Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

1353637383941»

Comentários

• @ecoutinho Obrigado por ter respondido, sim, é a resposta do ACP, e bem me parecía que fosse da AIMA, anteriormente o SEF o era muito eficiente, menos a AIMA que tem em atraso o que tinha o SEF.

Grato pela resposta

• oi @fefernanda93, pode deixar qualquer notícia eu comunico!

• A ACP ainda não divulgou uma tabela atualizada do andamento dos processos? A última que vi era de novembro... Se alguém tiver uma tabela mais atualizada pode compartilhar se faz favor?

Obrigado a todos.

• As informações e os dados que estão a ser retidos são inestimáveis, e descobriu-se que o Artigo 3.1, em vez de uma carta completa para o casamento, utiliza zero votos "sim", resultando em 0.

Isto é inaceitável. Disseram que houve uma falha no sistema algures entre outubro de 2024 e janeiro de 2025, e novamente em junho de 2025.

Vamos aceitar essa desculpa. Mas não seria possível tomar uma decisão com base apenas num Artigo 3.1?

Isto viola sistematicamente os direitos humanos. Muitas pessoas são afectadas pelo reagrupamento familiar, e irei recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos sobre este assunto. Como povo sefardita e judeu, o país que supostamente pede desculpa aos nossos antepassados ​​está a infligir-nos a mesma crueldade.

• Com muita satistacao compartilho com todos que finalmente o processo de nacionalidade da minha mae foi concluido.

Atribuicao pelo tempo de casamento. Base X

CRC Lisboa.

• editado January 26

@dan10ff parabéns!!👏 O processo de nacionalidade da sua mãe é de neta ou de filha?

• @Anabar o processo dela foi por tempo de casamento; tal do base X.

• @dan10ff que legal! Pelo histórico foi bem rápido. Parabéns, comemorem muito!

• @alipuedro Pode explicar um pouco a informação que passou?

"As informações e os dados que estão a ser retidos são inestimáveis, e descobriu-se que o Artigo 3.1, em vez de uma carta completa para o casamento, utiliza zero votos "sim", resultando em 0."

O que significa?

• @Slavomira

A lista acima, aqui partilhada, mostra que, em mais de um ano, nenhuma decisão de nível 3.1 foi processada, como demonstrado nas tabelas.

• @alipuedro, não é bem assim. Se olhar na planilha colaborativa do fórum verá vários processos de casamento (art. 3.1) concluídos ao longo de 2025, levando em torno de 1300 a 1500 dias. Concordo que a demora está absurda e a tendência é só aumentar, mas também não dá pra dizer que nenhuma decisão foi processada.

• E uma vergonha que fazem com as expectativas e sonhos dos seus descendentes, cônjuges ,só esqueceu que a Europa como um todo precisa do retorno destes filho e netos dos imigrantes que vieram para América explusos, fugindo da fome e guerras nos séculos XIX e XX estes portugueses,espanhóis e italianos agora fazem muita falta

• Estou tendo dificuldades em entender o andamento. Ali consta como "concluída a analise (bolinha azul) em 22/01/2026 e, no mesmo dia, "para decisão (bolinha branca). Alguém saberia me informar se ainda pode cair em exigência ? e qual o tempo médio de decisão deste processo

Processo de neto, ACP.

• @VitorAlmeida

infelizmente ate a decisão pode sim cair em exigência , o seu deve concluir em no máximo seis meses

• Boa tarde a todos, o meu processo está em decisão desde 28/09/24, alguém sabe o que é feito nessa etapa e quanto tempo mais ou menos demora? O processo é obtenção da nacionalidade por via de Avó materna.

obrigado.

• @GabiruDaniko, sem querer te desanimar, mas seu processo não está nessa fase ainda. Nessa data ocorreu a mudança no sistema de acompanhamento e milhares de processos ficaram com essa data errada. Um processo de neto que entrou em 2024 ainda está longe de começar a análise. Não espere nenhuma mudança antes de 4 anos ou talvez 5 do jeito que as coisas estão devagar.

• @ecoutinho

Fala ai mano, espero que esteja tudo bem contigo.

Como alguns meses atrás estávamos conversando sobre cancelamento de processo, e também de adiantamento do processo do meu filho como neto. Como tu me ajudou bastante, voltei pra te dar o feedback sobre o que andei fazendo e isso também pode servir de ajuda pra outras pessoas.

Enviei os documentos do processo do meu filho em 20-11-2025, chegou lá no ACP dia 21-11-2025 (sexta) e já na segunda estava no sistema. No dia 06-01-2026 entrou em exigência solicitando documento de identificação do progenitor autenticado, mandei os documentos (dos dois pais) no dia 19-01-2026, no dia 20-01-2026 foi recebido e no dia 23-01-2026 foi dada como sanada a exigência, 2 dias uteis depois, dia 27-01-2026 foi concluído o processo dele.

• Enviei os pacote com documentos de identificação dos pais sem autenticação pois estava indo viajar e não daria tempo de fazer. Achei melhor mandar assim mesmo, pois se caísse em exigência o processo já andaria enquanto estava viajando. Não adiantou muito pois acabei levando 2 semanas para sanar a exigência, meu primo é advogado aqui e fez as autenticações pra mim, mas só estive com ele 2 semanas depois. Não havia tanta pressa e cada autenticação no notário custa 20 euros 😮.

Abaixo deixo o comprovante de recebimento deles, quando enviei o processo, quando forem enviar processo de neto menor de 16 já sabem, enviem para o ACP e tenham esses documentos em mãos.

Certidão de nascimento do meu pai, foi copia simples do assento dele e preenchi o quadro referente ao assento do avô.

Certidão de nascimento dele foi reprográfica apostilhada (é modelo novo feita no computador não requer digitada)

Minha certidão de nascimento enviei as duas, digitada e reprográfica apostilhada (a minha é letra corrida, então mandei as duas)

Documento de identificação dele foi enviado cópia do passaporte autenticado.

Registro criminal não precisei, ele tem 4 anos.

Comprovativo de língua também não mandei.

A unica coisa que mandei a mais foi o comprovante de matricula dele na escola aqui em Portugal e citei isso no formulário "Lusófono, estudante do jardim de infância de escola local"

Agora é solicitar o cartão de cidadão dele no IRN local aqui, e o passaporte na sequencia. Temos algum passo a passo disso @ecoutinho ?

Enquanto isso meu processo de filho está rodando em lisboa desde set/2023. Triste ver Lisboa há 11 meses com processo de filho parado em fev/2022 quando o porto está em fev/2025. O cumulo do absurdo, e de tabela meu filho virou português antes de mim, mesmo eu tendo manifestado interesse 2 anos antes.

Por último, se alguém do ACP por acaso ler isso, fique aqui registrado o meu profundo agradecimento a toda equipe do ACP, em especial a conservadora Maria Paula Pereira que foi impecável no tratamento desse processo e também no sanar das minhas duvidas quanto ao documento de identificação.

Obrigado pela ajuda, e uma boa semana a todos.

• @dfernandes

Muito bom saber e parabéns pela conclusão do processo dos seus filhos.

Quanto à emissão do CC e passaporte, não há um guia pois cada consulado ou conservatória tem um procedimento ligeiramente diferente. Como regra geral, você precisará fazer 2 agendamentos, primeiro para o cartão de cidadão, depois que ele estiver pronto outro para o passaporte.

Se estiver em Lisboa é possível emitir tudo de um dia para o outro, mas é uma maratona. Precisará ir no primeiro horário na loja do cidadão para emitir o CC com urgência, levantar (retirar) no final da tarde e já solicitar o passaporte para retirada urgente no dia seguinte no aeroporto de Lisboa. Se pesquisar aqui no fórum vai encontrar alguns colegas que fizeram essa verdadeira gincana. Eu fiz via consulado onde moro (Europa, ma não em Pt), sem pagar taxa de urgência e ao final de 1 mês estava com os dois documentos em mãos.

• Alguém tem o estado dos processos de janeiro do ACP? Obrigada!

• Dei entrada no meu processo em maio de 2025 como filha de português.

Mais até agora não saiu do lugar a bolinha azul.

Mandei e-mail e veio uma resposta pronta para consultar o site.

Alguém sabe atualizações no processo? o que devo fazer para ter imformações reais do processo.

• @Hegnes

É assim mesmo. O processo fica parado até quase o final, Aí ainda rápido.

Para filhos maiores de idade na ACP, tem levado uns 12-14 meses para concluir. Faltam ainda uns meses para a sua vez.

Não tem que fazer nada além de esperar - e de vez em quando consultar o site para ver se andou (ou caiu em exigência). E não adianta ficar mandando emails pois isso não acelera o andamento.

• @Hegnes

Alguém sabe atualizações no processo? o que devo fazer para ter informações reais do processo.

a informação correta é essa aí mesmo. os processos 1C estão demorando entre 12 e 14 meses. Lá para maio-julho, ele deve rapidamente passar pelas outras fases e concluir.

• Olá a todos. Alguém aqui que tenha submetido um pedido ao abrigo do artigo 6.º, n.º 1, para a CRC de Lisboa (quer por transferência do processo, quer iniciado diretamente lá) após março de 2023, teve recentemente o pedido aprovado? Muito obrigada.

• @miffy oiii, o meu processo e acho que o do @ecoutinho são de fevereiro de 2023 e ambos tivemos que submeter novos documentos a pedido deles o ano passado .. e até ao momento ainda não estão concluídos .. pelo menos o meu não e é de 1/2/2023 .. então os que são depois dessa data não sei mas é facto q com a minha data n está , fez agora 3 anos .. artigo 6 n 1

• @Luciapedrp Olá, obrigada pela informação! O seu processo foi transferido para Lisboa ou foi inicialmente submetido aí? Que novos documentos lhe pediram, se não se importar de partilhar? Pelo menos, espero que entretanto já tenham atualizado no portal os documentos que enviou recentemente.Pelo que sei, o CRC está a finalizar processos de janeiro/fevereiro de 2023, mas a maioria parece ser de casos transferidos..

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.