Judeus Sefarditas - Informações e processos

1188189190192194

Comentários

  • @ebnpt Quando foi emitido seu certificado pela CIL? Esta no novo modelo ou antigo?

  • Olá @MThereza , tudo bem? Como o @TBCorreia disse, acredito que no Arquivo Central do Porto estão aprovando processos de abril e maio de 2022 e na CRC Lisboa abril de 2021. Mas penso que nada impede de terem processos mais antigos em analise. Vai depender de cada processo, de documentação completa e outras variaveis.

  • @PH86 foi emitido em abril de 2022, logo antes de eu dar entrada no processo.

    Não sei dizer qual o modelo, como saber?

  • editado November 5

    @ebnpt

    Modelo Antigo que não tem o QR code.


    Modelo Novo que tem o Qr code.


    Seu certificado da CIL está no modelo antigo, sem o QR Code. É provável que seja por isso que pediram o reenvio eles precisam do certificado no novo modelo, que contém o QR Code para verificação da assinatura digital.

    Entre em contato com a CIL e solicite a emissão de um novo certificado no formato atualizado. Ao fazer o pedido, anexe também a mensagem da conservatória em que foi feita a solicitação.

    Parece que o conservador se confundiu entre CIL e CIP, mas, na verdade, ele está pedindo um novo certificado com assinatura digital válida.

    Quem elaborou o relatório e enviou o certificado para você da CIL?

  • @PH86 o meu relatório foi elaborado por um genealogista, mas ele simplesmente não responde mais mensagens, emails, nada.

    Muito obrigado pela informação! Liguei pra CIL e me pediram para enviar os dados do passaporte e a carta da conservatória, exatamente como você recomendou. Acabei de enviar, agora é torcer para que respondam rápido.

  • @ebnpt O meu certificado também é do modelo antigo, porém o PDF é assinado digitalmente, mesmo que não tenha o QR Code. Abrindo com um software como o Acrobat Reader deve mostrar a assinatura digital.

  • editado November 5

    @tponte o certificado antigo é aceito sem problema. No entanto, devido à exigência do conservador, parece que houve algum problema com o certificado dele, o que impossibilita a verificação da assinatura digital.

    Por isso, recomendei que ele solicitasse um novo certificado, no modelo mais recente, já que o antigo apresentou um erro na assinatura.

  • @PH86 6 @tponte nte no caso do certificado antigo em formato impresso, como eles podem fazer essa validação, já que estão vendo o documento impresso e não o PDF?

    Existe a possibilidade de enviar o certificado por via digital? Tudo que vejo sobre o processo é impresso...

  • Reenviei o mesmo certificado emitido pela CIL em 2022 e recebi uma nova notificação (levou 7 dias):

    Acusa-se a receção do documento em resposta ao notificado, informando-se que o processo fica assim devidamente instruído do ponto de vista documental.


    Contudo, dele ainda não constam todos os pareceres/comunicações de entidades externas, a serem recebidos diretamente via aplicacional informática própria -, sem os quais não pode ser decidido – Polícia Judiciária/PJ, Direção Geral da Justiça/DGAJ, Agência para a Integração, Migrações e Asilo/AIMA e Unidade de Coordenação de Fronteiras e Estrangeiros/UCFE). O processo tem assim de aguardar a receção das referidas comunicações, ficando o seu termo apenas dependente do respetivo teor. Quando tal acontecer receberá informação pela presente via.

    Pelo que entendi, meu processo agora depende da PJ, DGAJ, AIMA e UCFE.

    Alguém já recebeu uma mensagem similar? E mais importante, alguém sabe quanto tempo isso leva?

  • Bom dia! Status CRC Lisboa outubro 2025. Sefarditas na1a semana de Maio 2021. Parece parado nesta quinzena há alguns meses.


  • @ebnpt até onde me recordo, a CIL e a CIP encaminhavam listas de certificados emitidos periodicamente para o IRN, antes da mudança de validação para o QR Code.

  • Alguem poderia responder uma estimativa de prazo para pedidos de cidadania por serfadita de fevereiro de 2022, que sofreu pedido de informacoes em maio de 2025, foi registrado o recebimento da informacao em junho de 2025 no prazo. Agora esta com a bolinha check no 2 e no 3 tem a data de 20/09/25 (para decisao).

  • @befari , onde esta lista com status da CRC é obtida? O meu processo é de abril/21 e ainda permanece na primeira "bolinha". Vi outras pessoas postando situações semelhantes aqui no fórum.

  • @alexmar @lucaslna @todos

    Bom dia, como o meu caso está parado nos escritórios do IRN ou da AIMA desde 2020, um advogado ofereceu-se para iniciar uma ação judicial para agilizar o processo. Vi num chat que os tribunais também estão completamente sobrecarregados... e que não vale a pena. Alguém poderia me dar a sua opinião sobre se esta abordagem funciona?

  • @sefardi Não posso aconselhá-lo, pois não tenho informações sobre se alguém já processou a IRN com sucesso.

  • @sefardi , boa noite! Voce tem enviado email para a Conservatoria ou tentado contato por telefone, mencionando a sua situação, processo e que está parado desde 2020? Eles tem dado algum retorno?

  • @sefardi eu realmente não sei nada sobre o uso de advogados, eu não usei.

  • @ML_ , tentei por vários e-mails até me dizerem que o rcentrais.naturalizacao2@irn.mj.pt responde automaticamente. Porém, não é toda vez que recebo resposta. Geralmente envio 1 e-mail por mês por volta do dia 10.

  • Pessoal, todos bem?

    Alguém tem notícias de como estão os processos na conservatória de Lisboa? Meu processo foi submetido em 09/06/2022 e ainda esta na bolinha 1 😓


  • Olá @stephaniechaves1995 , o seu processo ja está na bolinha 2-3, "para decisao". Coloca seu mouse no "i" das duas bolinhas e veja o que está escrito lá. Se a sua documentação está completa, imagino que possa sair a decisao do conservador a qualquer momento.

  • O meu está na mesma situação @stephaniechaves1995 . E o meu é de agosto de 2021. Parece que a CRC de Lisboa está analisando os processos de maio de 2021...

  • ACP Porto Art 6.7 1 quinzena maio 22

  • Queria dar um update aqui:

    CIL mandou email anteontem pedindo mais informaçao/provas no meu certificado, depois de 3 anos e 4 meses. Meu processo é baseado no do meu primo, mesma arvore, que foi aprovada sem essas "provas de filiaçao" extras, e eu menciono isso no meu processo. De qualquer maneira, acredito que vai dar tudo certo e queria atualizar voces.

  • Aconteceu com o da minha irmã. O meu saiu sem dor de cabeça, o dela, que é minha irmã, pediram pra ver até o osso da minhoca. Acho que o critério deles subiu muito.

  • @susanaviana A CIL já havia emitido seu certificado há 3 anos ou pediu essas informações adicionais para poder emitir?

    Tenho dois tios que entraram comigo em 2021.

    Um em Fevereiro de 2021 (todos em Lisboa) e o passaporte conseguiu emitir este ano, foi analisado e concluído em maio de 2025.

    O segundo protocolou na conservatória em 05/05/2021 e em Setembro de 2025 foi analisado mas pediu nova documentação então está pendente de conclusão. Número dele inicia em 56xxx/2021.

    O meu foi protoc24/05/2021, número 73xxx/2021. Uma angústia sem fim, sensação que está prestes a ser analisado e ao mesmo tempo não, já que supostamente não iniciaram a segunda quinzena de maio.


    Mas segue lá parado no submetido.

    Quanto à CIL, o certificado foi emitido 15 dias depois de solicitado em Março de 2021.

  • @Myrella não........dei entrada há 3 anos, eles só pediram qq coisa agora, só tocaram no meu pedido agora, ha 3 dias. Numero 122xxx.

  • @Myrella , bom ter notícias de alguém com processo da CRC Lisboa distribuído em maio/21 que de fato teve movimentação.

    Há alguns meses eles mandam aquela tabela em resposta automática informando o início da análise dos processos da 1ª quinzena de maio/21, mas ainda não tinha sabido de alguém com processos dessa época com qualquer tipo de movimentação.

    Tomara que o seu comece a andar logo também.

    O meu é de ago/21, número 133XXX/21. Sabe-se lá quanto tempo ainda demora para chegar a minha vez.

  • Olá @susanaviana , tudo bem? O que seriam estas provas extras de filiação? Alem de certidao nascimento e/ou inventario? E a duvida seria nas geraçõs mais proximas, até trisavós, por exemplo? Pergunto pois ainda estou aguardando analise deles. Obrigado!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.