Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

1434445464749»

Comentários

• @Daniabreu82, esse prazo que você cita certamente é do ACP (Arquivo Central do Porto). A CRC Lisboa ainda está analisando processos de fevereiro de 2022.

• @Daniabreu82 impossivel um processo de filho em Lisboa ter finalizado em 10 meses,deve ter sido na ACP.

• @guedesmarcia eu enviei pro crc Lisboa . Só se eles passaram pra acp. Vou até verificar no e-mail .

• @guedesmarcia olha aqui peguei os e-mails …

chegou lá dia 15/7/24 , dia 22/7/24 recebi esse email com a senha pra acompanhar ..

No dia 31 /5/25 recebi esse email , foi finalizado e dois dias depois peguei o assento .

• @Daniabreu82 ai nao diz onde tramitou,o finalmente(assentos),vem sempre como Lisboa.mas te digo que esse processo nao tramitou em Lisboa.

• Compartilho a atualização da CRC Lisboa - Fevereiro 2026:

• editado March 11

• editado March 11

@Daniabreu82

Faz tempo então é normal a memória falhar, mas felizmente o fórum mantém registro. O processo do seu marido foi entregue no ACP (Porto) como você mesma informou em Julho de 2024. Link para o post aqui e print abaixo. Acho que está esclarecido agora.

Infelizmente o processo do seu filho foi para Lisboa e o prazo por lá está em uns 4 anos conforme a tabela que o colega compartilhou acima. Agora que o processo já iniciou por lá, não tem muito o que fazer além de esperar. Recomendo "esquecer" o processo por um tempo e tocar a vida. Errar é humano e ficar remoendo pq não mandou para o Porto só vai te estressar e não vai mudar o prazo ou o resultado final.

Nos próximos processos, recomendo sempre consultar os guias do fórum (mesmo que já tenha usado antes, tenha copiado para um Word ou saiba tudo "de cor") por que sempre que há uma mudança na documentação ou no "melhor lugar" para enviar o processo, o guia é atualizado. É só clicar nesse botão "Guia e Informações Úteis" que fica no topo da tela. Está tudo lá.

• editado March 11

Bom dia, segue a planilha de acompanhamento.

Sobre os processos de filhos maiores 1C (Transcrição), encontrei uma planilha de novembro de 23 onde constava, naquela data, que a análise estava em agosto de 21, em dezembro de 2024 já estava na 1ª de janeiro de 24, em de fevereiro de 2025 estava na 1ª fevereiro de 2022 e, somente agora, em fevereiro de 2026 passou para a 2ª quinzena de 2022.

Ou seja, num período de 1 ano (nov/23 a dez/24) os processos evoluíram 5 meses (ago/21 a jan/22) e, posteriormente, em novo período de 1 ano e 2 meses (dez/24 a fev/26) os processos evoluíram 1 mês e meio (1ª jan/22 a 2ª fev/22), um total de 6 meses e meio num período de 2 anos.

O ponto positivo é que pelo menos os processos de filhos voltaram a evoluir, tenhamos fé que as coisas vão começar a caminhar!!

• Qual a diferença de 1C Inscrição para 1CTranscrição?

• Finalmente chegou minha vez, depois de 448 dias e duas exigências!, finalmente "nasci" português!

Nos dois casos eram documentos faltantes. Notei que levam mais ou menos uma semana para analisar exigências, e quando recebem o documento eles atualizam no rodapé da mensagem original, o que significa que em breve darão mais detalhes (horas ou dias).

Eu achei que ia levar seis meses para analisarem depois que caiu em exigência, mas a gente NÃO volta para o fim da fila!

• @BrunoPegorelli Existe alguma razão conhecida pros processos do Art.6n7 não terem avançado nada em quase 8 meses? Meu processo é da primeira semana de junho e fazem meses que estou ansioso mas sem alterações.

• @ecoutinho

Na realidade, gostaria de saber a diferença de Processo por Inscrição para processo por Transcrição.

• @ecoutinho

Obrigada por todos os esclarecimentos apesar de notar um tom de ironia …rs

eu achava que tinha mandado para o acp mesmo , porém , desde o início todos os e-mails que recebi vinham com o nome rcentrais e pra mim , rcentrais seria de crc Lisboa . Então , na minha cabeça , acabei mandando pra Lisboa . Pois só recebi e-mails assim … mas tudo bem , não estou desesperada e nem tenho urgência , só queria mesmo esclarecer e poder receber a senha pra acompanhar . Obrigada pelas explicações !

• @Daniabreu82

Não há ironia, a bem da verdade acho lamentável que o IRN crie essa situação em que o requerente precisa se atentar a qual conservatória entrega seu processo pois pode ser “penalizado” com um prazo muito maior. Entretanto é a realidade hj e não é algo que controlamos, então não tem o que fazer, é o que é.

Boa sorte

• @Daniabreu82 na verdade o que vem acontecendo na crc Lisboa é sim uma grande "ironia",um escárnio,é vergonhoso um processo de filho demorar mais de 4 anos e piorando...há previsao inclusive de demora de mais de 10 anos!

O meu processo 3.1 estou aguardando há 40 meses.

• @guedesmarcia sim … nao tem jeito né … temos que aguardar … é o que nos resta … na esperança de em algum momento isso se acertar … vamos com fé ! Até mandei email perguntando , eles me responderam assim ….🫢

• @Daniabreu82 "nao fez mal enviar para crc.."kkkk

Que ridiculo esse comentário,nao fez mal pra ele né.

Deveriam ter vergonha dessa diferença,14 meses na Acp e 49 meses em Lisboa.

• @guedesmarcia kkkkk só rindo mesmo … mas não vamos perder a fé 🙏🏻 boa sorte a todos

• @Daniabreu82 "Não fez mal em enviar para CRC". Sinceramente, isso é gozar com a cara das pessoas ou pensar que são burras...

Eu até tinha alguma simpatia com os funcionários porque segundo eles, estão há anos pedindo aos diferentes governos melhores condições de trabalho e mais funcionários para atender o número de pedidos.

Mas depois de ver essa resposta, sendo que a ACP com menos funcionários consegue resolver pedidos de filhos em 1 ano aproximadamente, e a CRC com mais funcionários precisa de 4 ANOS para LER 3 PEDAÇOS DE PAPEIS... É de uma vergonha... depois ficam chateadinhos quando são criticados.

• @BrunoPegorelli

Não creio que existam razões para comemorar os processos de filhos maiores na CRC. A evolução nos últimos 365 dias foi nula — as duas vezes em que aparecem 15 dias de evolução na sua tabela devem-se à diferença entre as tabelas que eles enviam. Ora aparece a primeira semana de fevereiro de 2022, ora a segunda semana. Os processos estão completamente parados.

Parece haver duas versões diferentes da tabela de andamento que eles enviam. Verifiquei que algumas pessoas recebem uma tabela indicando que os processos de 1C maiores (com transcrição) estão na primeira semana de fevereiro de 2022, enquanto outras recebem uma tabela indicando a segunda semana de fevereiro de 2022.

No meu caso, por exemplo, recebi a tabela de janeiro indicando a segunda semana, e a de fevereiro indicando a primeira semana, como se estivesse regredindo. Mas não — nenhum caso novo é analisado há um ano, a não ser as exceções por urgência ou por mandado judicial.

• @Montenegro parece que a tabela da CRC mudou com relação ao artigo 3.3. Agora é apenas "analise no setor". Antes era "analise + decisão". Ou seja, de acordo inclusive com o que aconteceu com meu processo, estão de forma geral apenas "analisando" os união de facto mais rapido do que os de casamento. A decisão, salvo raros casos de prioridade, segue a linha de tempo junto com os do artigo 3.1. Ou seja, entra tudo numa fila unica de decisão do conservador, conforme a data de submissão.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.