Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1140914101412141414151462

Comentários

  • zffrzffr Member

    Situação triste, mas não chega a ser uma surpresa kkk

  • @zffr Exatamente eu mesmo já ficava dizendo para surpresa de 0 pessoas, mas como deram como quase certeza de que iria ser até Janeiro dei um voto de confiança e me arrependi rs

  • @imarlonjr o email foi enviado ao arquivocentral.porto@irn.mj.pt, segue:

    "

    Olá. Sou o requerente do processo 11xx/2023 e, se possível, gostaria de saber se foi identificado algum problema ou alguma documentação pendente que eu deva resolver.

    Agradeço antecipadamente e peço desculpa caso a minha solicitação não seja exequível.

  • Mesma informação que já tínhamos… mas segue resposta que recebi do ACP por email.

    ”Informamos que os registos estão a ser distribuídos centralmente para outras conservatórias pelos serviços centrais do IRN.IP. Por este facto os registos não são lavrados por este serviço, não tendo este serviço conhecimento de quando o seu processo vai ser distribuído para registo. O IRN.IP. encontra-se a desenvolver uma aplicação em que os registos vão ser lavrados muito brevemente de forma automática. Não temos previsão de quando será redistribuído pois e efetuado por ordens superior e por data de despacho”

    Eles me responderam 23:10 horário de Portugal 🤔 tem gente trabalhando essa hora? Não imaginava

  • editado February 2

    @gaabirodriguez Pode ser que eles deixem o email de trabalho conectado no celular ou no laptop deles.

    A mesma resposta de sempre.

  • Bom dia pessoal,

    Alguem tem alguma novidade sobre assentos hoje?

    Habemus assento de nascimento? hahahah

    O Excelentíssimo Pedro Tavares não se pronuncia sobre o tema, muito triste, me sinto no brasil terra que os politicos cagam na nossa cabeça.

    Seguimos na fé :)

  • @mmagomes muito obrigado meu amigo

  • editado February 2
  • @geluk Então ta tudo parado na ACP Porto por ter sido a conservatória escolhida para fazer os testes... o prazo "mais rápido possível" não sei se será rápido mesmo não kk

  • Eu acredito que até o meio da fevereiro o sistema começa a funcionar.

    Provavelmente vai ser rodado uma rotina em massa para todos que já estão aprovados pra receber os assentos e depois disso vão voltar a analisar os que estão na bolinha 4. Que no caso com o sistema já funcionando, assim que for aprovado já vai emitir o assento!


  • @AnaClaraMotta Não sei se é a ajuda que vc está buscando mas enviei o processo de cidadania por atribuição da minha sogra, que é filha de Portugues, juntamente com o do meu marido que é neto. Os 2 processos foram enviados juntos com uma solicitação de apensamento e foi utilizado o formulário 1C (filho) para ambos. Foram enviados para a ACP no finalzinho de 2023. Hoje o processo da minha sogra já está na bolinha 7 marrom, aguardando a emissão do assento e a do meu marido está na bolinha 4 mas ainda não caiu em exigencia. Minha expectativa é que o processo do meu marido caia em exigencia por falta da transcrição do casamento de minha sogra. O que ainda não ocorreu. Me orientaram que assim que o assento de minha sogra sair devo realizar a transcrição do casamento dela (pois foi meu sogro quem registrou meu marido). De posse da transcrição devo remete-la ao ACP e solicitar que seja anexada ao processo do meu marido e assim o processo dele sairá da exigencia e seguirá o curso normal. Não sei te dizer se ganharemos tempo com essa estratégia, mas se tiver alguma alteração informo aqui no grupo.

    Evolução do processo do meu marido (bolinha 4) e da minha sogra (bolinha 7):


  • @RaissaCervone, "...Foram enviados para a ACP no finalzinho de 2023..."???

  • Nesse mar de notícias ruins dos assentos que não são emitido, pelo menos uma notícia boa. O meu processo finalmente saiu da inércia e deu um passo pra frente.

    1-c

    Entregue DHL 19/04/2023.

    Entregue ACP 24/04/2023.

    Bolinha 1 verde em 03/05/2023.

    Bolinha 2 verde em 01/02/2024

  • editado February 2

    descrição de toda resposta do Vice do IRN, sistema já começou a funcionar mas estão faseando ele para observação.

    Cara xxxx, o processo automático esteve a ser testado para assegurar que os assentos eram exatos, seguros e transpõem toda a informação necessária para o registo civil. Infelizmente demorou-se um pouco mais do que inicialmente previsto. O processamento já foi iniciado esta semana e será faseado por forma a acompanharmos a sua execução. Estamos também a trabalhar na melhoria do serviço de consulta do estado dos processos para que seja mais transparente em relação ao andamento dos processos.

  • @leonardocouto, então não "está tudo parado" no ACP como a advogada falou. Boas notícias!!!

  • H2SO4H2SO4 Member

    Bom dia amigos

    Sem querer parecer demasiado pessimista, a verdade é que tenho sérias dúvidas que o tal sistema venha a funcionar em breve.

    A razão das minhas dúvidas é o fato de eles estarem a redistribuir por outras Conservatórias os processos mais antigos.

    Imaginem que por milagre o sistema começava a trabalhar hoje. Então os processos mais antigos ficariam prejudicados, pois teriam de esperar que os seus registros fossem feitos manualmente nas Conservatórias para onde tinham sido distribuídos, sendo ultrapassados por processos mais recentes que não tinham sido ainda redistribuídos e cujos registros seriam entretanto feitos automaticamente..

    Eu acredito que num primeiro momento eles pensaram que o sistema iria entrar em funcionamento.

    Mas quando se aperceberam (ou lhes disseram) que isso não ia acontecer, começaram a redistribuir os processos mais antigos.

    Espero estar enganado

  • @leonardocouto a advogada está certa, ela disse que estão parados quanto a questão de novas aprovações pelos conservadores. Isso tá parado mesmo.

  • @geluk sera que irá ser só pra 1C? O meu já está aprovado mais é sefardita, tô com medo de nem está incluído ai (sei q provavelmente n vira nos 23 mil primeiros) mas espero que esse novo sistema lance o meu também.

  • Prezados,

    Venho aqui compartilhar meu caso para ajudar pessoas que venham a ter o mesmo problema no futuro. Meu pedido entrou em exigência no fim do ano passado pois solicitavam documentos sobre o reconhecimento de paternidade e a nacionalidade do meu pai, que é brasileiro.

    Há uma averbação da paternidade no minha certidão de nascimento, porém não informa nacionalidade, naturalidade e idade do meu pai, por isso desde o começo pensei que isso poderia dar algum problema, mas o que não previ foi o pedido dos documentos que geraram a averbação da paternidade

    Após alguma pesquisa e com a ajuda do grupo no Facebook eu pedi no cartório se eles tinham o documento que gerou a averbação arquivado, e o atendente me informou que provavelmente estava lá, e que eu teria que pedir o desarquivamento do Mandado de Averbação. Uma semana depois o documento foi desarquivado, era o mandado do juiz solicitando a averbação da paternidade, mas ainda não possuia a nacionalidade do meu pai, então eu solicitei a certidão de nascimento de inteiro teor digitada dele, e mandei ao ACP com o mandado de averbação, que foi recebido lá dia 29/01/24.

    Hoje confirmo que meu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda a emissão do assento. Agradeço a todos aqui pela ajuda e seguimos na luta para que esses assentos saiam o mais rápido!


  • zffrzffr Member

    @geluk Mas os processos não estão mais sendo enviados a outras conservatórias para a emissão do assento?

  • @Larissajade o vice do IRN comentou que estão faseando, entendo que começando por grupos. E eu acredito que o primeiro vai ser de filhos, mas logo chega sefardita. Eu aposto que na próxima semana vamos começar a receber boas notícias de alguns artigos já

  • @zffr eu acredito que está informação ficou junto da mensagem padrão mas não se aplica mais no momento. Acredito que para processos de filhos talvez eles poderiam estar sim distribuindo até pelo o que eu observei foi o único artigo que não parou.

    @Regiani Scharlack infelizmente notário não tem relação com processo de cidadania. Se fosse conservadores ai sim.

  • Parece que dessa vez aprenderam a não dar datas se eles não tem certeza de quando entrará em funcionamento.

    Todos deverão ficar de olho no próximo dia 9~12 fev, para que se observe se haverá processos redistribuidos para outras conservatórias.

    1. Se redistribuirem de novo então esqueçam o sistema para pelo menos o mês de feveiro, até pq iriam redistribuir se o sistema estivesse muito perto de ser lançado?
    2. Se não redistribuirem é um bom sinal, isso iria significar que não é mais necessário redistribuir porquê o sistema está perto de entrar no ar.

    Então diria que o nosso novo prazo seria até o dia 12 para que a gente tenha um norte pra saber se falta muito ou pouco mesmo para o sistema começar a mostrar resultados.

  • Essa foi uma resposta que meu parente recebeu em 9 de janeiro da ACP, sendo que o processo dele foi deferido/finalizado em agosto. Eles mandam e-mail no ato da transferência para outra conservatória?

  • @viniciusmrocha 290XX / 2023 ... obrigada segue detalhamento: 17/02/23 - correio, sedex (RJ/ACP); 28/02 - Chegou na ACP; 06/03/23 - recebemos o e-mail de confirmação com senha; 22/11/23 - Bolinha 2 Verde; 4/12/23 - foi direto para bolinha 4 Marrom; 31/01/24 - foi direto para bolinha 7 Marrom.

    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."


    Sabe me informar se o acento será envia por e-mail ou via carta?

  • @Regiani Scharlack eu recebi um e-mail dia 25 de janeiro e a resposta era sobre a criação digital dos assentos : O IRN.IP. encontra se a lançar uma nova aplicação informática a qual a lavratura do registo português efetuado automaticamente 

    Informo que não e possível efectura registos manuais pois aplicação encontra se em fase de testes mas seremos os mais breve possível 

    Será comunicado, por correio eletrónico, o número e ano do registo final do nascimento, juntamente com a cópia do respetivo registo, ficando o seu processo de nacionalidade portuguesa totalmente concluído.@geluk

  • Cila DiasCila Dias Member
    editado February 2

    @viniciusmrocha seguem os dados

    Pedido de cidadania por atribuição, filho maior de 18 anos, 290xx/23: 17/02/23 - correio, sedex (RJ/ACP); 28/02 - Chegou na ACP; 06/03/23 - recebemos o e-mail de confirmação com senha; 22/11/23 - Bolinha 2 Verde; 4/12/23 - foi direto para bolinha 4 Marrom; 31/01/24 - foi direto para bolinha 7 Marrom.

    O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.