- Quem foi o declarante do nascimento do filho do português (seu pai)?
O Declarante não foi meu avô. Foi um terceiro.
- Quanto tempo após o nascimento seu pai foi registrado?
Foi registrado 30 dias após o nascimento.
Preciso fazer a transcrição da certidão de casamento do meu avô para dar entrada no pedido de nacionalidade ou posso deixar para fazer apenas se for exigido?
Pela experiência de vocês, no meu caso é mais provável que exijam a transcrição ou que não exijam?
Qual o procedimento para a transcrição da certidão de casamento? Pode ser feita num consulado? Eu mesmo posso encaminhar ou tem que ser um Advogado?
Pela experiência de vocês, no meu caso é mais provável que exijam a transcrição ou que não exijam?
É certeza que será exigido pois a transcrição do casamento será necessária para garantir a perfilhação do seu pai na menoridade. Faça antes de mandar o processo.
Qual o procedimento para a transcrição da certidão de casamento? Pode ser feita num consulado? Eu mesmo posso encaminhar ou tem que ser um Advogado?
Pode fazer você mesmo. Se morar no Brasil a forma mais rápida é pelo consulado geral de Portugal no Rio de Janeiro. Eles recebem os documentos pelo correio apenas. Vá no site do consulado, busque por "Atos Consulares" e lá vai encontrar as instruções, documentos necessários etc.
Alguém mais do forum que enviou processos de Netos no inicio do ano ( Fevereiro) ainda aguardando numero de processo e chave ? Assim como eu ? Sei que aumentou o tempo para o envio. Mas os meus já vão para 8 meses de espera.
@marcelloamr Essa IA tá mais pra um servidor meia boca que mal processa meia duzia de dados, pq filho 1-C maior, em Lisboa, faz uns 7 meses que não sai da primeira quinzena de Fev/22.
Netos só estão em Jan/22 pq meio ano foi pro Porto.
Tipo assim... o colapso só pira e Lisboa continua sendo o principal local que recebe processos. É o central? sim.
Mas se está colapsado, pq processos que outros balcões têm competência, não são enviados/redistribuidos para esses balcões e deixa Lisboa cuidando do que só eles têm competência? Não! Netos e Filhos 1-C continuando sendo redistribuídos para lá e eles continuam sendo opção de envio no sistema online de adv.
Surreal.
1-C saindo em uns 12 meses no Porto e, em Lisboa, alguns casos chegando a 4 anos.
O neto que pega as dicas valiosas aqui do Forum e envia o pedido de pai/mãe como filho para não esperar 4, 5 anos como neto, se cai em Lisboa, leva uns 3, 4 anos o do pai/mãe e depois mais 3, 4 anos o seu. Teria valido a pena ter enviado como neto que terminaria mais rápido.
Enquanto que se ambos cairem no Porto, em 2 anos os dois processos estariam concluídos.
Ter diferença em prazos é normal. Ter ANOS de diferença.. não é normal e não deveria estar sendo tratado como normal pelo governo/IRN. Surreal.
O pior é não poder fazer nada! Ficar atado diante dessa injustiça onde uns são prejudicados, exclusivamente, por qual conservatória o processo caiu.
Desculpe incomoda-lo mais uma vez, mas consultando as instruções nos atos consulares para fazer a transcrição da certidão de casamento me surgiram algumas dúvidas.
Inicialmente diz que precisa de “Uma fotocópia simples dacertidão de nascimento portuguesa do nubente que possui a nacionalidade portuguesa, ou caso não a possua, de qualquer documento emitido pelas autoridades portuguesas que permita a respetiva localização;”
Depois diz que “Os registros de nascimento com mais de 100 anos estão arquivados nos Arquivos Distritais, devendo nesse caso o interessado solicitar a certidão de nascimento, diretamente ao Arquivo Distrital correspondente à naturalidade do nacional português e enviar-nos o original desta certidão remetida pelos Arquivos Distritais de Portugal.”
Ao final das instruções diz que “Depois de concluido o processo, o utentereceberá o assento de casamento por email e os documentos utilizados para instrução do processo, destruídos.”
No caso do meu avô, que nasceu há mais de 100 anos, precisarei enviar a certidão original ou basta uma simples fotocópia?
Se tiver que enviar a certidão original e os documentos são destruídos ao final, precisarei pedir mais outra certidão de nascimento do meu avô ao Arquivo Distrital de Portugal. Há possibilidade de NÃO destruírem a certidão original e me restituírem para eu utiliza-la no pedido de nacionalidade?
No caso do meu avô, que nasceu há mais de 100 anos, precisarei enviar a certidão original ou basta uma simples fotocópia?
Precisará enviar a certidão original emitida pelo arquivo distrital, com carimbo em relevo e assinatura do responsável pelo arquivo.
Há possibilidade de NÃO destruírem a certidão original e me restituírem para eu utiliza-la no pedido de nacionalidade?
Infelizmente não. Terá que pedir duas certidões de batismo no arquivo distrital. Uma será utilizada para transcrever o casamento e a outra no processo de nacionalidade. É um desperdício, mas o custo dessas certidões não é nada do outro mundo (mais ou menos uns 15€ cada, se a memória não falha) considerando que é algo que se faz apenas uma vez na vida. Se pedir as duas de uma vez vc aproveita o mesmo envio pelo correio de Portugal ao Brasil.
No caso de ter outros irmãos que também vão requerer a cidadania é feito um processo pra cada um mesmo?
Sim, cada pessoa um processo, cada processo um pagamento da taxa de 175€. Não existe processo “familiar”. O que pode ser feito, caso haja algum documento que possa ser aproveitado por todos, é pedir a apensação dos processos. Nesse caso continuarão sendo processos distintos, mas os documentos de um podem ser aproveitados pelos outros.
Pode valer a pena se forem vários irmãos netos de um mesmo português e assim se evita que cada um precise pedir uma certidão de batismo do avô no arquivo distrital. Pode se aproveitar também a certidão de nascimento do filho(a) do português entre os irmãos etc.
Pode ser enviado junto?
Pode. Assim aproveita um único custo de correio ou DHL.
3 anos e 4 meses e processo ainda em bolinh 1. Rezando para maio do ano que vem finalizar. Esse da minha mae como neta e ai sim dar entrada no meu sabendo que vai ser bem dificil de conseguir ( minha mae nao foi casada com meu pai e o meu pai que esta como declarante na minh certidao de nascimento)
Se você nasceu depois de 1978, o nome de sua mãe aparece na sua certidão de nascimento e você foi registrada na menoridade (de preferência antes de um ano de idade), não deverá ter problemas com a questão de quem declarou.
A coisa do declarante se aplica basicamente a nascimentos antes de 1978.
Se nasceu antes de 1978, aí terá que anexar documentos assinados por sua mãe ainda na sua menoridade que comprovem que ela participou da sua vida.
Só uma observação: as tabelas apenas indicam que começaram a examinar alguns processos destas datas (mas não todos). Os processos caem na mão de conservadores e oficiais diferentes, cada um com sua velocidade, época de tirar férias, ficar doente etc. Então é normal alguns processos andarem algo mais rápido que outros.
O tópico onde se compartilha essas tabelas (as da ACP são bem mais curtas que as da CRCentrais Lisboa):
Não sabia que processos de Netos também poderemos enviar para ACP. Os processos pelo casamento também poderemos enviar para ACP ? Ou somente para Lisboa ??
O processo de nacionalidade por neto do meu pai foi recebido pelo CRC em 22 de janeiro de 2022, ou seja, na segunda quinzena de janeiro. Acredito que está tudo certo até aqui 😁.
Dito isso, acham que faz sentido eu já adiantar e entrar com o meu processo como filho (1C), mesmo antes de receber o registo do meu pai? Caso sim, o Porto continua sendo uma boa conservatória para isso ou vocês teriam outra sugestão?
Como citei há algumas semanas, estou auxiliando minha irmã com seu processo 1D, já conseguimos reunir quase todos os documentos, agora falta efetuar o pagamento da taxa de 175 euros no site do IRN para recebermos o formulário e preencher.
Na tela de pagamento da taxa, no nome do requerente, assim como no preenchimento do formulário devemos utilizar o nome de solteira, correto?
Outra dúvida, é possível entregar o processo diretamente no ACP? Alguém sabe como funciona atualmente? Pergunto pois minha sobrinha estará em Portugal agora em outubro/25 e, caso possível, já levaria o envelope com os documentos direto no Porto.
Na tela de pagamento da taxa, no nome do requerente, assim como no preenchimento do formulário devemos utilizar o nome de solteira, correto?
Use o nome que ela assina atualmente, como consta nos documentos de identificação atuais dela.
Ao final do processo o assento de nascimento será emitido com o nome que ela nasceu, mas não confunda: ao assinar a declaração (formulário) ela precisa usar o nome atual dela.
Outra dúvida, é possível entregar o processo diretamente no ACP? Alguém sabe como funciona atualmente? Pergunto pois minha sobrinha estará em Portugal agora em outubro/25 e, caso possível, já levaria o envelope com os documentos direto no Porto.
Não e nem haveria benefício em fazer. O ACP inclusive suspendeu atendimento presencial por tempo indeterminado. Coloque o envelope no correio (brasileiro ou português) e como dizem: "trust the process"
Dito isso, acham que faz sentido eu já adiantar e entrar com o meu processo como filho (1C), mesmo antes de receber o registo do meu pai? Caso sim, o Porto continua sendo uma boa conservatória para isso ou vocês teriam outra sugestão?
Recomendo esperar... Se enviar seu processo for enviado agora pode ser indeferido liminarmente na triagem feita pelos oficiais de registro logo no início ao digitalizarem o processo.
Até o ano passado esse "truque" funcionava pois eles simplesmente lançavam os documentos no sistema e só iam conferir meses depois, mas recentemente temos visto que no início do processo eles validam para ver se tem algum documento básico faltando e se identificarem que falta algo você recebe o número do processo junto com uma exigência.
Comentários
Bom dia, @ecoutinho !
- Quem foi o declarante do nascimento do filho do português (seu pai)?
O Declarante não foi meu avô. Foi um terceiro.
- Quanto tempo após o nascimento seu pai foi registrado?
Foi registrado 30 dias após o nascimento.
Preciso fazer a transcrição da certidão de casamento do meu avô para dar entrada no pedido de nacionalidade ou posso deixar para fazer apenas se for exigido?
Obrigado pela ajuda, @ecoutinho !
@realmarcelo
É certeza que será exigido pois a transcrição do casamento será necessária para garantir a perfilhação do seu pai na menoridade. Faça antes de mandar o processo.
Pode fazer você mesmo. Se morar no Brasil a forma mais rápida é pelo consulado geral de Portugal no Rio de Janeiro. Eles recebem os documentos pelo correio apenas. Vá no site do consulado, busque por "Atos Consulares" e lá vai encontrar as instruções, documentos necessários etc.
Boa tarde a todos do forum!
@ecoutinho @eduardo_augusto @texaslady Etc....
Alguém mais do forum que enviou processos de Netos no inicio do ano ( Fevereiro) ainda aguardando numero de processo e chave ? Assim como eu ? Sei que aumentou o tempo para o envio. Mas os meus já vão para 8 meses de espera.
@RoseMoraes
Eu mandei um processo de neto para o ACP em maio a senha veio umas 2 semanas depois.
Meus parabéns a pessoa que fez a IA “maravilhosa” que acabou com todos processos em um ano kkk 😹
E aí será que sai até nascer os bisnetos do Neto? Dá tempo de virar espanhol e italiano no caminho, morar 3 anos no Canadá e pedir a cidadania kk
@RoseMoraes
mandou para onde?
se foi para Lisboa, agora estão começando a enviar as senhas dos processos que chegaram lá em dezembro de 2024.
sempre olhe o o spam e lixo do seu email; muitas senhas acabam lá
o tópico onde se discute o recebimento de senhas é esse:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/27354/acompanhamento-de-recebimento-de-chaves-numero-de-processo#latest
só preste atenção com a o local para onde foi enviado, pois quem mandou para ACP recebe muito mais rápido do que quem mandou para Lisboa.
@marcelloamr Essa IA tá mais pra um servidor meia boca que mal processa meia duzia de dados, pq filho 1-C maior, em Lisboa, faz uns 7 meses que não sai da primeira quinzena de Fev/22.
Netos só estão em Jan/22 pq meio ano foi pro Porto.
Tipo assim... o colapso só pira e Lisboa continua sendo o principal local que recebe processos. É o central? sim.
Mas se está colapsado, pq processos que outros balcões têm competência, não são enviados/redistribuidos para esses balcões e deixa Lisboa cuidando do que só eles têm competência? Não! Netos e Filhos 1-C continuando sendo redistribuídos para lá e eles continuam sendo opção de envio no sistema online de adv.
Surreal.
1-C saindo em uns 12 meses no Porto e, em Lisboa, alguns casos chegando a 4 anos.
O neto que pega as dicas valiosas aqui do Forum e envia o pedido de pai/mãe como filho para não esperar 4, 5 anos como neto, se cai em Lisboa, leva uns 3, 4 anos o do pai/mãe e depois mais 3, 4 anos o seu. Teria valido a pena ter enviado como neto que terminaria mais rápido.
Enquanto que se ambos cairem no Porto, em 2 anos os dois processos estariam concluídos.
Ter diferença em prazos é normal. Ter ANOS de diferença.. não é normal e não deveria estar sendo tratado como normal pelo governo/IRN. Surreal.
O pior é não poder fazer nada! Ficar atado diante dessa injustiça onde uns são prejudicados, exclusivamente, por qual conservatória o processo caiu.
Muito obrigado, @ecoutinho !
Bom dia @ecoutinho!
Desculpe incomoda-lo mais uma vez, mas consultando as instruções nos atos consulares para fazer a transcrição da certidão de casamento me surgiram algumas dúvidas.
Inicialmente diz que precisa de “Uma fotocópia simples da certidão de nascimento portuguesa do nubente que possui a nacionalidade portuguesa, ou caso não a possua, de qualquer documento emitido pelas autoridades portuguesas que permita a respetiva localização;”
Depois diz que “Os registros de nascimento com mais de 100 anos estão arquivados nos Arquivos Distritais, devendo nesse caso o interessado solicitar a certidão de nascimento, diretamente ao Arquivo Distrital correspondente à naturalidade do nacional português e enviar-nos o original desta certidão remetida pelos Arquivos Distritais de Portugal.”
Ao final das instruções diz que “Depois de concluido o processo, o utente receberá o assento de casamento por email e os documentos utilizados para instrução do processo, destruídos.”
Se tiver que enviar a certidão original e os documentos são destruídos ao final, precisarei pedir mais outra certidão de nascimento do meu avô ao Arquivo Distrital de Portugal. Há possibilidade de NÃO destruírem a certidão original e me restituírem para eu utiliza-la no pedido de nacionalidade?
Olá pessoal!
Uma dúvida, em média os processos de neto estão demorando 4 anos, correto?
Vocês acham que pode demorar mais de 4 anos ? Uns 5 ou 6 anos?
Agradeço desde já a opinião de vocês.
@eliane_monteiro
Uma dúvida, em média os processos de neto estão demorando 4 anos, correto?Correto.
Vocês acham que pode demorar mais de 4 anos ? Uns 5 ou 6 anos?Eu acho que os prazos vão começar a cair, lentamente.
@realmarcelo
No caso do meu avô, que nasceu há mais de 100 anos, precisarei enviar a certidão original ou basta uma simples fotocópia?Precisará enviar a certidão original emitida pelo arquivo distrital, com carimbo em relevo e assinatura do responsável pelo arquivo.
Há possibilidade de NÃO destruírem a certidão original e me restituírem para eu utiliza-la no pedido de nacionalidade?Infelizmente não. Terá que pedir duas certidões de batismo no arquivo distrital. Uma será utilizada para transcrever o casamento e a outra no processo de nacionalidade. É um desperdício, mas o custo dessas certidões não é nada do outro mundo (mais ou menos uns 15€ cada, se a memória não falha) considerando que é algo que se faz apenas uma vez na vida. Se pedir as duas de uma vez vc aproveita o mesmo envio pelo correio de Portugal ao Brasil.
Boa tarde pessoal!
Estou reunindo a documentação pra envio do meu processo.
No caso de ter outros irmãos que também vão requerer a cidadania é feito um processo pra cada um mesmo? Pode ser enviado junto?
Obrigado!!!
@FrankSilva
No caso de ter outros irmãos que também vão requerer a cidadania é feito um processo pra cada um mesmo?Sim, cada pessoa um processo, cada processo um pagamento da taxa de 175€. Não existe processo “familiar”. O que pode ser feito, caso haja algum documento que possa ser aproveitado por todos, é pedir a apensação dos processos. Nesse caso continuarão sendo processos distintos, mas os documentos de um podem ser aproveitados pelos outros.
Pode valer a pena se forem vários irmãos netos de um mesmo português e assim se evita que cada um precise pedir uma certidão de batismo do avô no arquivo distrital. Pode se aproveitar também a certidão de nascimento do filho(a) do português entre os irmãos etc.
Pode ser enviado junto?Pode. Assim aproveita um único custo de correio ou DHL.
3 anos e 4 meses e processo ainda em bolinh 1. Rezando para maio do ano que vem finalizar. Esse da minha mae como neta e ai sim dar entrada no meu sabendo que vai ser bem dificil de conseguir ( minha mae nao foi casada com meu pai e o meu pai que esta como declarante na minh certidao de nascimento)
@Flaviajj
Se você nasceu depois de 1978, o nome de sua mãe aparece na sua certidão de nascimento e você foi registrada na menoridade (de preferência antes de um ano de idade), não deverá ter problemas com a questão de quem declarou.
A coisa do declarante se aplica basicamente a nascimentos antes de 1978.
Se nasceu antes de 1978, aí terá que anexar documentos assinados por sua mãe ainda na sua menoridade que comprovem que ela participou da sua vida.
Boa tarde!
De qual data estão analisando em Lisboa os de netos?
Obrigada
@FabiFran
Janeiro de 2022. Olhe na tabela abaixo Nac B e depois Artigo 1D:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/uploads/875/EPX8ZBG4E34H.png
Só uma observação: as tabelas apenas indicam que começaram a examinar alguns processos destas datas (mas não todos). Os processos caem na mão de conservadores e oficiais diferentes, cada um com sua velocidade, época de tirar férias, ficar doente etc. Então é normal alguns processos andarem algo mais rápido que outros.
O tópico onde se compartilha essas tabelas (as da ACP são bem mais curtas que as da CRCentrais Lisboa):
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/26989/status-de-andamento-de-processos-crc-lisboa-e-acp/p26
Essas tabelas saem em geral no meio do mês e se referem ao mês anterior.
@CarlosASP
Obrigada pelas orientações ! Enviei para Lisboa.
Não sabia que processos de Netos também poderemos enviar para ACP. Os processos pelo casamento também poderemos enviar para ACP ? Ou somente para Lisboa ??
@CarlosASP obrigada por informar!
Essa tabela é de Lisboa?
@eduardo_augusto obrigada pelas respostas! 😉
Aproveitando e não querendo abusar do seu tempo...para quando você acha que sairá um processo de agosto/2022?
Olá, foristas!
O processo de nacionalidade por neto do meu pai foi recebido pelo CRC em 22 de janeiro de 2022, ou seja, na segunda quinzena de janeiro. Acredito que está tudo certo até aqui 😁.
Agradeço desde já pela ajuda!
Olá, meu processo foi submetido em 26/01/22, está na CRC Lisboa, será que ainda falta muito?
Caros colegas, boa tarde!
Como citei há algumas semanas, estou auxiliando minha irmã com seu processo 1D, já conseguimos reunir quase todos os documentos, agora falta efetuar o pagamento da taxa de 175 euros no site do IRN para recebermos o formulário e preencher.
Já agradeço pela ajuda!
@MarcoAFSouza
Use o nome que ela assina atualmente, como consta nos documentos de identificação atuais dela.
Ao final do processo o assento de nascimento será emitido com o nome que ela nasceu, mas não confunda: ao assinar a declaração (formulário) ela precisa usar o nome atual dela.
Não e nem haveria benefício em fazer. O ACP inclusive suspendeu atendimento presencial por tempo indeterminado. Coloque o envelope no correio (brasileiro ou português) e como dizem: "trust the process"
@ecoutinho
Perfeito! Sigamos rs...
Muito obrigado pela atenção de sempre!
@fgantoniazi
Recomendo esperar... Se enviar seu processo for enviado agora pode ser indeferido liminarmente na triagem feita pelos oficiais de registro logo no início ao digitalizarem o processo.
Até o ano passado esse "truque" funcionava pois eles simplesmente lançavam os documentos no sistema e só iam conferir meses depois, mas recentemente temos visto que no início do processo eles validam para ver se tem algum documento básico faltando e se identificarem que falta algo você recebe o número do processo junto com uma exigência.
@RoseMoraes
Casamento só Lisboa.
@FabiFran
A tabela que enviei na resposta anterior é de Lisboa,
As da ACP são bem mais curtas, pois lá tramitam menos tipos de processos.
Ótimo, muito obrigado pela ajuda, @ecoutinho. Seguirei sua recomendação.