Transcrição de casamento entre dois portugueses

2»

Comentários

• @ecoutinho ufa! Menos um bo! Obrigado!

• @ecoutinho @CarlosASP Estamos pra enviar a documentação para transcrição do casamento em Porto, e fiquei na dúvida se o neto como requisitante precisa enviar cópia autenticada e apostilada do RG ou somente a certidão de nascimento apostilada, poderiam me confirmar?

• @rlobo ambos!

Cópia autenticada e apostilada do RG para comprovar a identidade do requerente e a certidão de nascimento apostilada do requerente para comprovar parentesco.

Caso na certidão em breve relato conste nome dos avós que são os nubentes da transcrição, essa serve. Se não, tem que ser a inteiro teor (pode ser a digitada).

• @rlobo

Exatamente como a @fadalusitana descreveu

• @CarlosASP @ecoutinho Boa tarde. Pra quem acompanhou esse post e todos que me ajudaram, trago boas notícias! A transcrição do casamento em Porto foi aprovada, mesmo com as divergências apontadas mais acima!

Demorou um mês após a chegada dos documentos em Porto.

Agora tenho dúvida dos próximos passos: devo pagar os 120 euros pelo link enviado por e-mail e enviar o comprovante respondendo esse mesmo e-mail? Preciso fazer mais alguma coisa?

Quando podemos dar entrada no processo de reconhecimento, assim que chegar por e-mail a certidão de casamento transcrita? Precisa da via física?

Obrigado!

• @rlobo

Agora tenho dúvida dos próximos passos: devo pagar os 120 euros pelo link enviado por e-mail e enviar o comprovante respondendo esse mesmo e-mail?

Sim. Paga com cartão pelo link enviado. Não é necessário mandar o comprovante, mas se quiser mandar mesmo assim não tem problema

Preciso fazer mais alguma coisa?

Depois que pagar é só esperar. Deve receber por correio daqui algumas semanas a certidão de casamento portuguesa (popularmente conhecida como "a transcrição") e os documentos que mandou ao fazer o pedido.

• @ecoutinho Obrigado! Preciso de mais uma ajuda. Ao tentar pagar com o cartão houve um problema na aprovação e o pagamento não foi efetivado. Ao tentar pagar novamente apareceu uma mensagem "O seu pagamento foi cancelado".

É preciso enviar um e-mail pra eles solicitando um novo link para pagamento? Será que respondem rápido? É comum acontecer isso?

• @rlobo

É preciso enviar um e-mail pra eles solicitando um novo link para pagamento?

Sim.

Será que respondem rápido?

Não dá para saber. Uma vez precisei de um esclarecimento e me responderam no dia seguinte, mas as conservatórias não são conhecidas por responder rápido a emails.

É comum acontecer isso?

Não acredito que seja comum, mas me lembro de um tempo atrás uma outra forista que teve o mesmo problema.

Provavelmente o erro é por que o pagamento precisa ser com um cartão que tenha a função de segurança 3DES ativa (aquela em que ao fazer o pagamento online a pessoa precisa entrar no aplicativo do cartão e confirmar que é ela mesma que está fazendo o pagamento). Essa função é obrigatória na Europa e, pelo que me lembro, no Brasil todos os cartões de crédito Visa já têm essa função desde 2020. A Mastercard estava forçando os bancos a terem essa função para seus cartões tbm, acredito que a maioria já tenha ativado.

• @ecoutinho Boa tarde. Recebemos a certidão de casamento do avô e avó transcrita em Portugal. Por gentileza, pederia me esclarecer os documentos necessários agora para solicitar o reconhecimento dos netos?

Tenho as seguintes dúvidas:

1 Como são dois portugueses, devo enviar as certidões de ambos, ou escolho o avô?

2 O avô tem certidão de batismo e a avó certidão no crv online. No caso da online, como venceu, devo pagar e solicitar outra, ou posso enviar uma cópia apenas?

3 Com relação a certidão transcrita de casamento, deve enviar a cópia recebida?

4 Além da certidão de nascimento do requerente e do filho do português, é preciso enviar alguma certidão de casamento ou óbito?

Obrigado!

• @rlobo

Antes de mais nada: o filho desse "novo português" (seu pai/sua mãe) ainda está vivo? Caso esteja, considere a possibilidade de primeiro ele pedir como filho e depois você como filho. Apesar de serem dois processos em sequência, a tendência é sair bem mais rápido (1 ano + 1 ano) que você pedindo nacionalidade diretamente como neto (aprox 4 anos).

Sobre suas dúvidas:

Documentos para dar entrada com o pedido como neto de português: Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D

1 Como são dois portugueses, devo enviar as certidões de ambos, ou escolho o avô?

Escolha um deles apenas.

2 O avô tem certidão de batismo e a avó certidão no crv online. No caso da online, como venceu, devo pagar e solicitar outra, ou posso enviar uma cópia apenas?

Como o casamento deles está transcrito, a princípio tanto faz. Já passou um "pente fino" nas certidões de nascimento do filho dos portugueses e na sua para ver se não há nenhuma inconsistência com datas, nomes, locais etc? Se estiver tudo certinho eu daria preferência a usar a certidão da sua avó que está disponível pelo civil online.

3 Com relação a certidão transcrita de casamento, deve enviar a cópia recebida?

Caso opte por pedir cidadania pelo avô, que tem certidão de batismo, mande uma cópia simples da certidão de casamento portuguesa que recebeu ao final da transcrição. Caso opte pela sua avó, que tem certidão de nascimento no civil online, o casamento constará como um averbamento no assento de nascimento dela no sistema do IRN, nesse caso o envio da cópia da certidão de casamento portuguesa não é necessário (mas não tem problema caso prefira enviar mesmo assim).

4 Além da certidão de nascimento do requerente e do filho do português, é preciso enviar alguma certidão de casamento ou óbito?

Certidão de óbito certamente não, pois como o casamento dos portugueses está transcrito, os sobrenomes estão fixados. Também em consequência da transcrição, os filhos que nasceram na constância do casamento estão perfilhados.

A transcrição resolve muitos detalhes que muitas vezes complicam um processo de nacionalidade, mas ainda assim é importante checar algumas informações. Pergunta: o filho do português (seu pai ou sua mãe) nasceu enquanto seus avós eram casados? Ele foi registrado quanto tempo após nascer?

• Boa tarde a todos,

Estou ajudando minha esposa que é neta de portugueses falecidos e surgiu uma dúvida. O intuito é fazer a transcrição do casamento dos avós portugueses que se casaram no Brasil para posterior obtenção da cidadania portuguesa.

A dúvida é que o português era viúvo de um casamento anterior com uma brasileira. Será necessário fazer a transcrição do primeiro casamento? Obrigado

• @Eduardo_o

A dúvida é que o português era viúvo de um casamento anterior com uma brasileira. Será necessário fazer a transcrição do primeiro casamento?

Sim. O primeiro casamento e o óbito da primeira esposa.

• @Eduardo_o

A dúvida é que o português era viúvo de um casamento anterior com uma brasileira. Será necessário fazer a transcrição do primeiro casamento?

A resposta curta é a que o @ecoutinho já indicou acima: "Sim. O primeiro casamento e o óbito da primeira esposa."

Se você tem acesso aos documentos da primeira esposa do português, ou seja, a certidão de nascimento dela, a certidão do primeiro casamento, e a certidão do óbito da primeira esposa, não fique inventando muito: peça as certidões, faça as transcrições e siga em frente.

Por outro lado, pode ser que você esteja em um cenário mais complicado. Pode ser que na certidão do segundo casamento haja apenas uma menção, "Zezinho, viúvo de Mariazinha", sem qualquer outra informação, como o local de nascimento da Mariazinha, ou onde se casaram, ou onde e quando a Mariazinha faleceu. De repente você nem sabia que o português era viúvo do primeiro casamento e não tem ideia de onde procurar qualquer informação. Aí vale a pena fazer uma consulta a uma conservatória (ou a CRC Lisboa, ou a CRC Porto) e perguntar como proceder. Talvez seja necessário algum procedimento administrativo ou judicial, mas eu acredito que mesmo um caso assim teria algum tipo de solução.

Mas como eu disse acima: se você tem acesso aos documentos, faça logo a transcrição e a comunicação do óbito da primeira esposa...

• @ecoutinho Bom dia, obrigado pelos esclarecimentos!

Respondendo suas perguntas: vamos solicitar as certidões de inteiro teor reprográfica para confirmar, mas a princípio está tudo certinho. Sim, o filho dos portugueses nasceu depois do casamento deles, e foi registrado 5 dias depois do nascimento.

Algumas dúvidas ainda: de que forma os filhos estão perfilhados na transcrição de casamento dos portugueses?

Como saber se nasceu na constância do casamento, caso não conste que os pais eram casados na certidão de nascimento? Somente pelo fato de ter nascido após o casamento basta?

A neta que solicitará o reconhecimento se casou e se divorciou, esses dois eventos estão averbados na certidão de nascimento dela, indicando as alterações de nome. Mesmo assim é necessário enviar o divórcio na solicitação de reconhecimento ou não precisa?

Na certidão de nascimento do filho dos portugueses é necessário estar averbado o casamento e óbito dele?

Obrigado!

• @rlobo

Como saber se nasceu na constância do casamento, caso não conste que os pais eram casados na certidão de nascimento? Somente pelo fato de ter nascido após o casamento basta?

Sim, se nasceu após o casamento assume-se que tanto a paternidade qua to a maternidade esteja estabelecida, mesmo que quem tenha declarado o nascimento seja um terceiro (vizinho, parente etc).

A neta que solicitará o reconhecimento se casou e se divorciou, esses dois eventos estão averbados na certidão de nascimento dela, indicando as alterações de nome. Mesmo assim é necessário enviar o divórcio na solicitação de reconhecimento ou não precisa?

A princípio não é necessário.

Na certidão de nascimento do filho dos portugueses é necessário estar averbado o casamento e óbito dele?

Estou entendendo que o pedido é como neto (art 1d) pq o filho do portugues já faleceu, é isso?

A princípio não precisa estar averbado, mas eu solicitaria que os cartórios que registraram o casamento e o óbito notificassem o carrório onde está o nascimento para que todos atos estejam averbados. É o tipo da coisa que é bom fazer nessas horas para manter tudo atualizado.

• Boa tarde a todos,

@ecoutinho , @eduardo_augusto obrigado pelos esclarecimentos.

Encontrei no Familysearch os documentos do primeiro casamento e vou seguir com as transcrições.

• @ecoutinho Obrigado!

A certidão do Civil Online tem validade de 6 meses, e a que solicitei já venceu. É necessário solicitar outra para o pedido de reconhecimento? Ainda mais considerando agora a averbação do casamento?

Depois que solicitado é só usar a mesma para os dois netos, certo?

• @rlobo

A certidão do Civil Online tem validade de 6 meses, e a que solicitei já venceu. É necessário solicitar outra para o pedido de reconhecimento? Ainda mais considerando agora a averbação do casamento? 

Não se preocupe com isso. Faça uma impressão simples do que vc tem mesmo. Eles só usam essa cópia que você mandar para localizar o assento no sistema e lá constará a averbação.

Depois que solicitado é só usar a mesma para os dois netos, certo?

Não precisa solicitar. imprima duas cópias dessa certidão do civil online que você já tem e mande uma junto com os documentos de cada um dos netos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.