Processos do Artigo 6º Nº 1 da Lei de Nacionalidade - (Tempo de Residência)

13032343536

Comentários

• Bom dia para todos.

Um amigo das minhas filhas quer pedir a nacionalidade portuguesa por tempo de residência, ele é brasileiro e já está em Portugal há 5 anos, tem contrato de trabalho, todos os documentos do Brasil necessários. Mas com a quase aprovação das modificações da Lei de Nacionalidade, não tem como marcar online atendimento, em nenhuma cidade em todo Portugal!!!!!!! Só indo pessoalmente tentar a senha, sendo que em algumas cidades, como Braga, as pessoas estão dormindo na fila para conseguir uma senha presencial (só dão 15 vagas). Alguém sabe alguma cidade em que se esteja um pouco melhor o atendimento, por favor? Tanto ele como nós moramos em Braga e aqui não conseguimos mais!

• Não sei como está funcionando em Gaia, mas em 2023 uma amiga minha pediu lá sem marcação e foi rápido, ela foi bem cedo. No porto (ACP) sei que a tarde pode ir sem senha, mas não sei se dá para pedir a nacionalidade assim... Desculpa não poder ajudar mais.

• Não tem a mínima necessidade de seu amigo perder tempo esperando vaga, ele que vá ao notário autenticar as assinaturas no formulário e mande pelo correio, é bem melhor. avise para ele mandar para braga, é a mais rápida do país.

• @compt @rdsilva @Simão_11 nenhuma novidade? O meu é de Novembro de 2023 e tenho acompanhado os casos de vocês como referência

• @fnpl1 O meu processo de 02/2023 nesse momento está para decisão. Eu tinha recebido a informação no início de Junho/2025 da conservatória que só faltava a consulta na Aima para avançar e assim a conservadora tomar a decisão. Eu acredito que nas próximas semanas deve haver alguma movimentação, vamos aguardar, qualquer novidade eu vos falo por aqui.

• @rdsilva boa sorte, espero que se resolva logo :)

• @fnpl1 o meu não mexeu ainda dei entrada 02/23 segue no estado submetido 🥲

• @rdsilva o teu está na acp

• editado July 16

@rdsilva o teu processo está na ACP? força o teu está quase!!!!

Apresentei o meu pedido na CRC no início de julho de 2023, nesse mesmo dia, o funcionário deu-me o número de processo e codigo para acompanhamento, digitalizou toda a documentação, e já aparecia como "processo submetido" no ACP. No entanto, até hoje continua exatamente igual, sem qualquer atualização... não se mexeu nada!

@Simão_11 o teu deu entrada directamente no ACP? Foi submetido presencialmente ou fizeste o pedido online?

@compt @LauraAldrey há alguma novidade relativamente aos vossos procesos?

• @Thiago_Lx dei entrada em Lisboa também

• @Thiago_Lx ele entrou na ACP.

• @Thiago_Lx para explicar dei entrada em Lisboa presencial 3 meses depois o processo foi para ACP passado 2 anos voltou para CRC mas quando verifico segue no estado submetido

• @rdsilva @Simão_11 @Thiago_Lx @fnpl1 o meu também deu entrada no 02/2023 e continua em estado submetido 🥲

• @compt em qual conservatória? O meu de 11/2023 foi em vila do conde mas foi transferido para a ACP em julho de 2024. “Para decisão” desde setembro de 2024…

• @fnpl1 estás safo o teu sai daqui a nada

• @fnpl1 esses "em decisão" de setembro / outubro são muito provavelmente um bug na migração do sistema, não dá para considerar esses status.

• Já têm muitos meses sem nenhuma confirmação de conclusão do 6,1 né?

• @Mafiotecano imaginava que se fosse algum bug, teria sido corrigido quase 1 ano depois 😅

• Olá a todos,

O meu processo e de minha esposa é de 2023 (Agosto).

Sem pedido de urgencia, feito por advogado e consta "para decisão" e esta no ACP.

Ao que parece esta tudo parado, tentei contacto no ACP a alguns meses a pedir atualização porem não obtive resposta.

De acordo com noticias, há um reforço no ACP e ACL portanto, a torcer para que realmente seja verdade.

IRN Reforça Equipe: 700 Mil Pedidos de Nacionalidade Pendentes

• Bom dia

Alguma novidade dos processos 6.1 no ACP? Pela última vez que consegui um contato eles (Maio 2025) estavam a analisar os processos de Maio/23 e o meu de Junho 2023 e até agora não saiu da bolinha 1. :-(

Obrigado

• @ebanin Até agora nada, dei entrada em Fevereiro de 2023 na ACP.

• @Bia_C que palhaçada, lá se vão 30 meses...

• Boa tarde. Gostaria de deixar aqui o status da minha esposa e o meu:

Ambos demos entrada em Vila do Conde, ela em 26/01/2024 e eu em 08/05/2024. Hoje no site, ambos estão com local, Arquivo Central do Porto. Inclusive essa localidade mudou no dia que teve a alteração do sistema, e bugou um monte de coisas, incluindo as datas.

Então mesmo pro pedido da esposa, que está mais adiantado, não sabemos se a data está correta.

O processo dela está no status Para decisão (com lápis na bolinha) em 28/09/2024. Conferi também na resposta da chamada xhr do navegador, que consta For Decision {Status: "active", Date: "28-09-2024"}

Meu processo está no status Submetido e não tem nenhum outro passo ativo (creio que o indicador seja o lápis na bolinha). Conferi também na resposta do xhr. Sem status active.

É isso, qualquer novidade, atualizo aqui.

• Alguém tem a tabela atualizada da ACP?

• Li no Facebook sobre Processos do Artigo 6.1 que foram completados na semana passada na ACP. Um deles era de 08/2023

• @Mafiotecano sabes dizer se eram pedidos com urgência?

A planilha abaixo realmente há alguns pedidos de 2023 porem em sua maioria com urgência

Tempo de Residência (Mod 6.1) - Planilha Cidadania Portuguesa

• Bom dia.

Eu preenchi o formulário e reconheci a assinatura em cartório para envio por correio. Porém ao pagar a taxa eu notei que recebi exatamente o mesmo formulário, porém com um cabeçalho com confirmação do pagamento. Vou ter que preencher e reconhecer a assinatura nesse formulário novamente, né?

Eu imaginei que a confirmação do pagamento era um documento a parte...

• @pablo_santos

Já te respondi aqui. Por favor não saia postando a mesma pergunta em vários lugares do fórum. Desperdiça o tempo de quem quer te ajudar e prejudica quem no futuro quiser pesquisar a mesma dúvida.

• @Deivid_Araujo Não sabia que existem pedidos urgentes do artigo 6,1.

• Vi no tópico, "Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP" , una tabela com o andamento de processos da ACP. No ponto 6.1, a conservatoria informa que estão a ser analisados/decididos os procesos que deram entrada na segunda quincena de julho do 2023.

O meu processo é da primeira quincena de jul/23 e continua em analise....

Alguma novidade @@rdsilva @compt @Simão_11 @LauraAldrey ?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.