@Luciapedrp sim está em Lisboa mas não recebi nenhuma previsão só sei que o documento que entreguei foi validado vamos ver nos próximos dias ou semanas se tiver notícias avisa eu também avisarei
Meu amigo quer solicitar a cidadania como filho. A minha pergunta é: sabem me dizer se é melhor dar entrada no Consulado (no caso, do Rio de Janeiro), ou melhor dar entrada diretamente em Portugal? Se for em Portugal, qual local seria o mais indicado?
Agradeço e desde já desejo a todos um feliz Natal de 2025!
@Fernando Ribeiro, se fizer pelo consulado vai demorar mais e não tem como acompanhar o andamento, e isso se não fizerem exigências extras desnecessárias. Siga o guia do fórum que não tem erro:
@hajapaciencia Parabéns pela sua tão esperada conquista! Obrigado por nos informar que o processo sequer chegou à fase de requisitos, isso também me dá um pouco de esperança.
Ocasionalmente, verifico minha senha de rastreamento online, mas agora estou recebendo um erro informando que ela não existe.
Este processo é referente a uma solicitação 1C com submissão prevista para fevereiro de 2023 no CRC. Prevejo que levará pelo menos mais um ano para ser concluído...
Meu processo entrou em pendência dia 05/08, dia 18/08 ela atualizaram que receberam os documentos solicitados. Hoje, 06/12 ainda não foi finalizado. Vejo casos de pessoas com pendência que depois vai muito rápido. Tem algum email que eu possa mandar perguntando sobre ? Já tem 14 meses desde que comecei o processo.
Boa tarde a todos. Sou novo por aqui e gostaria de pedir a ajuda de alguém. No meu caso, tenho um processo por atribuição (neto com ascendente falecido) desde abril de 2022 tramitando na conservatória de Lisboa, e pelo que consegui entender aqui no Fórum, observando algumas postagens e através da tabela postada pela @SoaresRaquel referente a setembro/25 os processos por atribuição para maiores de idade que são representados pelo Art.1,Nº 1, alínea D, (se não me engano) estão sendo analisandos os processos da 1º quinzena de janeiro/22. Está correta a minha análise. Desde já, obrigado.
@paulovirtual01 Boas. Sim, os processos de netos são pelo Artigo 1, nº 1, alínea D, e pela tabela estão sendo analisados os processos de janeiro de 2022 para maiores e agosto de 2025 para menores de idade.
Estou um pouco preocupado, meu pedido chegou no ACP dia 28/11, hoje já é dia 10/12 e não recebi o código pra acompanhar.
Traduzindo: passaram-se 6 dias úteis (1/12 foi feriado do dia da independência e dia 8/12 Imaculada Conceição), ou seja, acabou de chegar lá. E amanhã é dia de greve geral para trabalhadores do país inteiro protestarem contra a reforma trabalhista (pacote laboral, como eles falam) que o governo quer aprovar na AR.
Relaxe por que ansiedade e pressa não ornam com processos de nacionalidade portuguesa.
Se não receber nada até a primeira semana de janeiro, caso tenha mandado para o ACP, aí sim vale uma ligação na linha registos. Cheque antes a caixa de SPAM pois é comum as mensagens do IRN irem para lá.
Se tiver mandado para Lisboa, aí o código pode levar até 1 ano para chegar.
Comentários
@Simão_11 eu também, o seu esta em lisboa? eles deram alguma previsão?
@Luciapedrp sim está em Lisboa mas não recebi nenhuma previsão só sei que o documento que entreguei foi validado vamos ver nos próximos dias ou semanas se tiver notícias avisa eu também avisarei
Bom dia, pessoal! Houve alguma atualização na planilha do estado de cada tipo de processo de novembro pra cá?
Bom dia, gente! Já temos planilha atualizada de Novembro pro Porto?
Já temos também a planilha de novembro da CRC?
@nuvembranca525 e @jeanne503, solicitei ontem no CRC Lisboa e recebi ainda a de outubro. A de novembro deve demorar um pouco pra sair.
Prezados e prezadas, boa tarde.
Meu amigo quer solicitar a cidadania como filho. A minha pergunta é: sabem me dizer se é melhor dar entrada no Consulado (no caso, do Rio de Janeiro), ou melhor dar entrada diretamente em Portugal? Se for em Portugal, qual local seria o mais indicado?
Agradeço e desde já desejo a todos um feliz Natal de 2025!
Olá prezados, o meu processo finalizou faltando pouco para completar 3 anos. CRC Lisboa, 6.1
Entrou em "Para decisão" em 17/10/2025 (informação via linha registo) e pulou para "Concluído" em 28/11/2025, nunca entrou em exigência.
Boa sorte a todos que ainda aguardam ! Essa comunidade é muito valiosa.
@Fernando Ribeiro, se fizer pelo consulado vai demorar mais e não tem como acompanhar o andamento, e isso se não fizerem exigências extras desnecessárias. Siga o guia do fórum que não tem erro:
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C
Prezado @SergioM , muitíssimo obrigado!
achei a resposta em outra discussão
@hajapaciencia parabéns já está safo
Boaaa parabéns @hajapaciencia
@hajapaciencia Parabéns pela sua tão esperada conquista! Obrigado por nos informar que o processo sequer chegou à fase de requisitos, isso também me dá um pouco de esperança.
Ocasionalmente, verifico minha senha de rastreamento online, mas agora estou recebendo um erro informando que ela não existe.
Este processo é referente a uma solicitação 1C com submissão prevista para fevereiro de 2023 no CRC. Prevejo que levará pelo menos mais um ano para ser concluído...
Meu processo entrou em pendência dia 05/08, dia 18/08 ela atualizaram que receberam os documentos solicitados. Hoje, 06/12 ainda não foi finalizado. Vejo casos de pessoas com pendência que depois vai muito rápido. Tem algum email que eu possa mandar perguntando sobre ? Já tem 14 meses desde que comecei o processo.
Boa tarde a todos. Sou novo por aqui e gostaria de pedir a ajuda de alguém. No meu caso, tenho um processo por atribuição (neto com ascendente falecido) desde abril de 2022 tramitando na conservatória de Lisboa, e pelo que consegui entender aqui no Fórum, observando algumas postagens e através da tabela postada pela @SoaresRaquel referente a setembro/25 os processos por atribuição para maiores de idade que são representados pelo Art.1,Nº 1, alínea D, (se não me engano) estão sendo analisandos os processos da 1º quinzena de janeiro/22. Está correta a minha análise. Desde já, obrigado.
@Izafreirem O meu caso é parecido. A exigência foi entregue em 23/07 e até agora não houve nenhum avanço. Conservadora: Maria Fernanda Carneiro.
@PCB É a mesma conservadora que a minha. 😩
@Izafreirem Já enviei vários e-mails e não obtive nenhuma resposta. Até incluí o nome da conservadora no assunto dos e-mail e, mesmo assim, nada.
@PCB pra qual endereço de e-mail você mandou ? Vou mandar tmb.
@paulovirtual01 Boas. Sim, os processos de netos são pelo Artigo 1, nº 1, alínea D, e pela tabela estão sendo analisados os processos de janeiro de 2022 para maiores e agosto de 2025 para menores de idade.
e nunca mais saiu de janeiro de 2022 e não vi um caso de neto aprovado de janeiro de 22 até agora...
@Izafreirem arquivocentral.porto@irn.mj.pt
Pessoal,
Estou um pouco preocupado, meu pedido chegou no ACP dia 28/11, hoje já é dia 10/12 e não recebi o código pra acompanhar.
Alguém enviou depois ou no mesmo dia e já recebeu?
Boa tarde!!
Mandei um email para eles, porem so recebi a tabela dos processos de porto, gostaria de saber se alguém tem a tabela de Lisboa?
Obrigada
@Pradella
Estou um pouco preocupado, meu pedido chegou no ACP dia 28/11, hoje já é dia 10/12 e não recebi o código pra acompanhar.Traduzindo: passaram-se 6 dias úteis (1/12 foi feriado do dia da independência e dia 8/12 Imaculada Conceição), ou seja, acabou de chegar lá. E amanhã é dia de greve geral para trabalhadores do país inteiro protestarem contra a reforma trabalhista (pacote laboral, como eles falam) que o governo quer aprovar na AR.
Relaxe por que ansiedade e pressa não ornam com processos de nacionalidade portuguesa.
Se não receber nada até a primeira semana de janeiro, caso tenha mandado para o ACP, aí sim vale uma ligação na linha registos. Cheque antes a caixa de SPAM pois é comum as mensagens do IRN irem para lá.
Se tiver mandado para Lisboa, aí o código pode levar até 1 ano para chegar.
Valeu amigo @ecoutinho
Nao sabia desses feriados kkk
Mas então vou esperar dezembro, Deus queira que chegue. Se não, em janeiro envio o e-mail.
Foi pra ACP mesmo.
Para Porto