Transcrição de casamento

Boa tarde. Enviei em abril o pedido de Transcrição de casamento de minha mãe para CRC Porto. Perguntei a eles sobre o pagamento e o andamento da solicitação e me disseram que devido à escassez de recursos humanos não há um prazo para isso. Fiquei preocupada.

Sabem me dizer quanto tempo está demorando?

Comentários

• @KarinaBL

Dei entrada na minha transcrição de casamento no dia 15 de novembro de 2024. Segundo informações de um colega advogado, no momento estão sendo analisadas transcrições referentes a outubro de 2024. Os prazos para conclusão aumentaram consideravelmente, atualmente estão em torno de 8 meses, enquanto há cerca de 3 anos o processo levava apenas 2 meses. No momento, só nos resta infelizmente aguardar.

• editado June 13

@KarinaBL

Oss documentos da minha mãe foram entregues lá no dia 30/04 e até agora também não recebi nenhum contato sobre o pagamento.

Vi um relato de um caso num outro grupo e a pessoa me falou que demorou quase 60 dias para receber o link de pagamento e depois mais 30 dias para finalizar tudo. Depois desse relato de @Sukita1914 deu até um desânimo kkk

Vamos ver...

Qualquer novidade aviso aqui.

• @Sukita1914 Nossa! Muito tempo. Gostaria de ter enviado para Santos que é bem rápido, mas como veio sem o sobrenome do português, não aceitaram lá.

• @lfalcao Realmente desanimador. Vamos torcer para que demore os 60 dias apenas....

• @KarinaBL Enviei transcrição de casamento para Santos em meados do dia 12/05/2025.. Estou aguardando, a estimativa que me passaram é de 3 meses. Espero que não demore muito, essa transcrição de casamento é do meu pai e após ela chegar em minha residência vou entrar com minha cidadania… Aguardando ansioso

• DanicaDanica Member

Boa tarde, solicitei minha nacionalidade por atribuição, filha, quando meu processo findar darei entrada nos processos dos meus 2 filhos maiores de idade, pergunto:

A transcrição do meu casamento devo fazer no consulado? Se sim, deve encaminhar documentos ou é presencial? Qual o tempo que esta levando para a transcrição?

Quando meu processo for concluído, posso dar entrada nos processos dos meus filhos, ou devo fazer a transcrição do meu casamento antes?

• @Danica, pode fazer pelo consulado ou mandar para CRC do Porto. Como fazer depende do consulado da sua região, alguns tem que mandar por Correios outros tem que agendar e ir pessoalmente. O prazo também varia.

Se seus filhos nasceram depois de 1978 e foram registrados no primeiro ano de vida, a transcrição não é necessária. Mesmo se precisar fazer, mande logo os processos dos filhos enquanto faz a transcrição. Quando os processos forem analisados (perto de 1 ano depois), a transcrição (que leva alguns meses em média) já estará feita e averbada no seu assento se nascimento.

• DanicaDanica Member

Bom dia, muito obrigada pela resposta, e aproveitando a ocasião, eu moro em Florianópolis, neste caso posso encaminhar para qualquer consulado que me for conveniente? Sabe me dizer qual opção esta levando menos tempo, consulados no Brasil ou CRC do Porto?

• @Danica

A princípio só o consulado que atende a sua região. Não tenho certeza se seria o Vice Consulado de Curitiba ou o de Porto Alegre. Ouvi dizer que o consulado do Rio estava aceitando transcrições por correio de qualquer lugar, mas não tenho confirmação se isso procede.

Sobre prazo, a CRC Porto leva uns 3 meses para fazer. Os consulados que atende o sul do Brasil não temos dados para estimar.

• @Danica

Como informação geral, SC está na área de jurisdição de Curitiba:

https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/o-consulado/jurisdicao

Pode fazer uma busca aqui na lupa do fórum por "Curitiba" e logo verá que é um consulado, digamos, "meio complicado".

Há bastante relatos aqui e em similares que o consulado do Rio recebe transcrições do país todo. O Rio também examina a documentação antes de pedir o pagamento. Pode ver no tópico específico:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/14134/transcricao-de-casamento-consulado-do-rj/p50

CRC Porto também examina os documentos antes de pedir o pagamento, Aparentemente, está levando uns 3 meses:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22782/transcricao-de-casamento-crc-do-porto#latest

Quando escolher para onde mandar, leia com atenção os requisitos desse lugar específico, pois varia de um lugar para outro.

• @CarlosASP

Boa dica. Não sabia como localizar a jurisdição de cada consulado. Obrigado por compartilhar

• Bom tarde. Acabo de receber a cidadania por atribuição. Minha filha tem 17 anos e completará em setembro deste ano 18. Sou casado e gostaria de uma orientação:

1) Eu declarei minha filha na certidão de nascimento dela quando ela nasceu no Brasil (sou Pai Português- Atribuição) - Eu posso solicitar a cidadania dela sem precisar averbar meu casamento na minha certidão de assentamento, uma vez ser eu o declarante (pai português)?

2) Posso transcrever meu casamento pelo Consulado do RJ ou encaminhar por DHL para Portugal? Qual seria recomendado?

Desde já agradeço a ajuda!!!

• editado June 20

@xanderhang

1) Eu declarei minha filha na certidão de nascimento dela quando ela nasceu no Brasil (sou Pai Português- Atribuição) - Eu posso solicitar a cidadania dela sem precisar averbar meu casamento na minha certidão de assentamento, uma vez ser eu o declarante (pai português)?

Sim! Junte os documentos voando seguindo esse guia e mande para o ACP para que cheguem lá antes de setembro e aproveitar a gratuidade da taxa de 175€.

2) Posso transcrever meu casamento pelo Consulado do RJ ou encaminhar por DHL para Portugal? Qual seria recomendado?

Se você vive no RJ ou ES certamente mandar para o consulado do RJ é a melhor opção... Costumam fazer em menos de 1 mês, mas não espere isso para fazer o pedido da sua filha. A transcrição é algo importante de fazer, mas não é necessária para o pedido dela.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.