Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1387388390392393409

Comentários

• @Mohamedjuned também só entrei para comemorar junto 🙂 Parabéns!

• AleAle Member

@Talk2lurch

Poxa...eu devia ter enviado para o Rio de Janeiro então. Dei bobeira.

Agora já tive o gasto do envio para Portugal. Vou ter que aguardar.

Mas valeu mesmo a ajuda da informação.

É bom saber que lá atende outros Estados 👏👏

Obrigada 🙏

• AleAle Member

@texaslady

Já estamos pensando mesmo em reunir a documentação para enviar para Portugal, e nos prepararmos para a demora que será para sair a cidadania do meu esposo.

Mas o importante é sair 🙏

Obrigada pela ajuda de sempre🙏

• obrigado novamente a todo

• @Mohamedjuned. Parabéns. Demorou muito tempo.

• @Destinyportugal

obrigado! Sim 4 anos

• Recebi a minha certidão de nascimento, mas há um erro no meu apelido. Como posso alterá-la? E quanto tempo demora? Alguém me sabe dizer, por favor?

• Parabéns @Mohamedjuned!!!

Mais alguem de Agosto 2021 esperando? Ou finalmente estamos na 1a quinzena de setembro 2021?

• editado July 7

@Mohamedjuned

Mande um email para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt informando o erro e pedindo a retificação. Recomenda não emitir o cartão de cidadão e passaporte antes de essa retificação ser feita.

• @ecoutinho eu ja fiz cartao de cidadao hoje, nao sabia

• @IsabelaBraga continuamos na espera. Processo de 30-08-2021.

• Olá,

Espero que estejam todos bem. Estou enviando esta mensagem porque estou um pouco desesperado por informações claras.

Para quem teve que legalizar seus documentos de estado civil porque seu país de origem não assinou a Convenção de Haia, Você sabe se preciso enviar a certidão de nascimento original? Ou se uma cópia simples e autenticada serve?

Agradeço antecipadamente todas as suas respostas. Desejo-lhe um ótimo dia.

• Estou falando, obviamente, de entregar meus documentos de estado civil à embaixada portuguesa local.

Obrigado novamente pelas suas respostas.

• SteveSteve Member

Parabéns @Mohamedjuned finalmente está chegando a turma de Agosto/Setembro de 2021. Sucesso!

• SteveSteve Member

@IsabelaBraga o meu é de do dia 20/09, segunda quinzena de Setembro de 2021.

• @Mohamedjuned

O inconveniente é que o cartão de cidadão, nif e demais documentos vão usar o apelido que consta no seu assento de nascimento. Depois que retificarem seu assento de nascimento precisará emitir uma via nova corrigida.

Se possível, evite emitir mais documentos até retificarem seu assento para evitar propagar o erro e depois ter que pedir retificação em mais lugares. Esse é o tipo de erro que é melhor "matar logo na raiz".

• Ola! Queria informar a todos que acabamos de receber o e-mail informando a conclusao do nosso processo! :)

Submetido 30-08-2021

Em analise 05-09-2022

Para decisao 28-09-2024

Concluido 07-07-2025

Muito obrigado a todos pelo apoio durante todo esse tempo e boa sorte a todos que ainda estao aguardando!

• @Ana841, o que você quer é solicitar nacionalidade pelo casamento, é isso? Se for, a certidão tem que ser original.

• @ecoutinho Muito obrigado pela sua excelente sugestão. Já lhes enviei um e-mail. Tem ideia de quanto tempo isso leva?

@thiagosb parabens

• parabens @thiagosb !!!

• @Mohamedjuned

Quando saiu meu assento, há exatamente um ano, eu pedi para incluirem dados faltantes: o nome dos meus avós e a naturalidade (local de nascimento) e levaram 2 meses para fazer. Espero que eles não demorem tanto para você, afinal no meu caso não era uma retificação que atrapalhasse a emissão de documentos.

• Que notícias maravilhosas ver que eles estão trabalhando em Julho!!!

Do meu marido é de 08/09/2021, já já chega! Falta mais alguém de agosto daqui do fórum?

Parabéns pessoal!!!

• muito obrigado à todos!!! ♥️

• Parabéns a todos que tiveram o processo concluído!

Os que não receberam o assento , vocês podem agendar direto o cartão cidadão , assim que eu fiz com meu pai e o meu esposo .

Não esperei e nem paguei pro civil on line , agende no consulado de sua jurisdição, e leve seu documento de identidade ou passaporte, eles não aceitam CNH .

Apenas uma dica .

• @Simeia Lobato

Os que não receberam o assento , vocês podem agendar direto o cartão cidadão , assim que eu fiz com meu pai e o meu esposo .

Realmente é possível agendar e fazer o cartão de cidadão sem ter o assento de nascimento, entretanto é melhor gastar os 10€ e olhar o assento e conferir os dados antes de emitir o CC. Não é raro emitirem o assento com dados errados. O @Mohamedjuned é um exemplo que veio com apelido errado, mas se procurar no fórum vai ver casos em que até o sexo errado.

É o tipo da coisa que é melhor consertar antes de emitir o primeiro CC.

• @SergioM

Sim, essa é a minha pergunta. Solicitei a cidadania por casamento.

Muito obrigada pela sua resposta.

• Olá! Alguém aqui que tenha feito o pedido em agosto de 2022?

O meu processo é de agosto de 2022 e ainda está com o estado "Submetido", na primeira bolinha. Pelo que percebo, agora estão a terminar os pedidos de setembro de 2021.

O que me preocupa é que vejo que, para outros membros, a fase de análise durou cerca de dois anos. Alguém com uma experiência semelhante ou algum conselho?

Obrigada!

• @Wassan22 esquece toda a experiência anterior. Para quem entrou depois de maio de 2022, provavelmente ainda estará na bolinha 01. Acredito que tudo deva ser estabilizado com o tempo. Os registradores estão analisando os processos de outubro de 2021. Acredito que ainda deva levar cerca de um ano a um ano e meio para chegar em processos de agosto de 2022 pelos registradores. E cerca de 2 anos ou quase isso para o seu processo ser analisado pelo conservador.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.