Judeus Sefarditas - Informações e processos

1188189190191193

Comentários

• editado November 22

@lucaslna @texaslady e todos os amigos do fórum, finalmente meu dia chegou. Ontem já pelas 18 hs de Porto, não havia mudanças no meu processo. Agora sábado de manhã pelas 09:39 am (Brasil) checando o meu e-mail recebo o assento com a informação do processo concluído. 3 anos e 06 meses exatamente. Muito obrigado a todos! Agora tentarei mesmo sendo por naturalização pedir pra minha filha de 02 anos e filho de 07 anos. Onde também vou precisar muito de vcs. Pois sempre sem advogado, mas junto desse fórum. Processo registo 09/05/2022 - análise 24/10/2024 - conclusão 22/11/25 ACP Porto

• Gente finalmente o meu dia chegou desde fevereiro de 2022, recebi o assento dia 22//11/2025. Obriagado a todos pelas trocas de experiencias, esse canal é fantastico, parabens aos idealizadores, pois é a unica ferramenta de informacoes, tira duvidas que se tem desse longo processo, fora m mais de 3 anos de muita ansiedade e o conselho que dou a quem for da entrada: confiram mil vezes o preenchimento dos formularios, o meu por 1 minimo deslize meu, atrasou por mais de 1 ano. Vou continuar por aqui, agora ajudando com informacoes sempre que puder, ahh e outra coisa se vcs nao tem conhecimento profundo sobre esse processo de nacionalidade procurem uma boa assessoria, a minha foi fantastica, se alguem estiver interssado me manda uma mensagem que indico. abraco a todos.

• Boa tarde! Passando para comunicar que ontem (22/11/2015), finalmente os dois processos que dei entrada no Porto, dia 09/05/2022 andaram. Um deles passou direto para concluído e o outro passou para "Aguardadando Decisão". Já atualizei na planilha. Pelo comentário acima de @MalloneBarros, que também teve o processo concluído ontem, parece que no Porto, no momento, estão concluindo os processos que deram entrada em maio de 2022.

• @AnaMendonca parabens! Que alegria né

• @Marcos2024 qual foi erro no preenchimento do formulário ?

• @MalloneBarros e @Marcos2024 Parabens!!!!! até que enfim!!!! Agora é cartão cidadão, passaporte, e transcrição de casamento, pra quem é casado.

• @igorvribeiro Eu não sei lhe dizer exatamente o que foi, pq todo o processo junto a Cil, na minha família, foi feito pelo meu primo que fez o levantamento. Ele me passou que o último pediram muito mais coisas, mais documentos, todos relativos ao ascendente "excomungado" e forçado ao exílio. Eu não saberia detalhar.

• Que maravilha saber que ao menos os processos do Porto estão caminhando. Parabéns a todos que tiveram o processo concluído recentemente.

Tomara que os de Lisboa voltem a caminhar também. Espero que a 1ª quinzena de maio/21 não vire a nova 2ª quinzena de março/21, que demorou quase 1 ano para ser trabalhada...

• Boa tarde!

Meu processo foi enviado por Lisboa e está como submetido 12/11/2021 e na bolinha 1.

Em quanto tempo vocês estimam que será possível avançar para a próxima etapa?

Obrigada

• @larisan não tem como estimar, 1 mês (na data de entrada) na CRC tem levado 1 ano. Eles sempre falam em acelerar. no Porto 1 mês tem demorado uns 5 meses.

• @lucaslna Não podemos esquecer que, no Porto, o processo está se aproximando do mês de agosto de 2022. Portanto, se hoje o Porto leva cerca de cinco meses para analisar apenas um mês de processos, a tendência é que passem a levar quase um ano por mês analisado, considerando que existem aproximadamente 70 mil processos de Judeus Sefarditas acumulados.

• @PH86 os sefarditas no Porto ainda estão no final de abril, inicio de maio de 2022. A tendência é demorar cada vez mais, a menos que contratem mais gente.

• Agora acredito que como a lei mudou em setembro de 2022, assim que esse fatídico mês passar, tudo será mais rápido, pq só inclui os que se enquadraram na nova lei (que penso ser a esmagadora minoria).

• @lucaslna Sim, como eu disse, no Porto eles estão atualmente a tratar os processos que deram entrada em maio de 2022. No entanto, à medida que se aproxima agosto, o volume de processos pendentes aumenta, já que as estimativas indicam que, entre julho e agosto, eram protocolados cerca de 3 mil pedidos por dia apenas de judeus sefarditas.

• @PH86 , como diz aqui na Bahia, Barril!!!!

• A notícia é uma pouco antiga, mas como eu só vi agora, resolvi compartilhar com vocês:

A 30 de junho de 2025, encontrava-se em análise um total de 515.334 processos, incluindo processos de atribuição e de aquisição de nacionalidade por naturalização e por efeito da vontade, refletindo o volume acumulado de anos recentes. Do total de processos em análise 31% correspondem a pedidos de naturalização por descendentes de judeus sefarditas portugueses;

https://irn.justica.gov.pt/Noticias-do-IRN/Nacionalidade-IRN-recebeu-mais-de-1-5-milhoes-de-pedidos-em-5-anos#:~:text=Nos%20anos%20seguintes%2C%20o%20n%C3%BAmero,previstos%20na%20Lei%20da%20Nacionalidade.

• Somos muitos!!!!

• @PH86 Na verdade eu acho qte que nem errei, mas como eles mandaram a pendencia eu reenviei o formulario, eles apenas perguntaram se eu ja havia residido em outro pais fora o Brasil. E eu nunca residi fora do Brasil, So essa bobagem atrasou mais de 1 ano.

• @lucaslna @TBCorreia Obrigado, fiquei muito feliz e ja assinei e colhi as fotos e digitais do cartao cidadao que ja vem com NIF, NISS, Saude, Eleitor e o passaporte, fiz tudo ao mesmo tempo, ja vou receber o passaporte proxima semana e o cartao cidadao daqui a 15 dias. Aos que continuam na luta, aguentem a ansiedade, é muito ruim esperar, mas uma hora chega.

• Sem querer desestimular, servindo apenas como um exercício de futurologia, perguntei para a IA qual a estimativa da tramitação do meu processo que iniciei em ago/22. Eis a resposta:

Aqui está a projeção para análise dos processos de 2022, considerando o ritmo atual (3,5 meses para cada mês de entrada):

Projeção – CRC Lisboa (Processos Sefarditas)

Mês de Entrada - Previsão de Análise

jan/2022 - fev/2028

fev/2022 - jun/2028

mar/2022 - set/2028

abr/2022 - dez/2028

mai/2022 - abr/2029

jun/2022 - jul/2029

jul/2022 - nov/2029

ago/2022 - fev/2030

set/2022 - jun/2030

out/2022 - set/2030

nov/2022 - jan/2031

dez/2022 - abr/2031

📌 Resumo:

• Quem entrou em agosto/2022 deve ser analisado por volta de fevereiro de 2030.
    • Todo o ano de 2022 será provavelmente concluído entre fev/2028 e abr/2031.

• @laerteneto

Bom dia @laerteneto,

Observei que seu processo foi encaminhado em 18/03/2022 e deferido em 08/01/2025.

Parabéns!

Meu processo na Conservatória de LIsboa é de 18 de agosto de 2022 e ainda não foi analisado.

Pergunta: Seu processo deu entrada na Conservatória do Porto ou de Lisboa.?

Grato pela atenção,

SDS

Temecula

• @RgsCunha, fiz um exercício parecido para os processos da ACP. Mas espero está errado e que o IRN acelere a análise dos processos com as novas contratações anunciadas esse ano de 132 Oficiais de Registo e 128 Conservadores

Protocolo de Mai/2022

1. Primeiros processos analisados em Nov/2025
    2. 50% dos processos analisados até Fev/2026
    3. Últimos processos analisados em Mai/2026

Protocolo de Jun/2022

1. Primeiros processos analisados em Fev/2026
    2. 50% dos processos analisados até Jun/2026
    3. Últimos processos analisados em Out/2026

Protocolo de Jul/2022

1. Primeiros processos analisados em Jun/2026
    2. 50% dos processos analisados até Out/2026
    3. Últimos processos analisados em Fev/2027

Protocolo de Ago/2022

1. Primeiros processos analisados em Jul/2026
    2. 50% dos processos analisados até Dez/2026
    3. Últimos processos analisados em Jun/2027

Protocolo de Set/2022

1. Primeiros processos analisados em Nov/2026
    2. 50% dos processos analisados até Out/2027
    3. Últimos processos analisados em Ago/2028
  • Olá a todos,

A minha mãe e eu candidatámo-nos em abril de 2021, e o nosso processo está a ser tratado em Lisboa. Há 140 números entre nós, porque a minha mãe se candidatou uma semana depois de mim.

A minha candidatura recebeu a Bola 2 em maio e passou para a fase de decisão em junho. A minha mãe recebeu a Bola 2 em outubro e passou para a fase de decisão em novembro, portanto há uma diferença de cinco meses entre nós. O número da minha mãe é 446xx, por isso podem usar esta informação para estimar o vosso.

Tenho também uma pergunta: quanto tempo demora a fase de decisão?

Desculpem o meu português e muito obrigado.

• @Deniz não temos como saber, é uma caixinha de surpresas. Mas está perto, pois estão finalizando o mês de abril de 2021, o seu já deve ficar pronto.

• @Deniz Poderia indicar-nos as datas dos seus pedidos? Eu e a minha família inscrevemo-nos em 21 de abril de 2021 e ainda estamos na temida primeira fase (números de processo 512XX/2021). Se pudessem partilhar as vossas datas de entrada, eu teria uma ideia de quanto tempo falta para a nossa mudança. Também me surpreende que o seu processo tenha passado para a segunda fase, pois os processos de Lisboa que vi até agora vão normalmente diretamente para a terceira fase. Boa sorte com o seu processo!

• @Deniz

Muito interessante essa diferença entre vocês, pouca diferença. Como já mencionei aqui, meu tio entrou em 05.05.2021 e já foi analisado e eu entrei 24.05.2021. Nossa diferença de número de processo é quase 20mil processos entre nós. O número dele é 56xxxx e o meu 73xxxx. 🥲

• Bom dia!

Dei entrada no meu processo em 11 de março de 2022 e até meses atrás a única bolinha que aparecia preenchida era a de submetido. Desde ontem tento acessar para ver se houve alguma movimentação, no entanto o site não carrega e dá erro dizendo que está temporariamente fora do ar. Alguém mais com o mesmo problema? Gostaria de saber se tem outra forma de ver movimentação. Queria muito que esse processo finalizasse com minha nacionalidade, pois já faz muito tempo que dei entrada e o processo não sai do lugar. A previsão quando dei entrada era de 30 meses e já passaram 45 meses e nenhuma movimentação ainda. Passei alguns e-mail para registos.centrais@irn.mj.pt e eles me responderam:

Exmo(a). Sr(a).

Informamos que pelo elevado volume de serviço e a falta de recursos humanos, os processos estão a sofrer um atraso significativo. Não conseguimos neste momento avançar com uma previsão da sua conclusão.

Mais se informa que pode acompanhar o estado do processo pela consulta online, estando esta actualizada.

E agora nem consultar pelo site consigo.

• @Myrella, o meu processo é de 23.08.21, três meses após o seu, e entre ambos há cerca de 60 mil processos. O meu é o 133XXX/21.

@Elisximenes , consultei o processo normalmente há pouco.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.