tendo em conta então o andamento dos processos no Porto faz muito mais sentido fazer o registo presencialmente no ACP do que mandar carta como formulário 1C, certo
Não é mais possível. O ACP encerrou o atendimento presencial para nacionalidade em Julho desse ano. Só recebem por correio.
Se aceita conselho, não tente atalhos. Junte os documentos e mande por correio para o ACP, se não der o azar de o processo ser distribuído para outra conservatória, em 1 ano será português.
@ANGELICE houve algum movimento no setor ex-colónias africanas? Ainda não recebemos a tabela de outubro. A última que tenho é a de final mês setembro. Lá, as ex-colónias africanas estavam a 1a quinzena de julho de 2022.
é so enviar um mail para rcentrais.naturalizacao2@irn.mj.pt e eles vão enviar essa tabela como resposta automática, em vez de responderem teu processo enviam isso :(
o meu processo ja foi revisto so preciso que finalizem porque já entreguei o que estava em falta. o meu é de 01/02/2023 6n1
Ao que parece o n.º 3 do artigo 3.º da Lei da Nacionalidade refere-se à aquisição da nacionalidade portuguesa por estrangeiros que vivem em união de facto há mais de três anos com um português.
Então processos de união de facto andam muito mais rápido que de casamento...
@Marco Carvalho , o processo por união de facto é muito mais burocrático e gera despesa. Acredito que as pessoas preferem casar e depois fazer o processo pelo artigo 3.1. Consequentemente há menos processos na fila pelo 3.3.
Com base na última tabela de outubro/25 (CRC) anexada pela @Luciapedrp, fiz um quadro comparativo de movimentação dos processos com relação à tabela CRC referente a setembro.
... comunicaram agora que estava em falta um documento (10/10/2025) e eu dei a resposta no dia (16/10/2025) e ate ao momento estou aguardando..
quando liguei para eles disseram: para continuar a aguardar, que o processo so é revisto depois de analisarem os outros, que pode voltar para trás , ou seja ser analisado por ultimo nem sei bem do que .. ou seja se ficou algum documento em falta ou fora do prazo ainda vão nos enrolar mais um pouco antes de finalizarem.
mas tive uma amiga que disse que depois de entregar o documento em falta 1 mes depois eles finalizaram o processo dela, so resta aguardar. o que quero dizer é que depois de entregar tudo em falta , para chegar a fase 4 CONCLUSAO é um desassossego e voce ja nem sabe quem ouvir, se demora 1 mes ou mais de 6
Boa tarde, por favor quem tiver processo de NETO que caiu em exigência, poderia comentar no post abaixo para podermos fazer um levantamento do andamento ?
Comentários
@diogoDE
tendo em conta então o andamento dos processos no Porto faz muito mais sentido fazer o registo presencialmente no ACP do que mandar carta como formulário 1C, certoNão é mais possível. O ACP encerrou o atendimento presencial para nacionalidade em Julho desse ano. Só recebem por correio.
Se for no site do IRN com os contatos do ACP: https://irn.justica.gov.pt/Contactos-do-Registo/Arquivo-Central-do-Porto
Vai encontrar o seguinte no final da página:
Se aceita conselho, não tente atalhos. Junte os documentos e mande por correio para o ACP, se não der o azar de o processo ser distribuído para outra conservatória, em 1 ano será português.
Compartilhando informação:
A tabela de outubro saiu e não há evolução para os artigos 1C e 1D. ( Lisboa)
Aparentemente estão trabalhando nos artigos pertinentes a menores ( todos), e avançou o 6.1 com relação às tabelas anteriores.
Considerando os relatos de quem vive lá e está com dificuldades com relação à AR, pode ser estratégico.
@ANGELICE houve algum movimento no setor ex-colónias africanas? Ainda não recebemos a tabela de outubro. A última que tenho é a de final mês setembro. Lá, as ex-colónias africanas estavam a 1a quinzena de julho de 2022.
@diogoDE , 1a quinzena setembro 22.
O que é Art.º 3.1 e Art.º 3.3?
Meu processo é por Casamento e deu entrada em 02/2023, ainda está parado em "Submetido", mas não sei onde olhar nessa tabela
Mandei email para a IRN pedindo esclarecimento várias vezes e a única coisa que recebo é esse email automatico com a tabela
@Marco Carvalho , casamento é artigo 3.1
@Luciapedrp - Onde conseguem ver essa tabela ?
@MoniSilva
é so enviar um mail para rcentrais.naturalizacao2@irn.mj.pt e eles vão enviar essa tabela como resposta automática, em vez de responderem teu processo enviam isso :(
o meu processo ja foi revisto so preciso que finalizem porque já entreguei o que estava em falta. o meu é de 01/02/2023 6n1
@ANGELICE muito obrigado, sabe dizer o que é 3.3?
Estado do meu processo de nacionalidade ao abrigo do artigo 6.º, n.º 1 (ACP), que completou 3 anos na semana passada:
Ao que parece o n.º 3 do artigo 3.º da Lei da Nacionalidade refere-se à aquisição da nacionalidade portuguesa por estrangeiros que vivem em união de facto há mais de três anos com um português.
Então processos de união de facto andam muito mais rápido que de casamento...
Vai entender...
@Marco Carvalho , o processo por união de facto é muito mais burocrático e gera despesa. Acredito que as pessoas preferem casar e depois fazer o processo pelo artigo 3.1. Consequentemente há menos processos na fila pelo 3.3.
Boa tarde.
Com base na última tabela de outubro/25 (CRC) anexada pela @Luciapedrp, fiz um quadro comparativo de movimentação dos processos com relação à tabela CRC referente a setembro.
Ola pessoal, alguém tem a tabela do mês de outubro?
@juliaandrade , nesta mesma página está postada.
@BrunoPegorelli
Muita boa e prestativa a sua tabela Bruno 👏👏!!!
no meu caso, artigo 6n1
dei entrada: 01/02/2023
... comunicaram agora que estava em falta um documento (10/10/2025) e eu dei a resposta no dia (16/10/2025) e ate ao momento estou aguardando..
quando liguei para eles disseram: para continuar a aguardar, que o processo so é revisto depois de analisarem os outros, que pode voltar para trás , ou seja ser analisado por ultimo nem sei bem do que .. ou seja se ficou algum documento em falta ou fora do prazo ainda vão nos enrolar mais um pouco antes de finalizarem.
mas tive uma amiga que disse que depois de entregar o documento em falta 1 mes depois eles finalizaram o processo dela, so resta aguardar. o que quero dizer é que depois de entregar tudo em falta , para chegar a fase 4 CONCLUSAO é um desassossego e voce ja nem sabe quem ouvir, se demora 1 mes ou mais de 6
@Luciapedrp O seu também foi entregue na ACP?
@Luciapedrp , você teria a tabela integral da CRC do mês de outubro? A que você disponibilizou aqui termina no art. 6.6.
Obrigada!
@Bia_C
nao sei, esta na CRC de Lisboa
Pessoal, alguem tem conhecimento dos documentos necessarios para a aplicacao como neta menor de idade?
Pessoal, alguem tem conhecimento dos documentos necessarios para a aplicacao como neta menor de idad
@BrunoPegorelli excelente trabalho!!! obrigado!!
Olá pessoal
Eu fiz um pedido 1C em agosto de 2023 no CRC de Lisboa.
A tabela mostra que eles estão a analisar os pedidos de setembro de 2023.
É normal que o estado do meu pedido ainda seja «Recibido»?
Obrigado e boa sorte com os vossos processos.
Boa tarde, por favor quem tiver processo de NETO que caiu em exigência, poderia comentar no post abaixo para podermos fazer um levantamento do andamento ?
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/378471#Comment_378471
@juliaandrade
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Menores Formulário 1D
@wil89 Lisboa está em fev/22 para processo 1 C
@Luciapedrp estamos no mesmo barco Fev/23
entreguei o papel em falta a semana passada ainda estou à espera da resposta
@guedesmarcia
Obrigado pela sua resposta.
Não sei se o meu processo será tratado como transcrição ou inscrição. 😅