O certo, pelo o que pesquisei, é pedir retificação do Assento de Nascimento dela, mudando o nome de casada para o nome de solteira, já que a gente nasce solteiro.
Vi esse relato abaixo, de alguém que passou algo parecido com o que aconteceu com o assento de nascimento de sua amiga.
Também, uma pessoa a quem perguntei, orientou que se envie um email para a Conservatória pedindo a retificação, já que, por ser um assento de nascimento, se deve, obrigatoriamente, ter o nome de solteira. Ninguém nasce casado.
E o assento de nascimento é um documento que se usa para fazer a Transcrição de casamento, então isso pode dar problema e ela não conseguir fazer a Transcrição.
Tem pessoas relatando que, como o assento de nascimento saiu com o nome de casada, conseguiram tirar passaporte e cc antes mesmo da transcrição de casamento. Mas que o Consulado questionou o porquê do nome no assento de nascimento ser o de casado.
Uma loucura né rs?
Disseram que o próprio Consulado tem autonomia para fazer a correção, se necessário, no ato da transcrição.
Hoje, 6 meses após o recebimento do processo na CRC Porto, recebi a confirmação por email de que a transcrição está concluída. Enviei email na sexta passada perguntando o status e hoje me responderam avisando da conclusão.
Até agora não recebi nada por correio nem me enviaram uma cópia por email, apenas o número do processo. Já conseguimos agendar horário para emissão do cartão cidadão e passaporte no Consulado em SP então acredito que lá na hora consigam puxar os detalhes.
Aproveito para agradecer aos participantes do grupo pelo apoio em mais essa etapa.
Comunicando que o pedido de transcrição que enviei em 07/07/25 , recebi hoje 03/11/25 o link para pagamento da taxa. Exatamente 4 meses de espera. Já paguei e enviei comprovante conforme solicitado. Agora só aguardar . Sabe-se lá mais quantos meses de espera para receber a certidão. Minha preocupação é com a validade dos outros documentos que devolverão . Pois irei envia-los com pedido de cidadania de minha Nora.
alguém conseguiu preencher o CEP no formulário 2c pelo computador? falta um dígito, é preferível fazer tudo a mão e colocar um numero a mais dentro de um quadradinho ou faço no computador sem um dígito mesmo?
Você poderia me dar uma orientação sobre o processo de transcrição do casamento dos meus pais? O pedido foi entregue há mais de um ano na CRC Porto e ainda não foi concluído. Infelizmente, não tenho conseguido obter informações — já enviei vários e-mails e faz tempo que não recebo retorno.
Em junho, solicitei uma cópia da certidão pelo Civil Online para verificar se o processo já havia sido finalizado, mas não estava concluído. Demos entrada em outubro do ano passado, houve uma exigência em janeiro, que foi devidamente atendida, e desde de junho não temos mais notícias.
Atualmente, não sei mais como proceder. Você teria alguma sugestão sobre o que eu poderia fazer? Desde já, muito obrigado pela atenção.
Realmente tem algo errado, os prazos lá pioraram mas nem tanto. Eles chegaram a mandar o link para pagamento da taxa de transcrição? Caso sim, foi pago?
Tentou ligar lá? É difícil ser atendido, mas se insistir uma hora consegue.
@Filipe, caso vc já não tenha tentado enviar para ele, esse foi o email para o qual solicitei o status da transcrição e responderam em 3 dias confirmando a conclusão: casamento.civil.porto@irn.mj.pt
A taxa foi paga em outubro de 2024. A última atualização que recebi foi em junho, quando realizei o pagamento de 10 euros para solicitar informações pelo Civil Online, já que desde fevereiro deste ano não obtive mais retorno por e-mail. Naquela ocasião, informaram-me que o processo encontrava-se na fase de despacho da conservadora. Desde então, não tive mais nenhuma resposta, apesar de ter enviado novos e-mails. Tentarei contato telefônico. Obrigado!
Está um pouco confuso, como vc coloca às vezes parece que está falando de um processo de nacionalidade e não de uma transcrição de casamento.
Naquela ocasião, informaram-me que o processo encontrava-se na fase de despacho da conservadora.
Informaram onde? Na CRC Porto? Transcrição de casamento não envolve despacho, se os documentos estiverem de acordo e a taxa paga o casamento é transcrito e pronto. Num processo de nacionalidade sim, ao final o conservador emite um despacho solicitando que seja lavrado um assento de nascimento. Existe a chance de vc estar se confundindo com o processo de nacionalidade por transcrição (aquele em que assinamos um formulário declarando que queremos ser portugueses por sermos filhos ou netos de portugueses e nossa certidão de nascimento brasileira é transcrita em um assento de nascimento português)?
No caso da CRC Porto em geral eles só enviam o link para pagamento da taxa depois que conferiram a documentação e identificaram que podem fazer a transcrição.
Se foi solicitado o pagamento em outubro/2024, em geral pouco tempo depois (1 a 2 meses) o casamento é transcrito, é lavrado um assento de casamento e o casamento é averbado no assento de nascimento dos cônjuges portugueses.
Já tentou perguntar na CRC Porto se a transcrição de casamento já foi concluída?
Finalmente consegui obter informações. Fui atendido pelo e-mail casamento.civil.porto@irn.mj.pt, onde me informaram que o processo será tramitado conforme a ordem de entrada na conservatória, ou seja, ainda não foi concluído. Todas as informações recebidas até o momento foram fornecidas pela CRC Porto.
Trata-se de um processo de transcrição de casamento, e não de um processo de nacionalidade. Segue um breve histórico para melhor compreensão da situação:
Minha mãe obteve a nacionalidade portuguesa por atribuição, como neta, em fevereiro de 2024. No entanto, o assento de nascimento foi emitido com o nome de casada.
Em setembro de 2024, encaminhei à CRC Porto a documentação referente ao pedido de transcrição do casamento. Em outubro do mesmo ano, recebi o link para pagamento da taxa.
Em janeiro de 2025, fui informado de que o processo estava aguardando a retificação do assento de nascimento, justamente por ter sido emitido com o nome de casada. Essa retificação foi concluída em fevereiro.
No final de fevereiro, recebi um e-mail da oficial de registos informando que o processo de transcrição encontrava-se para despacho da conservadora.
Em junho, realizei uma solicitação através do Civil Online, com o intuito de verificar se a transcrição já havia sido concluída, visto que não obtinha mais resposta por e-mail. Após o pagamento da taxa de 10 euros, fui informado de que o processo ainda não estava concluído.
Por fim, ontem obtive nova confirmação de que o processo de transcrição de casamento segue inconcluso.
Desde já agradeço pelas sugestões. Retornarei quando tiver novidades.
Pessoal, minha transcrição foi recebida dia 03/07/2025, sendo que recebi e-mail para pagamento da taxa no dia 31/10/2025 (paguei no mesmo dia). Contudo, até o momento não tive retorno da transcrição, enviei e-mail ontem, dia 10/12/2025, e me informaram que ainda não concluíram o processo. Alguém que teve o processo recebido em julho está na mesma situação? Ao que parece o prazo está bem maior do que os processos que foram recebidos em abril, maio e junho.
Boa tarde ! Pedido de Transcrição de minha nora foi recebido na cidade do Porto em 07/07/25 . Pagamento efetuado em 03/11/25.
Minha previsão de conclusão: Em meados de Janeiro ou final de Janeiro 2026. Ou poderá se estender para Fevereiro pois época de férias complica um pouquinho mais.
Diferente do Brasil, em Janeiro e fevereiro não há férias em Portugal ou na Europa. Em geral as pessoas param de trabalhar por volta do dia 22/12 para Natal e Ano Novo e tudo volta ao normal por volta do dia 5/Jan. O período de férias geralmente é no verão (Jul/Ago), que é parecido com o que ocorre no Brasil entre o Ano Novo e o Carnaval em que tudo funciona "mais ou menos" pq tem muita gente em férias.
O jornal Público tem o calendário de feriados em Pt para 2026 (abaixo). Depois do dia 1/1 há o carnaval em 17/2 e depois só em 3/4, ou seja, o começo do ano é de muito trabalho.
Bom dia ! Que boa notícia. Mesmo assim a conclusão das transcrições estão demorando cada dia mais. Se compararmos com tempos atrás, máximo 40 dias para entrega no Porto receber link de pagamento emissão e entrega da certidão . Agora prazo estimado 6 meses.
Você não precisa de agendamento, aliás te recomendo fazer tudo pelo correio. A única etapa que precisa de agendamento é para emitir o Cartão de Cidadão e o Passaporte, isso quando você já for cidadã.
No link abaixo você encontra a minuta do requerimento para pedir a transcrição.
Estou no processo de juntar os documentos e estou com uma dúvida.
Meu bisavô nasceu em Portugal, mas se casou no Brasil. Eu preciso transcrever o casamento antes de dar entrada?
O processo que estou dando entrada é o da minha mãe como neta, minha avó (filha do português) também se casou no Brasil mas ela é Brasileira, o dela eu também preciso transcrever?
Meu bisavô nasceu em Portugal, mas se casou no Brasil. Eu preciso transcrever o casamento antes de dar entrada?
Para responder é preciso saber:
1 - Quem consta como declarante do nascimento da filha do português? Declarante é quem vai ao cartório registrar a criança e assina do livro de registro de nascimentos na frente do tabelião e de testemunhas. Geralmente é o pai, mas é preciso confirmar e ter certeza.
2 - Quanto tempo depois de nascer a filha do português (sua avó) foi registrada?
3 - Seu bisavô se casou no Brasil com uma portuguesa ou brasileira (ou outra nacionalidade)?
Sem saber essas respostas não dá para saber se a transcrição é obrigatória ou não.
O processo que estou dando entrada é o da minha mãe como neta, minha avó (filha do português) também se casou no Brasil mas ela é Brasileira, o dela eu também preciso transcrever?
Só se transcreve em Portugal o casamento em que pelo menos um dos cônjuges seja português. Sua avó era brasileira e imagino que o marido (seu avô) também não seja português, portanto não cabe falar em transcrição de casamento.
Agradeço a todos pela ajuda, sem a qual não teríamos conseguido.
Afastei-me um pouco daqui, depois que percebi que em algumas discussões o debate era com I.A.'s.
Saiu a cidadania de minha esposa, recebemos o assento no dia 12/12/2025, planilha atualizada.
Achei estranho que correu tudo pelo ACP mas o assento foi emitido pela CRC.
O próximo passo é a transcrição do nosso casamento, estamos avaliando se é melhor pela CRC do Porto ou por algum consulado ou escritório consular, o que acham?
Porém, o assento veio com alguns campos não preenchidos, somente os que hachurei foram preenchidos, coloquei a imagem para elucidar.
Minha pergunta é, preciso/vale a pena ou é aconselhável pedir a retificação, principalmente no campo da naturalidade, que saiu somente República Federativa do Brasil, e nos campos de freguesia e concelho da mãe portuguesa de minha esposa? Se sim como devo proceder?
@Detto, os assentos começaram a sair assim depois que foram automatizados em 2024 e não tem problema nenhum deixar assim. Até tem como pedir para incluírem por e-mail, mas na prática não muda nada.
1 - Quem consta como declarante do nascimento da filha do português? Declarante é quem vai ao cartório registrar a criança e assina do livro de registro de nascimentos na frente do tabelião e de testemunhas. Geralmente é o pai, mas é preciso confirmar e ter certeza.
Sim, foi o pai português.
2 - Quanto tempo depois de nascer a filha do português (sua avó) foi registrada?
Minha vó foi registrada 6 dias depois do nascimento no Brasil.
3 - Seu bisavô se casou no Brasil com uma portuguesa ou brasileira (ou outra nacionalidade)?
Ele se casou com uma brasileira.
No caso então eu preciso transcrever apenas o casamento do meu bisavô? Sendo assim não é preciso transcrever casamento nenhum da minha vó filha de português, ou da minha mãe (neta do português)?
Comentários
@Ale muito obrigada pelas respostas, já encaminhei para elas, ajudou muito!
@Camimarq
O certo, pelo o que pesquisei, é pedir retificação do Assento de Nascimento dela, mudando o nome de casada para o nome de solteira, já que a gente nasce solteiro.
Vi esse relato abaixo, de alguém que passou algo parecido com o que aconteceu com o assento de nascimento de sua amiga.
Dê uma olhadinha:
"https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/25345/assento-de-nascimento-com-nome-de-casada#:~:text=Por%C3%A9m%20o%20registro%20foi%20criado,mesmo%20assim%20obtive%20essa%20resposta.&text=1%20%2D%20foi%20enviado%20o%20processo,do%20que%20fazer%20eu%20agrade%C3%A7o."
Também, uma pessoa a quem perguntei, orientou que se envie um email para a Conservatória pedindo a retificação, já que, por ser um assento de nascimento, se deve, obrigatoriamente, ter o nome de solteira. Ninguém nasce casado.
E o assento de nascimento é um documento que se usa para fazer a Transcrição de casamento, então isso pode dar problema e ela não conseguir fazer a Transcrição.
Tem pessoas relatando que, como o assento de nascimento saiu com o nome de casada, conseguiram tirar passaporte e cc antes mesmo da transcrição de casamento. Mas que o Consulado questionou o porquê do nome no assento de nascimento ser o de casado.
Uma loucura né rs?
Disseram que o próprio Consulado tem autonomia para fazer a correção, se necessário, no ato da transcrição.
Espero ter ajudado rs.
Boa tarde, pessoal! Tudo bem?
Hoje, 6 meses após o recebimento do processo na CRC Porto, recebi a confirmação por email de que a transcrição está concluída. Enviei email na sexta passada perguntando o status e hoje me responderam avisando da conclusão.
Até agora não recebi nada por correio nem me enviaram uma cópia por email, apenas o número do processo. Já conseguimos agendar horário para emissão do cartão cidadão e passaporte no Consulado em SP então acredito que lá na hora consigam puxar os detalhes.
Aproveito para agradecer aos participantes do grupo pelo apoio em mais essa etapa.
Boa tarde a todos !
Comunicando que o pedido de transcrição que enviei em 07/07/25 , recebi hoje 03/11/25 o link para pagamento da taxa. Exatamente 4 meses de espera. Já paguei e enviei comprovante conforme solicitado. Agora só aguardar . Sabe-se lá mais quantos meses de espera para receber a certidão. Minha preocupação é com a validade dos outros documentos que devolverão . Pois irei envia-los com pedido de cidadania de minha Nora.
alguém conseguiu preencher o CEP no formulário 2c pelo computador? falta um dígito, é preferível fazer tudo a mão e colocar um numero a mais dentro de um quadradinho ou faço no computador sem um dígito mesmo?
@Theisa
Pode fazer no computador. Coloque o dígito que sobra fora dos quadradinhos.
@ecoutinho
Você poderia me dar uma orientação sobre o processo de transcrição do casamento dos meus pais? O pedido foi entregue há mais de um ano na CRC Porto e ainda não foi concluído. Infelizmente, não tenho conseguido obter informações — já enviei vários e-mails e faz tempo que não recebo retorno.
Em junho, solicitei uma cópia da certidão pelo Civil Online para verificar se o processo já havia sido finalizado, mas não estava concluído. Demos entrada em outubro do ano passado, houve uma exigência em janeiro, que foi devidamente atendida, e desde de junho não temos mais notícias.
Atualmente, não sei mais como proceder. Você teria alguma sugestão sobre o que eu poderia fazer? Desde já, muito obrigado pela atenção.
@Filipe
Realmente tem algo errado, os prazos lá pioraram mas nem tanto. Eles chegaram a mandar o link para pagamento da taxa de transcrição? Caso sim, foi pago?
Tentou ligar lá? É difícil ser atendido, mas se insistir uma hora consegue.
@Filipe, caso vc já não tenha tentado enviar para ele, esse foi o email para o qual solicitei o status da transcrição e responderam em 3 dias confirmando a conclusão: casamento.civil.porto@irn.mj.pt
@ecoutinho
A taxa foi paga em outubro de 2024. A última atualização que recebi foi em junho, quando realizei o pagamento de 10 euros para solicitar informações pelo Civil Online, já que desde fevereiro deste ano não obtive mais retorno por e-mail. Naquela ocasião, informaram-me que o processo encontrava-se na fase de despacho da conservadora. Desde então, não tive mais nenhuma resposta, apesar de ter enviado novos e-mails. Tentarei contato telefônico. Obrigado!
@Filipe
Está um pouco confuso, como vc coloca às vezes parece que está falando de um processo de nacionalidade e não de uma transcrição de casamento.
Naquela ocasião, informaram-me que o processo encontrava-se na fase de despacho da conservadora.Informaram onde? Na CRC Porto? Transcrição de casamento não envolve despacho, se os documentos estiverem de acordo e a taxa paga o casamento é transcrito e pronto. Num processo de nacionalidade sim, ao final o conservador emite um despacho solicitando que seja lavrado um assento de nascimento. Existe a chance de vc estar se confundindo com o processo de nacionalidade por transcrição (aquele em que assinamos um formulário declarando que queremos ser portugueses por sermos filhos ou netos de portugueses e nossa certidão de nascimento brasileira é transcrita em um assento de nascimento português)?
No caso da CRC Porto em geral eles só enviam o link para pagamento da taxa depois que conferiram a documentação e identificaram que podem fazer a transcrição.
Se foi solicitado o pagamento em outubro/2024, em geral pouco tempo depois (1 a 2 meses) o casamento é transcrito, é lavrado um assento de casamento e o casamento é averbado no assento de nascimento dos cônjuges portugueses.
Já tentou perguntar na CRC Porto se a transcrição de casamento já foi concluída?
@lfalcao @ecoutinho
Finalmente consegui obter informações. Fui atendido pelo e-mail casamento.civil.porto@irn.mj.pt, onde me informaram que o processo será tramitado conforme a ordem de entrada na conservatória, ou seja, ainda não foi concluído. Todas as informações recebidas até o momento foram fornecidas pela CRC Porto.
Trata-se de um processo de transcrição de casamento, e não de um processo de nacionalidade. Segue um breve histórico para melhor compreensão da situação:
Minha mãe obteve a nacionalidade portuguesa por atribuição, como neta, em fevereiro de 2024. No entanto, o assento de nascimento foi emitido com o nome de casada.
Em setembro de 2024, encaminhei à CRC Porto a documentação referente ao pedido de transcrição do casamento. Em outubro do mesmo ano, recebi o link para pagamento da taxa.
Em janeiro de 2025, fui informado de que o processo estava aguardando a retificação do assento de nascimento, justamente por ter sido emitido com o nome de casada. Essa retificação foi concluída em fevereiro.
No final de fevereiro, recebi um e-mail da oficial de registos informando que o processo de transcrição encontrava-se para despacho da conservadora.
Em junho, realizei uma solicitação através do Civil Online, com o intuito de verificar se a transcrição já havia sido concluída, visto que não obtinha mais resposta por e-mail. Após o pagamento da taxa de 10 euros, fui informado de que o processo ainda não estava concluído.
Por fim, ontem obtive nova confirmação de que o processo de transcrição de casamento segue inconcluso.
Desde já agradeço pelas sugestões. Retornarei quando tiver novidades.
Boa tarde, pessoal! Apenas para registrar que minha mãe recebeu hoje pelo correio a transcrição dela junto com os documentos devolvidos.
@lfalcao em que ano/mes ela enviou?
@laidyrodrigues ela enviou em Abril/25
Pessoal, minha transcrição foi recebida dia 03/07/2025, sendo que recebi e-mail para pagamento da taxa no dia 31/10/2025 (paguei no mesmo dia). Contudo, até o momento não tive retorno da transcrição, enviei e-mail ontem, dia 10/12/2025, e me informaram que ainda não concluíram o processo. Alguém que teve o processo recebido em julho está na mesma situação? Ao que parece o prazo está bem maior do que os processos que foram recebidos em abril, maio e junho.
@keketuga
Boa tarde ! Pedido de Transcrição de minha nora foi recebido na cidade do Porto em 07/07/25 . Pagamento efetuado em 03/11/25.
Minha previsão de conclusão: Em meados de Janeiro ou final de Janeiro 2026. Ou poderá se estender para Fevereiro pois época de férias complica um pouquinho mais.
@RoseMoraes
Diferente do Brasil, em Janeiro e fevereiro não há férias em Portugal ou na Europa. Em geral as pessoas param de trabalhar por volta do dia 22/12 para Natal e Ano Novo e tudo volta ao normal por volta do dia 5/Jan. O período de férias geralmente é no verão (Jul/Ago), que é parecido com o que ocorre no Brasil entre o Ano Novo e o Carnaval em que tudo funciona "mais ou menos" pq tem muita gente em férias.
O jornal Público tem o calendário de feriados em Pt para 2026 (abaixo). Depois do dia 1/1 há o carnaval em 17/2 e depois só em 3/4, ou seja, o começo do ano é de muito trabalho.
@ecoutinho
Bom dia ! Que boa notícia. Mesmo assim a conclusão das transcrições estão demorando cada dia mais. Se compararmos com tempos atrás, máximo 40 dias para entrega no Porto receber link de pagamento emissão e entrega da certidão . Agora prazo estimado 6 meses.
@lfalcao , mandou ao arquivo central ou na 1a conservatória do Porto?
@laidyrodrigues
O Arquivo Central do Porto (ACP) não transcreve casamentos, apenas processos de nacionalidade.
Para transcrever casamento no Porto o local é a Conservatória do Registo Civil (CRC) Porto.
Caso esteja no Brasil te recomendo considerar usar o consulado do RJ para casamento. Geralmente transcrevem em menos de 1 mês.
Eu sou angolana, e estou lutanto muito por agendamentos e não consigo. Será que tem outra opção melhor?
@laidyrodrigues
Você não precisa de agendamento, aliás te recomendo fazer tudo pelo correio. A única etapa que precisa de agendamento é para emitir o Cartão de Cidadão e o Passaporte, isso quando você já for cidadã.
No link abaixo você encontra a minuta do requerimento para pedir a transcrição.
Formulário para solicitação de transcrição de casamento - CRC Porto
@ecoutinho muito obrigada !
Só que pelo que vejo está demorando como 8 a 9 mesesa agora, certo? Se tiveres um exemplo preenchido agradeceria, está confuso o formulário
Olá pessoal,
Estou no processo de juntar os documentos e estou com uma dúvida.
Meu bisavô nasceu em Portugal, mas se casou no Brasil. Eu preciso transcrever o casamento antes de dar entrada?
O processo que estou dando entrada é o da minha mãe como neta, minha avó (filha do português) também se casou no Brasil mas ela é Brasileira, o dela eu também preciso transcrever?
@Larissa_Jordão
Meu bisavô nasceu em Portugal, mas se casou no Brasil. Eu preciso transcrever o casamento antes de dar entrada?
Para responder é preciso saber:
1 - Quem consta como declarante do nascimento da filha do português? Declarante é quem vai ao cartório registrar a criança e assina do livro de registro de nascimentos na frente do tabelião e de testemunhas. Geralmente é o pai, mas é preciso confirmar e ter certeza.
2 - Quanto tempo depois de nascer a filha do português (sua avó) foi registrada?
3 - Seu bisavô se casou no Brasil com uma portuguesa ou brasileira (ou outra nacionalidade)?
Sem saber essas respostas não dá para saber se a transcrição é obrigatória ou não.
O processo que estou dando entrada é o da minha mãe como neta, minha avó (filha do português) também se casou no Brasil mas ela é Brasileira, o dela eu também preciso transcrever?
Só se transcreve em Portugal o casamento em que pelo menos um dos cônjuges seja português. Sua avó era brasileira e imagino que o marido (seu avô) também não seja português, portanto não cabe falar em transcrição de casamento.
Bom dia, pessoal!
Agradeço a todos pela ajuda, sem a qual não teríamos conseguido.
Afastei-me um pouco daqui, depois que percebi que em algumas discussões o debate era com I.A.'s.
Saiu a cidadania de minha esposa, recebemos o assento no dia 12/12/2025, planilha atualizada.
Achei estranho que correu tudo pelo ACP mas o assento foi emitido pela CRC.
O próximo passo é a transcrição do nosso casamento, estamos avaliando se é melhor pela CRC do Porto ou por algum consulado ou escritório consular, o que acham?
Porém, o assento veio com alguns campos não preenchidos, somente os que hachurei foram preenchidos, coloquei a imagem para elucidar.
Minha pergunta é, preciso/vale a pena ou é aconselhável pedir a retificação, principalmente no campo da naturalidade, que saiu somente República Federativa do Brasil, e nos campos de freguesia e concelho da mãe portuguesa de minha esposa? Se sim como devo proceder?
@Detto, os assentos começaram a sair assim depois que foram automatizados em 2024 e não tem problema nenhum deixar assim. Até tem como pedir para incluírem por e-mail, mas na prática não muda nada.
@ecoutinho, tudo bem?
Obrigada por me responder!
Para responder é preciso saber:
1 - Quem consta como declarante do nascimento da filha do português? Declarante é quem vai ao cartório registrar a criança e assina do livro de registro de nascimentos na frente do tabelião e de testemunhas. Geralmente é o pai, mas é preciso confirmar e ter certeza.
Sim, foi o pai português.
2 - Quanto tempo depois de nascer a filha do português (sua avó) foi registrada?
Minha vó foi registrada 6 dias depois do nascimento no Brasil.
3 - Seu bisavô se casou no Brasil com uma portuguesa ou brasileira (ou outra nacionalidade)?
Ele se casou com uma brasileira.
No caso então eu preciso transcrever apenas o casamento do meu bisavô? Sendo assim não é preciso transcrever casamento nenhum da minha vó filha de português, ou da minha mãe (neta do português)?
@Detto
Afastei-me um pouco daqui, depois que percebi que em algumas discussões o debate era com I.A.'s.Eu acompanho esse fórum há cerca de 5 anos, nunca tive nenhuma sensação de estar debatendo com agentes de IA. Tem algum exemplo específico?
@Admin , talvez seja do seu interesse