Cartão Cidadão e Passaporte

12467

Comentários

• @halley, eu agendei pro meu pai mês passado e foi muito tranquilo, inclusive precisei remarcar e tinham várias datas disponíveis. Fui ver agora e realmente não aparece nenhuma. Pode ser um erro temporário ou talvez estejam com atendimento restrito por causa das eleições. Sugiro tentar novamente mais tarde pra ver se aparece.

Sei que estão com os prazos aumentados, enviei uma transcrição se casamento há mais de 2 meses e ainda não saiu, embora o prazo que eles digam seja de 30 dias úteis.

• rmarquinermarquine Member

Bom dia!

Alguém sabe o prazo para retirar o passaporte lá no consulado em SP depois que ele fica pronto?

obrigada!

• Bom dia á todos!

Pessoal, me mudei de endereço e fui procurar meu cartão cidadão e a carta com o PIN e não encontrei. Acho q se perdeu na mudança e fiquei preocupada com o sumiço dos documentos. Alguém pode me orientar de como proceder? Vi que para cancelar pelo telefone, eles pedem o nº do PIN e eu não possuo. Posso fazer isso direto no Consulado do Rio?? Procurei na página do Consulado, mas não consegui essa informação

• Sergio76Sergio76 Member

Boa noite.

Alguém que tenha feito passaporte recentemente, como está saindo a naturalidade? Apenas Brasil ou cidade e Estado?

• @Sergio76

Apenas Brasil

editado June 8

@ecoutinho e chegou a fazer o ESTA com o passarte português?

O fato de só constar apenas Brasil como naturalidade trouxe algum problema?

• editado June 8

@Sergio76

Não fiz o ESTA. Faz um tempo que não vou aos EUA. Como me mudei para a Europa em 2020, tenho focado minhas viagens para esse lado do mundo.

Não acredito que constar como sendo natural do Brasil necessariamente traga algum problema, apesar de achar uma péssima época para viajar para os EUA.

Infelizmente mesmo europeus nascidos aqui têm enfrentado dificuldades naquele país e a maioria dos países da UE está recomendando cuidados ou mesmo repensar viagens aos EUA, se não forem absolutamente necessárias.

@ecoutinho

Obrigado.

Na verdade já estou com viagem marcada desde o ano passado e tenho visto válido no passaporte Brasileiro, então viajarei com ele.

Minha dúvida era se o fato de não ter a cidade de nascimento no passaporte traria problemas ao requerer um ESTA no futuro.

• @Sergio76

Acredito que não seja problema. Pelo que me consta o “normal” é vir apenas Brasil mesmo e nunca ouvi alguém relatar que teve o ESTA negado por isso.

• @Sergio76 , viajei em setembro/25 com ESTA. Primeira entrada nos EUA, sem problemas - naturalidade no Brasil.

Para a saída do Brasil, observar as orientações de https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/passaporte/suporte/duvidas_/inicio/dupla-nacionalidade

O passaporte português/ESTA te dá acesso às funções do app MPC - https://play.google.com/store/apps/details?id=gov.dhs.cbp.pspd.mpc&hl=pt_BR - que pode agilizar a entrada por fila privilegiada. *Como não usei o MPC, aconselho a ler bem os termos para saber se é aplicável.

Sucesso!

• (CROSSPOSTING COM OUTRO THREAD MENOS BADALADO)

Prezados, quando fui fazer meu cartão cidadão (há uns três ou quatro anos) lembro claramente que o atendente perguntou se eu queria ou não fazer um NIF naquele momento. Expliquei que não tinha nenhum bem nem renda em Portugal e que continuaria, ao menos por hora, a morar no Brasil, e ele disse que então não havia porque fazer o NIF, e não fiz.

Minha irmã pegou o cartão cidadão dela há cerca de um mês (o processo dela se iniciou depois do meu). Hoje, recebeu uma carta de Portugal informando que caso ela tenha alguma renda, trabalho, etc, em Portugal, precisa indicar um representante ou, alternativamente, entrar no site das Finanças e colocar seus dados de contato. Na carta, veio o número do NIF dela. Perguntei a ela se a pessoa do consulado tinha falado ou perguntado algo no momento da solicitação do cartão, e ela disse que não - ou seja, o NIF foi feito sem que ela fosse consultada.

Pergunta: o procedimento mudou e agora o NIF é obrigatório? Ou a pessoa do consulado fez o NIF dela sem perguntar mesmo (e deveria ter perguntado)?

OBS: Sei que no momento não há com o que se preocupar (ela não tem bens nem renda em Portugal), minha pergunta é apenas quanto ao procedimento.

• @andrelas já a algum tempo o CC vem com o NIF automaticamente, sem pedir. Se não atende aos requisitos que estão na carta, não precisa indicar um representante fiscal em Portugal, mas pode aderir às notificações eletrônicas da Autoridade Tributária.

• Obrigado @teixeiranovais ! E nada a fazer para quem (como eu) não tem NIF ainda, correto? Não acho interessante porque não me trará nenhuma vantagem no momento e porque fica uma porta aberta a fraudes sob a qual eu não mantenho controle nem vigilância. Um dia, precisando, eu faço um e pronto.

• @andrelas quem não tem e não precisa no momento, nada a fazer. Mas quando renovar (se o fizer antes de precisar do NIF), já virá atribuído.

• @teixeiranovais , mais uma vez obrigado!

• Agendei (consulado do RJ) o cartão cidadão da minha irmã com facilidade há cerca de dois meses (consegui agendamento pra semana seguinte). Agora que ela já recebeu o cartão, estou tentando agendar o passaporte há uma semana, acessando em diversos dias e horários, e nunca tem vaga nenhuma (o site só me oferece o mês de junho e todas as datas estão em cinza). Além disso, com bastante frequência, DEPOIS de "acertar" o captcha e ter a marca de "OK" nele, ao clicar no botão de "enviar" do formulário recebo uma mensagem de erro de que "não foi possível validar o captcha" (que me parece BASTANTE ser ou um problema no site de agendamento, ou que eles extrapolaram o limite de uso do captcha). Se isso ocorre duas vezes, fico com o login e senha bloqueados por algumas horas sem poder tentar de novo. Tentei em computadores diferentes (trabalho e casa, com conexões distintas à Internet) e também no celular.

Pergunta: outros estão passando pelo mesmo?

• @andrelas

Semana passada tive o mesmo problema no captcha tentando agendar em SP para meu irmão e sobrinhos. Vi que se vc logar com o CMD do seu cartão de cidadão o erro não acontece. Acabei agendando para ele dessa forma. O problema é que o agendamento saiu no meu nome... Vamos ver se vão aceitar.

• @ecoutinho , acho que há, sim, o risco de ter problema se o agendamento foi feito no seu nome. Há um tempo aumentaram bastante as restrições porque havia gente agendando e vendendo lugar do agendamento (!). Sei que obviamente não é seu caso, mas ficaram mais rígidos desde então.

Não sei se as datas abrem todas juntas, mas acabo de conseguir agendar (só com login e senha) pra minha irmã. Havia bastante opção de data e horários (dias 19 e 20 e toda a semana do dia 23). De repente vale a pena tentar de novo agendar com o login e senha dela e, se conseguir, cancelar seu agendamento.

• editado June 14

@andrelas

Sim, eu imagino que o risco seja esse mesmo. A minha esperança é que ao ver que a única diferença entre o nome de quem agendou e quem vai ao consulado seja o pré-nome, deixando claro que se trata de irmãos, eles aceitem mesmo que reclamando rsrs. Vamos ver se funciona.

Uma coisa que me chamou atenção: o site de agendamento permite fazer agendamento familiar (a pessoa mais uns 3 dependentes como esposa e filhos) para o consulado que atende o país que moro, mas o mesmo site ao agendar para o consulado de SP não abriu essa opção.

• @ecoutinho , creio que isso dependa de como cada consulado/posto consular trabalha. Por exemplo, há consulados onde é possível retirar o cartão cidadão pessoalmente, enquanto outros só pelos correios. Acho que cada um deve ter liberdade para, dentro de certos parâmetros e considerando sua estrutura interna de atendimento, determinar o que faz ou não. Não sei onde você mora, mas creio que os consulados do RJ e SP sejam bastante "grandes" se comparados à maioria dos consulados, dada a quantidade de cidadãos portugueses que atendem; e há ainda a questão das fraudes recorrentes aqui (que geraram até operação da PF brasileira junto com a PJ portuguesa no consulado do Rio, com direito a funcionário indo preso) que talvez justifiquem uma maior restrição do que aceitam ou não.

• mmartinspmmartinsp Member
    editado June 14

Acabei de conseguir agendar passaporte. 17h47m 14/06 - Rio de Janeiro

• Tenho que fazer o agendamento para meus dois filhos menores, é possível criar login para eles ou tenho que usar meu usuário?

Obrigado!

• Boa tarde, estou tentando agendar passaporte no consulado de SP a semanas e nunca tem horário disponível.

Alguém sabe se tem algum dia da semana ou horário específico que a agenda abre?

• @Camila_Rocha80, apesar do sistema ser o mesmo, não sei se as vagas abrem juntas. Dito isso, no meu caso (estava agendando para a minha irmã) fiquei a semana inteira indo ao site em horários diversos e nunca tinha vaga, até que no sábado, logo depois do almoço, acessei e tinha vaga em diversos dias inteiros (uns 10 dias com vagas em todos os horários, menos um ou outro já ocupado). Eu havia acessado na madrugada de sexta para sábado, ou seja, as vagas "apareceram" em algum momento do sábado de manhã ou início da tarde.

• @Camila_Rocha80

Além da dica do colega, pode considerar essas opções.

Se estiver disposta a ir a Santos, lá tradicionalmente é mais fácil e se agenda por email. Normalmente respondem rápido:

https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/o-consulado/contactos/consulado-geral-2

Também há as "permanências consulares" em diversos pontos do estado. Isso é quando o pessoal do consulado se desloca em datas específicas justamente para fazer CC, passaporte etc. Campinas, por exemplo, tem todo mês. Agendamento por email, como explicado aqui:

https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/permanencias-consulares#consulado-geral-de-portugal-em-sao-paulo

• @Camila_Rocha80

agendei por e-mail (agendamento.saopaulo@mne.pt) para SP eles retornam coma resposta em média 30 dias depois já com a data e horário. O meu foi em Maio. Ontem chegou meu cartão cidadão ( menos que o prazo dado de 90 dias).

@cerqueirasa e @ecoutinho

Obrigado!

Eu só fico me perguntando se no caso dos portugueses nascidos em Portugal, no passaporte também vem constando na naturalidade apenas "Portugal"

• editado June 18

@Sergio76

Acredito que para eles venha concelho e distrito, mas eu apostaria que no passaporte brasileiro aconteça o mesmo. Se nasceu no Brasil vem cidade e UF, se nasceu no estrangeiro venha apenas o país.

• @Sergio76 @ecoutinho isso é o pesadelo dos genealogistas, mas é isso mesmo. Para o outro país, o que importa é que a pessoa não nasceu ali. Eles nem mesmo sabem as divisões administrativas do Brasil e, no ordenamento juridico deles, isso é irrelevante, pois estas divisões são definidas por leis brasileiras, não portuguesas.

Em minhas pesquisas genealógicas, praticamente todos os documentos que encontrei (casamento, óbito, e até mesmo o processo de naturalização de um primo distante Italiano como Brasileiro) continham apenas "Portugal", "Itália", etc como local de nascimento. Em todas as minhas pesquisas, só me deparei com dois ou três documentos aqui no Brasil que tinham o local exato de nascimento do antepassado (e olha que eu tenho pra lá de 200 documentos encontrados) até porque eu acho que as próprias pessoas raramente declaravam. Quando perguntam a você lá fora "de onde você é" a tendência é dizer "Brasil" e não o nome da cidade.

Eu levei anos para descobrir a freguesia de nascimento do meu avô (para depois conseguir o assento de batismo e pedir a nacionalidade) exatamente por isso. TODOS os documentos no Brasil diziam que ele veio de "Portugal". Somente com uma pesquisa no Arquivo Nacional consegui encontrar o passaporte PORTUGUES original dele, onde dizia que ele veio de Viana do Castelo. Daí, em cinco minutos achei o nascimento dele.

• @andrelas

Nesse ponto eu dei muita sorte. Meu bisavô era tão orgulhoso das origens que a familia sabia de cor a até a freguesia onde ele nasceu.

Na certidão de óbito dele, seu filho mais velho (meu tio avô) declarou o local exato de onde ele era natural, o que facilitou imensamente minha vida para localizar o assento de batismo dele rs.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.