Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1160016011603160516061624

Comentários

• @luizgustavot

Para saber se o prazo faz sentido ou não é preciso saber que tipo de pedido se trata... É um pedido de neto?

• @leonunes

É possível chegar no ACP e protocolar in loco? Precisa agendar ou consegue ir direto?

O IRN suspendeu expressamente o atendimento presencial, para que os funcionários tenham mais tempo para trabalhar nos processos. É para enviar os documentos pelos Correios, ou via sistema se estiver fazendo o pedido por intermédio de advogado/solicitador. Nacionalidade sem deslocações: submeta o pedido online ou por correio

Tem algum link aqui no grupo que instrua o preenchimento do formulário para filhos? O preenchimento do form pode ser digitado no computador e depois impresso? Ou deve ser impreeso e preenchido manualmente?

Guia - Impressão e assinatura de formulário de solicitação de nacionalidade — Fórum Cidadania Portuguesa

QUal o tempo médio de processamento atual no ACP? Ainda é o menos ruim em termos de tempo?

Considere 12-14 meses para processos de filhos maiores e 6-8 meses para processos de filhos menores , para ter uma margem. Tem andado bem rápido, algumas pessoas conseguiram concluir em 10 meses, mas não crie expectativas.

• editado July 25

@leonunes

1 - É possível chegar no ACP e protocolar in loco? Precisa agendar ou consegue ir direto?

Não, desde o começo do mês pararam de atender no balcão e recebem apenas por correio. Fazer o pedido direto no balcão não trazia vantagem alguma além de ter o inconveniente de ter que agendar, pegar fila etc. O prazo é o mesmo independente da forma que foi entregue (balcão, correio ou adv)

2 - Tem algum link aqui no grupo que instrua o preenchimento do formulário para filhos? O preenchimento do form pode ser digitado no computador e depois impresso? Ou deve ser impreeso e preenchido manualmente?

Siga os guias abaixo conforme seu caso. Tanto faz preencher pelo computador ou manualmente. Pessoalmente prefiro pelo computador para evitar algum erro de entendimento por conta dos meus garranchos, mas tanto faz.

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Menores Formulário 1C

Impressão e assinatura de formulário de solicitação de nacionalidade

3 - QUal o tempo médio de processamento atual no ACP? Ainda é o menos ruim em termos de tempo?

Assumindo que foi entregue com a documentação completa e que não há nenhuma divergência/inconsistência entre os documentos, um pedido de filho menor de idade aproximadamente 6 meses, se for de filho maior de idade aproximadamente 1 ano.

• Muito obrigado pela orientação, @eduardo_augusto e @ecoutinho !

• @daniel04 Boa tarde !

poxa lamentável ne, pelo fuso horário ja não estão trabalhando mais, só segunda feira,

o processo do meu filho (maior) chegou bem depois do seu,

recebi senha e local antes de vc, parece não seguir uma ordem !?!?!?!,

ou será que posteriormente vale a data de chegada ?

fica a pergunta para os nossos universitários

vale a data por ordem de chegada OU data que foi incluído no sistema e gerado a senha ?

ou e cada um por si e Deus por todos kkkk

• @ecoutinho acabei não especificando , mas é pedido de Filho.

• @AdrianaMacedo

Pelo que tenho visto por aqui, a data que eles consideram é a de chegada no processo. O que acontece é que dependendo pra que conservador ele é direcionado pode demorar mais ou menos.... pois cada um tem sua maneira de trabalhar e pode, por exemplo, entrar de férias justamente na hora do teu processo....

• Uma dúvida. Posso mandar meu processo mesmo sem minha mãe ter feito a transcrição do casamento dela? Ela deve fazer em breve, mas já quero adiantar. Digo isso por que, salvo engano, eles devem consultar a certidão da minha mãe só mais pra frente, então, até lá, já estaria transcrito o casamento na certidão portuguesa (constando o nome de casada. Meu pai foi o declarante).

• @hugonpassos Foi exatamente o que fiz há mais de 1 ano atrás.

Só não dei sorte conforme os colegas @ecoutinho @eduardo_augusto @texaslady @caiofaria viram.

Meu processo tá aí até hoje.

Mandei outra reclamação pro " Centro de Operações de Registo " onde constatei a diferença brutal de um processo para outro e cobrando uma solução, uma vez que a Conservadora do meu caso " saiu e não voltou pois foi comprar cigarro " em outra conservatória! rsrsrs

• @jpvecchi

mas se me recordo bem, o do seu irmão, que você mandou junto e estava na mesma situação (processo da mãe ainda não finalizado), já terminou. não foi isso?

aí não podemos dizer que o problema foi voce ter dado entrada no seu processo antes que o da sua mae tivesse terminado.

o problema foi o azar da conservadora mudar de conservatória... :-/

• @ecoutinho @AdrianaMacedo @BPiazza

Meu processo atualizou o Local do Pedido hoje.

Se manteve na ACP.

Entregue 12/06, submetido 17/07 e local do pedido 28/07.

Creio eu que os redirecionamentos pra Lisboa foram só para os processos entregues na primeira semana de junho deste ano.

• @daniel04

Que boa notícia.

A amostra que temos é muito pequena para inferir se só direcionaram a primeira semana, a segunda ou se ativaram a função de "sortear" a conservatória como já fazem com os processos online.

A única coisa que dá para concluir por enquanto é que diferente de antes, você entregar o processo no ACP não é mais certeza de que vai tramitar por lá. precisa aguardar alguns dias após o recebimento da senha para ter confirmação.

• @eduardo_augusto Eis que pela manhã, recebo:

Processo de meu irmão 100% concluído, inclusive remeteram o assento automaticamente sem pedir

Ao passo que...:

Meu estaca zero!

• editado July 28

@jpvecchi

Acho que vc tem um caso perfeito para fazer uma reclamação bem fundamentada. Há quase 4 meses de diferença entre os dois processos. Na reclamação eu fundamentaria que não está sendo respeitada a igualdade de tratamento conforme o CPC (usando o processo do seu irmão como exemplo, a diferença é tão grande que não há argumento que justifique) e nem citaria o fato de a conservadora ter ido comprar cigarros para não ficar desviando do ponto principal: seu processo já deveria ter tido um despacho favorável ou uma exigência.

• @hugonpassos ,

Estou assumindo que sua mãe já tem o assento português. Sim você pode enviar seu processo sem a transcrição de casamento de sua mãe. Isso porque a transcrição já deve estar feita na ocasião da análise de seu processo. Claro que dependendo do local que ela fará a transcrição vai levar mais ou menos tempo. Por exemplo no RJ está levando mais ou menos 1 mes. No Porto já vi pessoas dizendo que está levando mais de 6 meses. Mas mesmo que seu processo caia em exigência por falta da transcrição de casamento, você ainda podera resolver isso. Mas a probabilidade é que isso não aconteça.

O caso do @jpvecchi foi diferente, ele enviou o processo dele antes da mãe dele ter o assento português, o que não é possível fazer atualmente.

• @daniel04 Que ótimo!! Que alívio!!! Bom acompanhamento nos próximos meses, rs!

Atualizo o meu assim que tiver uma senha 😂

• @daniel04

bom dia !

excelente noticia !!

feliz por todos nós,

agora vamos entrar na contagem regressiva ate a conclusão !

• @texaslady e todos, tudo bem?

Fiz o processo de cidadania do meu, e ele já é Português. Agora estou fazendo o meu.

Mas na época que preenchi o FORMULÁRIO 1C, ele era um formulário ROSA cheio de particularidades quanto ao preenchimento. Agora é um formulário AZUL, conforme o link: https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20maior%20de%2018%20anos.pdf?ver=vX7Bbw6r16z0QG-IDnyHBA%3d%3d&timestamp=1703774457096

Existe alguma particularidade para ele? Fiquei um pouco assustado com a mudança!

• @texaslady não é mais possível?

Qual a consequência atual? Caso envie o processo sem o assento português?

Acha que é indeferido liminarmente ?

• @jpvecchi

não é mais possível?

Ao digitalizar os documentos para criar o número do processo e senha eles estão fazendo uma checagem dos documentos para ver se falta algo. Nesse momento mandam uma exigência.

Qual a consequência atual? Caso envie o processo sem o assento português?

Como é o documento que fundamenta o pedido de filhos, se a exigência não for cumprida (ou a apensação/dependência deferida) eles podem indeferir liminarmente. Houve um ou dois casos uns meses atrás de filhos que passaram por isso pq o pedido de apensação foi indeferido.

Acha que é indeferido liminarmente ?

Sim, foi o que aconteceu nesses exemplos que mencionei acima

• @ecoutinho meu processo que já atualizaram com local de pedido ACP, ainda tem chance de redirecionarem pra Lisboa no futuro pelo fato meu ascendente português ser de Moçambique?

• @daniel04

Não sei dizer. Salvo engano, desde um despacho do ano passado, o ACP tem a mesma competência que Lisboa para processos de filhos e netos. Eu acredito que se fosse para direcionarem para Lisboa teriam feito agora, mas não dá para garantir. É parecido com o que ocorre com exigências: há etapas do processo em que é mais comum acontecer, mas elas podem ocorrer em qualquer estágio.

• @ecoutinho Já fiz a 3ª denúncia ao IRN, onde expus a questão da saída da sra Lígia Carneiro, print do processo de meu irmão na 02 meses depois... e a própria afirmação dela que o meu processo " tramitaria em breve "

• @jpvecchi

sua situação é realmente bizarra :-(

• @jpvecchi @eduardo_augusto

Situação bizarra mesmo. O que acho mais impressionante é que não tem um cabeça oca por lá para olhar a reclamação e falar: “puxa, com esse aqui pisamos feio no tomate, vamos resolver logo e tirar isso da frente”. Ficam cozinhando o problema.

• @rafael_coelho ,

não tem nenhuma particularidade. É apenas uma versão mais atualizada. A única coisa sobre o novo formulário é que quando eles te mandam por email o formuário para preencher é acrescentado os dados do pagto no topo da primeira página. E isso faz com que a parte de assinaturas que consta da página 2, passe para a página 3. E apesar de nas instrucões eles dizerem ''• O presente modelo é constituído por duas páginas que devem ser impressas numa única folha (frente e verso) para salvaguarda da identificação ou do reconhecimento da assinatura'', pode imprimiras 4 páginas frente e verso, e mandar que eles aceitam.

• @eduardo_augusto @ecoutinho Deste modelo...

Tá sem nem pé nem cabeça.

Vamos ver...e aguardar MAIS e MAIS rsrs

• @ecoutinho duvida, no meu caso (processo com dependencia que foi transferido de ACP para CRC) - se eu ja recebi a senha e no caso do processo do meu filho (dependencia do meu), recebi com os seguintes itens marcados, significaria que teoricamente ele já foi aceito ou ainda teria chance de "dar ruim"?

• Depois da chegada de documentos sobre correio físico ao ACP com o propósito de atualizar um pedido depois duma exigência, quanto tempo demora tipicamente até o pedido está atualizado no portal, ou depois de quanto tempo tipicamente chega mais uma notificação?

Por contexto meus documentos chegaram ao ACP e foram assinados por Carla Ribeiro no 16 de julho mas ainda não tenho nenhuma notificação sobre se foram suficientes para eliminar a exigência ou se eles precisam mais, e não quero que meu pedido está deferido permanentemente e precisar aplicar mais uma vez.

• @coragem

Como disse antes: pode haver uma exigência de documentos ou pedido de esclarecimento em qualquer estágio, mas eu não me preocuparia muito nesse seu caso. Eles aceitaram o conjunto de documentos o que significa que numa "primeira olhada" viram que o básico está lá. Agora é esperar a análise.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.