Judeus Sefarditas - Informações e processos

1182183185187188194

Comentários

• @sovasova ,

como já foi sugerido envie os documentos pelo correio. Quanto a procuração, apesar de já ter sido enviada, eu penso que deveria enviar novamente. Não vale muito a pena dizer que um documento que eles estão pedindo já foi enviado. Pode ser que foi perdido por lá.

Quanto ao tempo não se preocupe, porque além dos 30 dias, en geral há um prazo adicional de 20 dias de dilação e você pode enviar para o email fornecido na carta, uma solicitação para extensão de prazo para o envio dos documentos solicitados se necessário. E aproveite para confirmar se a procuração foi ou não recebida. E na verdade como eles mesmos informam, se dentro de 6 meses não houver nenhuma resposta de sua parte, só ai é que o processo seria extinto.

• Muito obrigado pela vossa ajuda

Já passaram 30 dias úteis (6 semanas), mas acabei de falar com o advogado e a secretária dele disse que acrescentou os certificados impressos quando enviou a procuração. Por isso, só espero que ela o tenha feito de facto. 

De acordo com a informação de rastreio, esta carta chegou a Lisboa na semana passada, o que ainda estava dentro do prazo de 30 dias úteis. Espero que não demore mais um ano para que os documentos acabados de chegar cheguem efetivamente ao processo. Alguém sabe quanto tempo demora desde a entrada até ser efetivamente colocado no meu processo?   

• Prezados, meu processo e da minha irmã foram concluídos dia 21/04, submetidos na ACP em 04/04/2022. Pesquisei no fórum os próximos passos e seria obter o "Assento"? Não enviaram nada por e-mail, além disso, no texto da decisão fala que foi concedido a nacionalidade por naturalização, mas nada sobre criação de assento. Isso é um ato posterior ou já posso mandar um e-mail para ACP solicitando o assento, como outros foristas fizeram?

Desde já agradeço a ajuda.

• @Hurricane parabéns pelas conclusões!!!

Você pode pedir o assento no Civil online, paga 10 euros e fica pronto rapidinho.

Só uma dúvida, pq minha data é bem perto da sua e estou aqui na ansiedade, vocês tinham antecedentes criminais de outros países?

O meu foi submetido na mesma data que o seu, registrado dia 11/04/2022 e ainda não andou....

• @lucas21 percebi que começaram a análise de processos na casa dos 51xxx/22 em um aplicativo que acompanho. O meu foi submetido final de abril de 2022 com antecedentes criminais de outro país e traduzido e autenticado no consulado do país .

• @MalloneBarros o meu também tem antecedentes criminais, também traduzi e autentiquei, como é dos EUA, é aquela chatice, custou uma nota. Meu processo é 509, com certeza já está em analise, mas esse lance de antecedentes, acho que atrasa um pouco. A ansiedade está batendo aqui já. Mais até pra saber se deu tudo certo com esse papel americano.

• @lucaslna Mas o assento já é criado nessa etapa? Porque vi que nos processos de atribuição fala-se em "transcrever os assentos".

Nossos processos não tinham antecedentes de outros países. O do meu outro irmão tinha, mas esse está na conservatória de Lisboa e não andou nada ainda.

• @Hurricane sim, pode solicitar no Civil online, custa 10 euros e vai chegar no seu e-mail.

• @Hurricane

Parabéns pela conclusão do processo! Espero que aproveite bem os direitos e cumpra com responsabilidade os deveres que acompanham a obtenção da nacionalidade portuguesa!

Se ainda não o fez, poderia por gentileza incluir os dados do seu processo na nossa planilha de acompanhamento?

Sefarditas (Mod 6.7) - Planilha Cidadania Portuguesa

@lucaslna , @MalloneBarros , se os seus processos ainda não estiverem na planilha, peço que incluam também.

• @eduardo_augusto Os nossos estão na planilha sim.

• @MalloneBarros , no seu comentário de 24/Abril: "percebi que começaram a análise de processos na casa dos 51xxx/22 em um aplicativo que acompanho", você poderia nos dizer de qual Conservatória seriam estes processos que você citou (51xxx/22)? Pergunto isto porque meu processo está na Conservatória de Lisboa, cuja numeração é 19xxxx/22 (de agosto/2022)

Outra pergunta: qual seria este aplicativo que você citou? É possível outras pessoas instalarem?

Grato.

• @TBCorreia, tudo bem? Tenho enviado email a cada 90 dias pedindo atualização do processo. O email da CIL é sephardi.naturalization@cilisboa.org. Eles tem respondido em até 3 semanas. Importante colocar o numero do seu processo na CIL. Boa sorte!!

• @uspenna São processos da ACP Porto. Eu tenho percebido que existem alguns dias da semana que parece que eles se dedicam só a processos Sefarditas.. ou que pelo menos dois dias da semana eles andam mais. Já começaram a analisar alguns processos de numeração 51xxx/22 mas também ainda tem alguns de 23xxx ou 467xx de 2022. Quero dizer que estar analisando algum de 51xxx/22 não significa terem já analisado todos os outros que estão antes. Ainda há atualizações para esses que vão ficando pra trás.

@lucaslna Meu processo foi entregue no Porto em 28/04/22, mas eu recebi a senha em 09/05/22 (e foi essa data que eles consideraram como processo iniciado) ele tbm tem o certificado criminal de outro país além do Brasil. Iniciou para análise em outubro do ano passado. Percebo que ele teve um delay em relação a outros. Deve ser por causa dessas outras peculiaridades. Vamos ver se agora ele atualiza acompanhando a lógica dos outros no mesmo tempo.

O aplicativo salvo engano é um desenvolvido por israelenses para acompanhar o processo de nacionalidade. Eu vi a recomendação um dia e baixei.

Pode divulgar aqui? @Admin

• @MalloneBarros @uspenna O aplicativo é chamado CITIZCHECK

• @MalloneBarros o meu ta como submetido dia 11/04/2022. Foi recebido por eles, segunda a DHL no dia 04/04/2022, mas acho que considera 11/04 mesmo.

• @igorvribeiro Foi para esse email que encaminhei minha consulta, responderam agora. Continua em análise pela CIL...

• @MalloneBarros

Pois é... O meu é de 31/03/2022 467XXX/22 e nada ainda... Tá ha meses no "para decisão"...

Que luta...

• @Likabahia o seu tbm tem antecendentes crimiais de outro pais?

• @lucaslna Não... Antecedentes só daqui do Brasil mesmo...

• Pessoal, coloquei meu processo na planilha. Não precisei recorrer ao Civil Online para conseguir o assento. Seguindo dica de outros foristas, mandei e-mail ao ACP solicitando o documento e me enviaram em 5 dias.

• Bom dia a todos.

Peço desculpas por eventuais erros, pois estou utilizando um tradutor. Acompanho o fórum há bastante tempo, mas é a primeira vez que sinto necessidade de fazer uma pergunta, pois esta dúvida tem me deixado muito preocupado.

Agradecerei muito se alguém puder trazer mais clareza sobre este assunto.

Meu processo de nacionalidade por ascendência sefardita foi entregue em 16 de agosto de 2022. No sistema, porém, consta como "submetido" em 5 de setembro de 2022, que foi a data em que recebi a senha de acesso. Como todos sabem, a lei mudou em 1º de setembro daquele ano, tornando os requisitos mais exigentes.

O advogado me orientou a não me preocupar, dizendo que a Conservatória (ACP) avaliará o meu processo com base na legislação anterior. No entanto, tenho visto comentários recentes de membros deste fórum informando que as autoridades estariam considerando a data de submissão (registro no sistema) como a data de início do processo — e não a data real da entrega do papéis.

Alguém sabe como esses casos estão sendo tratados? As autoridades já se manifestaram oficialmente sobre isso? Seria possível que a data de início continue sendo considerada como setembro, mas que, no momento da análise, sejam aplicados os requisitos da lei antiga?

Pela lógica — e como funcionaria no meu país, por exemplo —, a lei aplicável deveria ser aquela vigente na data da entrega do processo, não na data de registro, pois não há como prever quanto tempo a autoridade levará para fazer esse registro. Considerar apenas a data de registro (submetido) não parece justo e entendo que isso prejudicaria muitas pessoas.

Agradeço, mais uma vez, pela atenção e pela ajuda.

• @ian_pe Considero que para este fim de verificação da lei que está vigente quando da propositura do processo, o Conservador bem instruído irá considerar a data do protocolo (da entrega) do Pedido na Conservatória, o que no seu caso significa que a lei que irá reger o seu processo é a lei antiga, vigente em Agosto de 22. Caso contrário, caberia uma judicialização. Mas tenho certeza que se houver questionamento/necessidade você terá a oportunidade de se manifestar perante o conservador, com os argumentos pertinentes. Descansa, o que você poderia fazer, já fez. O processo já está entregue e agora só aguardar as noticias boas.

• @MalloneBarros Muito obrigado pela sua resposta. Sinto-me mais relaxado enquanto aguardo os resultados.

• @MalloneBarros Finalmente!!!!! Concluido!!!! Vou agora pagar logo aqueles 10 euros do Civil on line.

• A Ansiedade não vai me permitir esperar o que eles enviam de graça.

• @lucaslna Lucasss que alegria em! Eu olhei o aplicativo e vi umas numerações perto do seu e vim olhar pra ver se o seu não tinha saído. Muitas realizações positivas no seu projeto e como cidadão português. Você pode ter certeza que eu pagarei também se eu tiver o mesmo êxito que vc kkk

O seu antecedente criminal foi traduzido e depois autenticado no consulado tbm?

• @lucaslna Só mais uma perguntinha…o seu estava no step 2 (iniciou a análise) e foi direto para concluído?

• @MalloneBarros desde aquele bug de outubro de 2023 que estava como fase 3.

Ficou assim:

• @lucaslna Ahhhh que maravilha! O meu era proximo ao seu... Então tenho esperança que se resolva ainda este ano!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.