Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

1272830323336

Comentários

• editado October 21

@Ednilson2001

Se sua mãe for portuguesa originária (ou pelo menos já era portuguesa quando você nasceu) e esse o reconhecimento (a perfilhação) tiver ocorrido na menoridade, não há impedimento.

É importante entender como esse reconhecimento ocorreu pois para um processo de filho ou de neto o ponto mais importante é garantir que houve perfilhação do filho enquanto era menor de idade.

• Quem é o declarante na sua certidão de nascimento? Declarante é quem vai ao cartório/conservatória registrar a criança (no caso você) e assina o livro de registro de nascimentos.
    • Quanto tempo após seu nascimento você foi registrado?
    • Em que ano você nasceu?
    • Seus pais eram casados?

• @ecoutinho Quem me registou foi a minha mãe, tinha 1 ano de idade mas alguns meses quase a fazer 2 quando fui registado, nasci em 2001,declarante é a minha mãe, os meus pais não são casados.

• @Ednilson2001

Como sua mãe foi a declarante e te registrou na menoridade, não vejo nenhum impedimento ao seu pedido à cidadania como filho.

Uma observação: vc foi registrado após completar 1 ano de nascido, o que é considerado um registro tardio. Não é um impedimento ao seu direito à cidadania, mas é comum eles mandarem uma exigência pedindo para explicar o motivo do registro ter ocorrido após os 12 meses de nascimento. Basta mandar uma justificativa e o processo segue.

Caso realmente venha essa exigência pedindo a justificativa, há um guia no fórum orientando como responder. É importante ter em mente que o guia serve apenas de modelo, mas a justificativa tem que ser sua e refletir a realidade do seu caso com base nos relatos da sua família.

Justificativa de Registro Tardio

• @CarlosASP e @eduardo_augusto agradeço pelo retorno de vcs ( nossa conversa de final de agosto de 2025 ). Recebi as respostas da minha pergunta no dia lá, eu chorei pra caramba, porque eu fiquei arrasada mesmo, de saber que iria demorar muito mais em Lisboa do que em Porto, e que talvez só receberia a chave de acesso e a senha somente ano que vem. Qual não foi a minha surpresa. O Meu DHL chegou lá em Lisboa em 28/08/2025 ( 1 C Transcrição ) - e já recebi a senha e numero de processo por e-mail em 29/09/2025, exatamente um mês depois. Foi uma surpresa boa pra mim. Estou avisando aqui vcs. pra atualizar mesmo. E tbm quero tirar mais uma duvida com vcs:. Estou com três processos aqui pra postar no DHL e quero saber se posso mandar todos os três dentro do mesmo envelope DHL. Sendo que dois são de 1C ( filhos transcrição ) e 1 é de Neto ( 1 D). Vou mandar tudo pra PORTO, é isso né? Outra duvida, sobre o meu processo de 1 C, ali no papel que veio pelo e-mail diz que eu paguei 0,00 euros na verdade eu paguei os 175 euros, eu tirei o formulário 1C e veio o numero do pagamento que eu fiz pelo cartão de credito. O que posso fazer pra regularizar isso?

• @ANGELICE alguém sabe me dizer como funciona essa tabela eu não entendo. No meu caso aqui, somos nascidos no Brasil, somos Netos de Português ( 1D ) e somos tbm filhos de português 1 C ( transcrição ) - Maiores - não consigo achar ali naquela tabela, principalmente os Netos não acho gente como que enquadra ali .Alguém pode me explicar por favor. Gratíssima

• @monicaregia ,

As tabelas são fornecidas pelas conservatórias. Segundo o IRN, os processos seguem uma ordem de entrada, de acordo com o artigo solicitado. Se o seu pedido de nacionalidade foi 1 C ( filho ), e foi enviado via correio, deve olhar a linha onde consta Artigo 1C transcrição. O mês indicado é onde a fila está. A última informação que tivemos de Lisboa, pra filhos, era fevereiro de 2022. ACP está em outubro de 2024.

No caso dos pedidos realizados pelo artigo 1D ( netos) segue a mesma lógica.

Deve observar de acordo com o pedido que fez.

Nas tabelas constam duas linhas:

Uma com datas mais avançadas, pois atende o pedido de menores de idade, que têm prioridade.

Na outra linha, os maiores de 18 anos sem prioridade.

Aqui no fórum, geralmente postam as tabelas fornecidas pelo Arquivo Central do Porto e CRC Lisboa. Você deve consultar a tabela que pertence ao local onde está o seu pedido. Lembrando que, é possível distribuírem a outras conservatórias. Espero ter ajudado.

• @ecoutinho obrigado irmão, vou ficar atento na exigência, então não precisa meter advogado para acelerar certo?

• H2SO4H2SO4 Member

Desculpem a pergunta básica, mas qual o email que usam para contatar o Arquivo do Porto ?

Eu enviei um email para arquivocentral.porto@irn.mj.pt, e não recebi a resposta automática de que falam com a situação atual dos processos.

Será que estou a usar o email errado ?

Já agora, se optar em pedir a alguém ir lá obter informações, qual o endereço onde essa pessoa se deve dirigir ? Rua do Cunha ou Rua Visconde Setúbal ?

Muito obrigado

• @H2SO4

Não há atendimento presencial para processos de nacionalidade. Ligue na linha registos.

Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos

• H2SO4H2SO4 Member

@ecoutinho

Em primeiro lugar, obrigado por sua resposta.

Desculpe a insistência, mas nem para pedir informações do processo existe atendimento presencial ?

E se eu pedir a um advogado munido de procuração para lá ir, também a ele será vedado pedir informações ?

Já agora, sabe qual o email de contato ?

Obrigado mais uma vez

• editado October 22

@H2SO4

Desculpe a insistência, mas nem para pedir informações do processo existe atendimento presencial ?

O atendimento presencial no ACP para nacionalidade foi suspenso temporariamente (no meu entendimento por tempo indeterminado). Veja anúncio abaixo.

https://irn.justica.gov.pt/Noticias-do-IRN/Nacionalidade-sem-deslocacoes-submeta-o-pedido-online-ou-por-correio

https://irn.justica.gov.pt/Contactos/Servicos-condicionados

E se eu pedir a um advogado munido de procuração para lá ir, também a ele será vedado pedir informações ?

Se faz questão, tente e boa sorte. Para mim é ter expectativa errada, O fato de ser um advogado não dá "super poderes" para obrigar o órgão a atender pessoalmente onde esse serviço não é mais oferecido. Seria inclusive um desrespeito a todos os demais requerentes atender de forma diferenciada alguém pq pagou por um advogado, mas novamente se quer muito tentar, mande o advogado e depois avise como foi.

Já agora, sabe qual o email de contato ?

Se precisa de alguma informação rápida, a forma é a linha registos... As vezes que fiz contato com eles por email foi usando o mesmo que vc colocou acima, mas às vezes respondem, outras não e quando respondem pode levar semanas.

• Bom dia! Estou com um processo de 1C, filho maior de idade, para minha nacionalidade, no CRC, físico, entrada em Abril de 2022. Como sabemos, está demorando muito. Meu filho mais velho completa 18 anos em janeiro próximo, e tenho um dilema sobre o qual gostaria de ouvir a experiência ou recomendações de vocês. É melhor eu esperar meu processo se encerrar e pedir a dele como filho de português, porém potencialmente já sendo ele maior de idade quando sair a minha, ou é melhor eu pedir a dele como neto menor de idade, antes de janeiro próximo? Se for como neto menor de idade, é obrigatório entrada via CRC ou pode ser feito em balcão de outras conservatórias, e ser processado nestas outras conservatórias? Obrigado desde já, Vinícius.

• editado October 22

@ViniciusCarvalho

É melhor eu esperar meu processo se encerrar e pedir a dele como filho de português, porém potencialmente já sendo ele maior de idade quando sair a minha, ou é melhor eu pedir a dele como neto menor de idade, antes de janeiro próximo?

Eu esperaria sair o seu processo concluir para fazer o dele como filho, mesmo precisando pagar a taxa por ele ter se tornado maior de 18 anos. Processos de filhos são mais simples e na prática a única coisa realmente crítica é que tenha sido perfilhado na menoridade. Para neto há mais requisitos, mais documentos, há consultas a entidades externas etc. Na minha opinião só faz sentido fazer como neto quando o filho do português é falecido ou teima em não obter nacionalidade.

Se for como neto menor de idade, é obrigatório entrada via CRC ou pode ser feito em balcão de outras conservatórias, e ser processado nestas outras conservatórias?

O ACP também analisa processos de netos.

• @H2SO4

Visitando o site do IRN vi que há uma outra opção de atendimento: video conferência. Conforme o site eles também oferecem informações sobre nacionalidade. Nunca usei, então não sei qual a diferença para a Linha Registos, por exemplo. Se decidir testar, avise como foi.

• Sobre CRC Lisboa, visto que atualmente 6.1 está em jan/2023, alguém teve o status atualizado? 

Tenho receio que isso seja só o início das análises e que ainda demore muito para finalizar, sou de dez/2022 (entregue pessoalmente) e sem novidade alguma e nunca consegui ser atendida na linha registos

• @ecoutinho

Obrigado pelo tempo despendido em responder. Não há mal entendido algum, entendo perfeitamente seus apontamentos e faz sentido até certo ponto.

Sobre contar com o ovo na galinha, de certo modo foi, planejar uma mudança de país não é algo simples, ainda mais se tratando de uma família com 3 pessoas, sendo uma criança de 4 anos. Eu venho acompanhando os processos aqui no fórum e o meu inclusive, desde antes de dar entrada com o meu processo, nem conta eu tinha no fórum ainda.

O planejamento inicial era vir para cá em Abril, mas estendemos para Julho, até então tudo bem, Lisboa estava demorando mas andava, o problema foi de fevereiro pra cá que tudo parou e começou a gerar essa incerteza de (vai levar mais de 1 ano?!), nós viemos com a expectativa de que sairia em 12-15 meses, mas não é o que parece estar a acontecer agora.

O porque acho que faz sentido até certo ponto, ora, afinal tudo que se trata aqui é tramite jurídico, e a justiça há de ser justa, e justo pelo justo quem está em território nacional e consiga comprovar que está a ser lesado pelo estado português pela demora absurda deveria ter um tratamento diferenciado de quem está fora do pais e pretende adquirir a nacionalidade para inúmeros fins, inclusive o de vir pra cá, que era o meu caso, só que agora estando aqui eu estou sofrendo pelo que não sofria quando ainda estava no Brasil, pois além da demora, há danos financeiros, emocionais e de bem-estar familiar. A justiça está aí para equilibrar as coisas, não dar vantagens, e nesse caso não é vantagem é assegurar a segurança da pessoa, mas como tudo na justiça é difícil e subjetivo entendo que seja complicado comprovar isso sem passar a mensagem de que estaria a tirar vantagem sobre alguém.

Na minha família no brasil tem 12 pessoas com nacionalidade originaria obtida, dessas somente uma vive aqui e outra em Londres, o resto tem nacionalidade somente para livre transito com passaporte português, não é justo pensar que processos assim tem a mesma prioridade de processos de mesmo teor de pessoas que estão a ter um dano real qualquer, não estou a dizer que a boiada deveria passar a frente mas deveriam haver níveis de prioridade diferenciadas mediante solicitação e comprovação do dano, mas é tanta desorganização que querer isso é querer de mais.

Mudando o assunto.

Como estamos há 8 meses com o status de 1c (transcrição) em lisboa parado, acha que vale a pena solicitar desistência e enviar um pedido de nacionalidade para o ACP? Existe alguma penalidade em desistir? Demora entre desistir e reentrar?

Sei que não posso submeter um processo pro ACP tendo um em lisboa mas estou mais interessado no tempo que levaria entre "quero desistir" e posso enviar novamente. Vi relato aqui de uma senhora (em outros tempos 2018) que conseguiu resolver isso em 10 dias, ela tinha dado entrada por Vila Nova de Gaia, foi pra Lisboa, ela teve lá solicitou desistência, pegou protocolo e deu entrada no ACP nos 15-20 dias que ficou em Portugal. Achas possível?

Novamente obrigado pelos insights e pelo tempo despendido lendo minhas lamúrias hehe, grande abraço.

• @hajapaciencia

OII, refere-se ao artigo 6n1 ?

o meu é de Feve/2023 e eles ja analisaram, mas estava em falta um documento.. ou seja eles ja terminaram janeiro de 2023 so nao atualizaram as tabelas. fui notificada por eles para entregar o restante da documentação a 10 dias atras.

eles ja nao respondem por mail mas atendem sempre que eu ligo. o truque é você ligar a partir das 9:00 em PONTO!! e selecionares a opção de consultar processo .. mas eles demoram sempre entre 40 minutos a 1h e pouco para atender, so ter mesmo paciência que eles atendem quase sempre ..

• editado October 22

@dfernandes

Então... Eu entendo de verdade a frustração e concordo que não é justo, mas infelizmente temos que lidar com as coisas como elas são e não como deveriam ser... Infelizmente é o estado das coisas atualmente

Sobre uma possível desistência e novo processo, vou falar apenas em teoria pois já vi algumas pessoas considerando fazer isso por aqui, mas não vi relatos de alguém que realmente tenha feito e qual resultado teve.

Como estamos há 8 meses com o status de 1c (transcrição) em lisboa parado, acha que vale a pena solicitar desistência e enviar um pedido de nacionalidade para o ACP?

Essa é uma decisão muito difícil e arriscada de tomar, principalmente depois das mudanças que o IRN fez nos últimos meses.

Há alguns meses o IRN implementou uma funcionalidade no sistema que logo após os documentos serem digitalizados e o processo receber um código no sistema, ele é automaticamente distribuído para uma conservatória que não necessariamente é a que recebeu fisicamente o envelope. Ou seja, você corre o risco de desistir do processo em Lisboa, mandar um novo envelope para o ACP e por qualquer motivo o sistema mandar o novo processo também para Lisboa (ou qualquer outra que tenha prazo pior que o ACP).

Se fosse comigo, eu deixaria como está pois bem ou mal já foram 8 meses.

Existe alguma penalidade em desistir?

Até onde sei, a única penalidade é a perda do valor pago na taxa (dizem que é possível receber de volta 50%, mas não vi um caso de alguém que desistiu e conseguiu receber realmente o dinheiro).

Demora entre desistir e reentrar?

Não sei, mas pense o seguinte: cada requerente vai precisar fazer um requerimento formal desistindo de cada processo, reconhecer forma por autenticidade (talvez apostilar) e mandar fisicamente para a conservatória. Esperar eles receberem, digitalizarem, registrarem o requerimento no processo (afinal eles precisam ter registro que o requerente desistiu) e só depois encerrar o processo e arquivá-lo.

Entendo que enquanto o processo anterior não estiver arquivado não será possível abrir outro pelo mesmo requerente (não sei se isso é verdade, mas como o sistema é integrado, não acredito que permita ter o mesmo Fulano de Tal, nascido no lugar X, filho de Cricrano e Beltrana com dois processos ativos).

Vamos supor que esse trâmite todo leve 6 meses para acontecer, o que não é uma coisa impossível de ser verdade. Seu processo anterior já estaria com quase um ano e meio e faltando outro um ano e meio para concluir (supondo que um processo de filho leve 3 anos na CRC LIsboa), e o novo processo no ACP levaria 1 ano (se ficar no ACP). No final das contas vc terá tido esse trabalho todo e um gasto razoável de dinheiro para reduzir em 6 meses, isso se der a sorte de o processo novo realmente ficar no ACP.

Não me parece ser algo que realmente valha a pena, mas se decidir fazer, conte depois como foi a experiência e o resultado para termos referência futura. Esse é um ponto que as pessoas que mandaram processos de filho para Lisboa sempre consideram mas nunca vi alguém que realmente fez.

• @Luciapedrp Olá estou na mesma situação Fev23 recebi que precisavam dum documento meu agora não sei como mandar será que por email aceitam?

como é que entregaste ?

• @ecoutinho

É a verdadeira essência de estar "entre a cruz e a espada" ou numa "sinuca de bico", decisão bem difícil e custosa, mas há um detalhe que me fez toda diferença e você foi o único a mencionar isso, a distribuição pós digitalização. Sistemas jurídicos de distribuição de processos funcionam exatamente assim, dá-se entrada e o sistema aleatoriamente (usando pesos) distribui o processo a uma vara especifica, nesse caso conservatórias. Ora, se estão distribuindo processos de modo aleatório pós digitalização, penso que é o ideal, desde que seja bem feito a logica de pesos de distribuição. Isso, em tese, há de beneficiar à todos. Essa questão da distribuição já mata por completo a decisão de desistir e reentrar, não vale o risco.

Agora penso se não seria provável de Lisboa distribuir processos de filho para o ACP a fim de desafogar a conservatória, visto que fez isso com os de neto. Afinal, daqui mais um pouco os processos de filho (transcrição) em Lisboa estarão demorando mais do que os de neto, rir pra não chorar.

Mudando de assunto [2]

Estou com a documentação aqui para dar entrada no processo do meu filho, acha que vale a pena submeter como neto? Em termos de atribuição, é igual, se meu pai tem atribuição originária ele também terá, ou estou enganado? Posso inclusive citar o meu processo para que seja consultada alguma coisa caso seja necessário. Pergunto isso porque o processo para neto menor de idade no ACP está em junho de 2025 (4 meses) e mesmo que seja enviado pra Lisboa está em fevereiro de 2025 (8 meses). Certamente o processo dele vai ser concluído antes do meu.

Não acho que teria grandes impedimentos, ele tem só 4 anos, meu pai (português) já tem certidão de casamento com a minha mãe averbada eu quem registrei ele no cartório no RJ e a certidão dele é daquelas eletrônicas, tem QR Code e etc. Eu como leigo entendo que seria um processo simples, mas a sua opinião seria muito válida.

Novamente obrigado!

• editado October 22

@dfernandes

Em termos de atribuição, é igual, se meu pai tem atribuição originária ele também terá, ou estou enganado?

Sim, o resultado final é igual a um processo de filho, é atribuída nacionalidade originária e portanto retroage ao nascimento.

acha que vale a pena submeter como neto?

Em geral eu recomendo às pessoas fazerem uma geração por vez, sempre como filhos, mas nesse caso específico parece fazer sentido mandar o dele como neto para o ACP caso não queira esperar o seu ficar pronto para depois fazer o dele.

O pedido de neto requer um pouco mais de documentação, exige ligação efetiva, mas, como imagino que ele seja Brasileiro e nascidos no Brasil, a ligação efetiva é presumida.

• @Luciapedrp

@Simão_11

Por curiosidade e para estar preparado, como é que receberam a exigência por parte do IRN?

Foi por email ou por correio postal?

Obrigado e tudo a correr bem!

• @Thiago_Lx recebi um email que o meu processo sofreu uma alteração

• @ecoutinho

Pois é, a questão da ligação efetiva tem bons embasamentos, até o processo correr (+- 6 meses), ele já estará a falar como os portugueses, já terá estudado aqui por esse período todo e inclusive já tem 2 aniversários pra ir, ele está mais inserido que nós, o que é ótimo porque estamos aqui pra ele mesmo. Crianças nessa idade pegam muito rapidamente a linguagem e sotaque, ele está na escola há 1 mês e já fala um monte de coisas como as crianças nascidas aqui, e sim ele nasceu no RJ.

Novamente obrigado por todos seus insights nobre amigo, e lhe desejo um resto de semana impecável. Grande abraço.

• editado October 23

@dfernandes

A capacidade de adaptação das crianças é impressionante.

Minha filha veio para a Irlanda com 7 anos, hoje tem 12 anos e fala inglês com sotaque impecável daqui (que convenhamos é terrível de entender rsrs), mas quando conversa em casa com os pais ou avós vira a chavinha e fala português naturalmente como se ainda vivesse em SP.

Já eu e minha esposa podemos viver aqui mais 30 anos, mas sempre teremos sotaque carregado, vamos escorregar em alguma conjugação verbal e sempre teremos aquela meia dúzia de palavras que lutaremos para pronunciar.

• @Simão_11 @Thiago_Lx

Simão: Quando liguei a perguntar como devo entregar eles disseram que por carta ou presencialmente. Eu entreguei pessoalmente, o desespero é tanto que tinha medo que perdessem a carta ou nunca chegassem a encontrar kkk além de que o documento que tive que emitir custou 40€ e 5h de espera na fila.

Pessoalmente você tem que ficar na fila dos registos centrais para entregar o documento, tive que ficar na fila desde 01:00 da manha no registo central do Parque nas Nações para pegar senha as 9:00 ( eles so dão 30 senhas para atender o pessoal no período na manha). mas se pode enviar por correio. não me deram a opção de enviar por mail.

Thiago: recebi uma notificação por mail a dizer que o meu processo teve uma alteração, entras na pagina para consultar o teu processo e la eles dizem a ocorrência. sugiro que tenhas o teu mail atualizado e vai verificando porque as vezes pode ir para ao spam. se o IRN nao tem o teu mail é melhor entregares para seres notificado sempre que necessário, porque o meu caso deram 30 dias para entregar o documento em falta , se voce so tem la os dados de correio.. pode ser que a notificação por carta demore a chegar e vai perdendo dias ..

• @ecoutinho

Olá, tenho interesse em ir passar uma temporada la na Irlanda, sera que voce poderia me tirar umas duvidas de como é o pais, ja esta la a muito tempo?

• @Luciapedrp

Fique a vontade em me mandar uma mensagem privada com suas dúvidas.

• @Luciapedrp obrigado pela informação não estou pronto para ficar essas horas à espera só vou mandar por correio podes dar notícias por favor quando tiveres notícias só para saber mais ou menos quanto tempo demora

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.