Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1812813815817818830

Comentários

• @SGTB13

So mais uma dúvida…eu já tirei meu cartão cidadão e passaporte, em pedindo essa retificação, terei que emitir novos CC e Passaporte?

Não. Mesmo com a inclusão dos dados no assento, no cartão de cidadão não consta naturalidade e no passaporte é normal constar apenas o país.

Eu solicitando a alteração do meu assento, haverá algum impacto no processo do meu filho?

Não.

• @ecoutinho , gratidão!

• Também gostaria de saber sobre o andamento dos processos de netos 75+ em Lisboa. Assim como outros que postaram aqui, tenho um processo enviado em 2022. No entanto, no meu caso, o processo aparece como submetido apenas em março de 2022 (a advogada enviou por engano para o Porto ainda em 2022, e o processo foi redirecionado para Lisboa).

Alguém teria alguma informação para ajudar?

• @NivaldoJr @EAF se não me engano, Lisboa estava analisando os processos de dezembro/2021 ou janeiro/2022 dos netos com 75+ (para quem pegou a prioridade).

• Olá, pessoal!

O processo do meu pai se encontra na etapa 3 praticamente desde que migraram de sistema. Até o momento não apareceu a data de movimentação das etapas. Alguém sabe dizer o motivo?

Não sei se dá para confiar que de fato está tramitando...

Desde já agradeço.

• @maricota86 o processo se encontra na etapa que está com aquela marquinha de 'check'. Portanto o processo dele se encontra na fase 1 ainda.

Aquelas bolinhas com o 'i' dentro, são apenas textos informativos sobre o que aquela etapa se refere. Não significa que o processo está naquela fase ainda.

• @maricota86

esta certo , meu pai é de 06/22 e também está parado e não vai mexer tão cedo , só paciência mesmo

• Boa tarde pessoal

O meu processo 100xxx/2021 de 28/06/2021 andou hoje. Caiu em exigência. Como fiz o pedido pela minha bisavó e o declarante foi o meu bisavô, estão pedindo a comprovação do casamento. Alternativamente, como meu bisavô também era português, me deram a opção de fazer o pedido através dele.

Quando mandei o meu processo em 2021, ainda não era tão saliente essa questão do declarante. Como meus bisavós eram casados em Portugal depois de 1911, acabei deixando de mandar a certidão na esperança de que eles a obtivessem de ofício. Não foi o caso.

Já pedi a certidão pelo civil online e vou mandar assim que estiver disponível.

Caso alguém tenha interesse, posto o texto da exigência aqui, censurando os dados pessoais.

• @LeoSantos

Ainda bem que vc tinha o documento mapeado.

É uma pena que eles nao facam essa consulta diretamente no arquivo do IRN.

• @eduardo_augusto sim, lembrei aqui agora que algum forista daqui aconselhou que eu mandasse o documento em um tópico onde comentamos sobre transcrição etc... porém acabei deixando, deixando... Faz parte, vai atrasar um tempinho o processo, mas nada que quem já esperou 4 anos não aguente rsrs

• @LeoSantos

A mesma exigência do processo do meu pai... não enviaram o nascimento do meu bisavô (declarante) nem o casanento com minha bisavó (tb portuguesa e casados em Portugal). Caiu em exigência em dez/24, docs juntados em jan e ainda aguardando a decisão...

• Boa Sorte @LeoSantos

Já deu tudo certo.

• @LeoSantos bom dia parabéns aproveite

• Bom dia amigos

Meu processo foi entregue novembro de 2021 e sem movimentação até agora. Alguém de setembro, outubro ou novembro ja teve movimentação?

Vivo cá em PT, não compensa ir no porto pedir informação ne? Email ja nao me respondem

• Dados oficiais do IRN

• @doca

Gostaria de saber como faço para ligar para Portugal para saber sobre meu processo que dei entrada em dezembro/21 e até agora não foi concluído, liguei para o número 351211950500 mas quem atende não é um português e fala sobre bolsa família, acho que a ligação está caindo errado tem que colocar mais algum número na frente desse? Só coloquei o código da minha operadora na frente desse número, é assim mesmo?

• editado August 21

@helenice

Se vc estiver fazendo uma chamada normal de telefone (o que não recomento pq sai muito caro) a forma de discar é:

00 (operadora) 351 211 950 500

O duplo zero antes do código da operadora indica que é uma chamada internacional.

Vou usar um código de operadora fictício (99) apenas como exemplo, ficaria assim: 0099351211950500

Se estiver ligando via aplicativo (viber ou outro similar) aconselho fazer dessa forma pois sai mais barato, a forma de discar é:

+351 211 950 500

O sinal de mais na frente é importante pq indica que o que vem depois é o código do país. A forma de “discar” o sinal + na tela de discagem do telefone é segurando o botão do zero por alguns segundos.

• Pessoal, bom dia

Hoje mandei para Portugal a certidão de casamento dos meus bisavós como exigido, porém quero compartilhar algo com vocês, sobre a diferença que 4 anos de estudos e ajuda aos colegas faz.

Quando iniciei meu processo, fiz através da minha bisavó, já que não conseguia de jeito nenhum achar o assento de baptismo do meu bisavô, que também era português. Na época procurei em todos os livros, eu sabia o ano aproximado em que ele nasceu, achei dois irmãos (um dois anos mais velho e outro dois anos mais novo), porém não obtive sucesso.

Sempre pensei que a família pudesse estar viajando quando ele nasceu e o baptizou em outra paróquia, ou por doença ou algum outro problema talvez ele simplesmente não tivesse sido baptizado.

Como eu estava revendo esta documentação, resolvi procurar mais uma vez o assento do meu bisavô e mais de 4 anos depois eu achei o assento dele.

Agora, o mais interessante é o motivo pelo qual eu não tinha achado esse assento antes, que eu quero compartilhar com vocês.

No finalzinho da primeira página, está escrito: "aos [dia tal] nesta paróquia etc... nasceu uma criança de nome MARIA DA LUZ [...]" daí na página seguinte, prossegue: "[virgula] DIGO ANTONIO" e segue com o assento do meu bisavô.

kkkkkk

Como é uma letra de difícil leitura, e na primeira página falava do assento de uma menina, eu sempre passava reto e nunca identifiquei os nome dos meus antepassados na outra página.

Enfim, só para compartilhar a experiência com os colegas, desejo um ótimo final de semana a todos.

• Parabéns @LeoSantos

Boa Sorte meu amigo.

Ja deu tudo certo.

O problema é só a espera que é longa demais.

• Processo 852xx/21.

• 17/06/2021: submetido
    • 27/06/2024: caiu em exigência
    • 17/07/2025: data na qual o sistema informa que foram recebidos os documentos da exigência.
    • 22/08/2025: processo foi concluído

Também já recebi o assento. Obrigado a todos até aqui!

• @gustavoflw quando vc entregou o documento de exigência ? Minha mãe è de março 2021 exigência em dezembro 2023 e documentos entregues em junho de 2024 e nada ainda. Já liguei e fiz diversas reclamações e nada faz 1 anos e 2 meses que entregamos a exigencia.

• @LeoSantos que saga não é mesmo? Esse caso o padre do batismo “caprichou”… Mas que bom que encontrou, agora está quase no fim, logo dará tudo certo!

• @AlanNogueira realmente é uma saga que está prestes a ser concluída. Quando achei esse assento fiquei me sentindo como uma criança que completa o algum de figurinhas da copa

Kkkkk

E minha família já deu bastante risadas com a minha habilidade de "genealogista"

• @LeoSantos

Muito boa! O padre resolveu usar técnicas avançadas de ocultação de assento para dar mais emoção à vida dos descendentes 😂

• @Lucork enviei via Correios no dia 03/07/2025 e chegou por volta do dia 10

• @gustavoflw obrigado pela resposta e parabéns. Meu Deus eu tô desesperado com a demora do meu processo. 1 ano e 2 meses depois da exigência cumprida e nada .

• @Lucork

Ja ligou na linha registos?

• Acho que seja seguro falar que os processos de 2025 vão todos acabar em 2030...

• @eduardo_augusto já sim, porém sempre falam a mesma coisa de que o processo está na fila de processos que também caíram em exigências. Disseram que è uma fila diferente por ordem de exigência recebida por correios.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.