Atribuicao de Nacionalidade Portuguesa por casamento

Boa noite, gostaria de ajuda se possivel a respeito do processo para adquirir a nacionalidade portuguesa para minha esposa (casado a 3 anos e meio no brasil, com casamento ja transcrito pelo consulado portugues) e para minhas 2 filhas menores de idade.

Ja tenho meu cartao cidadao (so nao emiti o passaporte ainda), gostaria de saber qual o caminho correto.

Se primeiro dou entrada na nacionalidade das minhas filhas menores de idade ou se faco todos juntos.

Se puderem me ajudar ficarei grato.

Comentários

• @Diigo1207 pode fazer todos juntos, mas faça com consciência de que os processos têm tempos completamente diferentes. O de suas filhas pode levar entre 90 e 180 dias, enquanto o de sua esposa pode levar, em média, de 5 a 6 anos, prazo que pode mudar para mais ou para menos por qualquer motivo nos próximos anos.

Sobre a papeladas dos processos:

Você vai notar que o artigo do processo de filhos recomenda o endereço da ACP, no Porto, enquanto o processo de casamento de o endereço da CRC, em Lisboa. Isso acontece porque o segundo é exclusivamente tratado em Lisboa, e essa também é a conservatória mais demorada - e sobrecarregada - por processos de toda natureza.

Se você não tiver pressa para a conclusão do processo de suas filhas (que mesmo em Lisboa não costuma passar de 6 meses), diria para economizar o correio e fazer um envio só direto para Lisboa. Agora, se houver alguma pressa para elas, pode valer o investimento de enviar os processos de suas filhas para o Porto e de sua esposa para Lisboa.

Espero que tenha ficado claro e que ajude!

• Todos os processos de cidadania estão com os prazos aumentando. No ACP, processos de filhos menores tem demorado em torno de 8 meses, Lisboa demora um pouco mais.

Eu não enviaria o processo dos filhos para Lisboa, vai que eles empacam igual empacaram com processos de filhos maiores que já passam dos 4 anos.

Quanto ao de casamento, para poder pedir com 3 anos de casados, os filhos em comum tem que ser portugueses, então convém mandar pelo menos o protocolo da cidadania deles junto. Ideal seria mandar os assentos, mas não precisa esperar, processo de cônjuge vai levar mais de 5 anos, até lá os filhos já serão portugueses.

• editado March 26

@SergioM me orientei por prazos recentes na minha família e acho que me desnorteei. Mas agora também fiquei confusa... você diz que processos de filhos menores têm demorado em torno de 8 meses, ou ainda mais em Lisboa, mas vejo seus processos de netos menores na planilha já concluídos em 60 dias.

Na minha própria família teve processo 1D Menor concluído em menos de 70 dias logo no início de 2026, que não está na planilha porque não fui eu quem fez, mas agora mesmo tenho processo de 1D Menor em andamento (abaixo e incluso na planilha) e que, ao que parece, tem tudo para terminar nesse prazo de até 90 dias. Começou a movimentação em tempo recorde para minha experiência com todos os processos de cidadania da família.

Seria correto entender que os prazos de 1D Menor estariam mais curtos que os de 1C Menor até mesmo na ACP?

(Pergunto por pura preguiça de procurar a planilha mais recente no fio de acompanhamento de processos)

Edit: deixei de preguiça e pesquisei no fio de andamento. Lisboa realmente parece estar mais perto de 10 meses do que de 90 dias para 1C menor, e 14 meses para 1D menor, enquanto a ACP está levando 1C e 1D de menores no mesmo ritmo de menos de 90 dias pelas tabelas fev/26.

• @lucena

Por favor mantenha a tabela atualizada e se possivel, inclua tambem os dados desses outros processos 1D menor da sua familia.

Eu mesmo era um que duvidava desses prazps extremamente curtos, pois haviam poucos relatos como o do @SergioM .

Mas nao tenho problema em mudar a minha recomendacao ja que apareceram mais casos de processos 1D menor terminados em menos de 90 dias na CRC Lisboa.

@ecoutinho @CarlosASP @jpvecchi

• editado March 26

@eduardo_augusto menos de 90 dias parece ser o caso para ACP. Lisboa parece realmente estar levando seus bons longos meses, como de costume.

Sobre o processo ausente, vou buscar saber mais detalhes com quem fez. Os que eu cuido de juntar papelada e enviar estão sempre na planilha (porque sei da importância IMENSA que ela tem), mas outros só fico sabendo porque são de parentes que decidiram fazer por conta própria.

• @lucena @eduardo_augusto

Também acho que começaram a aparecer mais evidências desse "atalho" de 1D menor na ACP.

Mas, é importante estar ciente do risco que, conforme mais gente ficar sabendo disso (e é inevitável que vai acontecer com a informação circulando em todos os fóruns, grupos de internet etc), a situação pode mudar de uma hora para outra.

Mas 1C menor na ACP (via transcrição - aqueles onde gera senha de acompanhamento) está levando uns 8 meses, não? teve um da minha família que levou isso há pouco tempo.

• @CarlosASP @eduardo_augusto sim, oito meses! Não consigo editar meu comentário de ontem, mas agora vejo que eu mesma olhei a linha errada e troquei 1C Inscrição por 1C Transcrição!

De todo modo fico encucada com o prazo desse atalho em qualquer dos cenários porque não faz muito sentido mesmo, ainda mais em um momento em que até mesmo filhos menores estão com o prazo dilatado para beeeem além dos 90 dias… Trarei atualizações à planilha sempre que houver alguma do meu lado.

@SergioM quando puder, conta pra gente quem foi o conservador(a) que assinou seus processos? Se possível, queria comparar com o nome que aparecer na conclusão dos processos que acompanho. Fico pensando se não tem um conservador novo, com a mesa vazia, com o fôlego do novato e com vontade de mostrar serviço 🤣

• @lucena, pois é, processos de netos menores tem sido mais rápidos que processos de filhos menores, muito provavelmente por quantidade de processos na fila mesmo. E concordo com o @CarlosASP, conforme mais pessoas enviarem processos assim, a tendência é aumentarem os prazos.

A conservadora dos meus foi Maria Paula Fernandes Pereira, mas não creio que seja novata porque foi a mesma que liberou o processo de neto do meu pai em janeiro de 25.

• @SergioM , @lucena

Eu não acho muito legal compartilhar nome de conservador aqui no fórum. Todos nós aqui usamos apelidos porque não queremos nos expor. Por que expor os conservadores? Mas não existe nenhuma regra contra isso, que eu saiba.

De qualquer modo, se tiverem curiosidade, o IRN publica a lista de "antiguidade" dos conservadores, é só consultar lá no site.

• @eduardo_augusto, entendo o cuidado com a exposição, mas há uma diferença entre nós e eles: somos pessoas físicas, privadas, trocando em um fórum, já eles são funcionários públicos com nomes públicos. Não vou me fazer de maluca e fingir que não sei que tem doido pra tudo nesse mundo! 🤪 Na internet sabemos que facilmente alguém distorce o dito com base no não dito e logo vira uma exposição desnecessária. Novamente, entendo o cuidado.

E valeu pelo toque sobre a lista de antiguidade no site do IRN! Não sabia da existência delas e que pena que não atualizam desde 2024.

• @eduardo_augusto

Eu não acho muito legal compartilhar nome de conservador aqui no fórum. Todos nós aqui usamos apelidos porque não queremos nos expor. Por que expor os conservadores? Mas não existe nenhuma regra contra isso, que eu saiba.

Eu concordo, além do que não consigo ver utilidade. Além disso vejo um potencial risco pois não faço idéia se ao fazer isso o fórum pode ser acusado de estar violando algum ítem da GDPR caso algum conservador veja (numa pesquisa no Google por exemplo) que seu nome aparece aqui "amarrado na boca do sapo" rsrs.

@lucena vc não é a única pessoa, não se culpe. Já vi um tempo atrás algum forista inclusive abrindo um tópico para cada um botar o nome do conservador do seu processo "atrasado". Confesso que qdo vi me incomodou mas não falei nada.

Como o assunto apareceu acho que vale a pena citar: Não consigo ver a utilidade, fora o risco de algum cara no IRN descobrir e alegar que há uma tentativa de constranger ou intimidar uma autoridade. Como você mesma disse, internet é terra de maluco rsrsrs.

@Admin para vc pensar (ou ignorar se achar que é bobagem rsrs).

• editado March 26

@eduardo_augusto, não vejo muito problema em colocar o nome, até porque não foi falando mal, mas entendo a preocupação. Não consigo mais editar a msg, agora só o @Admin pode, se ele achar melhor.

Eu acharia ótimo se o nome do conservador aparecesse no acompanhamento logo de cara. Poderíamos comparar as velocidades de cada um e ter uma ideia melhor do tempo, mas entendo que seria um problema de segurança para eles (principalmente os mais lentos).

@lucena, foi a mesma conservadora dos que você acompanha?

• @SergioM pelas minhas mãos, até agora, só saiu 1C e foi por outra conservadora. Os 1D que eu mesma dei entrada são agora de fevereiro - um deles, o print que enviei ali em cima -, e ainda estão em andamento. Salvei aqui o nome da sua conservadora e o link para esse tópico. Volto pra te atualizar assim que os processos forem concluídos e souber o nome do conversador ou da conservadora que receberam meus 1D.

• Obrigado pelas dicas @lucena e @SergioM , so faltou eu adicionar que sou brasileiro mas ja tenho minha nacionalidade portuguesa.

Neste meio tempo, um amigo comentou que para que minha esposa tenha direito a nacionalidade, eu teria que contratar um advogado portugues e que somente assim eu conseguiria passar essa nacionalidade para minha esposa por casamento.

Fiquei confuso, sabe me responder?

Outra duvida, eh melhor dar entrada enviando os documentos da nacionalidade das minhas filhas diretamente para Portugal ou dar entrada atraves do consulado aqui de SP?

Me perdoem se estou muito perdido.

Grato desde ja.

• @Diigo1207 no seu caso,mande primeiro das suas filhas para ACP.

A sua esposa teria que aguardar o processo delas ficar pronto para comprovar ligaçao efetiva,mas como o processo de casamento leva 5 anos,talvez(TALVEZ),possa já enviar o da sua esposa,só pode ser para CRC Lisboa.

• editado March 28

@Diigo1207

Neste meio tempo, um amigo comentou que para que minha esposa tenha direito a nacionalidade, eu teria que contratar um advogado portugues e que somente assim eu conseguiria passar essa nacionalidade para minha esposa por casamento.

Você só precisa de advogado se tiver algum divórcio anterior que precise ser homologado em Portugal. Se ela for seu primeiro casamento, você não precisa contratar advogado, pode fazer tudo sozinho e os guias disponíveis aqui no fórum tornam a tarefa bem menos complicada do que parece.

Precisará transcrever seu casamento em Portugal, o que vc pode fazer sozinho. Se você mora no Brasil, a melhor opção é mandar para o consulado do Rio de Janeiro. Em mais ou menos 1 mês o casamento estará transcrito. Os documentos necessários estão no site do consulado.

Com o casamento transcrito em Portugal, ela pode dar entrada no pedido de nacionalidade caso tenham mais de cinco anos de casados (ou três anos caso suas filhas também sejam portuguesas). Use o guia abaixo.

Documentos para Aquisição de Nacionalidade pelo Casamento Modelo 3

Outra duvida, eh melhor dar entrada enviando os documentos da nacionalidade das minhas filhas diretamente para Portugal ou dar entrada atraves do consulado aqui de SP?

Nunca dê entrada em pedido de nacionalidade via consulados, e garantia de frustração. Junte os documentos conforme o guia abaixo e mande por correio (ou DHL) para a conservatória indicada lá e em alguns meses (entre 6 a 8 meses) suas filhas serão portuguesas originárias.

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Menores Formulário 1C

Recomendo você mandar o processo de duas filhas (para o ACP) e de sua esposa (Lisboa) em paralelo. Quando forem analisar o pedido de sua esposa daqui uns 4 anos, suas filhas já serão portuguesas.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.