Cartão Cidadão e Passaporte

123457»

Comentários

• @ecoutinho @CarlosASP boa tarde, tentei ativar o cartão cidadão e a chave digital com o leitor e apareceu isso, vcs sabem o que pode ser ?

Ocorreu um problema durante o seu processo de autenticação.

O certificado do seu Cartão de Cidadão encontra-se inactivo ou revogado.

O certificado encontra-se revogado aguardando ativação ou outra mudança de estado (CRLReason:

certificateHold)

Data da revogação: 22/08/2025 08:43:02

• editado September 14

@paulohml

Pela mensagem me parece que o cartão de cidadão foi emitido em 22/08 mas ainda está inativo. Quando você retirou (ou levantou, como dizem os portugueses) ele no consulado não foi feita a ativação?

O aplicativo gov.pt permite habilitar os certificados do cartão usando biometria, só não sei dizer se apenas quando a pessoa já teve um CC antes ou se para primeira ativação também funciona.

• @ecoutinho foi entregue em casa pelo correio, não foi no dia 22 que foi emitido foi dia 11 de agosto, vc tinha falado que era só colocar no leitor de cartao , achei estranho que apareceu essa mensagem

• editado September 14

@paulohml

Pela mensagem que vc postou acima, o certificado foi gerado em 22/08. Vc deve ter pedido o cartão em 11/08 e devem ter gerado os certificados nessa data.

Quando fiz ano passado funcionou direto pela leitora e é como me autentico sempre que preciso. Veja se pelo app vc consegue ativar os certificados e depois seguir com o leitor de cartão.

• @ecoutinho para ativar a chave móvel digital precisa ativar o cartão?

• @ecoutinho o que eu fiz foi ativar a chave móvel, acho que tinha que ter feito autenticação primeiro né ?

• @paulohml

Sim, primeiro ativa o cartão, depois a CMD

• @ecoutinho ah ok, como ativa o cartão? E só colocar no leitor de cartão?? Acho que vou ter que ir no consulado pra ativar …

• editado September 15

@paulohml

Tentou seguir o guia que postei acima? Lá mostra como ativar usando a câmera do celular para coletar a biometria e foto do cartão com o app gov.pt

Feito isso os certificados ficam ativos e aí dá para ativar a CMD e outras funções.

• Bom dia.

Alguém solicitou recente a emissão de Passaporte e o Cartão Cidadão no consulado de São Paulo? Solicitei os meus no doa 11/09 e o prazo para envio é de até 4 meses, gostaria apenas de saber se o de vcs chegou antes desse prazo? Obrigada

• @ecoutinho sim tentei pelo aplicativo , mais o sms não chega pra confirmar

• @paulohml

Ele realmente pede SMS? Pelo guia do site diz que basta a imagem do cartão, biometria e o código de desbloqueio da carta PIN. Essa parte eu não cheguei a fazer na época pois tive que retirar o meu cartão no consulado e já veio ativado.

• @ecoutinho sim está pedindo o código enviado por SMS mais não chega, e o cartão do meu pai é da minha mãe… está aparecendo a mesma mensagem

• @ecoutinho e pelo computador né? Pelo celular pede o código enviado por SMS

• SteveSteve Member
    editado September 17

Olá @ecoutinho , eu vou tentar a sorte mesmo, agendei para minha esposa e vamos levar os filhos (menores), pois enviei email para o consulado (setor de agendamentos) e não obtive resposta, e no site também não fala nada a respeito do assunto, eu pelo menos não encontrei.

Depois volto aqui e conto como foi.

• Coloquei algumas informacoes nessa outra discussão do forum sobre agendamentos e Chave Movel

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/375794#Comment_375794

espero que ajude

• Costuma demorar para chegar a carta com os códigos ? O meu passaporte e CC já chegaram, mas a carta ainda não.

• Bom dia,

Estou tentando agendar horário para emissão de CC no Consulado de Recife e não consigo nem acesso ao site, alguém sabe dizer se o site está com problemas? Já mandei e.mail mas ninguém responde, não atendem telefone.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.