Transcrição de Casamento - CRC do Porto

12627282931

Comentários

• @lfalcao

Boa tarde !

Alguém que recebeu o link e fez o pagamento recentemente já recebeu a transcrição? Já completou um mês desde que paguei e até agora não recebi nada.

meu processo de averbação foi entregue dia 21/04/25,

somente no dia 06/08/25 recebi o e mail o link da cobrança,

link pago 07/08/25,

No dia 07/09/25 completou um mês após o pagamento.

Ate hoje 29/09/25 Nada x Nada !!

não resta outra alternativa, só aguardar !

Qualquer mudança informarei aqui !

• @AdrianaMacedo experiência de meu pai lá, foi que depois de pagar eles enviaram para a nossa direcção, e só enviaram a transcrição depois de mandar e-mail a perguntar. Já tentaste fazer isso? perguntar por estes dias?

• @hemanuel

Boa tarde, tudo bem ?

@ adrianamacedo experiência de meu pai lá, foi que depois de pagar eles enviaram para a nossa direcção, e só enviaram a transcrição depois de mandar e-mail a perguntar. Já tentaste fazer isso? perguntar por estes dias?

hemanuel, não perguntei não, mas vou seguir sua sugestão, vou enviar um e mail hoje para o ACP, vamos ver "si" respondem si foi finalizado ou não

Costumo dizer que o "Não" já temos, o "Sim" temos que batalhar por ele,

assim que eu receber uma resposta compartilho aqui no fórum

• @KarinaBL @AdrianaBasilio71 @thalesmq @lfalcao @hemanuel

Boa tarde !!

Ontem 30/09 recebi a sugestão de @hemanuel, de enviar um e mail perguntando referente a aminha averbação que foi entregue em 21/04, a taxa paga em 07/08, mas sem retorno algum, assim fiz, ontem mesmo enviei o e mail,

hoje 01/10 recebi a resposta abaixo.

Boa tarde ,  

Informo, que consultado o sistema informático se verifica ter sido "concluído" o processo.

Confirmado Assento de Casamento 2xxx4/2025 Transcrição de casamento

Enviem e mail perguntem, já pode estar concluído e não foi informado.

Quer dizer, valeu muito seguir a sugestão de @hemanuel (obrigada !!)

Enfim.... quase 6 meses depois, esta concluído o processo de averbação de casamento, ainda restam (03) processos mãe e filhos já tramitando em Pt,

Agora vamos iniciar o processo de nacionalidade pelo casamento mais 3 a 4 anos de espera pela frente.... é colocar no piloto automático e aguardar......

• AleAle Member
    editado October 1

Informo, que consultado o sistema informático se verifica ter sido "concluído" o processo.

Confirmado Assento de Casamento 2xxx4/2025 Transcrição de casamento

@AdrianaMacedo, mas enviaram o documento do assento de nascimento como arquivo anexo ao e-mail?

Quando fiz de meus avós em Brasília/DF em 2021, me deram o assento de casamento em papel no dia em que consegui fazer o pagamento na embaixada. O meu primeiro contato tinha sido em 13/01/2021 e foi finalizado somente em 28/04/2021, ou seja 3,5 meses.

A transcrição do meu casamento eu optei por enviar diretamente para o Porto/PT porque demorou muito o dos meus avós em Brasília/DF, e eles não respondiam e-mails e eu marcava o agendamento para perder viagem. Mas esse do Porto/PT já está demorando mais do que o dos meus avós. Chegou no Porto/PT em 12/05/2025 e fiz o pagamento no dia 17/09/2025. Já está com 4,5 meses e sem ainda a confirmação do documento.

• @AdrianaMacedo que notícia boa!! Parabéns por ter concluído mais essa etapa!

Me responderam também mas pediram para eu aguardar pois ainda não está pronto. Deve estar perto de concluir já que foi entregue 7 dias depois do seu.

• @lfalcao @Ale @AdrianaMacedo

O modus operandi tradicional da CRC Porto era, depois de concluída a transcrição, mandar uma cópia física por Correios, Mas não avisavam nada; um dia se recebia um envelope em casa.

Se já tem o número do assento de casamento (esse 2xxx4/2025 da CRC Porto) e estiver com muita pressa, pode pagar 10 euros e pedir pelo civilonline:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

Ou, dependendo do que para o que for, e se tiver essa opção, indicar o número/ano do assento e que foi feito na CRCivil do Porto. Com isso, quem tem acesso ao sistema informatizado, pode achar na hora o assento.

• editado October 3

Boa tarde !

@Ale

@ Adrianamacedo mas enviaram o documento do assento de nascimento como arquivo anexo ao e-mail?

Não, eu tive que mandar um e mail solicitando, ai foi enviado o assento de casamento pro meu e mail.

Quando fiz de meus avós em Brasília/DF em 2021, me deram o assento de casamento em papel no dia em que consegui fazer o pagamento na embaixada. O meu primeiro contato tinha sido em 13/01/2021 e foi finalizado somente em 28/04/2021, ou seja 3,5 meses.

Parece que cada época funciona de uma maneira ou cada processo leva um determinado tempo, digo isso porque meu irmão fez a averbação de casamento dele lá embaixada de Brasília DF, e saiu na hora, entregou a documentação solicitada, o atendente já digitou tudo no computador e pronto imprimiu e saíram com o assento em mãos,

• @lfalcao

Boa tarde !

Obrigada pelas felicitações !!!,

São grandes conquista, e só sabe o real valor quem passa pelo processo com todas as preocupações, expectativa, ansiedade é um carrossel de emoções, mas é legal eu gosto !

Me responderam também mas pediram para eu aguardar pois ainda não está pronto. Deve estar perto de concluir já que foi entregue 7 dias depois do seu.

lfalcao, acredito que já já será finalizado, seu processo foi entregue muito próximo ao meu,

Não deixe de compartilhar aqui quando finalizar ok

Agora eu estou na expectativa de finalização do processo do meu filho (Menor) já cumpri a exigência, chegou no Porto em 27/09, vamos que vamos, uma hora termina 🙏 😃

• @CarlosASP

Boa tarde !

O modus operandi tradicional da CRC Porto era, depois de concluída a transcrição, mandar uma cópia física por Correios, Mas não avisavam nada; um dia se recebia um envelope em casa.

muito interessante isso, será que ainda se aplica ate hoje ? vamos ver !

Mas a certidão é diferente do assento ?

Eu só tenho o meu assento de nascimento, com ele fiz o C Cidadão ... passaporte,

Eu nunca procurei verificar si tem uma certidão, já que uma vez que vc tira os documentos oficiais, o assento passa apenas ficar guardado,

Carlos si souber responder agradeço, de qualquer forma vou me informar obrigada !

• editado October 3

@AdrianaMacedo

muito interessante isso, será que ainda se aplica ate hoje ? vamos ver !

Em Setembro do ano passado, quando transcrevi meu primeiro casamento na CRC Porto foi exatamente assim que funcionou. Um belo dia chegou um envelope em casa com a devolução dos documentos que enviei junto com a certidão de casamento portuguesa.

Mas a certidão é diferente do assento ?

São coisas diferentes, mas no dia a dia vc pode tratar como se fossem coisas iguais.

O assento é o registro que consta no sistema do IRN, ou no livro de batismos no aquivo distrital. O que normalmente chamamos de assento na verdade é apenas uma cópia informativa do assento (que na verdade está num sistema do IRN). Para usar nos processos de nacionalidade ou para emitir documentos essa cópia é suficiente.

A certidão é um documento que tem uma cópia do assento (se for integral) e uma declaração assinada de uma autoridade dizendo (certificando) que aquele assento é verdadeiro e é idêntico ao original que está sob sua responsabilidade.

• AleAle Member

... dependendo do que para o que for, e se tiver essa opção, indicar o número/ano do assento e que foi feito na CRCivil do Porto.

Sim @CarlosASP, o objetivo mesmo é para solicitar a cidadania para o meu esposo pelo casamento. Não me lembrava que era somente necessário a numeração mesmo. Obrigada.

E veremos se irão enviar para a minha residência.

• AleAle Member

... meu irmão fez a averbação de casamento dele lá embaixada de Brasília DF, e saiu na hora ...

@AdrianaMacedo, pois é, eu vejo algumas pessoas dizendo aqui que é no mesmo dia, mas eu passei muita raiva na embaixada de Brasília/DF com a transcrição de casamento dos meus avós em 2021, porque eu agendava, ia lá, e diziam que nada feito, agendava outra vez e nada, nem deixavam entrar após identificar na portaria e dizer o motivo e pediam para aguardar a comunicação por e-mail, mas nunca respondiam, nem mesmo quando eu provocava. Um belo dia, agendamos novamente e resolveram entrar com a gente para dentro da embaixada, solicitaram o pagamento e para a nossa surpresa, saímos com o documento em mãos. Foi uma felicidade e uma festa imensa na família porque sabíamos que esse ato abriria as portas da cidadania para toda a família. E demorou 3,5 meses.

Quando o seu irmão fez o dele?

E parabéns pela transcrição do seu casamento, eu continuo aguardando ansiosamente o meu concluir.

• @AdrianaMacedo que maravilha. Eu cheguei a enviar e-mail perguntando, mas pediram para aguardar. Se for tomar de base o seu, o meu deve ficar pronto mês que vem.

Sabe me dizer se envio por e-mail a transcrição direto para o Porto onde esta meu processo de cidadania?

• AleAle Member

@lfalcao, @AdrianaMacedo, @KarinaBL, demais.

Chegou agora por CORREIOS um envelope da IRN/Porto/PT com ofício, assento de casamento, devolução dos documentos, fatura de pagamento.

O assento tem a data de 30/09/2025, o pagamento da taxa foi em 17/09/2025, não me enviaram nenhum e-mail avisando.

Meu esposo está muito feliz, pois hoje é aniversário dele.

• @Ale oba!!!! Minha mãe também acabou de receber pelo correio, ainda não vi. Mas acho que precisa pedir ao IRN, ne? E eles enviam por pdf . Queria saber como anexo essa transação ao meu processo que já esta em Portugal? Alguém sabe?

• AleAle Member
    editado October 27

@KarinaBL que bom que sua mãe também recebeu a transcrição de casamento dela.

Sobre sua pergunta, faça um Requerimento solicitando que a Transcrição ( o assento de casamento) seja juntada ao seu processo número xxxxx/xxxx.

Tire uma cópia simples (xerox) da Transcrição que sua mãe recebeu pelos CORREIOS e envie junto com esse requerimento por Correio ou DHL para a Conservatória onde está seu processo.

Como você nasceu em 74, seu pai, não português, que foi o declarante do seu nascimento e sua mãe alterou o nome dela depois de casada, entendo que a Transcrição é obrigatória.

@ecoutinho o que acha, por gentileza?

• @Ale sim, é obrigatório. Obrigada pela explicação, achei que poderia ser por e-mail. Mas esqueci que é Portugal...rsrs

Pelo menos ficou pronta e meu processo já está lá 🙏🏻

• AleAle Member
    editado October 27

@KarinaBL

A minha dúvida é se você precisaria mesmo enviar a Transcrição para Portugal, já que, acredito que ao consultarem o assento de nascimento da sua mãe no sistema deles, já constará lá a anotação do casamento, e isso já seria suficiente para eles. Aí você não precisaria ter o gasto do envio de um documento que eles acabaram de enviar para sua mãe e eles já possuem lá no sistema.

Mas como você disse, é Portugal rs... não sei na prática como isso está funcionando.

Alguém do fórum tem essa experiência e resposta e pode ajudar?

Eu sempre prefiro pecar pelo excesso e não pela falta kkkkk

O que acham? @ecoutinho @texaslady

• editado October 28

@Ale @KarinaBL

Está correto. Como nasceu em 1974 e o declarante foi o pai estrangeiro, e não a mãe portuguesa, a transcrição de casamento é obrigatória para estabelecer a perfilhação.

Foi exatamente meu caso: tbm sou de 1974 e filho de mãe portuguesa e pai estrangeiro (brasileiro), sendo que fui declarado pelo meu pai poucos dias após o nascimento.

• Olá, boa tarde a todos! Tenho duas questões e gostaria de auxilio de vocês mais uma vez!

A primeira é sobre onde está mais fácil solicitar a transcrição de casamento? O assento de minha amiga saiu e como eu já fiz outras 4 por Santos e por Portugal gostaria de saber qual está mais fácil agora.

A segunda questão é que o assento da irmã desta minha amiga já veio com o nome dela de casada, porém ela não pediu a transcrição, veio no assento, agora a dúvida dela é se precisa fazer algum tipo de retificação ou pode entrar direto com o pedido de transcrição de casamento sem mencionar esta situação...ou no caso se ela já pode tentar tirar o passaporte já que não tem filhos e o marido já tem cidadania europeia.

Fico no aguardo e desde já muito obrigada pela ajuda de sempre de vocês.

Camila

• Atualização

Documentos entregues na CRC-Porto em 2-jul-2025

Link para pagamento em 29-out-2025

• Olá, boa tarde a todos! Tenho duas questões e gostaria de auxilio de vocês mais uma vez!

A primeira é sobre onde está mais fácil solicitar a transcrição de casamento? O assento de minha amiga saiu e como eu já fiz outras 4 por Santos e por Portugal gostaria de saber qual está mais fácil agora.

A segunda questão é que o assento da irmã desta minha amiga já veio com o nome dela de casada, porém ela não pediu a transcrição, veio no assento, agora a dúvida dela é se precisa fazer algum tipo de retificação ou pode entrar direto com o pedido de transcrição de casamento sem mencionar esta situação...ou no caso se ela já pode tentar tirar o passaporte já que não tem filhos e o marido já tem cidadania europeia.

Fico no aguardo e desde já muito obrigada pela ajuda de sempre de vocês.

Camila

• @Ale @ecoutinho enviei mensagem perguntando se posso enviar por e-mail o assento atualizado e a transcrição, mas ainda não responderam. Realmente, eles já tem com eles, mas nunca se sabe se tenho que enviar mesmo assim.

De qualquer forma, só uma xerox ne? Nao preciso pedir uma via em pdf no IRN?

• @KarinaBL

Em teoria não precisaria, pois eles na verdade consultam tanto o assento de nascimento quanto o de casamento pelo sistema, mas eu mandaria uma cópia simples apenas da certidão de casamento portuguesa (a transcrição), por correio e uma impressão da carta de exigência para eles saberem do que se trata.

• @ecoutinho acabei de receber uma resposta deles. Tem que ser pelo correio obrigatoriamente. Quanto a carta de exigência não tenho, enviei meu processo enquanto aguardava a transcrição e já fui adiantando. Si vou enviar para juntar aos documentos.

• AleAle Member

@KarinaBL que bom que a Conservatória respondeu logo sua dúvida.

Agora é enviar e vai dar tudo certo🙏

@ecoutinho agradeço muito a ajuda de sempre🙏

• AleAle Member

@Camimarq dá uma olhadinha no link do fórum de Santos , que é por onde você está mais acostumada a fazer.

"https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/377420#Comment_377420"

O pessoal disse que está rápido em Santos mas que parece que no Consulado do Rio está mais rápido ainda.

Fiz minha Transcrição de casamento no Porto e demorou 5 meses.

Acredito que ela já possa tirar o passaporte pois já está constando no assento de nascimento o nome que ela adota hoje no seu documento de identificação, ou seja, o nome de casada.

De toda forma faça mesmo a Transcrição logo, já que Portugal exige que se mantenha atualizado o estado civil.

• @ecoutinho, você poderia me dar uma orientação sobre o processo de transcrição do casamento dos meus pais? O pedido foi entregue há mais de um ano na CRC Porto e ainda não foi concluído. Infelizmente, não tenho conseguido obter informações — já enviei vários e-mails e faz tempo que não recebo retorno.

Em junho, solicitei uma cópia da certidão pelo Civil Online para verificar se o processo já havia sido finalizado, mas não estava concluído. Demos entrada em outubro do ano passado, houve uma exigência em janeiro, que foi devidamente atendida em fevereiro, e desde de junho não temos mais notícias.

Atualmente, não sei mais como proceder. Você teria alguma sugestão sobre o que eu poderia fazer? Desde já, muito obrigado pela atenção.

• AleAle Member

@Camimarq

Está assim no site do Consulado Português de São Paulo:

"A atualização do estado civil é indispensável para primeira emissão e renovação dos documentos de identificação como o Cartão de Cidadão e o Passaporte, além de ser imprescindível para efeitos de atribuição de nacionalidade."

"https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/servicos-consulares#cart%C3%A3o-de-cidad%C3%A3o-cc"

Então ela precisa fazer a Transcrição do Casamento para atualizar o estado civil dela antes de pedir o passaporte.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.