Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1813814816818819830

Comentários

• Boa noite!

O processo de neto do meu pai está em Lisboa desde 01/2022,ainda na bolinha 1.

Nesse período de espera ele completou 75 anos.

Há a possibilidade de solicitar prioridade por conta da idade? O processo é de 2022.

E, se sim, como faço?

Muito obrigada.

• @LeoSantos, gostaria de tirar uma dúvida contigo e com os demais foristas que estão por dentro do assunto

Estou com meu processo de cidadania para neto em andamento, porém, até o momento está como submetido, ainda vai passar pelas demais etapas.

Me surgiu uma dúvida: Eu não tenho o passaporte do meu avó português, mas tenho os dados e onde solicitar.

Seria melhor que eu solicitasse uma 2ª via do passaporte ou só se cair em exigência, caso eles peçam?

Se caisse em exigencia, e eu ja tivesse com o documento, eu só faria o apostilamento e o enviava.

Mas não sei se o documento terá validade de 6 meses também como os demais, após a data de emissão.

Por isso gostaria da sua opinião e dos demais.

• editado August 26

@JaimeRodrigues

O passaporte do português não é um documento a ser usado no processo de nacionalidade.

Se é um processo de neto e você é o neto requerente, o único documento de identidade necessário é o seu. Ele precisa ser um RG ou passaporte (CNH, CREA, OAB e demais não servem), estar válido ou ter menos de 10 anos de emissão e conter filiação.

Do português o único documento necessário é o assento de nascimento (ou batismo se nasceu antes de 1911).

• Boa noite a todos!

Gostaria muito da ajuda de vcs com essa dúvida....

Pretendo ajudar minha cunhada a tirar a nacionalidade da sua mãe (minha sogra rsrsrs) pelo processo de atribuiçao por neto pra depois tirar pra ela.

Minha sogra tem 88 anos. Se eu dou entrada no processo e no decorrer da espera ela vier a falecer o que acontece?

Obs: minha sogra está super bem, graças a Deus!

Obrigada

• @FabiFran

Nao existe mais prioridade por idade.

• @Drica_sarlo

Essa é a pergunta mais polemica do forum.

A unica coisa que se sabe *com certeza* é que se a conservatória tomar conhecimento que o requerente faleceu, o processo é arquivado.

Portanto, nao perce nem mais um dia especulando sobre o assunto: junte os documentos e inicie o processo.

• Muito obrigada.

• Obrigado @ecoutinho pela informação.

Então não há necessidade de eu solicitar a segunda via do passaporte do meu avô.

Embora que meu processo já está lá em andamento.

• @JaimeRodrigues concordo com o @ecoutinho não vejo necessidade de tirar o passaporte do português, aguarde a análise do seu caso.

• @chinchino com sorte o meu de 2023 levará 5 anos... quem der entrada hoje levará facil 6 anos ou mesmo 8 ou 10 anos!!!

• Obrigado @ecoutinho e @LeoSantos pela ajuda de sempre.

Vou ficar aguardando. Essa espera que xonsome demais agente.

Mas vai da tudo certo.

• Ola a todos, entramos com o processo de cidadania de neto para meu pai em junho/2021. Caiu em exigência e cumprimos a exigência no dia 15/04. O processo voltou para o status “para decisão” e até agora nada. Há como prever quando vão voltar a analisar o processo com a exigência cumprida?

Obrigada.

• @ferbastosq sabe dizer qual foi a exigência e qual conservadora ? O meu está a 1 ano e 2 meses para decisão, depois de ter cumprido a exigência em junho de 2024.

• Boa noite!

Processo de 01/2022, alguma ideia de previsão aproximada?

Obrigada.

• @FabiFran eu chutaria algo entre 6 meses e 1 ano, mas é só palpite

• Olá boa noite, estou fazendo o processo do meu pai e minha tia que são neto de português, mandei pra Lisboa via dhl, chegou no dia 08/07 mas ainda não obtive nenhum email com número de processo e senha.

a minha dúvida seria se tem probabilidade deles perderam o documentos que mandei , ou é normal essa demora?

• @MatheusOliveira

Tem demorado muito.

Os últimos relatos é que Lisboa está enviando agora as senhas e número de processo para os pedidos que chegaram lá em out/nov de 2024. Ou seja, se continuar no mesmo ritmo, talvez você só receba ano que vem.

Pode ver exemplo aqui. E acompanhe esse tópico específico:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/373587#Comment_373587

Independente disso, olhe sempre também o spam e lixo do email que colocou nos formulários. Muitos emails com a senha acabam lá.

• @Lucork a exigência foi o pedido da procuração original assinada pelo meu pai - a advogada enviou uma cópia - e a comprovação de que meu bisavô ou bisavó eram portugueses, como se não tivesse sido enviado o processo com a certidão de nascimento deles. Questionei a advogada e enviamos toda a documentação, mas acho que ela fez um grande erro no nosso processo.

Esta em Lisboa.

• @ferbastosq

Infelizmente, não há como prever quando será concluído o processo com exigência...já li casos de conclusão em menos de 1 mês e outros em mais de 1 ano...o do meu pai, por exemplo, está há 8 meses sob análise após o cumprimento da exigência

• Complicado essa questão de exigência viu. O meu caiu em exigência do 18/06/2023 por que a conservadora olhou o número do assento errado. Era na página 208 e ela coloca que o assento na página 209 não era do português. O nome da conservadora é Andreia Tomaz e meu processo tá em Lisboa entrado no dia 24/06/2021.

• @carlosdanielambrosio como assim 2023?

• gustavoflw seu processo se encontrava em qual Lisboa ou em porto ? meu processo também esta em exigência em porto por isso a minha pergunta!

• @Lucork seu processo se encontra em Lisboa ou em porto ?

• ferbastosq su processo se encontra em Lisboa ou porto?

• Dica:

Seria muito útil se todos que levantarem dúvidas ou trouxerem informações sobre os processos informarem também em qual conservatória o processo se encontra. Isso porque os prazos de espera e os tipos de problemas podem variar bastante de acordo com cada conservatória.

Compartilhar esse detalhe ajuda não só na troca de experiências, mas também no controle da ansiedade de todos, já que sabemos que esses processos podem levar anos.

Muito obrigado a todos que contribuem!

Abraços.

• Olá boa tarde gostaria de um tópico com os documentos necessários para atribuição de filho, que esteja atualizado, estou em dúvida se precisa ou nao enviar antecedentes criminais, e a certidao de casamento dos meus pais pode ser a de Portugal né, casamento ja foi transcrito lá

Obrigada

• @LeoSantos a exigência foi dia 18/06/2025. Desculpas!!

• @Juliaj  quem foi o oficial responsável pela seu processo e estava em CRC? Meu processo esta bem parecido com o seu por isso a pergunta. obrigado

• Boa noite. A informação em que posso enviar processo de neto para Porto, ainda é válida? Ou ainda está exclusivo em Lisboa? Obrigada desde já.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.