Meu processo de dupla nacionalidade portuguesa, está parado desde 10/04/2023 Atribuição NETO (1D)
Meu processo está parado na sequência no nº 1 "Foi Recebido" a 14 meses quando deveria ter passado para a fase 2. "Foi Registado" no mínimo pelo tempo e até hoje nada mudou. Sei que pode ocorrer atraso, mas o problema é que não é dada nenhuma resposta ao e-mail que enviei. Existe alguma forma de entrar em contato e solicitar informações sobre o andamento de meu processo? Pode ser fazer isso indo no Consulado? Agradeço uma resposta.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@PANTOJAK7
Pode ligar na Linha Registos, se quiser.
Mas com 14 meses, é ainda "normal" que esteja mostrando na bolinha 1.
Seu processo só deve se movimentar no início do ano que vem.
Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos — Fórum Cidadania Portuguesa
Está normal...
O meu é de abril/2021 e até agora não saiu. No site consta bolinha 2, mas a minha advogada recebeu um e-mail com uma exigência, resolvi e enviei o documento pra lá, vamos ver se vai demorar mais.
Desde abril de 2023 até hoje nada mudou.... Alguém teria uma ideia boa de o que fazer? Agradeço!
@PANTOJAK7
Infelizmente a única coisa a fazer é esperar.
Processos de netos estão levando entre 4 a 5 anos para concluir e o normal é que fiquem parados na fase inicial, aguardando numa “fila”, até os últimos meses, quando então tem alguma movimentação e concluem.
@PANTOJAK7, o que você pode fazer é acompanhar pelas tabelas que as conservatórias mandam por email e sempre postam aqui no fórum. A CRC está analisando processos 1D que entraram em janeiro de 2022, ou seja, não espere movimentação no seu processo por pelo menos mais 1 ano e meio.
Ta certo, já sei disso tudo, mas quando mandamos um email pra Conservatória, o mínimo seria responder em sinal de respeito.... até o Consulado responde, eu sou funcionário público aqui da Policia Civil, tudo que recebo respondo.... e mesmo os pessoais... as vezes uma resposta ajuda a esperar...
Problema que eles devem receber inúmeros e-mails perguntando andamento de processo todos os dias e ter um funcionário gastando tempo para passar a mesma informação que a pessoa pode consultar por conta própria no sistema seria um desperdício enorme de recurso humano. Lembre que o grande problema do IRN é justamente falta de funcionários. Considero que o e-mail automático informando que não respondem perguntas sobre processo de nacionalidade e mandando a tabela de andamento uma resposta bem válida e muito mais útil do que repetir a informação do site de acompanhamento.
@SergioM
Obviamente, custaria talvez umas duas horas de trabalho de um desenvolvedor junior, incorporar a tabela de página de acompanhamento. Nem que fosse um simples link para a tabela, ou uma tabela em formato html... Isso reduziria muito a quantidade de emails que bate todo dia no IRN.
Infelizmente, parece que o pessoal lá tem muita dificuldade em pensar em qualquer melhoria. Mas claro, pode ser que pensem mas nao consigam implementar...
@eduardo_augusto, realmente poderiam incorporar a informação da tabela no site, acharia ótimo. Mas ainda assim muita gente ia continuar mandando e-mail e não acho válido deslocar funcionários para ficar respondendo um a um só por consideração, já que não teria nenhuma informação diferente.
Se acha que sua situacao é ruim, imagine a minha que foi protocolado o pedido em abril de 2021.
Ok, eu entendo a situacao dos funcionarios, mas acho que meu caso ultrapassa a questao da razoabilidade. O processo pode ter extraviado e nao consigo ninguem nem ao menos pra falar que ele sera analisado ainda.
Quanto ao escritorio de advocacia que fez a intermediacao, já desisti. Depois de devidamente pagos e processo protocolado, nao respondem e-mail, telefone ou whatsapp.
@paulorodrigues77
Você já tentou falar na linha registos? Eles podem pelo menos confirmar se o processo está lá, te fornecer o número, senha de acompanhamento etc.
Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos
@ecoutinho oportuno sua informacao. depois de tentar varias vezes, consegui falar. tudo que me informaram é que o processo está em analise. nada de pendencia constando, mas sem previsao tambem.
uma informacao curiosa é que houve um pedido de informacoes da conservatoria para o consulado portugues, em brasilia. por que, nao tenho condições de saber. e é possivel que falte essas informações para dar o prosseguimento.