Transcrição de casamento
Boa tarde. Enviei em abril o pedido de Transcrição de casamento de minha mãe para CRC Porto. Perguntei a eles sobre o pagamento e o andamento da solicitação e me disseram que devido à escassez de recursos humanos não há um prazo para isso. Fiquei preocupada.
Sabem me dizer quanto tempo está demorando?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@KarinaBL
Dei entrada na minha transcrição de casamento no dia 15 de novembro de 2024. Segundo informações de um colega advogado, no momento estão sendo analisadas transcrições referentes a outubro de 2024. Os prazos para conclusão aumentaram consideravelmente, atualmente estão em torno de 8 meses, enquanto há cerca de 3 anos o processo levava apenas 2 meses. No momento, só nos resta infelizmente aguardar.
@KarinaBL
Oss documentos da minha mãe foram entregues lá no dia 30/04 e até agora também não recebi nenhum contato sobre o pagamento.
Vi um relato de um caso num outro grupo e a pessoa me falou que demorou quase 60 dias para receber o link de pagamento e depois mais 30 dias para finalizar tudo. Depois desse relato de @Sukita1914 deu até um desânimo kkk
Vamos ver...
Qualquer novidade aviso aqui.
@Sukita1914 Nossa! Muito tempo. Gostaria de ter enviado para Santos que é bem rápido, mas como veio sem o sobrenome do português, não aceitaram lá.
@lfalcao Realmente desanimador. Vamos torcer para que demore os 60 dias apenas....
@KarinaBL Enviei transcrição de casamento para Santos em meados do dia 12/05/2025.. Estou aguardando, a estimativa que me passaram é de 3 meses. Espero que não demore muito, essa transcrição de casamento é do meu pai e após ela chegar em minha residência vou entrar com minha cidadania… Aguardando ansioso
Boa tarde, solicitei minha nacionalidade por atribuição, filha, quando meu processo findar darei entrada nos processos dos meus 2 filhos maiores de idade, pergunto:
A transcrição do meu casamento devo fazer no consulado? Se sim, deve encaminhar documentos ou é presencial? Qual o tempo que esta levando para a transcrição?
Quando meu processo for concluído, posso dar entrada nos processos dos meus filhos, ou devo fazer a transcrição do meu casamento antes?
@Danica, pode fazer pelo consulado ou mandar para CRC do Porto. Como fazer depende do consulado da sua região, alguns tem que mandar por Correios outros tem que agendar e ir pessoalmente. O prazo também varia.
Se seus filhos nasceram depois de 1978 e foram registrados no primeiro ano de vida, a transcrição não é necessária. Mesmo se precisar fazer, mande logo os processos dos filhos enquanto faz a transcrição. Quando os processos forem analisados (perto de 1 ano depois), a transcrição (que leva alguns meses em média) já estará feita e averbada no seu assento se nascimento.
Bom dia, muito obrigada pela resposta, e aproveitando a ocasião, eu moro em Florianópolis, neste caso posso encaminhar para qualquer consulado que me for conveniente? Sabe me dizer qual opção esta levando menos tempo, consulados no Brasil ou CRC do Porto?
@Danica
A princípio só o consulado que atende a sua região. Não tenho certeza se seria o Vice Consulado de Curitiba ou o de Porto Alegre. Ouvi dizer que o consulado do Rio estava aceitando transcrições por correio de qualquer lugar, mas não tenho confirmação se isso procede.
Sobre prazo, a CRC Porto leva uns 3 meses para fazer. Os consulados que atende o sul do Brasil não temos dados para estimar.
@Danica
Como informação geral, SC está na área de jurisdição de Curitiba:
https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/o-consulado/jurisdicao
Pode fazer uma busca aqui na lupa do fórum por "Curitiba" e logo verá que é um consulado, digamos, "meio complicado".
Há bastante relatos aqui e em similares que o consulado do Rio recebe transcrições do país todo. O Rio também examina a documentação antes de pedir o pagamento. Pode ver no tópico específico:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/14134/transcricao-de-casamento-consulado-do-rj/p50
CRC Porto também examina os documentos antes de pedir o pagamento, Aparentemente, está levando uns 3 meses:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22782/transcricao-de-casamento-crc-do-porto#latest
Quando escolher para onde mandar, leia com atenção os requisitos desse lugar específico, pois varia de um lugar para outro.
@CarlosASP
Boa dica. Não sabia como localizar a jurisdição de cada consulado. Obrigado por compartilhar
Bom tarde. Acabo de receber a cidadania por atribuição. Minha filha tem 17 anos e completará em setembro deste ano 18. Sou casado e gostaria de uma orientação:
1) Eu declarei minha filha na certidão de nascimento dela quando ela nasceu no Brasil (sou Pai Português- Atribuição) - Eu posso solicitar a cidadania dela sem precisar averbar meu casamento na minha certidão de assentamento, uma vez ser eu o declarante (pai português)?
2) Posso transcrever meu casamento pelo Consulado do RJ ou encaminhar por DHL para Portugal? Qual seria recomendado?
Desde já agradeço a ajuda!!!
@xanderhang
1) Eu declarei minha filha na certidão de nascimento dela quando ela nasceu no Brasil (sou Pai Português- Atribuição) - Eu posso solicitar a cidadania dela sem precisar averbar meu casamento na minha certidão de assentamento, uma vez ser eu o declarante (pai português)?
Sim! Junte os documentos voando seguindo esse guia e mande para o ACP para que cheguem lá antes de setembro e aproveitar a gratuidade da taxa de 175€.
2) Posso transcrever meu casamento pelo Consulado do RJ ou encaminhar por DHL para Portugal? Qual seria recomendado?
Se você vive no RJ ou ES certamente mandar para o consulado do RJ é a melhor opção... Costumam fazer em menos de 1 mês, mas não espere isso para fazer o pedido da sua filha. A transcrição é algo importante de fazer, mas não é necessária para o pedido dela.