Geralmente, o funcionário dobra as pontas do formulário, grampeia a dobra, e carimba. Alguns cartórios fazem diferente. Não há relatos de problemas por isso
Se o cartório não puder unificar as folhas pergunte educadamente se outro funcionário tem alguma sugestão. Falhando isso, sugiro procurar outro cartório
Não há relato de formulário recusado falta de unificação das folhas, mas é melhor evitar risco
Está ok... Apesar de ser um item que as pessoas ficam bastante inseguras, não lembro de ter visto relatos de gente recebendo exigências por conta disso.
Eu mesmo mandei recentemente o processo de neto do meu tio/padrinho e, apesar dar minhas orientações, ele imprimiu as folhas apenas frente, o cartório não juntou tudo e ele mandou a papelada de MG para mim na Europa para juntar e despachar pelo correio. As folhas do formulário vieram soltas com o selo do cartório apenas na página 3 que tinha a assinatura, ou seja, nada me impediria de ter trocado a página 1 que é justamente onde estão os dados preenchidos 🤯
Como achei que seria muito transtorno fazer ele imprimir novamente e voltar ao cartório reconhecer firma de novo apenas por conta desse detalhe, mandei como estava e aceitaram. Recebi a senha de acompanhamento e não veio nenhuma exigência nessa primeira etapa, o que significa que digitalizaram todos os documentos e submeteram as imagens no sistema, ou seja, se fosse para dar problema nesse item seria nessa etapa e não reclamaram.
Claro que se a pessoa estiver com tudo fácil à mão, melhor mandar tudo certinho como manda o figurino, mas não é um item super crítico.
@ecoutinho@danazulayfarias Enviarei um e-mail, mas consciente de que dificilmente terei resposta. Se até meados de dezembro não houver novidades, enviarei uma carta formal pelo correio
Alem disso estou enviando o assento de casamento transcrito só por “segurança”, e não vou enviar a inteiro teor digitada, somente a reprografica como vc orientou.
Agora só falta apostilar e enviar, vou enviar na semana que vem, pois volto pra minha cidade envio pela DHL, como aqui é interior só tem Correios e não to confiando muito nos correios não.
Deixei essa parte em branco e a parte da mãe portuguesa, pois estou enviando o assento de nascimento, logo só marquei o X que é filho de mae portuguesa.
Não há nenhuma informação oficial do IRN ou ACP sobre a perceptível diminuição no ritmo de aprovação dos processos. Vi num grupo no Facebook que a desculpa é:
Registamos neste momento uma profunda escassez de recursos humanos e um elevadíssimo número de processos pendentes
Aparentemente há uma corrida pela nacionalidade por tempo de residência antes da mudança na lei, gerando um caos profundo nos registos e intensificando o já existente na AIMA...
Só nos resta aguardar, meu processo 1C completará 13 meses essa semana. Infelizmente os prazos de um ano para o ACP parecem não ser uma realidade por agora.
Minha primeira postagem aqui e para compartilhar que meu processo por naturalização artigo 6.1 terminou na sexta-feira dia 21/11/2025.
Apenas para compartilhar minha experiência:
Eu fiz tudo sozinho, com 4 anos e 10 meses eu agendei no IRN de Guimarães para entregar documentação que seria com 5 anos e uns 3 dias de tempo de residência, sempre estive regularizado desde o Brasil com o visto.
Sei que não existe uma obrigatoriedade, mas indico entregarem a carta de contagem de tempo do SEF (AIMA atualmente), eu também já tinha cartão cidadão pelo tratado Porto Seguro, portanto, mais do que documentos suficientes.
Eu partircularmente achei que fosse levar menos de 6 meses o meu, parece exagerado, mas eu já tinha visto alguns casos de 3 meses pelo artigo 6.1.
Com menos de 4 meses o meu processo já estava na bolinha 5, achei mesmo que fosse terminar rápido, mas para a minha infelicidade o processo saiu de Guimarães e foi para a ACP onde levou uma eternidade (até sexta-feira).
Apenas queria compartilhar a boa notícia, se alguém quiser colocar minhas informações nessa tal planilha fiquem a vontade, nunca abri ela, ia mais atualizando por conta própria todos os dias o site.
Boa sorte a todos!
Agora que recebi o meu assento eu preciso aguardar para ir no IRN fazer o cartão cidadão? Aliás, eu já tenho um que expira em 2027, mas agora vou fazer o PRT e posteriormente o passaporte.
Vou enviar amanhã no máximo quarta via DHL. Engraçado tanto trabalhar desde busca de certidões, retificações, (briga) com cartório kk e agora essa parte são só 4 documentos algo bem tranquilo.
As vezes acho tranquilo demais. Mas, assim que enviar e tiver êxito, vou fazer um post aqui de tudo que passei e fiz pra ajudar outras pessoas.
@william_s_dalmeida tenho feito os processos das vertentes da minha família e nunca vi isso. Tá com cara de preguiça do cartório, não querem fazer uma digitalização e estão usando um arquivo antigo ou da Internet. Até digitalização com o celular eu já vi, normal até.
Tem como você mandar a imagem pra que possamos ver?
Olá, pessoal! Tentei achar aqui a resposta pra minha dúvida, mas tem muitas conversas (1623 páginas 😄)
Também mandei e-mail pra Portugal, mas não obtive resposta.
Então me perdoem se as dúvidas forem repetidas:
A minha sogra adquiriu a nacionalidade portuguesa na qualidade de neta de cidadão português no ano de 2024. Concluímos recentemente o pedido de transcrição do seu casamento, no mês de novembro de 2025.
Encontro-me agora a preparar o pedido de nacionalidade do meu marido, enquanto filho de cidadão português, e gostaria de esclarecer algumas questões:
Relativamente aos documentos exigidos, é suficiente enviar uma cópia simples da certidão de nascimento do pai (brasileiro) do meu marido, ou é obrigatório que seja apresentada a certidão em inteiro teor?
Já procedemos à transcrição do casamento dos pais do meu marido. No entanto, eles são divorciados. É obrigatório proceder igualmente à transcrição do divórcio?
A mãe do meu marido (portuguesa) não tem interesse em emitir o passaporte ou o Cartão de Cidadão. Esta emissão é obrigatória para que o meu marido possa obter a nacionalidade, ou trata-se de questões independentes?
É preciso apostilhar o formulário 1C?
As certidões têm validade de 1 ano, certo? Emiti em Março deste ano.
Agradeço desde já toda a ajuda que me possam prestar.
Relativamente aos documentos exigidos, é suficiente enviar uma cópia simples da certidão de nascimento do pai (brasileiro) do meu marido, ou é obrigatório que seja apresentada a certidão em inteiro teor?
Não precisa enviar nada do pai.
Já procedemos à transcrição do casamento dos pais do meu marido. No entanto, eles são divorciados. É obrigatório proceder igualmente à transcrição do divórcio?
Se o seu marido nasceu enquanto os pais eram casado, nao tem com o que se preocupar.
A mãe do meu marido (portuguesa) não tem interesse em emitir o passaporte ou o Cartão de Cidadão. Esta emissão é obrigatória para que o meu marido possa obter a nacionalidade, ou trata-se de questões independentes?
É independente.
É preciso apostilhar o formulário 1C?
Não. Apenas reconhecer por autenticidade.
As certidões têm validade de 1 ano, certo? Emiti em Março deste ano.
Os processos de filho menor tb estão atrasando muito, os prazos estão esticando...
@mcabrita e @CarlosASP, os processos de vcs, que estão na planilha, ainda não foram concluídos mesmo? Estão muito além do prazo normal... O meu vem logo em seguida do de vcs.
Comentários
Muito obrigada @ecoutinho .
Vou começar aqui e qualquer coisa recorro a vocês novamente!
Dani
@ecoutinho ou quem puder ajudar:
Ve se essa parte está correta, como vou enviar o assento de nascimento não preencho nada mesmo né.
Fiz o formulário, reconhecimento de firma por autenticidade. Só a dúvida é essa questão da unificação;
Pelo que li aqui era pro cartório dobrar, grampear e carimbar. Era isso?
Complementando minha pergunta acima @ecoutinho 🙏🥹
Segui essa linha aqui:
Unificação das folhas
@PCB
Processos de atribuição pelo artigo 1c não têm consulta externa. Provavelmente está apenas na fila do conservador mesmo.
@Pradella
Está ok... Apesar de ser um item que as pessoas ficam bastante inseguras, não lembro de ter visto relatos de gente recebendo exigências por conta disso.
Eu mesmo mandei recentemente o processo de neto do meu tio/padrinho e, apesar dar minhas orientações, ele imprimiu as folhas apenas frente, o cartório não juntou tudo e ele mandou a papelada de MG para mim na Europa para juntar e despachar pelo correio. As folhas do formulário vieram soltas com o selo do cartório apenas na página 3 que tinha a assinatura, ou seja, nada me impediria de ter trocado a página 1 que é justamente onde estão os dados preenchidos 🤯
Como achei que seria muito transtorno fazer ele imprimir novamente e voltar ao cartório reconhecer firma de novo apenas por conta desse detalhe, mandei como estava e aceitaram. Recebi a senha de acompanhamento e não veio nenhuma exigência nessa primeira etapa, o que significa que digitalizaram todos os documentos e submeteram as imagens no sistema, ou seja, se fosse para dar problema nesse item seria nessa etapa e não reclamaram.
Claro que se a pessoa estiver com tudo fácil à mão, melhor mandar tudo certinho como manda o figurino, mas não é um item super crítico.
@ecoutinho @danazulayfarias Enviarei um e-mail, mas consciente de que dificilmente terei resposta. Se até meados de dezembro não houver novidades, enviarei uma carta formal pelo correio
Valeu @ecoutinho, vou manter assim então.
Alem disso estou enviando o assento de casamento transcrito só por “segurança”, e não vou enviar a inteiro teor digitada, somente a reprografica como vc orientou.
Agora só falta apostilar e enviar, vou enviar na semana que vem, pois volto pra minha cidade envio pela DHL, como aqui é interior só tem Correios e não to confiando muito nos correios não.
Só mais uma dúvida @ecoutinho 😅 ou quem puder ajudar:
O cartório colocou reconhecimento de firma na parte de instruções, imagino que não tenha problema, pois é só parte “inútil” do formulário.
mas, será que pode dar problema e era melhor colar atrás onde tem espaço branco?
eu posso refazer sem problema nenhum, pago de novo pra fazer ainda estou na cidade da minha avó.
@Pradella @ecoutinho @danazulayfarias
Muito obrigado!
@ecoutinho da uma ajudinha( das milésimas) rs .. eu não preenchi o campo 5 de restituição, lembro algum lugar falando que não precisava.
Realmente posso deixar todo ele em branco?
Posso seguir assim? Ou preenche algo?
@Pradella
Sim, pode deixar em branco.
Ótimo @ecoutinho obrigado.🙌
Deixei essa parte em branco e a parte da mãe portuguesa, pois estou enviando o assento de nascimento, logo só marquei o X que é filho de mae portuguesa.
Olá, alguém teria a tabela atualizada sobre o andamento no ACP?
Esta aqui é do início de setembro.
Parece que os processos de novembro deram uma parada mesmo, não vejo relatos de nada nesse mês, palhaçada... alguém sabe o que pode estar acontecendo?
@murilomj
Não há nenhuma informação oficial do IRN ou ACP sobre a perceptível diminuição no ritmo de aprovação dos processos. Vi num grupo no Facebook que a desculpa é:
Registamos neste momento uma profunda escassez de recursos humanos e um elevadíssimo número de processos pendentes
Aparentemente há uma corrida pela nacionalidade por tempo de residência antes da mudança na lei, gerando um caos profundo nos registos e intensificando o já existente na AIMA...
Só nos resta aguardar, meu processo 1C completará 13 meses essa semana. Infelizmente os prazos de um ano para o ACP parecem não ser uma realidade por agora.
Boa noite,
Minha primeira postagem aqui e para compartilhar que meu processo por naturalização artigo 6.1 terminou na sexta-feira dia 21/11/2025.
Apenas para compartilhar minha experiência:
Eu fiz tudo sozinho, com 4 anos e 10 meses eu agendei no IRN de Guimarães para entregar documentação que seria com 5 anos e uns 3 dias de tempo de residência, sempre estive regularizado desde o Brasil com o visto.
Sei que não existe uma obrigatoriedade, mas indico entregarem a carta de contagem de tempo do SEF (AIMA atualmente), eu também já tinha cartão cidadão pelo tratado Porto Seguro, portanto, mais do que documentos suficientes.
Eu partircularmente achei que fosse levar menos de 6 meses o meu, parece exagerado, mas eu já tinha visto alguns casos de 3 meses pelo artigo 6.1.
Com menos de 4 meses o meu processo já estava na bolinha 5, achei mesmo que fosse terminar rápido, mas para a minha infelicidade o processo saiu de Guimarães e foi para a ACP onde levou uma eternidade (até sexta-feira).
Apenas queria compartilhar a boa notícia, se alguém quiser colocar minhas informações nessa tal planilha fiquem a vontade, nunca abri ela, ia mais atualizando por conta própria todos os dias o site.
Boa sorte a todos!
Agora que recebi o meu assento eu preciso aguardar para ir no IRN fazer o cartão cidadão? Aliás, eu já tenho um que expira em 2027, mas agora vou fazer o PRT e posteriormente o passaporte.
Abraços!
bom dia, amigos @ecoutinho e quem já teve processo aprovado:
Estou apostilando a certidão reprografica e a cópia autenticada do RG.
O formulário 1C não precisa apostilar né? Ou é bom apostilar por ter sido preenchido no Brasil?
Vou enviar amanhã no máximo quarta via DHL. Engraçado tanto trabalhar desde busca de certidões, retificações, (briga) com cartório kk e agora essa parte são só 4 documentos algo bem tranquilo.
As vezes acho tranquilo demais. Mas, assim que enviar e tiver êxito, vou fazer um post aqui de tudo que passei e fiz pra ajudar outras pessoas.
Espero que dê certo! 👏
boa tarde @Pradella
o formulário não precisa ser apostilado, somente precisa ter a sua assinatura reconhecida por autenticidade no cartório
@barbarafachinetti esses 3 asteriscos significam final da linha e caso só tenham eles, é porque não possui dados.
Esse Assento de nascimento foi gerado por meio de qual processo? Quem é o português? O pai, a mãe ou ambos?
Você possui a certidão de casamento do pai, da mãe ou ambos? Ou ainda a certidão de casamento deles?
@william_s_dalmeida tenho feito os processos das vertentes da minha família e nunca vi isso. Tá com cara de preguiça do cartório, não querem fazer uma digitalização e estão usando um arquivo antigo ou da Internet. Até digitalização com o celular eu já vi, normal até.
Tem como você mandar a imagem pra que possamos ver?
Bom dia, @juliabc. Muito obrigado!!
Vou enviar hoje pela DHL.
para:
Arquivo Central do Porto
Rua do Cunha, 404
4200-250 Porto - Portugal
🙏
Acabei de enviar pela DHL.
Uma informação importante pra quem vai enviar, eles estão com black Friday até sexta, então o envio tá saindo mais em conta.
Eu fui na loja oficial, não representantes.
Obs: Quando for levem telefone e email do ACP, eles pedem.
Atendimento nota 100000!!
DHL >Correios
boa sorte @Pradella!
fiz o processo da minha mãe em 2022, foi concluído e agora, também vou enviar o meu essa semana, para o porto, que nossos processos andem rápido!!
Olá, pessoal! Tentei achar aqui a resposta pra minha dúvida, mas tem muitas conversas (1623 páginas 😄)
Também mandei e-mail pra Portugal, mas não obtive resposta.
Então me perdoem se as dúvidas forem repetidas:
A minha sogra adquiriu a nacionalidade portuguesa na qualidade de neta de cidadão português no ano de 2024. Concluímos recentemente o pedido de transcrição do seu casamento, no mês de novembro de 2025.
Encontro-me agora a preparar o pedido de nacionalidade do meu marido, enquanto filho de cidadão português, e gostaria de esclarecer algumas questões:
Agradeço desde já toda a ajuda que me possam prestar.
@brunamichelsn
Relativamente aos documentos exigidos, é suficiente enviar uma cópia simples da certidão de nascimento do pai (brasileiro) do meu marido, ou é obrigatório que seja apresentada a certidão em inteiro teor?Não precisa enviar nada do pai.
Já procedemos à transcrição do casamento dos pais do meu marido. No entanto, eles são divorciados. É obrigatório proceder igualmente à transcrição do divórcio?Se o seu marido nasceu enquanto os pais eram casado, nao tem com o que se preocupar.
A mãe do meu marido (portuguesa) não tem interesse em emitir o passaporte ou o Cartão de Cidadão. Esta emissão é obrigatória para que o meu marido possa obter a nacionalidade, ou trata-se de questões independentes?É independente.
É preciso apostilhar o formulário 1C?Não. Apenas reconhecer por autenticidade.
As certidões têm validade de 1 ano, certo? Emiti em Março deste ano.Sim.
Obrigado @juliabc 😀
Que bom que deu certo com sua mãe, deve ser uma sensação muuuito boa né
Deus vai abençoar a rapidez dos nossos processos e vai estar concluído quanto antes 🙏
🇵🇹
Os processos de filho menor tb estão atrasando muito, os prazos estão esticando...
@mcabrita e @CarlosASP, os processos de vcs, que estão na planilha, ainda não foram concluídos mesmo? Estão muito além do prazo normal... O meu vem logo em seguida do de vcs.
@bralvarenga
Tenho andado meio sem tempo, mas olhei agora e continua na bolinha 1 Submetido desde 20/05/2025.
Pela tabela de status enviada pela ACP referente a out/2025, os menores 1C via transcrição ainda estão em março/2025:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/uploads/796/SZ95M3FVIZLE.jpeg
Vamos ver se vai ter algum progresso quando sair a tabela de nov/2025.