Judeus Sefarditas - Informações e processos

1183184186188189194

Comentários

• guileiteguileite Member

O processo do meu pai, 48xxx, com entrada no final de março de 2022 pela ACP também foi concluído! Planilha atualizada.

Agora é esperar o meu, que pela demora do certificado da CIL só deu entrada em junho.

• @guileite O meu tb é de março/22 mas não caminhou...

• O meu é de 31/03/2022 467XXX/22 e nada ainda... Tá ha meses no "para decisão" e vi que o de outras pessoas da mesma epoca saiu recentemente. Será que devo me comunicar e perguntar sobre o processo ou é só aguardar mesmo????

• guileiteguileite Member
    editado May 6

@Likabahia Olhando no aplicativo eu vejo vários 4XXXX/22, e até alguns 51XXX/22 aparecendo como terminados, mas ao mesmo tempo ainda tem vários com números mais baixos (até um 119XX/22). Eu diria que isso deve depender das consultas a órgãos externos, e que o seu ainda está dentro da normalidade, mas ficaria de olho.

• Bom dia a todos!

Alguma notícia dos processos de Lisboa?

Será que finalmente acabaram de analisar os processos que entraram em março/21?

• @guileite Sim... Vou aguardar terminar o semestre e se não caminhar nada eu vejo o que fazer...

• editado May 7

Caso alguém possa me ajudar.

Recebi um e-mail da ACP falando que meu processo sofreu atualização que requer minha atenção. Mandando eu consultar no site.

Em consulta ao site, infelizmente não se se trata de conclusão. E há uma mensagem abaixo: Comunicação Requerente/Mandatario. Porém, não tem nenhuma mensagem. Seria por acaso uma exigência? Erro de sistema? Quando cai em exigência eles mandam esse e-mail e informa lá no site de consulta o teor da exigência ou eles já mandam por e-mail mesmo a informação da exigência?

Obrigado e mais um sofrimento 😅

• @MalloneBarros quando eu recebi esse e-mail foi pq tinha concluído. Melhor aguardar um pouco, talvez 1 dia, para ver se o comunicado abre. O meu comunicado era justamente a conclusão. Agora minha luta foi que o assento veio com erro, pedi retificação e até agora não fizeram.

• Entrei em contato com a linha de Registos e me informaram que também não aparece o conteúdo da comunicação. Mas que ainda está a aguardar resposta da Polícia Judiciária e da AIMA e os outros órgãos lá já responderam. Fico mais tranquilo e queira pensar que não é uma exigência então. Algum erro de sistema. E seu registo deu certo?

• @MalloneBarros recebi um email do registros informando que estava pronto, mas com a chave de consulta antiga da um assento todo estranho, aí perguntei o que tinha ocorrido e me perguntaram se não me mandaram uma nova senha. Respondi que não. Estou aguardando essa tal nova senha. Como tenho que fazer transcrição de casamento e ainda não tenho os documentos, não tenho "tanta" pressa.

• igorvribeiroigorvribeiro Member
    editado May 12

Bom dia!! Uma duvida que tenho: quando voces colocaram o numero do processo, 49.XXX/24, como é o meu, voces usaram a nova numeração ou a antiga, quando eram 7 etapas? Meu processo mudou de numero. Obrigado!!

• @igorvribeiro Pelo que pude verificar, meu número de processo não mudou depois que trocaram a metodologia da contagem de etapas. Meu processo é de 2022.

• Obrigado @TBCorreia . Conferi com a consulta antiga e realmente o numero do processo junto à IRN se manteve.

• @cesdias para qual conservatória foi o seu? O meu foi recebido dia 09/06/2022 e ate agora esta na bolinha 1.

• @Raquel_ Como anda o seu processo? Continua na Conservatória do Fundão? Espero que finalmente tenha andado. Nossos processos eram bem próximos.

• Ola! Todos vcs usam o Citizcheck?

o meu é 119XXX/2022 e nao andou. Vi que quase todas Conservatorias estao transferindo os processos pra Lisboa.

Talvez por isso seja TAO lento. Como se lá nao fosse abarrotado o suficiente. Alguem tem informacao sobre isso?

ou será que só estao enviando pra Lisboa pra que Lisboa redistribua?

• Isso @IMM. Meu processo também é de Lisboa, consultei hoje, e agora estão analisando os processos da primeira quinzena de Abril/21.

• @RafaelDiogenes, nem acredito que oficialmente a CRC avançou para a análise inicial dos processos de abril/21. Tomara que não passem mais um ano inteiro analisando apenas essa 1a quinzena, tal como ocorreu com a 2a quinzena de março/21.

Mandei e-mail para eles em nov/24 e agora em maio/25 perguntando sobre o período de análise, mas nunca obtive resposta.

De quando é o seu processo? Para qual e-mail você enviou o questionamento?

• editado May 25

@RafaelDiogenes Por favor, você pode nos dizer onde obteve essas informações importantes? Você as baixou de um site do governo? De qual? ​​Ou eles lhe enviaram por e-mail? De qual endereço de e-mail eles responderam?

• Raquel_Raquel_ Member

Oi pessoal!! Finalmente meu processo de 2020 finalizou!! Depois do processo andar por Portugal, parar numa conservatoria com juiz aposentado e entrar com uma reclamação o processo foi!! Obrigada por todo o apoio do grupo ao longo dessa jornada!! @diegoabq agora foi o meu tb, agradeço o apoio!!

Alguém sabe me dizer o que fazer agora? Moro em SP, nao recebi o assento. Preciso emitir? E, outra dúvida.. casei faz 2 anos enquanto o processo estava rodando preciso antes de emitir os documentos transcrever o casamento?

O processo do meu irmão entrou em pendência por falta do registro criminal da italia pq ele tem cidadania italiana por casamento e pediram 30 dias para retorno. Alguém sabe se é rápido? Ou já emitiu esse documento? Ou sabe como dar dicas nesse caso?

Segue a frase tão esperada do processo!!!

DESPACHO

Encontrando-se preenchidos todos os requisitos legalmente previstos, designadamente os previstos nos artigos 6.º, n.º 7 e 7.º da Lei da Nacionalidade (Lei n.º 37/81, de 3 de outubro), 18.º, 24.º-A, 37.º e 44.º do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa, 18.º, n.º 2.2.1 do Regulamento Emolumentar dos Registos e Notariado, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 322-A/2001, de 14 de dezembro, 130.º do Código Civil e 19.º do Código Penal, concedo a nacionalidade portuguesa, por naturalização, nos termos da competência subdelegada pela Deliberação (extrato) n.º 485/2025, publicado no DR n.º 64/2025, Série II de 2025-04-01, do Conselho Diretivo do Instituto dos Registos e do Notariado, I.P., ao requerente.

Determino que se lavre o registo de nascimento por transcrição, averbando-se ao assento transcrito a aquisição da nacionalidade portuguesa por naturalização, nos termos do artigo 6.º, n.º 7 da Lei n.º 37/81, de 3 de outubro.

• Olá, pessoal! Bom dia/boa tarde!

Alguém poderia me ajudar com uma estimativa atualizada de quantos processos de nacionalidade pela via sefardita estão ativos ou pendentes atualmente na CIL? E, se possível, também nos Cartórios/Conservatórias em Portugal?

Agradeço muito qualquer informação ou experiência que possam compartilhar!

• Bom dia a todos.

Ainda é possível enviar processos pelos Correios à Conservatória do Porto?

Pergunto porque, segundo o site do IRN, pedidos enviados pela via postal precisam ser encaminhados para a Conservatória dos Registros Centrais (https://justica.gov.pt/Registos/Nacionalidade/Nacionalidade-portuguesa).

• @IMM O meu foi feito online por advogado. Foi sorteado para ACP. Não sei processo físico como fica.

• editado May 31

@IMM Enviei o meu pela DHL para o Arquivo Central do Porto e correu tudo bem. Morada Arquivo: Rua do Cunha, nº. 404, 4200-250 Porto

• Obrigada @joaoa e @alexmar . O meu amigo decidiu enviar mesmo para o Porto. Acredito que tudo correu bem.

Mudando de assunto, alguma notícia sobre os processos que tramitam em Lisboa? Tenho visto notícias de processos próximos aos 50.XXX/21 com movimentação. Infelizmente a maioria das pessoas não atualiza a planilha aqui do Fórum. Tive vontade de mandar mensagens para as pessoas com processos informados na planilha por volta desse número, mas o meu perfil aqui no fórum não permite o envio de mensagens.

• @alexmar @lucaslna @Raquel_

Não sabe como o felicito pela sua conquista.

O meu processo também remonta a 2020, e penso que todos os membros do fórum me conhecem.

Pode dizer-me em qual cartório foi ou tem alguma pista? ou pode escrever em privado? Agradeço desde já a sua ajuda e felicito-o imenso pela sua conquista.

• @eduardo_augusto @alexmar @geluk @diegoabq

Para piorar a situação, disseram-me que o COnservador do meu caso deixou o Conservatoria devido a baixa médica, e ainda não distribuíram os seus processos. Alguém sabe de alguma coisa?

• @sefardi o meu processo foi sempre pelo ACP Porto.

• Mês passado enviei o processo de cidadania da minha filha menor (art. 2º). Em média, quanto tempo estão demorando para enviar o número do processo? Caso nao enviem de ofício, como consigo essa informação do número do processo com a chave para consulta.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.