Dúvidas para o processo por atribuição após o processo terminado de Atribuição de Netos 1D

editado September 2022 em Processos de Atribuição

Olá amigos!


Seguinte, o processo de atribuição da minha mãe foi finalizado em Novembro de 2021 e ela recebeu o documento que informa sobre a nacionalidade portuguesa (uma certidão de nascimento).

Ocorre que em Setembro de 2021 o marido dela faleceu (meu pai). Até o momento não consegui fazer o agendamento dela para emitir o cartão cidadão e nem o passaporte. Como eu quero receber a cidadania, queria saber qual seria o procedimento agora então vamos as dúvidas:


  • É necessário informar o casamento a Portugal ou apenas o falecimento? Uma vez que foi enviado no momento do registro de nascimento que ela era casada e eu como filho. Qual seria o procedimento? Isso é necessário ser feito antes de tudo?


  • Esse procedimento de atribuição para mim é mais simples que o dela certo? Alguém possui o passo a passo por onde começar? É necessário ter o cartão cidadão ou o passaporte para dar início ao processo?


  • Alguma dica para conseguir agendar em SP ou Santos? Desde o começo do ano tentando e não consigo.


Obrigado

Comentários

  • Alguma ajuda galera?


    Abraços

  • @g0ham tem que fazer a transcrição do casamento dela, pra depois vc fazer seu pedido por filho ...e depois dessa transcrição ela consegue pedir o cartão de cidadão no consulado.....mas para seu processo não necessita do cartão dela, e sim da certidão de nascimento portuguesa com a transcrição....se mora no estado de SP, envie a transcrição para Santos....

  • editado March 2023

    @g0ham

    • É necessário informar o casamento a Portugal ou apenas o falecimento? Uma vez que foi enviado no momento do registro de nascimento que ela era casada e eu como filho. Qual seria o procedimento? Isso é necessário ser feito antes de tudo?

    O óbito não precisa transcrever, porém, "se" foi seu pai (e não a portuguesa) o declarante do seu nascimento, é necessário fazer a transcrição.

    • Esse procedimento de atribuição para mim é mais simples que o dela certo? Alguém possui o passo a passo por onde começar? É necessário ter o cartão cidadão ou o passaporte para dar início ao processo?

    Dependendo da resposta à pergunta acima, a documentação a ser usada é um pouquinho diferente.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#latest

    • Alguma dica para conseguir agendar em SP ou Santos? Desde o começo do ano tentando e não consigo.

    é bastante concorrido e trabalhoso agendar, mas todos conseguem, é só insistir.

  • editado March 2023

    @g0ham

    Para sua atribuição de nacionalidade, precisa fazer a transcrição de casamento dos seus pais para que assim firme a maternidade.


    Como sua mãe quer obter os documentos de identificação e de viagem portugueses, faça a transcrição de casamento e a comunicação de óbito do cônjuge estrangeiro (seu pai) e assim ela terá os documentos com o estado civil atualizado.

  • @Fabiano

    vc está respondendo qual dúvida?

  • Boa Tarde galera, preciso terminar a minha atribuição e puderem me ajudar:


    Vamos aos detalhes:

    • Meu pai é falecido. A certidão de nascimento da minha mãe veio com o nome que ela nasceu. Ela já possui passaporte e cartão cidadão. Quais são os passos? Se puderem mandar link de como fazer, me ajudaria demais!


    • Preciso transcrever o casamento dela e morte do meu pai em portugal? Se sim, como faço isso???


    Obrigado desde já!

  • @g0ham sua pergunta já foi respondida acima pela @mabego

    A lista atualizada de documentos para filhos está aqui: Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C

  • editado March 11

    @AlanNogueira Obrigado por responder

    Minha dúvida seria:

    Eu tenho que fazer a transcrição do casamento dela (meu pai não era portugues) antes de solicitar o meu a minha atribuição?

    • Outra dúvida: Como procedo para tentar agendar aqui em santos? Eu perdi o link que tinha

    Obrigado

  • @AlanNogueira Revi as informações, obrigado!


    Quanto ao procedimento de agendar, você sabe o link atual?


    Desculpe a quantidade de perguntas, consegui o cartão cidadão e o passaporte já com a ajuda aqui do fórum, porém estão com o nome de nascimento dela.


    Mais uma vez obrigado.

  • @g0ham olhe neste topico especifico por gentileza, se não tiver a informação pergunte lá por favor que com certeza vão poder lhe auxiliar melhor https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15464/transcricao-de-casamento-escritorio-consular-em-santos#latest

  • Obrigado mesmo pela ajuda @AlanNogueira consegui as informações que precisava!

  • @g0ham obrigado boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.