Obrigado @SergioM, mas de fato o doc RG original e a CN Br dela estão todos OK, com o nome da mãe e a averbação do casamento dela na CN Pt já vigorando, razão pela qual seu irmão obteve o CC com o nome correto da mãe
Olá a todos. Estou precisando fazer alguns ajustes das minhas expectativas para a nacionalidade, devido aos meus planos para o fim do ano.
Eu tenho acompanhado a planilha do fórum, e parece que os processos de novembro de 2024 ainda não iniciaram.
Então, gostaria de perguntar se ainda tem muitos frequentadores do fórum aguardardando processos 1C maior no ACP com submissão anterior à 30-10-2024. Essa informação me ajudará a tomar algumas decisões.
Acabei de pagar e recebi o requerimento para preencher, duas duvidas que podem ser bobas mas vou perguntar rs
A parte de assinatura só tem: "Assinatura do Declarante" nas 2 linhas, e não "Assinatura do Interessado", nesse caso assina na primeira linha de "Assinatura do Declarante" certo?
Outra duvida é que vieram 4 folhas, pq as 2 ultimas sao as instruções. Só que o final do documento que seria parte de assinatura está na pagina 3, ou seja, não da para ficar em 1 folha só frente e verso pq ela termina na terceira página.
Nesse caso, como eu imprimo? Imprimi 2 folhas frente e verso e envia com as instruções tambem? Dai no caso coloca um clip para prender as duas folhas (sendo 4 paginas frente e verso)?
Lembro de ter acompanhado alguns casos de envio de documentação para filho e que dependendo do período do mês estava indo para CRC, sabem se ainda estamos com estes problemas ? Posso enviar direto para Porto, certo?
Ola, boa tarde! Irei realizar a atribuição da cidadania para a minha mãe e para o meu tio. Já tenho a certidão de casamento de minha avó transcrita. Quais documentos preciso agora em relação à minha mãe e ao meu tio? E para onde devo enviar, posso enviar os documentos de ambos em um único envelope?
Pessoal, boa tarde! Estou ajudando minha sogra solicitar a cidadania dela. Procurei bastante e não encontrei aqui no site. A minha dúvida é como preencho no site de pagamento: Artigo 1-C - Pagamento Visa/MasterCard.
Nome próprio = Nome do proprietário do cartão de crédito
Apelido = Sobrenome do proprietário do cartão de crédito
Nome do Requerente = Nome completo da pessoa que vai receber a nacionalidade.
Exemplo:
José Pedro da Silva (dono do cartão) pagará pela nacionalidade do pai, Marco Antônio da Silva, com um cartão de crédito com titular de nome José P Silva.
A parte de assinatura só tem: "Assinatura do Declarante" nas 2 linhas, e não "Assinatura do Interessado", nesse caso assina na primeira linha de "Assinatura do Declarante" certo?
Certo. Se vc observar o título desse formulário logo na primeira página, vai entender pq o campo se chama "assinatura do declarante":
Outra duvida é que vieram 4 folhas, pq as 2 ultimas sao as instruções. Só que o final do documento que seria parte de assinatura está na pagina 3, ou seja, não da para ficar em 1 folha só frente e verso pq ela termina na terceira página.
Em resumo: as instruções do formulário não foram corretamente atualizadas quando mudaram o formulário de 2 páginas para o atual com 3 ou 4. Não dá para imprimir em apenas uma folha de papel. Imprima em 2 folhas frente e verso e leve tudo (inclusive a página só com instruções) para assinar no cartório e reconhecer firma por autenticidade. Lá eles sabem como juntar essas duas folhas de papel em uma única unidade documental. Para mais detalhes, leia o guia abaixo:
Eu acabei de fazer pra minha avó, apesar de ter feito no meu cartão, coloquei tudo com o nome dela. Criei um cartão virtual pra
Você deu sorte que o sistema antifraude do banco não bloqueou a transação, pois o nome que vc informou como dono do cartão não bate com o que está no sistema do banco. O correto é fazer como @danazulayfarias orientou.
Ola, boa tarde! Irei realizar a atribuição da cidadania para a minha mãe e para o meu tio. Já tenho a certidão de casamento de minha avó transcrita. Quais documentos preciso agora em relação à minha mãe e ao meu tio? E para onde devo enviar, posso enviar os documentos de ambos em um único envelope?
Essa parte "Lá eles sabem como juntar essas duas folhas de papel em uma única unidade documental. Para mais detalhes, leia o guia abaixo:"
Então, eu levo as 2 folhas (frente e verso com as 4 paginas) e peço pra unir em uma unidade documental, nesse caso quando eles fizerem isso, eu vou enviar tudo, inclusive as instruções. Certo ne?
Unificação das folhas
Esse é um ponto que gera insegurança
Geralmente, o funcionário dobra as pontas do formulário, grampeia a dobra, e carimba. Alguns cartórios fazem diferente. Não há relatos de problemas por isso
Esse é indicado? Dobrar as pontas , grampear a dobra e carimbar?
__
Na parte do cartão, como é cartão virtual eu só coloquei meu nome na pagina seguinte que pede dados do cartão, no max o cartão iria me ligar pra confirmar. Mas, na hora até pensei mesmo que seria melhor ter colocado meu nome, como falaram aqui, mas coloquei o dela e deu certo. :)
Em relação a certidão de nascimento do ascendente, essa seria a brasileira ou a certidão portuguesa? E tenho que enviar 2 cópias dela? Por se tratar de 2 processos @ecoutinho
Em relação a certidão de nascimento do ascendente, essa seria a brasileira ou a certidão portuguesa?
Se é do ascendente português, só interessa a certidão portuguesa mesmo que essa pessoa tenha nascido no Brasil e tenha dupla cidadania, para Portugal ela agora é portuguesa e só interessa a certidão portuguesa.
Por se tratar de 2 processos
Já te respondi em outro tópico, p favor verifique lá. Evite ficar espalhando as mesmas perguntas em vários lugares do fórum, como vc mesmo está vendo isso atrapalha quem quer te ajudar e atrapalha você mesmo a juntar as peças do quebra-cabeças depois....
Vc orientou enviar só a Certidão de Nascimento Inteiro Teor Digitada se a Reprografica estiver muito inelegivel (inclusive se estivesse danificada).
Hoje eu fui no cartório pra ver e solicitar impressão, vou pegar amanhã. Mas, ele me mostrou como vai ficar, eles não tem impresso com "cor" algo assim, a parte da foto em si do livro sairá preto e branco, ele explicou o nome da impressora pelo motivo.
Resumo: Está ruim pra ler de fato, tem algumas palavras que parece um risco, mas zero danificada. As retificações da pra ler numa boa.
Mesmo assim, na sua opinião, envia só a reprografica?
eles não tem impresso com "cor" algo assim, a parte da foto em si do livro sairá preto e branco, ele explicou o nome da impressora pelo motivo.
Mesmo assim, na sua opinião, envia só a reprografica?
Absolutamente normal. Nunca vi uma certidão reprográfica impressa em cor. As emitidas pelos arquivos distritais a partir dos livros de batismo também não são em cores.
Está ruim pra ler de fato, tem algumas palavras que parece um risco, mas zero danificada.
Não me preocuparia com isso. Só para te dar noção: esse trecho abaixo é de uma das certidões reprográficas da minha família. Observe que apesar de não estar danificado, claramente a tinta da caneta tinteiro do tabelião devia ser de qualidade ruim e apresenta falhas do tempo. Literalmente o texto está desbotando... Mandei apenas essa certidão e passou sem problema... Tem meia dúzia de portugueses na minha família que usaram certidões emitidas desse registro.
Eles são treinados a ler esses manuscritos.... É como os farmacêuticos de antigamente que conseguiam traduzir os garranchos das receitas que os médicos preenchiam à mão.
Esse é outro, também da família e que passou sem problema... Observe que tem palavras que num primeiro olhar parecem apenas um traço com umas ondulações... Ainda assim, é perfeitamente legível.
A partir de 2018 os conservadores passaram a exigir certidões reprográficas para ver exatamente o que está no livro de registro, por conta de muitas fraudes nos cartórios, então eles que lutem... É o trabalho deles.
Caramba, realmente esse aí tá pior que o daqui kkkk.. Vou enviar só reprografica mesmo.
Só mais essa que ficou rs .. Sobre a dúvida depois do cartório unificar as 4 páginas, seria enviar as 4 mesmo né? Que são 2 folhas frente e verso. Mesmo que uma delas seja só instruções, certo?
Ja combinei do cartório ir na casa da minha avó pra fazer a assinatura com reconhecimento de firma por autenticidade.
A cópia do RG (CNI) e só autenticar e apostilar normalmente né?
Acho que são essas dúvidas mesmo. Vou preencher por computador ao invés de ser na mão já que é permitido.
Eu estou preenchendo o meu formulário 1-c e me surgiu uma dúvida com relação ao quadro 1 tópico 6, que é Documento de Identificação. Estou no aguardo da minha nova identidade (CIN) ficar pronta, porém, pelo aplicativo do GOV.BR eu já consigo emitir a via digital completa e com qr code para verificação da mesma. A dúvida é: Será que tem algum problema eu imprimir essa via e enviar para dar início no processo?
Uma duvida que pode ser boba, mas que trouxe duvida e nao achei aqui no historico algo sobre
O CEP no brasil é com 8 dig: 00.000-000, mas no formulario so tem 7 digitos. Dito isso, posso colocar o primeiro digito na antes do primeiro quadradinho?
@PCB você poderia dizer qual o tipo de processo e qual a exigência? Segundo a planilha há processos em exigência posteriores ao seu que já foram concluídos.
E apenas adicionando uma observação pessoal, olhando a planilha com foco em processos entrados em 2024 no ACP, alguns processos de junho e julho levaram mais de 410 dias até a conclusão; sem exigência...
Poderiam me ajudar com algumas duvidas que surgiram:
1) Mudei meu nome quando casei, posso enviar uma certidão de casamento simples ou preciso fazer em inteiro teor e apostilar? Acredito que deva constar a averbação do casamento na minha de nascimento quando tirar.
2) O formulário 1C está escrito para enviar para Lisboa, mas estou vendo as mensagens no Fórum que lá está demorado e estão enviando para Porto torcendo para ficar por lá. Posso enviar para Porto mesmo assim (com o formulário escrito CRC)? E temos datas especificas para mandar, pois vi que alguns períodos do mês podem ser encaminhados para CRC.
3) E sabe se tem algum lugar que orienta o preenchimento do formulário 1C em caso de dúvida de algum campo?
1) Mudei meu nome quando casei, posso enviar uma certidão de casamento simples ou preciso fazer em inteiro teor e apostilar? Acredito que deva constar a averbação do casamento na minha de nascimento quando tirar.
Se o casamento estiver averbado na sua certidão de nascimento, a princípio não precisa mandar a de casamento. Se for mandar a de casamento precisa ser reprográfica e precisa apostilar.
2) O formulário 1C está escrito para enviar para Lisboa, mas estou vendo as mensagens no Fórum que lá está demorado e estão enviando para Porto torcendo para ficar por lá. Posso enviar para Porto mesmo assim (com o formulário escrito CRC)?
Pode.
E temos datas especificas para mandar, pois vi que alguns períodos do mês podem ser encaminhados para CRC.
Não tem data específica. Desde Julho deste ano o sistema do IRN passou a distribuir os processos automaticamente assim que ele é lançado no sistema. Não é algo temporário e que muda mês a mês. Daqui por diante será sempre assim.
3) E sabe se tem algum lugar que orienta o preenchimento do formulário 1C em caso de dúvida de algum campo?
Use as instruções na 3a página do formulário e se tiver alguma dúvida específica pergunte aqui no fórum.
@danazulayfarias Não estava muito preocupado com o tempo, porque sei que as exigências demoram mesmo. Mas comecei a ficar preocupado depois de ver alguns processos na planilha, que são posteriores ao meu, já terem recebido exigência e serem finalizados antes do meu.
O meu processo e 1C - Filho de pai portugues. O documento que me pediram foi a " certidão do documento que serviu de base á perfilhação averbada á margem do assento de nascimento". Eu tinha enviado apenas a certidão de nascimento com o averbamento de perfilhação, já que fui perfilhado antes de completar 1 ano.
É possível que o processo esteja à espera de alguma consulta externa, mas vou enviar um e-mail para a ACP (mesmo sem muita esperança de resposta).
@PCB infelizmente processos com exigências são mais difíceis de prever. Sugiro que, se mandar e-mail, já escreva no topo que quer uma resposta além da automática, depois prosseguir com um texto bem formal. Boa sorte.
Comentários
Obrigado @SergioM, mas de fato o doc RG original e a CN Br dela estão todos OK, com o nome da mãe e a averbação do casamento dela na CN Pt já vigorando, razão pela qual seu irmão obteve o CC com o nome correto da mãe
Olá a todos. Estou precisando fazer alguns ajustes das minhas expectativas para a nacionalidade, devido aos meus planos para o fim do ano.
Eu tenho acompanhado a planilha do fórum, e parece que os processos de novembro de 2024 ainda não iniciaram.
Então, gostaria de perguntar se ainda tem muitos frequentadores do fórum aguardardando processos 1C maior no ACP com submissão anterior à 30-10-2024. Essa informação me ajudará a tomar algumas decisões.
Muito obrigado :)
Bom dia..
@ecoutinho ou quem puder ajudar
Acabei de pagar e recebi o requerimento para preencher, duas duvidas que podem ser bobas mas vou perguntar rs
A parte de assinatura só tem: "Assinatura do Declarante" nas 2 linhas, e não "Assinatura do Interessado", nesse caso assina na primeira linha de "Assinatura do Declarante" certo?
Outra duvida é que vieram 4 folhas, pq as 2 ultimas sao as instruções. Só que o final do documento que seria parte de assinatura está na pagina 3, ou seja, não da para ficar em 1 folha só frente e verso pq ela termina na terceira página.
Nesse caso, como eu imprimo? Imprimi 2 folhas frente e verso e envia com as instruções tambem? Dai no caso coloca um clip para prender as duas folhas (sendo 4 paginas frente e verso)?
Pessoal, boa tarde!
Lembro de ter acompanhado alguns casos de envio de documentação para filho e que dependendo do período do mês estava indo para CRC, sabem se ainda estamos com estes problemas ? Posso enviar direto para Porto, certo?
Temos ideia de quanto tempo está demorando?
obrigada!
Dani
Ola, boa tarde! Irei realizar a atribuição da cidadania para a minha mãe e para o meu tio. Já tenho a certidão de casamento de minha avó transcrita. Quais documentos preciso agora em relação à minha mãe e ao meu tio? E para onde devo enviar, posso enviar os documentos de ambos em um único envelope?
Pessoal, boa tarde! Estou ajudando minha sogra solicitar a cidadania dela. Procurei bastante e não encontrei aqui no site. A minha dúvida é como preencho no site de pagamento: Artigo 1-C - Pagamento Visa/MasterCard.
Por exemplo, lá constam:
Nome próprio:
Apelido:
Nome do requerente:
Como preencho esses dados. Obrigado!
@marcelobaruque Eu acabei de fazer pra minha avó, apesar de ter feito no meu cartão, coloquei tudo com o nome dela. Criei um cartão virtual pra isso.
Nome próprio: (aqui é o primeiro nome dela)
Apelido: (aqui os sobrenomes dela)
Nome do requerente: (aqui o nome completo dela)
Eu fiz assim, e deu certo. Pq no formulario que chega no email vem com o nome da requerente, então apareceu o nome completo da minha avó.
@marcelobaruque
Nome próprio = Nome do proprietário do cartão de crédito
Apelido = Sobrenome do proprietário do cartão de crédito
Nome do Requerente = Nome completo da pessoa que vai receber a nacionalidade.
Exemplo:
José Pedro da Silva (dono do cartão) pagará pela nacionalidade do pai, Marco Antônio da Silva, com um cartão de crédito com titular de nome José P Silva.
Nome próprio = José P
Apelido = Silva
Nome do requerente = Marco Antônio da Silva.
@Pradella
A parte de assinatura só tem: "Assinatura do Declarante" nas 2 linhas, e não "Assinatura do Interessado", nesse caso assina na primeira linha de "Assinatura do Declarante" certo?
Certo. Se vc observar o título desse formulário logo na primeira página, vai entender pq o campo se chama "assinatura do declarante":
Outra duvida é que vieram 4 folhas, pq as 2 ultimas sao as instruções. Só que o final do documento que seria parte de assinatura está na pagina 3, ou seja, não da para ficar em 1 folha só frente e verso pq ela termina na terceira página.
Em resumo: as instruções do formulário não foram corretamente atualizadas quando mudaram o formulário de 2 páginas para o atual com 3 ou 4. Não dá para imprimir em apenas uma folha de papel. Imprima em 2 folhas frente e verso e leve tudo (inclusive a página só com instruções) para assinar no cartório e reconhecer firma por autenticidade. Lá eles sabem como juntar essas duas folhas de papel em uma única unidade documental. Para mais detalhes, leia o guia abaixo:
Impressão e assinatura de formulário de solicitação de nacionalidade
@Pradella @marcelobaruque
Eu acabei de fazer pra minha avó, apesar de ter feito no meu cartão, coloquei tudo com o nome dela. Criei um cartão virtual pra
Você deu sorte que o sistema antifraude do banco não bloqueou a transação, pois o nome que vc informou como dono do cartão não bate com o que está no sistema do banco. O correto é fazer como @danazulayfarias orientou.
@BrunoMendesA
Ola, boa tarde! Irei realizar a atribuição da cidadania para a minha mãe e para o meu tio. Já tenho a certidão de casamento de minha avó transcrita. Quais documentos preciso agora em relação à minha mãe e ao meu tio? E para onde devo enviar, posso enviar os documentos de ambos em um único envelope?
Te respondi em outro tópico. As informações que busca estão aqui: Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C
Sim, pode mandar os dois processos no mesmo envelope sem problemas.
@ecoutinho Obrigado de novo amigo.
Essa parte "Lá eles sabem como juntar essas duas folhas de papel em uma única unidade documental. Para mais detalhes, leia o guia abaixo:"
Então, eu levo as 2 folhas (frente e verso com as 4 paginas) e peço pra unir em uma unidade documental, nesse caso quando eles fizerem isso, eu vou enviar tudo, inclusive as instruções. Certo ne?
Unificação das folhas
Esse é indicado? Dobrar as pontas , grampear a dobra e carimbar?__
Na parte do cartão, como é cartão virtual eu só coloquei meu nome na pagina seguinte que pede dados do cartão, no max o cartão iria me ligar pra confirmar. Mas, na hora até pensei mesmo que seria melhor ter colocado meu nome, como falaram aqui, mas coloquei o dela e deu certo. :)
Em relação a certidão de nascimento do ascendente, essa seria a brasileira ou a certidão portuguesa? E tenho que enviar 2 cópias dela? Por se tratar de 2 processos @ecoutinho
@BrunoMendesA
Em relação a certidão de nascimento do ascendente, essa seria a brasileira ou a certidão portuguesa?
Se é do ascendente português, só interessa a certidão portuguesa mesmo que essa pessoa tenha nascido no Brasil e tenha dupla cidadania, para Portugal ela agora é portuguesa e só interessa a certidão portuguesa.
Por se tratar de 2 processos
Já te respondi em outro tópico, p favor verifique lá. Evite ficar espalhando as mesmas perguntas em vários lugares do fórum, como vc mesmo está vendo isso atrapalha quem quer te ajudar e atrapalha você mesmo a juntar as peças do quebra-cabeças depois....
@ecoutinho Outra duvida:
Vc orientou enviar só a Certidão de Nascimento Inteiro Teor Digitada se a Reprografica estiver muito inelegivel (inclusive se estivesse danificada).
Hoje eu fui no cartório pra ver e solicitar impressão, vou pegar amanhã. Mas, ele me mostrou como vai ficar, eles não tem impresso com "cor" algo assim, a parte da foto em si do livro sairá preto e branco, ele explicou o nome da impressora pelo motivo.
Mesmo assim, na sua opinião, envia só a reprografica?
@Pradella
eles não tem impresso com "cor" algo assim, a parte da foto em si do livro sairá preto e branco, ele explicou o nome da impressora pelo motivo.
Mesmo assim, na sua opinião, envia só a reprografica?
Absolutamente normal. Nunca vi uma certidão reprográfica impressa em cor. As emitidas pelos arquivos distritais a partir dos livros de batismo também não são em cores.
Está ruim pra ler de fato, tem algumas palavras que parece um risco, mas zero danificada.
Não me preocuparia com isso. Só para te dar noção: esse trecho abaixo é de uma das certidões reprográficas da minha família. Observe que apesar de não estar danificado, claramente a tinta da caneta tinteiro do tabelião devia ser de qualidade ruim e apresenta falhas do tempo. Literalmente o texto está desbotando... Mandei apenas essa certidão e passou sem problema... Tem meia dúzia de portugueses na minha família que usaram certidões emitidas desse registro.
Eles são treinados a ler esses manuscritos.... É como os farmacêuticos de antigamente que conseguiam traduzir os garranchos das receitas que os médicos preenchiam à mão.
Esse é outro, também da família e que passou sem problema... Observe que tem palavras que num primeiro olhar parecem apenas um traço com umas ondulações... Ainda assim, é perfeitamente legível.
A partir de 2018 os conservadores passaram a exigir certidões reprográficas para ver exatamente o que está no livro de registro, por conta de muitas fraudes nos cartórios, então eles que lutem... É o trabalho deles.
@ecoutinho
Caramba, realmente esse aí tá pior que o daqui kkkk.. Vou enviar só reprografica mesmo.
Só mais essa que ficou rs .. Sobre a dúvida depois do cartório unificar as 4 páginas, seria enviar as 4 mesmo né? Que são 2 folhas frente e verso. Mesmo que uma delas seja só instruções, certo?
Ja combinei do cartório ir na casa da minha avó pra fazer a assinatura com reconhecimento de firma por autenticidade.
A cópia do RG (CNI) e só autenticar e apostilar normalmente né?
Acho que são essas dúvidas mesmo. Vou preencher por computador ao invés de ser na mão já que é permitido.
@SergioM
muito obrigado pela resposta. o que vc aconselha? e qual o site que consigo fazer on line ??
@CAIO LEAL, podendo fazer online é muito mais prático e rápido.
https://justica.gov.pt/servicos/registar-nascimento
Boa noite a todos,
Eu estou preenchendo o meu formulário 1-c e me surgiu uma dúvida com relação ao quadro 1 tópico 6, que é Documento de Identificação. Estou no aguardo da minha nova identidade (CIN) ficar pronta, porém, pelo aplicativo do GOV.BR eu já consigo emitir a via digital completa e com qr code para verificação da mesma. A dúvida é: Será que tem algum problema eu imprimir essa via e enviar para dar início no processo?
@Eduardo_Eiras
Aguarde a via física. Vc precisa mandar uma cópia autenticada e apostilada.
Bom dia, pessoal.
Uma duvida que pode ser boba, mas que trouxe duvida e nao achei aqui no historico algo sobre
O CEP no brasil é com 8 dig: 00.000-000, mas no formulario so tem 7 digitos. Dito isso, posso colocar o primeiro digito na antes do primeiro quadradinho?
Alguma sugestão quem já fez? @ecoutinho
@Pradella
Pode.
Prezados amigos do Fórum,
Bom dia!
Poderiam me informar se os formularios de peticao de nacionalidades (1-C, 1-D, etc...), podem ser preenchidos pelo computador ou somente à caneta?
Obg.
Prezados.
Alguem aqui com processo em exigencia aguardando decisao na ACP??
A exigencia do meu processo 1C foi respondida em 23/07/2025 e ate ainda nenhum avanco.
@PCB você poderia dizer qual o tipo de processo e qual a exigência? Segundo a planilha há processos em exigência posteriores ao seu que já foram concluídos.
E apenas adicionando uma observação pessoal, olhando a planilha com foco em processos entrados em 2024 no ACP, alguns processos de junho e julho levaram mais de 410 dias até a conclusão; sem exigência...
Pessoal, boa tarde!
Poderiam me ajudar com algumas duvidas que surgiram:
1) Mudei meu nome quando casei, posso enviar uma certidão de casamento simples ou preciso fazer em inteiro teor e apostilar? Acredito que deva constar a averbação do casamento na minha de nascimento quando tirar.
2) O formulário 1C está escrito para enviar para Lisboa, mas estou vendo as mensagens no Fórum que lá está demorado e estão enviando para Porto torcendo para ficar por lá. Posso enviar para Porto mesmo assim (com o formulário escrito CRC)? E temos datas especificas para mandar, pois vi que alguns períodos do mês podem ser encaminhados para CRC.
3) E sabe se tem algum lugar que orienta o preenchimento do formulário 1C em caso de dúvida de algum campo?
Obrigada novamente,
@dhalax
1) Mudei meu nome quando casei, posso enviar uma certidão de casamento simples ou preciso fazer em inteiro teor e apostilar? Acredito que deva constar a averbação do casamento na minha de nascimento quando tirar.
Se o casamento estiver averbado na sua certidão de nascimento, a princípio não precisa mandar a de casamento. Se for mandar a de casamento precisa ser reprográfica e precisa apostilar.
2) O formulário 1C está escrito para enviar para Lisboa, mas estou vendo as mensagens no Fórum que lá está demorado e estão enviando para Porto torcendo para ficar por lá. Posso enviar para Porto mesmo assim (com o formulário escrito CRC)?
Pode.
E temos datas especificas para mandar, pois vi que alguns períodos do mês podem ser encaminhados para CRC.
Não tem data específica. Desde Julho deste ano o sistema do IRN passou a distribuir os processos automaticamente assim que ele é lançado no sistema. Não é algo temporário e que muda mês a mês. Daqui por diante será sempre assim.
3) E sabe se tem algum lugar que orienta o preenchimento do formulário 1C em caso de dúvida de algum campo?
Use as instruções na 3a página do formulário e se tiver alguma dúvida específica pergunte aqui no fórum.
@danazulayfarias Não estava muito preocupado com o tempo, porque sei que as exigências demoram mesmo. Mas comecei a ficar preocupado depois de ver alguns processos na planilha, que são posteriores ao meu, já terem recebido exigência e serem finalizados antes do meu.
O meu processo e 1C - Filho de pai portugues. O documento que me pediram foi a " certidão do documento que serviu de base á perfilhação averbada á margem do assento de nascimento". Eu tinha enviado apenas a certidão de nascimento com o averbamento de perfilhação, já que fui perfilhado antes de completar 1 ano.
É possível que o processo esteja à espera de alguma consulta externa, mas vou enviar um e-mail para a ACP (mesmo sem muita esperança de resposta).
@PCB infelizmente processos com exigências são mais difíceis de prever. Sugiro que, se mandar e-mail, já escreva no topo que quer uma resposta além da automática, depois prosseguir com um texto bem formal. Boa sorte.