Transcrição de Casamento - CRC do Porto

12627283032

Comentários

• @KarinaBL

Bom dia Karina,

Que bom que conseguiu feliz por vc !

ate hoje nada, sem retorno,

estou acreditando que as pessoas estão de férias, com isso tudo parado,

si fosse urgente eu estaria lascada kkkk,

eu acredito que segunda feira dia 1º de setembro volte tudo ao normal,

o "normal" deles ne, digo todo contingente de conservadores,

qualquer novidade eu posto e te marco aqui ok

• @AdrianaMacedo verdade, setembro deve voltar ao normal deles. Qualquer coisa também posto aqui. Espero que Sonia volte logo rsrs

• @AdrianaBasilio71

Quem é portuguesa é a minha mãe, mesmo assim é melhor já manda a certidão de óbto dele?

Sim, dessa forma eles fazem duas transcrições: a do casamento, atualizando o estado civil de sua mãe para casada e depois do óbito do cônjuge brasileiro, atualizando o estado civil para viúva. Assim fica tudo certinho em Pt.

• @KarinaBL

boa tarde

acabei de receber um e mail, abaixo,

CRC Porto - Casamento

12:27 (há 57 minutos)

Boa tarde D. Adriana Macedo,

O processo foi registado no sistema no dia 08/08/2025, conforme comprovativo da fatura que se anexa.

Mais se informa que os processos são despachados pela ordem de entrada, encontrando-se neste momento em fase de apreciação. Vanda Barbosa (oficial de registos)

Em fase de apreciação ?? como assim ?!?!?!

a informação que eu tenho e que quando recebemos e mail com os dados para pagamento é que tudo já foi verificado e esta o processo ok, e os documentos estão todos corretos,

(olha temos que ter muita paciência !!! )

Como falei anteriormente, ainda bem que não estou com urgência,

A minha irmã mesmo com o assento em mãos não conseguiu tirar o CC, foi obrigada pelo consulado do RJ a fazer a averbação do casamento primeiro pra já sair com os dados de casada, ela graças a Deus mandou para o consulado do RJ, 30 dias corridos ficou pronta, e ela pode fazer CC 1º e passaporte, porque ela estava com passagens compradas para PT no dia 01/08/25, hoje 29/08 ela embarca voltando para o Brasil, si ela faz o mesmo que eu fiz mandar pro Porto, teria que ter cancelado tudo, e estaria como eu sem previsão de nada, quer dizer ela fez a averbação + CC + Passaporte + 30 dias de férias e o meu ate agora nada (Deus escreve certo por linhas tortas) eu jurava que a minha averbação sairia 1º do que a dela no RJ.

Vamos aguardar cenas do próximo capitulo dessa novela da vida real,

• Bom dia a todos,

Já estou com a minha certidão de nascimento emitida, com agendamento no consulado em santos para a emissão de passaporte e documento de identidade. Só que vou me casar oficialmente neste meio tempo rs. Não vai ter nenhuma alteração em meu nome. Posteriormente, posso solicitar a transcrição de casamento, para daqui alguns anos fazer o pedido da nacionalidade da esposa e dos filhos, sem problemas, ou é melhor aguardar a realização da transcrição para emitir meu passaporte e documento? grato.

• editado September 1

@thalesmq

boa tarde Thales

Vou te passar a minha experiência e dos meus irmãos,

EU, recebi meu assento e fiz a emissão do CC e passaporte lá em PT Porto na loja do cidadão sem problemas ou exigências, mesmo eu sendo casada no Brasil a mais de 21 anos.

Já a minha irmã por estar no Brasil quando recebeu o assento, foi tentar emitir o CC e passaporte no consulado PT no RJ, fez agendamento mas ao chegar lá a pessoa disse que ela não poderia emitir documentos ate que o estado civil dela estivesse atualizado em PT, e ela foi obrigada a fazer a averbação do casamento, pra só posteriormente fazer a emissão de documentos, já contei um pouco da nossa saga no comentário anterior acima,

já quanto a nacionalidade pelo do casamento e um processo muito longo, que eu nem dei entrada ainda, é feito no só CRC de Lisboa leva em media 4 anos, e pra dar entrada depende de vários fatores, o principal e quantos anos de casamento ou união, e si vive ou não em PT, meu irmão tem nacionalidade a mais de 7 anos já, e não pode pedir para a esposa dele, porque ele vive no Brasil e tem menos de 5 anos de casamento, vivendo em PT esse prazo e menor 3 anos si não me engano.

então cada caso e um caso, sempre digo que cada um tem a sua experiência principalmente quando cada um faz em um local diferente do outro,

espero de alguma forma ter ajudado vc

• @AdrianaMacedo sera, então que sra Sonia retornou de ferias?

Eu também achava que se liberaram para pagamento é porque estava tido certo. Mas Portugal sempre surpreende nas burocracias.

Eu só enviei para lá porque o assento da minha mãe veio sem sobrenome algum fo meu avô. Erro deles. E aqui Santos não aceitou. Só espero que isso não me dê mais dor de cabeça.

• @KarinaBL

boa tarde Karina !

Eu também achava que se liberaram para pagamento é porque estava tido certo. Mas Portugal sempre surpreende nas burocracias.

Eu tmb tinha essa informação.... agora vem um e mail após a taxa paga me informando que meses depois que esta em apreciação ?

muita burocracia ne !

Quem assina os meus e mails que eu recebo e a Vanda Barbosa (oficial de registos) não é a Sônia

vc ainda esta fazendo a etapa de averbação da sua mãe ?

• @AdrianaMacedo boa, tarde

obrigado pelos esclarecimentos. vou tentar tirar meu passaporte e doc sem a transcrição de casamento como solteiro mesmo, já que não vou mudar de nome, e depois com calma faço a transcrição, que não é urgente. gratidão.

• @KarinaBL @AdrianaMacedo

Duas hipóteses:

Uma não é comum, mas acontece em alguns casos. Você pode ter sido a "sorteada".

O que desconfio que se passa em muitos desses casos "especiais" é isso: o oficial ("assistente" do conservador) olha os pedidos quando chegam e faz uma avaliação de se está tudo OK. Se estiver, gera o pedido de pagamento. Quando recebe o pagamento, encaminha o processo todo para o conservador decidir. Em geral, dá certo, pois os oficiais também são treinados em processos de nacionalidade, transcrição etc. Mas o conservador é quem tem poder de decisão.

Nestes casos "sorteados", o conservador aparentemente achou alguma coisa que ou o oficial não viu ou conservador tem um entendimento diferente. Ele que faz a "apreciação" final.

Ou então, vai que o conservador saiu de férias ou ficou doente, pode já ou não ter voltado, e aí tem uma pilha de transcrições esperando para que ele/a dê sua "apreciação" final. Julho e agosto são períodos atípicos para fluxo de trabalho por causa das férias de verão na Europa.

Sobre sair documentos com nome de casada: não tem jeito, para mudar de nome de solteira para casada, só transcrevendo o casamento. Isso vale em qualquer lugar; não só no consulado do Rio.

Quem não mudou de nome, mesmo tendo casado, de uns anos para cá, consegue fazer o CC sem a transcrição no consulado do Rio (pode ser diferente em outros consulados; cada cabeça uma sentença). É questão de bater pé e, em geral, o que o Rio pede é a pessoa dar ciência que precisa (um dia. sem prazo, sem multa, sem preço diferente etc - ou seja, dependendo do caso - nunca - se a pessoa não precisar disso) transcrever o casamento para atualizar o estado civil.

Mas, se o nome mudou, não tem jeito mesmo. Ou tira CC/PEP com o nome de solteira, ou faz a transcrição.

• alguém tem ideia de quanto tempo em média demora essa questão da transcrição? pergunto isso pois quando recebi minha certidão de nascimento, colocaram o sexo errado, ai me orientaram a mandar email pedindo a correção para um email especifico... Fiquei meses e meses aguardando a resposta e cobrando eles... ai um belo dia pesquisei um outro email aleatório e pasmém, no dia seguinte, veio a resposta e estava retificado...

• @thalesmq

Se está falando de transcrição de casamento na CRC Porto, pode ver um relato recente sobre os prazos (que aumentaram uns meses em relação ao ano passado):

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/374849#Comment_374849

Mas há outros lugares tradicionalmente bem rápidos, como o consulado do Rio.

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/14134/transcricao-de-casamento-consulado-do-rj/p50

A CRC Porto, hoje em dia. por causa desse aumento de prazos, continua a ser indicada em casos onde há pequenas divergências nas certidões. Ela costuma ser mais "liberal" que os consulados e deixa passar pequenas divergências que são motivo de exigência de retificação em consulados. Se for uma "feijão-com-arroz", onde tudo está batendo, mandaria logo para o Rio.

Tanto o Rio como CRC Porto fazem uma análise inicial dos documentos antes de pedir o pagamento. Diferente de Santos (ou SP capital; a capital é bem demorada para transcrição), onde tem que pagar antes de enviar o pedido.

Quem mora na área de jurisdição e pode ir presencialmente em BH ou Brasília, em geral sai com a transcrição feita na hora (ou no dia seguinte). O gargalo é que tem que agendar a ida antes. Eles só fazem presencial.

• @AdrianaMacedo muita burocracia mesmo. Impressionante! No meu caso, Sonia voltou de férias, me passou o número e disse que não há qualquer possibilidade de dar uma previsão de quando a transcrição ficará pronta, pois existem muitos processos e que me enviará um e-mail quando concluir. Não falou nada sobre estar em apreciação. Só espero que não demore demais.

Esta lá o pedido de Transcrição da minha mãe para que eu possa enviar para juntar ao meu pricesso de cidadania que ja enviei, já que é tão demorado.

• @CarlosASP não sabia que era possível toraro passaporte com nome de solteira sendo minha mãe casada. Poderia ter sido mais rápido...o jeito agora é aguardar a boa vontade de Portugal. Como minha cidadania deve ser avaliada só ano que vem, até lá acho que já me enviaram a transcrição dela. Assim espero.

• @thalesmq por favor, me passe esse e-mail? Antes de enviar o pedido de Transcrição da minha mãe, enviei varios pedidos de retificação do nome de meu avô que saiu sem nenhum sobrenome no assento dela. E nunca retificaram. Aí resolvi enviar o assento como estava. Mas da que precisa, seria bom enviar para o e-mail que você conseguiu.

• @KarinaBL

bom dia

Impressionante, e inacreditável esse tipo de resposta.....

"disse que não há qualquer possibilidade de dar uma previsão de quando a transcrição ficará pronta"

Qual numero, que numero é esse que ela te passou ?

"Sonia voltou de férias, me passou o número"

a melhor coisa que vc fez foi ja ter enviado o seu processo de nacionalidade porque demora entorno de 1 ano e durante esse tempo a averbação da sua mãe finaliza,

Graças a Deus meus pais averbaram o casamento em Pt presencialmente, eu era pequena ainda, já que o casamento tinha sido realizado no Brasil,

• @CarlosASP

Bom dia Carlos,

Obrigada por seu comentário, são muitas possibilidades do que pode ou não estar acontecendo,

Eu sempre repito que graças a Deus, os 4 processos que tenho tramitando hoje em PT até o momento nenhum é urgente, porque se fosse eu estaria passando muita raiva, todos podem seguir os "prazos" estimados, porem venhamos e convenhamos a burocracia é gigante,

Mas eu fiz esse comentário com uma servidora na loja do cidadão em PT, ela me disse que culpa da burocracia é do numero enorme de documentos falsos que são recebidos diariamente nos cartórios e conservatórias para tentar a nacionalidade Portuguesa.

Resultado "os justos pagam pelos pecadores"

• @AdrianaMacedo ela me passou o número do processo. Disse que com ele posso pedir informações quando quiser.

Com certeza, foi a melhor coisa eu já ter enviado o meu em paralelo. Ja tinha perdido um bom tempo por causa do erro deles no nome do meu avô.

• @AdrianaMacedo

@CarlosASP

venhamos e convenhamos a burocracia é gigante

Me desculpa aí, mas não concordo com essa afirmação. O processo pode ser lento, pode faltar informação para o solicitante... mas burocrático, não é mesmo!

O que tem de burocrático em juntar umas tres ou quatro certidoes, preencher um formulario, pagar a taxa e entregar tudo numa conservatoria (pessoalmente ou via correios)?

@ecoutinho

• @eduardo_augusto , concordo e discordo. 😁 E não sou o Múcio, personagem do Jô Soares que os 40+ provavelmente conhecem.

Eu concordo com você que, em se tratando de um pedido de cidadania, algo importantíssimo, que lhe traz inúmeros direitos e alguns deveres, o processo PRECISA ter um altíssimo nível de confiabilidade. Checar documentos e suas validades, garantir que não há falsificações, que a pessoa é de fato descendente daqueles que diz ser, etc, é fundamental - a "burocracia" é fundamental. A palavra "burocracia" tomou sentido pejorativo mas, no dicionário, significa "os trâmites legais do sistema de administração pública" - etimologicamente, vem de "bureau" (escritório) e "cratie" (poder, governo), ou seja, "poder dos escritórios".

A palavra veio do Francês, no século XVIII, e a ideia original era que as decisões e a administração passavam a ser regidas não pela vontade direta do soberano (revolução francesa e etc), mas pelas regras e procedimentos fixados nas repartições administrativas. Paro por aqui na etimologia, senão vai virar a cena do filme "Tropa de Elite" ("O conceito de estratégia, em grego strateegia, em latim strategi, em francês...") 😂

Por outro lado, discordo no sentido de que poderia, sim, haver uma racionalização enorme no processo. Por exemplo, se cinco irmãos com o mesmo pai e a mesma mãe querem entrar com processos de cidadania, criam-se CINCO processos. Ora, poderia ser um só, que avaliaria toda a linha de ascendentes e sua documentação para estabelecer as filiações e, estando tudo certo, aí sim se desmembraria em cinco decisões, uma por pessoa, considerando outros fatores individuais (histórico criminal, por exemplo). Mais: se uma pessoa casou, divorciou, casou, divorciou, e casou, tem que fazer cinco averbamentos, um depois do outro, por processos distintos, alguns administrativos e outros judiciais, ao passo que deveria ter a opção de entrar com um só processo (judicial, no caso, pois é "acima" do administrativo) e o juiz avaliaria tudo de uma vez. Quanto às custas, que se cobrassem todas como é hoje, sem problemas. Só não seria necessário que os conservadores avaliassem os MESMOS documentos diversas vezes, um para cada pessoa, economizando tempo e dinheiro do Estado portugues.

Enfim, a burocracia é necessária e concordo que ela não é exagerada, mas os processos poderiam ser enormemente otimizados, com ganhos óbvios para todas as partes envolvidas.

• @andrelas

Por exemplo, se cinco irmãos com o mesmo pai e a mesma mãe querem entrar com processos de cidadania, criam-se CINCO processos. Ora, poderia ser um só, que avaliaria toda a linha de ascendentes e sua documentação para estabelecer as filiações e, estando tudo certo, aí sim se desmembraria em cinco decisões, uma por pessoa, considerando outros fatores individuais (histórico criminal, por exemplo

Mas esse exemplo que vc citou é a essencia do conceito de apensação 😀 na minha opiniao, faltou clareza no texto do artigp 40 e na forma como implementaram, mas a ideia era essencialmente essa.

De resto, concordo, o andamento dos processos poderia ser mais transparente, mais célere.

• Eu concordo com o @eduardo_augusto : As pessoas em geral confundem o fato de o processo ser lento, e pouco transparente com burocracia.

Considerando que cidadania é uma coisa bastante séria (vai muito além da posse de um passaporte), eu considero o que é exigido em Portugal bastante razoável: Basta juntar uma sequência de certidões que comprovam a ligação familiar entre você e o português, juntar seu documento de identidade, pagar uma taxa, assinar uma declaração (o formulário), e mandar por correio.

Resolve tudo em um lugar só (IRN) e estando tudo certo depois de um tempo (longo) é emitida a sua certidão de nascimento que vc imprime em casa mesmo e pode usar para emitir seus documentos portugueses.

Vc não precisa contratar um advogado, não precisa entrar na justiça, não precisa contratar genealogistas para fazer árvore genealógica, não precisa se mudar para o país, não precisa comprovar que fala o idioma, não precisa nem ir a um consulado ou repartição pública pegar sua certidão portuguesa, emite pela internet e imprime na impressora de casa mesmo…

Se o processo levasse algo como 4 a 6 meses, tenho certeza que esse adjetivo de “burocrático” desapareceria, apesar de na verdade o que incomoda as pessoas é ele ser lento.

• AleAle Member

Boa tarde pessoal.

Finalmente recebi o link para pagamento da Transcrição de Casamento.

Por sorte consegui efetuar o pagamento sem problemas.

Preciso responder o e-mail recebido da CRC Porto com o comprovante do pagamento anexo? Ou não é necessário?

• @Ale

Em teoria não precisa responder, pq consta o pagamento no sistema, mas as vezes que fiz eu respondi o email enviando o print da confirmação de pagamento, just in case.

• AleAle Member

@ecoutinho farei isso.

Gostei da ideia.

Mandarei o print de confirmação de pagamento.

Agradeço muito a ajuda.

• @Ale

Só para ter ideia dos prazos da CRC Porto atualmente: quando você enviou o pedido de transcrição para lá?

• AleAle Member

@CarlosASP o pedido chegou em Porto dia 12/05.

Demorou 4 meses e 5 dias.

Acredito que por causa do período de férias de lá .

Agora vamos ver quanto tempo vai demorar para sair a transcrição.

Aviso aqui quando sair.

• @AdrianaMacedo Continuo aguardando a transcrição. Será que a sua já saiu? Alguma novidade?

• Olá, pessoal!

Alguém que recebeu o link e fez o pagamento recentemente já recebeu a transcrição? Já completou um mês desde que paguei e até agora não recebi nada.

Obrigada

• editado September 29

@KarinaBL

Boa Tarde !

@ Adrianamacedo Continuo aguardando a transcrição. Será que a sua já saiu? Alguma novidade?

Peço mil desculpas na demora em responder, estou com muito trabalho, dias corridos, não tenho entrado no fórum por falta de tempo mesmo, e tmb exceto o processo da minha averbação de casamento, todos os outros "meus" 3 processos que estão tramitando estão dentro do prazo, então juntam a falta de tempo e os processo no prazo acabo sumindo um pouco,

Quanto a minha averbação ate hoje 29/09 NADA X NADA 😥

acho um absurdo, nem se quer uma justificativa,

não querendo ser, mas já sendo repetitiva, ainda bem que não tenho urgência,

e a sua averbação alguma noticia ??

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.