazo que pode mudar para mais ou para menos por qualquer motivo nos próximos anos.
Sobre a papeladas dos processos:
Você vai notar que o artigo do processo de filhos recomenda o endereço da ACP, no Porto, enquanto o processo de casamento de o endereço da CRC, em Lisboa. Isso acontece porque o segundo é exclusivamente tratado em Lisboa, e essa também é a conservatória mais demorada - e sobrecarregada - por processos de toda natureza.
Se você não tiver pressa para a conclusão do processo de suas filhas (que mesmo em Lisboa não costuma passar de 6 meses), diria para economizar o correio e fazer um envio só direto para Lisboa. Agora, se houver alguma pressa para elas, pode valer o investimento de enviar os processos de suas filhas para o Porto e de sua esposa para Lisboa.
Espero que tenha ficado claro e que ajude!
Todos os processos de cidadania estão com os prazos aumentando. No ACP, processos de filhos menores tem demorado em torno de 8 meses, Lisboa demora um pouco mais.
Eu não enviaria o processo dos filhos para Lisboa, vai que eles empacam igual empacaram com processos de filhos maiores que já passam dos 4 anos.
Quanto ao de casamento, para poder pedir com 3 anos de casados, os filhos em comum tem que ser portugueses, então convém mandar pelo menos o protocolo da cidadania deles junto. Ideal seria mandar os assentos, mas não precisa esperar, processo de cônjuge vai levar mais de 5 anos, até lá os filhos já serão portugueses.