Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1158015811583158515861624

Comentários

• Meu processo também foi concluído hoje 🙏🏻

• analuisapbanaluisapb Member
    editado May 17

Ela pode aproveitar a ida ao consulado para tirar uma cópia certificada do documento de identificação para uso no processo

@ecoutinho

Eh possivel fazer a copia autentica dos RGs no consulado Portugues? Para o processo de minhas filhas menores, precisarei de algumas copias autenticadas (2 do meu RG ou 1 se eu for apensar o processo das 2 filhas, 2 do RG do meu marido ou 1 ser for apensar e 1 da filha maior de 14). Seriam 3 ou 5 copias autenticadas. Se eles fizerem no consulado portugues, ja seria alguma economia porque acho que la nao cobram por isso, nao eh? Eu vou ter que ir no consulado para fazer o reconhecimento da assinatura (minha e do meu marido) porque nao estamos no Brasil. Vou ao Brasil em julho e poderia fazer a copia autenticada la mas se for valido, ja faco no consulado aqui.

Ah, e nesse caso, nao precisaria da apostila ou uma vez tendo feita a copia certificada/autenticada no consulado portugues, ainda precisaria da apostila.

• Bom dia

Preciso de uma ajuda, quem puder me orientar agradeço

Estou ajudando um amigo a fazer a nacionalidade da mãe dele, o caso é o seguinte

Pai Portugues, porém quem declarou o nascimento foi a mãe, porém, eles são casados no papel

Nesse caso eu preciso antes fazer a Transcrição do casamento para solicitar a nacionalidade da filha do português ou pode fazer direto, alguem sa fez algo assim, obrigada por qualquer ajuda.

• @analuisapb

eu já fiz cópia de passaporte no Consulado Português, aqui no país onde moro. Não sei se fazem de RG.

• @analuisapb

Nada impede que o consulado português faça uma cópia certificada do RG, pois na certificação eles apenas afirmam e dão fé pública que aquela cópia é uma reprodução idêntica ao documento original. Entretanto, sabemos que os consulados adoram inventar regras da cabeça deles e criar dificuldades, então se você pretende tirar a cópia certificada via consulado português eu daria preferência em usar o passaporte brasileiro (com filiação) como documento de identificação no processo de nacionalidade.

• pessoal, boa tarde.

O processo de nacionalidade (1C) de um amigo finalizou pelo ACP, mas na hora da emissão do registo houve um erro que colocaram o nome do pai dele em vez do dele. Alguém sabe o caminho formal e correto para retificar isso? obrigado

• Pela planilha já estão analisando processos do fim de junho/24. Ansioso demais que o meu que é de 01/07/24 ta chegando...

• @isabelfontinha :

1 - qual o ano de nascimento da mãe do seu amigo?

2 - ela foi registrada com menos de ano de idade?

• Alguns processos 1C de maio de 2024 ainda não finalizaram..... é o caso da minha amiga de 27/05/24.

Mas torço para q a planilha continue avançando....

• @ericpt

deve solicitar a retificação para arquivocentral.porto@irn.mj.pt . infelizmente demoram meses para responder, isso quando respondem.

• Olá pessoal, boa noite!

Respondendo os colegas: @grazielasimoesm@jpvecchi@jpvecchi e @ecoutinho

Eu dei entrada pela ACP, a conservadora que respondia meus emails assinava também pela ACP, mas acredito que em algum momento migrou para Lisboa (sem aviso ou alguma modificação no sistema de acompanhamento). Imagino isso pela demora do processo, não pq tenho alguma certeza. Vale lembrar que eu já estava na bolinha sete (marrom) em setembro do ano passado. Depois, como vocês sabem, migrou para o sistema novo e automatizado me deixando meio que no "limbo" da "análise" por todos esses meses, acredito eu que esse tenha sido o caminho do meu processo. Uma das respostas que a conservadora da ACP me deu depois deu ter cobrado pela demora foi que meu processo havia sido aprovado desde o ano passado, mas necessitava aguardar que o SITPRO (se não estou confusa) para "liberar/autenticar" a conclusão.... Algo assim, de qualquer forma agora já foi, mas sim, foi uma longa jornada até aqui. Muito mais do que eu esperava como 1C.

Sobre fazer o pedido para Civil online, ontem eu mandei um email pedindo o assento para a ACP, no mesmo email que eu já me comunicava antes reclamando da demora com a conservadora X rsrs, obtive resposta e chegou o assento por email ontem mesmo. Só tenho algumas ressalvas, não tem quase nada preenchido, apenas meu nome, nome de mãe/pai, ano e naturalidade... Muitos dados em branco. Vale pedir ao Civil Online mesmo assim? Vai vir no mesmo formato com dados em branco? Ou eu posso utilizar esse mesmo documento que eles mandaram para fazer o passaporte e cartão de cidadão?

Segue imagem:

E @caiofaria, meu processo está registrado sim, mas ainda não atualizei a conclusão na planilha. Vou fazer isso agora. Obrigada por me lembrar, inclusive.

Galera, gostaria de agradecer cada um aqui por toda ajuda nos dois processos, da minha mãe (como neta) e depois o meu (como filha). Foi longo, cansativo e muito angustiante, mas se tornou reconfortante ter pessoas dispostas a ajudar e sanar todas as dúvidas e incertezas que surgiram durante o percurso. Grata demais. Desejo que todos por aqui obtenham a conclusão esperada de seus processos.

• @grazielasimoesm

Todos os assentos então vindo assim. No civilonline virá igual. Por informações deles, isso não causa problemas futuros. Tem gente informando que na hora de fazer o CC vc pode pedir para completar os dados faltantes. E tem gente tb que solicitou a retificação do assento (mas o documento continua o mesmo.... eles só acrescentam uma averbação com as novas informações)

• Olá pessoal!

Vocês imaginam que com o cenário político atual em Portugal teremos alguma mudança na lei de atribuição de nacionalidade? Meu pai conseguiu a cidadania e estou pegando as documentações para iniciar meu processo. 🙏🏻

• @clarisbastos

não deve mudar nada para filho de português - que é o seu caso.

mas sempre podem inventar verificações adicionais, ou mudar as taxas...

se vc já tem os documentos, não fique enrolando: mande já o seu pedido!

• editado May 18

Foristas, @texaslady @eduardo_augusto com as eleições e a troca de primeiro ministro, automaticamente para (stop) as decisões de concessão de cidadania? Precisando de delegação. Ou ainda leva um tempo para trocar ministros, etc? Se o atual governo ganhar necessariamente precisará de novas delegações de poderes? É que tá chegando perto da minha (eu acho) e tô com medo de levar mais meses agora por causa de delegação de poderes. Desculpa se for meio boba a dúvida 😅

• AleAle Member

Boa tarde pessoal.

Alguém pode me ajudar com algumas dúvidas, por favor?

O Formulário 1C Menores tem 2 folhas, páginas 1, 2 (frente e verso) e página 3 sendo que o campo para assinatura dos pais se encontra na página 2.

Li em alguns lugares que não se pode grampear as folhas.

As dúvidas são:

1. O selo de reconhecimento por autenticidade pode ser colado sobre as instruções da página 2?

2. A página 1 e a página 3 devem ser rubricadas pelo pai e mãe? E se sim, elas também devem ter reconhecimento pelo Cartório das assinaturas dos pais?

3. As duas folhas podem ir soltas no envelope ou devo usar um clipe de plástico para unir as folhas?

Agradeço desde já o auxílio.

• Opa galera, vou entrar com meu pedido de nacionalidade em breve.

Minha mãe é Portuguesa, nasceu em Moçambique, morou no Brasil até 2022 e atualmente mora em Portugal.

Pedirei a certidão de nascimento dela pelo Civil Online, de resto é só documentação minha como certidão de nascimento que irei fazer cópia digitada e reprográfica, além da apostila de Haia.

Me ficou uma dúvida sobre a questão do RG, eu teria que ir no cartório fazer uma cópia autenticada e apostilada dele ou só ir no Consulado do Rio de Janeiro já seria o suficiente? Vi pessoas comentando que lá eles tiram uma cópia pro processo.

• @eduardo_augusto

obrigado pela resposta sobre a retificação. Meu receio era exatamente esse, disso se tornar um processo complicado.

• Boa tarde a todos!

Eu e minha irmã demos entrada em 2 processos paralelos para atribuição de cidadania de avós para netos em novembro de 2021, contudo o nosso processo só foi recebido e numerado pela ACP no início de 2022 (por isso o número de processo terminar em /22).

Essa imagem corresponde a consulta do meu processo.

No mês de março, o processo dela correu da primeira bolinha de apenas "submetido" para concluído em apenas 5 dias!

O meu processo, em abril, correu apenas como podem verificar acima e assim está desde então. É suposto demorar assim mesmo essa etapa? A minha documentação e a dela são exatamente iguais, mudando apenas o nossos dados pessoais. Acredito que não deva haver pendências em meu processo uma vez que não recebi e-mail algum também. Alguém mais se encontra com um processo em situação similar?

Grato pela atenção!

• @AlyFilho É questão de sorte. Os processos são distribuídos entre os vários conservadores do ACP e uns são mais rápidos, outros mais demorados. Mas deve faltar pouco pro seu, só ter mais um pouco de paciência mesmo.

• @ecoutinho

Nada impede que o consulado português faça uma cópia certificada do RG, pois na certificação eles apenas afirmam e dão fé pública que aquela cópia é uma reprodução idêntica ao documento original. Entretanto, sabemos que os consulados adoram inventar regras da cabeça deles e criar dificuldades,

eu tentei reconhecer o meu RG e não deixaram pq nele não consta data de validade, só emissão. Nesse reconhecimento que eles fazem, tem uma espécie de formulário onde eles preenchem os dados do documento que estão validando. Enfim, ele não queria deixar a data de validade em branco, e acabou reconhecendo o meu passaporte. Queria usar o RG pq foi o documento que estava apostilado. Mas enfim, foi o passaporte mesmo e seja oq for. Pelo andar da carruagem, se der problema só vou me preocupar o ano que vem hahaha.

• @MalloneBarros

Foristas, @texaslady @eduardo_augusto com as eleições e a troca de primeiro ministro, automaticamente para (stop) as decisões de concessão de cidadania? Precisando de delegação. Ou ainda leva um tempo para trocar ministros, etc? Se o atual governo ganhar necessariamente precisará de novas delegações de poderes? É que tá chegando perto da minha (eu acho) e tô com medo de levar mais meses agora por causa de delegação de poderes. Desculpa se for meio boba a dúvida 😅

Vamos separar por partes:

Processos de atribuição (filhos e netos) não dependem de delegação. Seguem normalmente.

Processos de naturalização dependem de delegação pois a lei de nacionalidade diz que são decisões do ministro da justiça, portanto a delegação só deixa de ser válida o dia que houver troca do ministro atual. O governo atual ainda não foi trocado pelo novo, Isso ainda vai levar algumas semanas.

• editado May 19

@AntonioNapolitano

Como eu disse acima, os consulados são um inferno pq cada um tem suas regras próprias que vêm da cabeça do oficial consular responsável pelo posto. O RG não ter validade não é impeditivo algum. Eu apresentei meu RG para um advogado português fazer a cópia certificada para mim (pois meu passaporte brasileiro não tem filiação) e ele certificou a cópia sem problemas e a mesma foi aceita tanto no meu processo de atribuição quanto na transcrição do meu primeiro casamento.

Ao certificar a cópia ele só está dizendo que conferiu e garante que a cópia é idêntica ao original, ou que a cópia foi feita por ele mesmo a partir do original. Ele não precisa entrar no mérito se entende que o documento é completo, se acha que falta alguma informação (como data de validade). Isso é puro delírio dos consulados (e acho que também te a ver com a "síndrome do pequeno poder").

• Obrigada @ecoutinho e @eduardo_augusto

Eu vou ter que ir o consulado portugues de qualquer jeito, entao vou tentar a copia autenticada. So nao entendi se isso seria suficiente ou se precisaria de apostila. Alias, pensando alto... o RG eh um documento brasileiro e entendo que por isso precisa de apostila. Agora, o passaporte eh um documento reconhecido internacionalmente. Sera que se o ID usado for o passaporte, nao seria necessario a apostila, seja a copia tendo sido autenticada no consulado ou no cartorio no Brasil? No meu caso, acho que nao resolveria porque meu passaporte nao tem filiacao (entendi que tem que ter) mas achei interessante sondar aqui.

P.S.: a identidade em questao seria a identidade dos progenitores para solicitacao de cidadania de menores.

• editado May 19

@analuisapb

Se a cópia certificada for feita por um oficial português com fé pública (um oficial consular, um oficial de registo em uma conservatória, um advogado ou um solicitador) a cópia dispensa apostila. Não interessa e é de um passaporte ou RG.

Você precisará apostilar se a cópia tiver sido feita e certificada em um cartório brasileiro.

• @AlyFilho Você sabe me dizer os números(parcial) dos seus processos? Meu número é 45XXX e ainda nada de de estar "Em análise"... Estou desesperado.

• @SergioM Existe mais de um conservador?? Fui levado a acreditar que era apenas um para processos de Neto.

• Maravilha, obrigada pela confrimacao, @ecoutinho

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.