Transcrição de casamento entre dois portugueses

2»

Comentários

• @ecoutinho ufa! Menos um bo! Obrigado!

• @ecoutinho @CarlosASP Estamos pra enviar a documentação para transcrição do casamento em Porto, e fiquei na dúvida se o neto como requisitante precisa enviar cópia autenticada e apostilada do RG ou somente a certidão de nascimento apostilada, poderiam me confirmar?

• @rlobo ambos!

Cópia autenticada e apostilada do RG para comprovar a identidade do requerente e a certidão de nascimento apostilada do requerente para comprovar parentesco.

Caso na certidão em breve relato conste nome dos avós que são os nubentes da transcrição, essa serve. Se não, tem que ser a inteiro teor (pode ser a digitada).

• @rlobo

Exatamente como a @fadalusitana descreveu

• @CarlosASP @ecoutinho Boa tarde. Pra quem acompanhou esse post e todos que me ajudaram, trago boas notícias! A transcrição do casamento em Porto foi aprovada, mesmo com as divergências apontadas mais acima!

Demorou um mês após a chegada dos documentos em Porto.

Agora tenho dúvida dos próximos passos: devo pagar os 120 euros pelo link enviado por e-mail e enviar o comprovante respondendo esse mesmo e-mail? Preciso fazer mais alguma coisa?

Quando podemos dar entrada no processo de reconhecimento, assim que chegar por e-mail a certidão de casamento transcrita? Precisa da via física?

Obrigado!

• @rlobo

Agora tenho dúvida dos próximos passos: devo pagar os 120 euros pelo link enviado por e-mail e enviar o comprovante respondendo esse mesmo e-mail?

Sim. Paga com cartão pelo link enviado. Não é necessário mandar o comprovante, mas se quiser mandar mesmo assim não tem problema

Preciso fazer mais alguma coisa?

Depois que pagar é só esperar. Deve receber por correio daqui algumas semanas a certidão de casamento portuguesa (popularmente conhecida como "a transcrição") e os documentos que mandou ao fazer o pedido.

• @ecoutinho Obrigado! Preciso de mais uma ajuda. Ao tentar pagar com o cartão houve um problema na aprovação e o pagamento não foi efetivado. Ao tentar pagar novamente apareceu uma mensagem "O seu pagamento foi cancelado".

É preciso enviar um e-mail pra eles solicitando um novo link para pagamento? Será que respondem rápido? É comum acontecer isso?

• @rlobo

É preciso enviar um e-mail pra eles solicitando um novo link para pagamento?

Sim.

Será que respondem rápido?

Não dá para saber. Uma vez precisei de um esclarecimento e me responderam no dia seguinte, mas as conservatórias não são conhecidas por responder rápido a emails.

É comum acontecer isso?

Não acredito que seja comum, mas me lembro de um tempo atrás uma outra forista que teve o mesmo problema.

Provavelmente o erro é por que o pagamento precisa ser com um cartão que tenha a função de segurança 3DES ativa (aquela em que ao fazer o pagamento online a pessoa precisa entrar no aplicativo do cartão e confirmar que é ela mesma que está fazendo o pagamento). Essa função é obrigatória na Europa e, pelo que me lembro, no Brasil todos os cartões de crédito Visa já têm essa função desde 2020. A Mastercard estava forçando os bancos a terem essa função para seus cartões tbm, acredito que a maioria já tenha ativado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.