Quando você paga o formulário, eles enviam pro teu email o mesmo formulário que tu encontrou, mas com um cabeçalho informando o número do pagamento, o email do requerente e o nome do requerente. Desse jeito, a Conservatória pesquisa por aquele número do pagamento e sabe que você realmente pagou, compreende?
Não muda nada ser o mesmo formulário do teu email(que consta o número de pagamento), ou ser o formulário do website. Mas se for o formulário do website, tu vai ter que informar o número de pagamento de algum jeito - através de algum outro papel, provavelmente.
Recomendo pagar a taxa e usar o formulário que tu receber por email.
Tem algum lugar facil que fala como devo dar entrada no processo de filha? Já saiu o assento do meu pai ( que fez de neto), então queria dar entrada no meu (filha) e da minha mãe (atribuição por casamento).
Queria ver os documentos certinhos de cada e onde vejo os formulários e para onde envio depois.
DA minha mãe já fiz a transcrição de casamento, e acho que este documento tenho que enviar no meu processo tambem, certo?
1) O formulário 1C está escrito para enviar para Lisboa, mas estou vendo as mensagens no Fórum que lá está demorado e estão enviando para Porto torcendo para ficar por lá. Posso enviar para Porto mesmo assim (com o formulário escrito CRC)?
2) Mudei meu nome quando casei, posso enviar uma certidão de casamento simples, se a minha de nascimento constar a averbação do casamento ou preciso fazer em inteiro teor e apostilar?
3) E sabe se tem algum lugar que orienta o preenchimento do formulário 1C em caso de dúvida de algum campo?
Pode mandar pro ACP sim, mas infelizmente agora tem o risco de ser redistribuído e cair em Lisboa.
Se na sua certidão de nascimento tiver a averbação com seu nome de casada, creio não ser necessário mandar mais nada nesse sentido.
Não sei se tem algum guia, mas se tiver alguma dúvida é só perguntar que alguém vai te ajudar. Dando uma busca no fórum vais achar várias perguntas assim respondidas.
Outra dúvida… estou tentando fazer o pagamento do formulário 1C e a página não carrega… coloquei lá meus dados (nome, endereço, email, etc) e quando clico confirmar não carrega. Estou tentando desde ontem.
@IgorMolina Bom dia acredito que é sistemico deles lá pois minha prima também esta tentando pagar o 1C e não evolui a plataforma de pgto , deve ser um apagão nos sistemas lá e voce conseguiu resolver?
É obrigatória a transcrição de casamento dos pais para processo 1c?
Nem sempre. Para saber se no seu caso é precisamos saber o seguinte:
Em que ano você nasceu?
Ambos seus pais são portugueses?
Quem consta como declarante na sua certidão de nascimento e que to tempo após o seu nascimento vc foi registrada? Declarante é quem vai ao cartório registrar a criança.
O meu caso é igual ao seu (sem gemêos), porém caiu em exigência e nem eles sabem quais docuementos são.
Enviei toda documentação do hospital (incluindo alta) + DNV (declaração de nascido vivo) + CNH da minha esposa (não portuguesa) + Carta da clinica que fizemos a FIV.
Não pediram que eu apostilasse nenhuma dessa documentação.
Poderia me ajudar e dizer como foi o seu processo da bebe B?
Certamente precisará fazer outro envio. A CNH não é aceita como documento de identificação. Precisa ser cópia autenticada e apostilada do RG/CIN emitido há menos de 10 anos ou passaporte dentro da validade.
Recomendo vc já se antecipar e enviar por correio pedindo que seja juntado ao restante do processo.
Faltou dizer se seu pai também é português, mas vou assumir que ele não é.
Como vc nasceu depois de 1978 e foi registrada antes de completar 1 ano a transcrição de nascimento não é necessária para estabelecer a sua perfilhação.
A princípio pode mandar seu pedido de filha sem transcrever.
Sim, o despacho basicamente diz que o processo foi deferido e manda lavrarem o assento de nascimento do novo português. Parabéns pela conquista. Comemorem
como posso obter a certidão pelo civil online isso é enviado automaticamente?
É muito raro enviarem automaticamente. Se não chegar no mesmo dia, a chance é que não chegue. Eu recomendo emitir no civil online (tem um custo de 10 euros, mas costuma sair de um dia para o outro). O guia está abaixo.
Com somente 02 semanas, meu irmão recebeu a senha de consulta dele (1C), submetido na data de hoje. Enviamos por CTT ao Porto. Achamos extremamente rápido! O que me causa estranheza e preocupação é que eu enviei o meu e o dele no mesmo malote, em 2 envelopes juntos dentro de um envelope maior, e eu ainda não recebi a minha. Espero mesmo receber ainda hoje!
Tive meu processo submetido em 31/07/25 e hoje (06/08/25) ainda não consta o local do pedido. É normal essa demora? Vi aqui no fórum o pessoal comentando que atualizava no dia seguinte. Fiquei preocupado com a questão de alguns processos estarem sendo enviados para Lisboa. Vocês tem alguma sugestão?
@jpvecchi Você enviou o seu pedido e o do seu irmão juntos? Ou em datas diferentes?
Eu enviei o meu e do meu irmão em 2 envelopes separados e devidamente identificados, dentro do envelope maior do CTT, e ele já recebeu a senha de acesso e eu nada...Acho muito estranho e nada lógico isso! O que me veio a cabeça é que eles podem ter um "rodízio" de distribuição e cada formulário que chega deve sempre ser distribuído a um Conservador, mas não sei se faz sentido. Na minha cabeça, o mais lógico seria os 02 ficarem com o mesmo conservador, uma vez que os documentos são idênticos...
Sei que estou sendo super ansiosa, porque ele recebeu a senha dele hoje e ainda antes do prazo comum (em apenas 02 semanas do recebimento na ACP), mas óbvio que estou com a pulga atrás da orelha...
Comentários
Bom dia Pessoal, o ACP ainda é a melhor opção para dar entrada no processo?
Fiz o da minha Bisa-Avó, Avö e pai por la. Do meu pai dei entrada a 2 anos atrás e finalizou somente ano passado. Agora darei entrada no meu.
@mariananossa
Quando você paga o formulário, eles enviam pro teu email o mesmo formulário que tu encontrou, mas com um cabeçalho informando o número do pagamento, o email do requerente e o nome do requerente. Desse jeito, a Conservatória pesquisa por aquele número do pagamento e sabe que você realmente pagou, compreende?
Não muda nada ser o mesmo formulário do teu email(que consta o número de pagamento), ou ser o formulário do website. Mas se for o formulário do website, tu vai ter que informar o número de pagamento de algum jeito - através de algum outro papel, provavelmente.
Recomendo pagar a taxa e usar o formulário que tu receber por email.
Pessoal,
Tem algum lugar facil que fala como devo dar entrada no processo de filha? Já saiu o assento do meu pai ( que fez de neto), então queria dar entrada no meu (filha) e da minha mãe (atribuição por casamento).
Queria ver os documentos certinhos de cada e onde vejo os formulários e para onde envio depois.
DA minha mãe já fiz a transcrição de casamento, e acho que este documento tenho que enviar no meu processo tambem, certo?
Obrigada, Dani
@dhalax, só seguir o guia aqui do fórum:
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C
Se o casamento dos seus pais já foi transcrito, vai ter uma averbação no assento de nascimento dele, não precisa mandar mais nada.
Para sua mãe é esse o guia:
Documentos para Aquisição de Nacionalidade pelo Casamento Modelo 3
Obrigada @SergioM !!!
Tenho mais algumas duvidas que surgiram:
1) O formulário 1C está escrito para enviar para Lisboa, mas estou vendo as mensagens no Fórum que lá está demorado e estão enviando para Porto torcendo para ficar por lá. Posso enviar para Porto mesmo assim (com o formulário escrito CRC)?
2) Mudei meu nome quando casei, posso enviar uma certidão de casamento simples, se a minha de nascimento constar a averbação do casamento ou preciso fazer em inteiro teor e apostilar?
3) E sabe se tem algum lugar que orienta o preenchimento do formulário 1C em caso de dúvida de algum campo?
Obrigada novamente,
Dani
Pode mandar pro ACP sim, mas infelizmente agora tem o risco de ser redistribuído e cair em Lisboa.
Se na sua certidão de nascimento tiver a averbação com seu nome de casada, creio não ser necessário mandar mais nada nesse sentido.
Não sei se tem algum guia, mas se tiver alguma dúvida é só perguntar que alguém vai te ajudar. Dando uma busca no fórum vais achar várias perguntas assim respondidas.
@luizgustavot
Sim, o meu está para desde FEV 2024 e não avança. Filho 1C
Parece que o @jpvecchi também está com esse problema.
Os contato que tentei foram:
arquivocentral.porto@irn.mj.pt (sem resposta)
acp.porto@irn.mj.pt (muito recente, aguardando resposta)
telefone da IRN +351 211 950 500 (meu cel tem plano de dados internacionais mas não consigo que a ligação complete, vou tentar o aplicativo VIBER)
E vou tentar nesse aqui que é direto do ACP +351 225 573 840
Lendo algumas sugestões:
https://portaldaqueixa.com/ talvez podemos reclamar aqui
geral@irn.mj.pt enviar uma reclamação aqui também
Caso consiga algo me avise, para tentar também..
@GustavoPRA Mas o seu caiu em exigência ? Se tiver caído, aparece uma " 5ª " bolinha: Aguardando Resposta.
E sim, caso consiga algum retorno da Linha Registos - LR, nos conte por gentileza!
@jpvecchi infelizmente não!
Está na primeira bolinha desde o dia que mudou o site..
@IgorMolina
Bom dia Pessoal, o ACP ainda é a melhor opção para dar entrada no processo?
Para processos de filhos (art 1c) com certeza é a melhor opção. Para netos na prática não sabemos, é uma aposta (que na minha opinião se justifica).
Obrigado @ecoutinho!
Outra dúvida… estou tentando fazer o pagamento do formulário 1C e a página não carrega… coloquei lá meus dados (nome, endereço, email, etc) e quando clico confirmar não carrega. Estou tentando desde ontem.
Alguém sabe o que fazer?
@IgorMolina Bom dia acredito que é sistemico deles lá pois minha prima também esta tentando pagar o 1C e não evolui a plataforma de pgto , deve ser um apagão nos sistemas lá e voce conseguiu resolver?
Olá, tudo bem?
É obrigatória a transcrição de casamento dos pais para processo 1c?
@gabrielabernardes22
É obrigatória a transcrição de casamento dos pais para processo 1c?Nem sempre. Para saber se no seu caso é precisamos saber o seguinte:
Em que ano você nasceu?
Ambos seus pais são portugueses?
Quem consta como declarante na sua certidão de nascimento e que to tempo após o seu nascimento vc foi registrada? Declarante é quem vai ao cartório registrar a criança.
@Rdillon td bem?
Você conseguiu resolver a questão da sua bebe B?
O meu caso é igual ao seu (sem gemêos), porém caiu em exigência e nem eles sabem quais docuementos são.
Enviei toda documentação do hospital (incluindo alta) + DNV (declaração de nascido vivo) + CNH da minha esposa (não portuguesa) + Carta da clinica que fizemos a FIV.
Não pediram que eu apostilasse nenhuma dessa documentação.
Poderia me ajudar e dizer como foi o seu processo da bebe B?
obrigada!
@MAYARACELLI estou tentando fazem 3 dias ja e não carrega!! Caso volte eu aviso por aqui. Se alguem souber alguma solução tambem agradecemos.
Apos muitas tentativas consegui fazer o pagamento. Fiquei recarregando a pagina ate dar certo
@ecoutinho
O ano é 1983.
Mãe portuguesa e o pai declarante.
Registrada 20 dias após nascimento.
@jessicacarminati
CNH da minha esposa (não portuguesa)Certamente precisará fazer outro envio. A CNH não é aceita como documento de identificação. Precisa ser cópia autenticada e apostilada do RG/CIN emitido há menos de 10 anos ou passaporte dentro da validade.
Recomendo vc já se antecipar e enviar por correio pedindo que seja juntado ao restante do processo.
@gabrielabernardes22
Faltou dizer se seu pai também é português, mas vou assumir que ele não é.
Como vc nasceu depois de 1978 e foi registrada antes de completar 1 ano a transcrição de nascimento não é necessária para estabelecer a sua perfilhação.
A princípio pode mandar seu pedido de filha sem transcrever.
@IgorMolina bom dia que otimo minha prima ainda não conseguiu vc fica acionando o confirmar é isto?grata Mayara
pessoal, bom dia
acredito que o processo de cidadania do meu vo deu certo?
Recebi esse retorno aqui em baixo
isso significa que deu certo? e como posso obter a certidão pelo civil online isso é enviado automaticamente?
@jhonyseler
isso significa que deu certo?
Sim, o despacho basicamente diz que o processo foi deferido e manda lavrarem o assento de nascimento do novo português. Parabéns pela conquista. Comemorem
como posso obter a certidão pelo civil online isso é enviado automaticamente?
É muito raro enviarem automaticamente. Se não chegar no mesmo dia, a chance é que não chegue. Eu recomendo emitir no civil online (tem um custo de 10 euros, mas costuma sair de um dia para o outro). O guia está abaixo.
Como solicitar certidões pelo civilonline
Pessoal, bom dia!
Com somente 02 semanas, meu irmão recebeu a senha de consulta dele (1C), submetido na data de hoje. Enviamos por CTT ao Porto. Achamos extremamente rápido! O que me causa estranheza e preocupação é que eu enviei o meu e o dele no mesmo malote, em 2 envelopes juntos dentro de um envelope maior, e eu ainda não recebi a minha. Espero mesmo receber ainda hoje!
Ah, o dele ainda não tem o Local também...
Bom dia mais alguem com problemas de pagar na plataforma da IRN minha prima não esta conseguindo e nem eu por ela , ? grata por responderem
Olá, boa tarde.
Somente para informa o grupo que o meu processo foi finalizado hoje e recebi na mesma hora o assento por email.
Processo 83xxx/24 e que foi dado entrada em 22/08/2024 no ACP.
Muito obrigado a todos pela ajuda e angústia juntos por tantos meses ou anos desde o primeiro processo da minha mãe como neta.
@IgorMolina e @MAYARACELLI
Bom Dia
Sei que essa sala não é o tópico de averbação de casamento, ( vou registrar lá na sala tmb )
mas vou deixar uma pergunta e um comentário
que serve sempre de experiência e informação pra todos,
enviei meu processo para CRC Porto, entregue dia 21/04/25, somente hoje 06/08/25 recebi o email
me enviando o link da cobrança dos $ 120,00 (euros)
Feliz, porque significa que a documentação já foi toda verificada e esta correta, 🙏
porem como nada são 100% flores, como li comentários ontem 05/08 dos colegas
@IgorMolina e @MAYARACELLI eu tmb não estou conseguindo pagar a taxa,
o sistema esta travado não completa o pagamento,
gostaria de saber si alguem mais esta com o mesmo problema ? ou si tem alguma sugestão
desde já sou grata.
Oi, pessoal!
Tive meu processo submetido em 31/07/25 e hoje (06/08/25) ainda não consta o local do pedido. É normal essa demora? Vi aqui no fórum o pessoal comentando que atualizava no dia seguinte. Fiquei preocupado com a questão de alguns processos estarem sendo enviados para Lisboa. Vocês tem alguma sugestão?
@ecoutinho obrigada pelas informações.
Ainda não enviei apostilado, pois eles mesmos pediram sem apostilar nenhum documento ainda.
Enviei a nossa transcrição de casamento junto, pois para fazê-la, tive que enviar toda documentação dela apostilada.
@jpvecchi Você enviou o seu pedido e o do seu irmão juntos? Ou em datas diferentes?
Eu enviei o meu e do meu irmão em 2 envelopes separados e devidamente identificados, dentro do envelope maior do CTT, e ele já recebeu a senha de acesso e eu nada...Acho muito estranho e nada lógico isso! O que me veio a cabeça é que eles podem ter um "rodízio" de distribuição e cada formulário que chega deve sempre ser distribuído a um Conservador, mas não sei se faz sentido. Na minha cabeça, o mais lógico seria os 02 ficarem com o mesmo conservador, uma vez que os documentos são idênticos...
Sei que estou sendo super ansiosa, porque ele recebeu a senha dele hoje e ainda antes do prazo comum (em apenas 02 semanas do recebimento na ACP), mas óbvio que estou com a pulga atrás da orelha...
@ecoutinho, @texaslady , @CarlosASP, mestres do Fórum, já viram algum caso similar? É normal? rs Obrigada!