Já vimos casos semelhantes por aqui e a saída sempre foi a mesma: o cartório emitir uma reprográfica no estado que estiver, mesmo que o livro esteja muito deteriorado, e ela mandar junto. Eles querem na verdade ter certeza que não se trata de um “registro fabricado”.
Infelizmente alguns cartórios se recusam e a pessoa acaba precisando acionar a corregedoria para conseguir a imagem do livro danificado.
Meu processo de neto (maior) é de junho de 2021 na CRC e esta parado a mais de 1 ano como varios aqui no forum. Vi muitos comentarios que estao a analizar na CRC janeiro de 2022.
Por Lei, nao deveria ser respeitado uma cronologia mínima?
Afinal de junho de 2021 a janeiro de 2022 certamente existem milhares de processos.... Não é justo tanta diferença.....
Será que estas informações são verídicas? Em que realmente podemos acreditar?
Como o @ecoutinho disse acima, precisa da via reprográfica, mesmo que deteriorada.
Se a @Nath17 partir para a restauração, quando chegar a carta de exigencia (e vai chegar com certeza se ela enviar apenas a certidão digitada), ela terá que providenciar uma cópia de todo o processo de restauração. Vai atrasar o processo, vai custar caro, vai trazer aborrecimento.
O que ela precisa fazer é exigir a via reprográfica da certidão.
@OrlandoBraga O CRC distribuiu os processos do 2º semestre de 2021 para o Porto, assim, meio que pela lógica, de Junho/21 para Jan/22 tem diferença de "1 mês". Entendeu?
Sim, acho muito injusto pessoas após você terem recebido a nacionalidade antes de você mesmo entrando depois. Não sei se ainda existe alguma lógica nessa mentalidade de "cronologia" do CRC, principalmente.
Outra coisa, não é porque estão analisando Jan/22 que todos os processos de Jun/21 foram finalizados. Cada conservador segue num ritmo e alguns devem estar em Jan/22 e outros em Jun/21.
Do pouco que sei, meio que é isso. Uma situação muito triste.
Acabei de assistir um advogado youtuber querendo afirmar que os processos enviados por meio eletrônico estão sendo concluídos de forma mais rápida do que os enviados de forma física, dando a entender que estão passando a frente dos mais antigos. Isso procede ou o cara está apelando para conseguir mais clientes? O meu processo (físico) é de Maio/2022, e até agora, nada.
Não vejo razão para a informação não ser correta. A pessoa que respondeu é uma oficial de registos lotada na CRC Lisboa. Além de estar "no chão de fábrica" ela não teria razão alguma para te passar uma informação incorreta.
É importante apenas ter em mente que quando ela diz que começaram a analisar os processos de neto que entraram em maio de 2022 não quer dizer que os de fev/22 ou mar/22 estão todos concluídos. Logo chega a hora do seu...
Boa tarde. Sim, é que esse mensagem já está pronta há um bom tempo rs. sempre copio e colo, já até completou 3 anos hahahaha.
Antes eles respondiam rápido os e-mails, pelo menos comigo, mas mandei aqui para ver se alguém tinha alguma outra informação. Pois tive outra resposta também, dizendo que estavam analisando os processos de Janeiro, por isso fiquei nessa dúvida.
@Pryscilladc caso tenha a chave de consulta, pelo site você de consultas você consegue ver, lá em "local do pedido"
Quantos mais pessoas assinarem maior a chance de acender a chama de algum partido tirar o direito dos netos para dar dor de cabeça para quem ainda não conseguiu... melhor deixar do jeito que tá.
Coloquem na cabeça que por mais que vocês se sintam português e viagem a portugal , nos sempre seremos brasileiros com um passaporte portugues para eles, nós não falamos o mesmo português e se quer nascemos no mesmo continente. Quanto menor a atenção chamar melhor... vide os descendentes de italianos, de tantas petições por celeridade... está agora rapidinho, porque ninguém tem mais direito.
@ecoutinho - Sempre surge essa discussão sobre a votação
Eu penso parecido, mas com ligeira diferença: Enquanto a pessoa é "apenas" um estrangeiro com a "expectativa de ser português", melhor voar abaixo da linha do radar até ter a cidadania aprovada, pois enquanto o assento de nascimento não estiver emitido vc está sujeito a alguém ter uma idéia brilhante na AR e mudar a lei para pior.
Depois que o assento de nascimento estiver emitido, aí vc é português e dá para "falar grosso" (pero sin perder la ternura rsrs), se manifestar, exigir direitos, etc pois gostem ou não, vc passa a ser tão português quanto o presidente Marcelo Rebelo ou Fernando Pessoa (aqui está o ponto onde penso diferente de vc rsrs).
Sobre estas petições, já me manifestei algumas vezes aqui. Concordo em parte com você, porém não acho que só se deva pedir quando já estiver com a nacionalidade concedida.
A grande sacada está en avaliar o momento político. Em uma época de expansão econômica, carência de mão de obra, governo e legislatura mais aberta aos imigrantes, é uma boa hora pra pedir. No presente momento temos uma retração, governo abertamente desfavorável, etc... Hora de ficar em silêncio e não chamar muito a atenção. Rs
Detalhe que são ciclos que se revezam (pelo menos quando há democracia) ... Há inclusive estudos sobre isso... Como sempre digo, uma hora essa gente vai passar.
Via de regra, nenhuma certidão brasileira tem validade (não apenas as apostiladas), entretanto para um processo de nacionalidade quanto mais antiga a certidão for a certidão maior a chance de receber uma exigência pedindo uma via atualizada.
Isso acontece basicamente por dois motivos:
1 - Risco de fraude; as certidões emitidas hj são muito mais difíceis de fraudar que as de poucos anos atrás
2 - Quanto mais antiga a certidão, maior a chance de estar desatualizada e não ter atos importantes da vida civil averbados (casamento, divórcio, óbito). Todos esses atos com influência no processo de nacionalidade dependendo de qual o fundamento do pedido.
Sendo prático:
O ideal é emitir e apostilar as certidões e já mandar o processo. Uma certidão com até dois anos de emissão é possível usar sem grandes preocupações. Se a certidão tiver mais que 2 anos de emitida, eu guardaria para outros usos e para o pedido de cidadania emitiria vias novas.
O que está havendo com os processos de netos, alguém sabe?
Bem, posso estar errado em meu raciocínio, mas se existem ainda vários processos de netos maiores de maio e junho de 2021 sem decisão e pelas informações que recebí pela linha registos na última quinta-feira, estes processos estariam aguardando o retorno da consulta a entidades externas......... pelo menos foi essa a informação que recebi e já estão a analisar e decidir ( CRC) janeiro de 2022, então vejamos:
Partindo do princípio que esta informação é verdadeira e ainda apoiada pelo fato de que o último processo de neto maior aqui do forum foi deferido em setembro , algo deve estar muito errado...
Vejamos, os processos de filhos maiores, estão levando em media 1 ano ( na CRC mais logicamente). Eles não passam pelas entidades externas?
Na ACP já concluíram muitos processos de netos do segundo semestre de 2021. Passaram pelas entidades externas?
Todos estes processos, sendo filhos ou netos e sendo CRC ou ACP não passam todos pelos mesmos órgãos de consulta externa?
Estes órgãos não seguem a Lei Portuguesa e despacham de acordo com a sequencia cronológica?
Se o grande problema que foi alegado pela linha registo na demora dos processos de netos são as consultas as entidades externas, estas entidades só podem ter critérios diferentes para a cronologia, senão "todos" trancariam, cronologicamente falando, nestas entidades e não na decisão final....
@OrlandoBraga pelo que sei os processos de filho não passam pelas tais “consultas externas” como os processos de netos/conjuges etc, acredito que seja por isso que o prazo de processamento de filhos é menor que das outras modalidades.
Vejamos, os processos de filhos maiores, estão levando em media 1 ano ( na CRC mais logicamente). Eles não passam pelas entidades externas?
Não... Os processos de neto tem requisitos adicionais que os de filho não têm. Veja o artigo 1.3 da LN que trata especificamente dos requisitos para netos (alínea d do art 1)
A existência de laços de efetiva ligação à comunidade nacional, para os efeitos estabelecidos na alínea d) do n.º 1, verifica-se pelo conhecimento suficiente da língua portuguesa e depende da não condenação a pena de prisão igual ou superior a 3 anos, com trânsito em julgado da sentença, por crime punível segundo a lei portuguesa, e da não existência de perigo ou ameaça para a segurança ou a defesa nacional, nomeadamente pelo envolvimento em atividades relacionadas com a prática de terrorismo, criminalidade violenta, especialmente violenta ou altamente organizada.
Além dos atestados de antecedentes criminais dos países, eles fazem uma consulta em quatro orgãos (AIMA, PJ e dois outros que não me lembro) para "puxar a capivara" e ver se a pessoa não tem nenhum registro em Portugal.
Para filhos esses requisitos não existem. Basta provar via certidão de nascimento que é filho e que foi perfilhado na menoridade, por isso é mais simples e tende a ser mais rápido pois se a documentação estiver completa o conservador não depende de mais ninguém para decidir.
Na ACP já concluíram muitos processos de netos do segundo semestre de 2021. Passaram pelas entidades externas?
Com certeza.
Estes órgãos não seguem a Lei Portuguesa e despacham de acordo com a sequencia cronológica?
Não sei, mas em teoria deveriam pois é o que a lei manda. Importante apenas lembrar que o que a lei manda é responder primeiro o que chegou primeiro naquele orgão, duvido que a PJ ou a AIMA levem em conta quem chegou primeiro em cada conservatória.
Localizei a íntegra do relato do @EAAR , (Página 765) e a postagem RECENTE do @fcarneiro (Página 822), referente as exigências que ambos tiveram nos seus respectivos processos. Nas exigências entre outras coisas o Conservador fez a seguinte observação em relação à certidão dos avós:
“Permito-me ainda esclarecer que pode apresentar a certidão, por uma de duas formas: a) certidão digital, devidamente apresentada sob a forma de ficheiro informático recebido do Arquivo Distrital detentor do assento, e que poderá apresentar mediante envio para o endereço de correio eletrónico: rcentrais.atribuicao@irn.mj.pt; b) ou com certidão em suporte papel, que deve ser enviada pelos correios.”
Como coloquei em postagem anterior, o meu processo de Neto foi submetido em 27/09/2022 e ainda está na bolinha 01, ou seja, ainda não caiu em exigência, mas pela orientação que tive aqui no fórum, pelo @ecoutinho e @SergioM, é certeza que vai ter exigência e que eu deveria me antecipar e mandar a Certidão de Batismo que é de 1875, para juntada no processo.
Diante disso, como vocês precisaram fazer esse encaminhamento, não sei se por certidão digital ou em suporte papel e pela experiência de vocês no assunto, solicito a gentileza de suas informações em relação ao melhor procedimento que eu deveria adotar, se por certidão narrativa certificada em papel ou se por certidão digital, que de alguma forma permitiria mandar por e-mail sem necessidade da DHL.
Muito apreciaria também a opinião do @SergioM e do @ecoutinho a respeito da certidão digital x certidão em papel.
Srs. Estamos entrando em novembro e desde de setembro no gráfico da estatística, apenas um processo concluído, nessa batida, daqui a não muito tempo, estaremos assinado nossos documentos de nacionalidade nos centros espíritas de forma psicografia.
@DárioJr o processo do meu avô fez 2 anos agora em setembro e nada, meu advogado falou que muito provavelmente esse processo dele só deve acabar no fim de 2028. Surreal isso, estamos falando de praticamente 5 anos! Quem mandou os processos em 2024, irá sofrer muito com prazos! Muito triste tudo isso.... O pior para mim, é ainda ficar na dúvida sem meu avô estará vivo até o processo terminar, pois já passou por várias cirurgias desde que entrei com o processo, ele tem 83... osso.De fato meu amigo, do jeito que a coisa ta indo, pegaremos nossos documentos em sessões espíritas...
@Labapti, a experiência do pessoal aqui é enviar a certidão certificada em papel, que é o que sempre deu certo. Essa informação de poder enviar a certidão digital é nova e não vi nenhum relato de ter funcionado ou não, até porque nem deu tempo. Eu acho que faz todo sentido aceitarem a digital (desde assinada digitalmente no formato português), até porque o processo atualmente é todo digitalizado.
No seu caso, como tem um bom tempo pela frente, eu mandaria logo a impressa pra garantir, mesmo que saísse mais caro.
Eu mandaria em papel por que é o caminho que sabemos como funciona e que não dá problema, entretanto como é informado acima é possível enviar digital, entretanto quem fizer vai ter que, no melhor espírito português, "navegar por mares nunca d'antes navegados" e aprender sozinho como fazer pois não temos relatos aqui de quem já fez e deu certo. Se fosse meu processo eu faria pelo papel apenas pela segurança de saber como funciona.
Caso optem por fazer digital, não esqueçam de fazer como Bartolomeu Dias e voltar aqui para orientar os futuros navegantes como atravessar o Cabo das Tormentas 😁
Comentários
@andrelas
Já vimos casos semelhantes por aqui e a saída sempre foi a mesma: o cartório emitir uma reprográfica no estado que estiver, mesmo que o livro esteja muito deteriorado, e ela mandar junto. Eles querem na verdade ter certeza que não se trata de um “registro fabricado”.
Infelizmente alguns cartórios se recusam e a pessoa acaba precisando acionar a corregedoria para conseguir a imagem do livro danificado.
@caiofaria boa noite!
Meu processo de neto (maior) é de junho de 2021 na CRC e esta parado a mais de 1 ano como varios aqui no forum. Vi muitos comentarios que estao a analizar na CRC janeiro de 2022.
Por Lei, nao deveria ser respeitado uma cronologia mínima?
Afinal de junho de 2021 a janeiro de 2022 certamente existem milhares de processos.... Não é justo tanta diferença.....
Será que estas informações são verídicas? Em que realmente podemos acreditar?
@andrelas
Como o @ecoutinho disse acima, precisa da via reprográfica, mesmo que deteriorada.
Se a @Nath17 partir para a restauração, quando chegar a carta de exigencia (e vai chegar com certeza se ela enviar apenas a certidão digitada), ela terá que providenciar uma cópia de todo o processo de restauração. Vai atrasar o processo, vai custar caro, vai trazer aborrecimento.
O que ela precisa fazer é exigir a via reprográfica da certidão.
@OrlandoBraga O CRC distribuiu os processos do 2º semestre de 2021 para o Porto, assim, meio que pela lógica, de Junho/21 para Jan/22 tem diferença de "1 mês". Entendeu?
Sim, acho muito injusto pessoas após você terem recebido a nacionalidade antes de você mesmo entrando depois. Não sei se ainda existe alguma lógica nessa mentalidade de "cronologia" do CRC, principalmente.
Outra coisa, não é porque estão analisando Jan/22 que todos os processos de Jun/21 foram finalizados. Cada conservador segue num ritmo e alguns devem estar em Jan/22 e outros em Jun/21.
Do pouco que sei, meio que é isso. Uma situação muito triste.
Bom dia!
Acabei de assistir um advogado youtuber querendo afirmar que os processos enviados por meio eletrônico estão sendo concluídos de forma mais rápida do que os enviados de forma física, dando a entender que estão passando a frente dos mais antigos. Isso procede ou o cara está apelando para conseguir mais clientes? O meu processo (físico) é de Maio/2022, e até agora, nada.
Boa noite, só não sei se realmente procede essa informação. Até retornei o e-mail perguntando se era isso mesmo, deixei os prints em anexo
@Marques_, se já começaram maio de 2022 significa que deu uma boa andada. Estão ficando mais rápidos.
Se o seu é de outubro de 2022, deve estar no "recebido" mesmo, faltando aí uns bons meses até começarem a analisar.
@Marques_
Não vejo razão para a informação não ser correta. A pessoa que respondeu é uma oficial de registos lotada na CRC Lisboa. Além de estar "no chão de fábrica" ela não teria razão alguma para te passar uma informação incorreta.
É importante apenas ter em mente que quando ela diz que começaram a analisar os processos de neto que entraram em maio de 2022 não quer dizer que os de fev/22 ou mar/22 estão todos concluídos. Logo chega a hora do seu...
Olá Pessoal!
Como faço para saber em qual conservatória está o processo?
Boa tarde. Sim, é que esse mensagem já está pronta há um bom tempo rs. sempre copio e colo, já até completou 3 anos hahahaha.
Antes eles respondiam rápido os e-mails, pelo menos comigo, mas mandei aqui para ver se alguém tinha alguma outra informação. Pois tive outra resposta também, dizendo que estavam analisando os processos de Janeiro, por isso fiquei nessa dúvida.
@Pryscilladc caso tenha a chave de consulta, pelo site você de consultas você consegue ver, lá em "local do pedido"
[removido]
@caiofaria
Quantos mais pessoas assinarem maior a chance de acender a chama de algum partido tirar o direito dos netos para dar dor de cabeça para quem ainda não conseguiu... melhor deixar do jeito que tá.
Coloquem na cabeça que por mais que vocês se sintam português e viagem a portugal , nos sempre seremos brasileiros com um passaporte portugues para eles, nós não falamos o mesmo português e se quer nascemos no mesmo continente. Quanto menor a atenção chamar melhor... vide os descendentes de italianos, de tantas petições por celeridade... está agora rapidinho, porque ninguém tem mais direito.
@ecoutinho - Sempre surge essa discussão sobre a votação
@marcelloamr
Eu penso parecido, mas com ligeira diferença: Enquanto a pessoa é "apenas" um estrangeiro com a "expectativa de ser português", melhor voar abaixo da linha do radar até ter a cidadania aprovada, pois enquanto o assento de nascimento não estiver emitido vc está sujeito a alguém ter uma idéia brilhante na AR e mudar a lei para pior.
Depois que o assento de nascimento estiver emitido, aí vc é português e dá para "falar grosso" (pero sin perder la ternura rsrs), se manifestar, exigir direitos, etc pois gostem ou não, vc passa a ser tão português quanto o presidente Marcelo Rebelo ou Fernando Pessoa (aqui está o ponto onde penso diferente de vc rsrs).
@ecoutinho @marcelloamr
Sobre estas petições, já me manifestei algumas vezes aqui. Concordo em parte com você, porém não acho que só se deva pedir quando já estiver com a nacionalidade concedida.
A grande sacada está en avaliar o momento político. Em uma época de expansão econômica, carência de mão de obra, governo e legislatura mais aberta aos imigrantes, é uma boa hora pra pedir. No presente momento temos uma retração, governo abertamente desfavorável, etc... Hora de ficar em silêncio e não chamar muito a atenção. Rs
Detalhe que são ciclos que se revezam (pelo menos quando há democracia) ... Há inclusive estudos sobre isso... Como sempre digo, uma hora essa gente vai passar.
Olá,
Li em algum lugar que as certidões apostiladas não possuem validade, essa informação é verdadeira?
@fabricmagalhaes
Via de regra, nenhuma certidão brasileira tem validade (não apenas as apostiladas), entretanto para um processo de nacionalidade quanto mais antiga a certidão for a certidão maior a chance de receber uma exigência pedindo uma via atualizada.
Isso acontece basicamente por dois motivos:
1 - Risco de fraude; as certidões emitidas hj são muito mais difíceis de fraudar que as de poucos anos atrás
2 - Quanto mais antiga a certidão, maior a chance de estar desatualizada e não ter atos importantes da vida civil averbados (casamento, divórcio, óbito). Todos esses atos com influência no processo de nacionalidade dependendo de qual o fundamento do pedido.
Sendo prático:
O ideal é emitir e apostilar as certidões e já mandar o processo. Uma certidão com até dois anos de emissão é possível usar sem grandes preocupações. Se a certidão tiver mais que 2 anos de emitida, eu guardaria para outros usos e para o pedido de cidadania emitiria vias novas.
Olá Pessoal!
Como faço para saber em qual conservatória está o processo?
Publicação hoje dos Stores do IRN no Instagram.
@ecoutinho e demais amigos do forum.
O que está havendo com os processos de netos, alguém sabe?
Bem, posso estar errado em meu raciocínio, mas se existem ainda vários processos de netos maiores de maio e junho de 2021 sem decisão e pelas informações que recebí pela linha registos na última quinta-feira, estes processos estariam aguardando o retorno da consulta a entidades externas......... pelo menos foi essa a informação que recebi e já estão a analisar e decidir ( CRC) janeiro de 2022, então vejamos:
Partindo do princípio que esta informação é verdadeira e ainda apoiada pelo fato de que o último processo de neto maior aqui do forum foi deferido em setembro , algo deve estar muito errado...
Vejamos, os processos de filhos maiores, estão levando em media 1 ano ( na CRC mais logicamente). Eles não passam pelas entidades externas?
Na ACP já concluíram muitos processos de netos do segundo semestre de 2021. Passaram pelas entidades externas?
Todos estes processos, sendo filhos ou netos e sendo CRC ou ACP não passam todos pelos mesmos órgãos de consulta externa?
Estes órgãos não seguem a Lei Portuguesa e despacham de acordo com a sequencia cronológica?
Se o grande problema que foi alegado pela linha registo na demora dos processos de netos são as consultas as entidades externas, estas entidades só podem ter critérios diferentes para a cronologia, senão "todos" trancariam, cronologicamente falando, nestas entidades e não na decisão final....
Alguém saberia algo sobre este tema?
Obrigado a todos.
@OrlandoBraga pelo que sei os processos de filho não passam pelas tais “consultas externas” como os processos de netos/conjuges etc, acredito que seja por isso que o prazo de processamento de filhos é menor que das outras modalidades.
@OrlandoBraga
Vejamos, os processos de filhos maiores, estão levando em media 1 ano ( na CRC mais logicamente). Eles não passam pelas entidades externas?
Não... Os processos de neto tem requisitos adicionais que os de filho não têm. Veja o artigo 1.3 da LN que trata especificamente dos requisitos para netos (alínea d do art 1)
A existência de laços de efetiva ligação à comunidade nacional, para os efeitos estabelecidos na alínea d) do n.º 1, verifica-se pelo conhecimento suficiente da língua portuguesa e depende da não condenação a pena de prisão igual ou superior a 3 anos, com trânsito em julgado da sentença, por crime punível segundo a lei portuguesa, e da não existência de perigo ou ameaça para a segurança ou a defesa nacional, nomeadamente pelo envolvimento em atividades relacionadas com a prática de terrorismo, criminalidade violenta, especialmente violenta ou altamente organizada.Além dos atestados de antecedentes criminais dos países, eles fazem uma consulta em quatro orgãos (AIMA, PJ e dois outros que não me lembro) para "puxar a capivara" e ver se a pessoa não tem nenhum registro em Portugal.
Para filhos esses requisitos não existem. Basta provar via certidão de nascimento que é filho e que foi perfilhado na menoridade, por isso é mais simples e tende a ser mais rápido pois se a documentação estiver completa o conservador não depende de mais ninguém para decidir.
Na ACP já concluíram muitos processos de netos do segundo semestre de 2021. Passaram pelas entidades externas?
Com certeza.
Estes órgãos não seguem a Lei Portuguesa e despacham de acordo com a sequencia cronológica?
Não sei, mas em teoria deveriam pois é o que a lei manda. Importante apenas lembrar que o que a lei manda é responder primeiro o que chegou primeiro naquele orgão, duvido que a PJ ou a AIMA levem em conta quem chegou primeiro em cada conservatória.
É frustrante, mas infelizmente é o que é.
@AlanNogueira @ecoutinho
Fico honrado em fazer parte deste forum, vcs são muito gentís e sabem demais !!!
Obrigado pelas explicações detalhadas !
Sigamos aguardando, fazer o que?
Grande abraço a todos.
Prezados @EAAR e @fcarneiro
Localizei a íntegra do relato do @EAAR , (Página 765) e a postagem RECENTE do @fcarneiro (Página 822), referente as exigências que ambos tiveram nos seus respectivos processos. Nas exigências entre outras coisas o Conservador fez a seguinte observação em relação à certidão dos avós:
“Permito-me ainda esclarecer que pode apresentar a certidão, por uma de duas formas: a) certidão digital, devidamente apresentada sob a forma de ficheiro informático recebido do Arquivo Distrital detentor do assento, e que poderá apresentar mediante envio para o endereço de correio eletrónico: rcentrais.atribuicao@irn.mj.pt; b) ou com certidão em suporte papel, que deve ser enviada pelos correios.”
Como coloquei em postagem anterior, o meu processo de Neto foi submetido em 27/09/2022 e ainda está na bolinha 01, ou seja, ainda não caiu em exigência, mas pela orientação que tive aqui no fórum, pelo @ecoutinho e @SergioM, é certeza que vai ter exigência e que eu deveria me antecipar e mandar a Certidão de Batismo que é de 1875, para juntada no processo.
Diante disso, como vocês precisaram fazer esse encaminhamento, não sei se por certidão digital ou em suporte papel e pela experiência de vocês no assunto, solicito a gentileza de suas informações em relação ao melhor procedimento que eu deveria adotar, se por certidão narrativa certificada em papel ou se por certidão digital, que de alguma forma permitiria mandar por e-mail sem necessidade da DHL.
Muito apreciaria também a opinião do @SergioM e do @ecoutinho a respeito da certidão digital x certidão em papel.
Agradeço antecipadamente.
Srs. Estamos entrando em novembro e desde de setembro no gráfico da estatística, apenas um processo concluído, nessa batida, daqui a não muito tempo, estaremos assinado nossos documentos de nacionalidade nos centros espíritas de forma psicografia.
@DárioJr o processo do meu avô fez 2 anos agora em setembro e nada, meu advogado falou que muito provavelmente esse processo dele só deve acabar no fim de 2028. Surreal isso, estamos falando de praticamente 5 anos! Quem mandou os processos em 2024, irá sofrer muito com prazos! Muito triste tudo isso.... O pior para mim, é ainda ficar na dúvida sem meu avô estará vivo até o processo terminar, pois já passou por várias cirurgias desde que entrei com o processo, ele tem 83... osso.De fato meu amigo, do jeito que a coisa ta indo, pegaremos nossos documentos em sessões espíritas...
@Labapti Enviei em suporte de papel via DHL
@Labapti, a experiência do pessoal aqui é enviar a certidão certificada em papel, que é o que sempre deu certo. Essa informação de poder enviar a certidão digital é nova e não vi nenhum relato de ter funcionado ou não, até porque nem deu tempo. Eu acho que faz todo sentido aceitarem a digital (desde assinada digitalmente no formato português), até porque o processo atualmente é todo digitalizado.
No seu caso, como tem um bom tempo pela frente, eu mandaria logo a impressa pra garantir, mesmo que saísse mais caro.
@Labapti
Eu mandaria em papel por que é o caminho que sabemos como funciona e que não dá problema, entretanto como é informado acima é possível enviar digital, entretanto quem fizer vai ter que, no melhor espírito português, "navegar por mares nunca d'antes navegados" e aprender sozinho como fazer pois não temos relatos aqui de quem já fez e deu certo. Se fosse meu processo eu faria pelo papel apenas pela segurança de saber como funciona.
Caso optem por fazer digital, não esqueçam de fazer como Bartolomeu Dias e voltar aqui para orientar os futuros navegantes como atravessar o Cabo das Tormentas 😁
@Labapti Enviei em suporte de papel via DHL