Qualquer país é soberano para exigir o que bem entender, mesmo que nos pareça o mais absurdo. Podemos ponderar sempre que possível caso tenhamos justificativa plausível, de forma justificável. Não convém compararmos a situação de deferimento de um familiar com outro. Cada caso é um caso. As vezes (felizmente), Portugal solicita nova prova de vida para as pessoas de mais idade, por "considerarem" a possibilidade da pessoa ter falecido no decorrer do processo. Caso tenha ocorrido o falecimento, a família não conseguirá cumprir a exigência e o pedido será indeferido e arquivado. Portanto, ao meu ver, seu melhor caminho, caso possível, será cumprir a exigência!
Acho bem provável que hoje a tarde ocorra essa emissão de assentos, o Secretário de Estado não seria doido de reforçar que ocorreria e emissão dos 23 mil assentos em janeiro ainda e próximo do final do mês, acho que vai acontecer de tarde mesmo.
minha mãe enviou o processo junto com a irmã, tudo igualzinho, cada uma caiu com um conservador diferente e aí uma caiu em exigencia e outra não. Paciencia, foi enviada a exigencia e uma foi aprovada 2 meses depois da outra. Acontece, a recomendação é cumprir e seguir em frente.
Com a demora dos processos para serem analisados, pode se tornar cada vez mais comum pedido de prova de vida dos requerentes 80+. A minha avó de 85 não mandou prova de vida e nao caiu em exigencia, mas na época, 2021, o pedido dela foi examinado apenas 5 meses depois do protocolo...
@JohnA No caso temos que aguardar até as 16h no horário de Brasilia, o IRN para de trabalhar as 19h no horário de Portugal... se até la não tiver ninguém falando que recebeu o assento no e-mail. F
Boa tarde! Minha nacionalidade por tempo de residência foi concedida em 28 de agosto de 2023 no ACP do Porto. Desde então tô aguardando o assento que nunca sai. Tenho acompanhado os comentários de vocês, mas nunca cheguei a comentar nada, mas sempre na mesma ansiedade e expectativa. Hoje entretanto, tava na mesma expectativa de que acontecesse o lançamento dos assentos pendentes, como foi prometido pelo Ministro da Justiça, mas acho que não vai acontecdr. Faltam 20 minutos pras 2 da tarde e acho improvável alguma coisa acontecer até antes das 18h, principalmente no serviço público. Infelizmente, tenho a sensação ruim de entender de onde veio a herança das promessas mentirosas de políticos brasileiros.
@welinty de onde você tirou essa informação que eles trabalham até as 19:00? Até onde sabemos vai até as 16:00 somente. São funcionários públicos não acredito que trabalhem até 19:00
@geluk No caso o atendimento ao público é até as 16h, o IRN do Campus de Justiça fica até as 19h pelo que consta no maps, provável que o conselho diretivo fique la e tenham algum expediente diferente do CRC, ACP e conservatórias.
Vamos perguntar pra ele deixando bem claro que estamos falando do sistema que automatizaria as emissões dos assentos o por quê o prazo não foi cumprido se ele disse que seriam emitidos até o fim desse mês de Janeiro e assumiu compromisso público com aquele anúncio?
Antes eu estava com as expectativas baixas, mas me animei com o pessoal dando como quase certeza e o posicionamento do secretário e agora desanimei dnv kkkk.
Março teremos eleições, o governo atual provavelmente seria beneficiado se emitirem milhares de assentos a tempo para que os novos Portugueses se sintam agradecidos e votem neles, seria ruim pra eles perderem esses novos potenciais votos.
Entendi que estão à "desenvolver" o novo sistema que, por ser digital, agilizará as solicitações processuais. Muito bom! Entretanto, o que eles não explicam com clareza é o que irá acontecer com os milhares de processos dados entrada manualmente (papel) que estão no passivo? Serão migrados para o novo sistema? Se isto acontecer, poderemos ter que esperar por muito mais tempo! Existem processos de netos que estão na fase 2 de tramitação há 34 meses, qdo já deveriam ter sido concluídos. Além disso, existem milhares de processos no último estágio (7), aguardando a simples emissão do assento de nascimento português, o que é lamentável! Por que nao imprimem estes assentos enquanto os sistema não fica disponível? Na verdade, nao sabemos de nada ao certo e, sendo assim, tudo se torna especulação. O IRN, deveria colocar a informação correta no site para que os utentes tenham conhecimento da verdade dos fatos. Mas, acredito que nem eles o saibam! Sé nos resta aguardar com muita paciência!
Há 4/5dias eles confirma que o prazo se mantem até o fim de janeiro, não é possível que ele daria essa informação se o sistema estivesse longe de funcionar. Muito estranho isso… alguém pelo amor conhece alguém que trabalha lá dentro pra trazer uma salvação com resposta kkk
Se você me permitir um pouco de especulação, eu acredito que todos os processos serão beneficiados. Imagino que os processos digitalizados (por advogados e solicitadores diretamente na plataforma nova ou por funcionários do IRN, na modalidade papel) passem por um leitor OCR (do inglês Optical Character Recognition, é uma tecnologia para reconhecer caracteres a partir de um arquivo de imagem). Depois disso aplica-se inteligência artificial (IA) para ler os arquivos e localizar informações de interesse (nomes do registrado, dos pais e dos avós, datas e etc.). A IA extrai os dados e lavra o registro automaticamente, sem a necessidade de ação humana. É claro que nada é perfeito, havendo muitos pontos onde erros podem ser introduzidos. Imagino que no momento estão trabalhando em testes e formas de minimizar os erros.
@JohnA eu também acho que devíamos perguntar e cobrar, trabalho de político precisa ser cobrado pela população, não estão fazendo nenhum favor para nós, nós temos DIREITO à nossa cidadania, e ainda pagamos para que esse direito seja exercido, pagamos ao governo português, o mínimo que eles devem fazer é se posicionar com informações verídicas. Todo mundo fica preocupado em não incomodar e deixar eles trabalharem, mas essa situação extrapolou qualquer bom senso, ao meu ver é nosso direito exigir posicionamento e esclarecimentos e é o dever deles nos darem uma reposta satisfatória. Todos ficam comedidos de ligar, enviar e-mails, postar comentários, mas eles tampouco estão preocupados com as falsas promessas e informações a conta gotas que soltam para nós
@Larissajade Concordo contigo, apesar de ainda não sermos cidadãos Portugueses, em breve nós seremos e também pagamos pelo serviço.
O que custa dar uma informação verídica? Seria bem melhor se eles falarem "Inicialmente acreditavamos que seria possível emitir esses assentos em Janeiro mas não foi possível, em breve iremos anunciar uma nova data" Cara, tudo bem é um sistema complexo e todo mundo iria entender. O quê nos deixa com raiva é a falta de informação, já não basta a demora.
E quanto à "... nova plataforma de acompanhamento online de todas as fases da atribuição de nacionalidade portuguesa em tempo real...", prevista tbem, supostamente, para as primeiras semanas do ano? Seria outra fake news eleitoral?
O @JohnA está correto. Em Portugal, o que fala não se escreve, ainda mais no tocante a TEMPO. Não é para desanimar ninguém, mas os tais 23 mil assentos não vão acontecer hoje. Aqui é diferente. A coisa não vai andar só porque um ministro mencionou um mês como prazo final.
Mas também concordo com a @Larissajade, é um direito nosso cobrar. Apesar de (ainda) não sermos cidadãos, pagamos por um serviço e confiamos às autoridades portuguesas documentos valiosos, que em muitos casos resultaram de uma extensa pesquisa. Os funcionários da CRC/ACP certamente estão sobrecarregados. Só que a cobrança não é aos funcionários, é ao órgão (IRN, no caso).
@JohnA exatamente, eles podem me dizer um prazo de 3 meses, mas pelo menos conseguiria organizar minha vida, já moro aqui na Europa e meu visa expira em maio, ai eu faço o que? Sem ter a menor noção de quando poderia ser emitido? Se eu soubesse que seria em agosto, tudo bem, programaria férias, me programados para passar 2 meses no Brasil e voltar com a documentação já certa, mas desse jeito que está, não faço ideia do que vou fazer? Pago mais um ano de faculdade pq esse documento ainda demoraria? Ou vou jogar dinheiro fora se fizer isso pois o documento pode sair mês que vem? Eu só queria o mínimo de posicionamento e comprometimento, assim posso organizar minha vida. Tá difícil ein
Não vai adiantar muita coisa reclamar, não será do dia para noite que eles emitiram 23 mil assentos que estão em formato físico.
Confesso que logo de inicio achei estranho o prazo, até porque o motivo deles estarem transferindo processos é para haver uma segunda checagem e não só pelo ato da emissão do assento.
Lembrando, se não existe sistema algum para emitir os assentos como foi dito, adiantará de nada cobrar o secretário. No máximo teremos uma resposta no sentido de precisar aguardar mais alguns meses e que o procedimento não deverá mudar tão cedo.
É, acho q hoje não sai mais. Também acho que eles já devem ter esses assentos mais ou menos encaminhados e estão na fase de validação do novo sistema.
Vejo muitos falando sobre IA, e quero esclarecer que provavelmente os modelos usados são apenas em algumas fases como o reconhecimento de caracteres ou alguma geração de texto que antes era manual. Consultas externas são apenas requisições do jeito que já fazemos há mais de 40 anos. O bom é descobrir que os orgãos públicos estão ficando cada vez mais modernizados, oferecendo APIs para consulta de seus dados. Ou seja, antes era um funcionário ligando para algum Registo, agora é o próprio sistema consultando outro sistema sem a intervenção humana. O operador apenas tem o trabalho de validar todo o trabalho.
@gustavo4576987678 é que não é reclamar, é cobrar um posicionamento, tudo bem que não vão emitir do dia para noite, mas eles assumiram um compromisso público de que esses assentos seriam emitidos de imediato, e depois afirmaram o prazo de janeiro. Se tem alguém que tem as respostas são eles, o secretário, a diretora Filomena… Do mesmo jeito de quando estamos insatisfeitos com políticos brasileiros nós exigimos esclarecimentos, posicionamentos, soluções. A política funciona assim, se a população não demanda, não há iniciativa governamental para nada… o que sou a favor é questionar, pois ficar de braços cruzados aguardando o tempo deles sem sequer nenhuma informação também não fará os assentos serem emitidos… A Bárbara (moça do comentário) exigiu um esclarecimento, perguntou ao senhor secretário sobre a emissão e ele deu uma resposta, não se concretizou porém ao menos ela comentou no post e ele respondeu. Não precisamos reclamar ou mostrar revolta com nada, apenas questionar e pedir posicionamento, no mínimo vamos conseguir alguma resposta e não há prejuízo em tentar entender o que está acontecendo… mas esse é o meu ver da situação, cada um age na forma que achar melhor, eu vou questionar nas redes das autoridades, nao tem como ficar mais prejudicada do que já estamos…
Comentários
@agonc
Qualquer país é soberano para exigir o que bem entender, mesmo que nos pareça o mais absurdo. Podemos ponderar sempre que possível caso tenhamos justificativa plausível, de forma justificável. Não convém compararmos a situação de deferimento de um familiar com outro. Cada caso é um caso. As vezes (felizmente), Portugal solicita nova prova de vida para as pessoas de mais idade, por "considerarem" a possibilidade da pessoa ter falecido no decorrer do processo. Caso tenha ocorrido o falecimento, a família não conseguirá cumprir a exigência e o pedido será indeferido e arquivado. Portanto, ao meu ver, seu melhor caminho, caso possível, será cumprir a exigência!
Nada ainda? quase 12 horas em Portugal e não teve 1 anúncio ainda? TIC TAC Pedro Tavaras, TIC TAC kkkkkkkkk
Acho bem provável que hoje a tarde ocorra essa emissão de assentos, o Secretário de Estado não seria doido de reforçar que ocorreria e emissão dos 23 mil assentos em janeiro ainda e próximo do final do mês, acho que vai acontecer de tarde mesmo.
@agonc
minha mãe enviou o processo junto com a irmã, tudo igualzinho, cada uma caiu com um conservador diferente e aí uma caiu em exigencia e outra não. Paciencia, foi enviada a exigencia e uma foi aprovada 2 meses depois da outra. Acontece, a recomendação é cumprir e seguir em frente.
Com a demora dos processos para serem analisados, pode se tornar cada vez mais comum pedido de prova de vida dos requerentes 80+. A minha avó de 85 não mandou prova de vida e nao caiu em exigencia, mas na época, 2021, o pedido dela foi examinado apenas 5 meses depois do protocolo...
@JohnA No caso temos que aguardar até as 16h no horário de Brasilia, o IRN para de trabalhar as 19h no horário de Portugal... se até la não tiver ninguém falando que recebeu o assento no e-mail. F
Boa tarde! Minha nacionalidade por tempo de residência foi concedida em 28 de agosto de 2023 no ACP do Porto. Desde então tô aguardando o assento que nunca sai. Tenho acompanhado os comentários de vocês, mas nunca cheguei a comentar nada, mas sempre na mesma ansiedade e expectativa. Hoje entretanto, tava na mesma expectativa de que acontecesse o lançamento dos assentos pendentes, como foi prometido pelo Ministro da Justiça, mas acho que não vai acontecdr. Faltam 20 minutos pras 2 da tarde e acho improvável alguma coisa acontecer até antes das 18h, principalmente no serviço público. Infelizmente, tenho a sensação ruim de entender de onde veio a herança das promessas mentirosas de políticos brasileiros.
@Ribeiro obrigado! @Ribeiro
@welinty de onde você tirou essa informação que eles trabalham até as 19:00? Até onde sabemos vai até as 16:00 somente. São funcionários públicos não acredito que trabalhem até 19:00
Alguém mandou DHL pra porto recentemente? Saberiam me dizer quanto tá em média pra enviar pra porto um processo de filho?
Onde está essa promessa do secretário Pedro Tavares pra janeiro? No site do IRN, ele fala em "próximas semanas", sem especificar quantas.
@cataturj
@welinty achei q eles fechassem as 16 horas, moro na Europa e aqui já vai dar 16:00, eles continuam trabalhando até as 19:00?
@geluk No caso o atendimento ao público é até as 16h, o IRN do Campus de Justiça fica até as 19h pelo que consta no maps, provável que o conselho diretivo fique la e tenham algum expediente diferente do CRC, ACP e conservatórias.
@welinty De fato.
Não faz sentido eles emitirem esse monte de assento no fim do expediente, pq se der algum problema eles teriam que fazer horas extras.
Eu acho que nós ficamos a ver navios mesmo. Não da pra confiar no que os politicos dizem em Portugal também kkk
Vamos perguntar pra ele deixando bem claro que estamos falando do sistema que automatizaria as emissões dos assentos o por quê o prazo não foi cumprido se ele disse que seriam emitidos até o fim desse mês de Janeiro e assumiu compromisso público com aquele anúncio?
Antes eu estava com as expectativas baixas, mas me animei com o pessoal dando como quase certeza e o posicionamento do secretário e agora desanimei dnv kkkk.
Março teremos eleições, o governo atual provavelmente seria beneficiado se emitirem milhares de assentos a tempo para que os novos Portugueses se sintam agradecidos e votem neles, seria ruim pra eles perderem esses novos potenciais votos.
@Larissajade
Entendi que estão à "desenvolver" o novo sistema que, por ser digital, agilizará as solicitações processuais. Muito bom! Entretanto, o que eles não explicam com clareza é o que irá acontecer com os milhares de processos dados entrada manualmente (papel) que estão no passivo? Serão migrados para o novo sistema? Se isto acontecer, poderemos ter que esperar por muito mais tempo! Existem processos de netos que estão na fase 2 de tramitação há 34 meses, qdo já deveriam ter sido concluídos. Além disso, existem milhares de processos no último estágio (7), aguardando a simples emissão do assento de nascimento português, o que é lamentável! Por que nao imprimem estes assentos enquanto os sistema não fica disponível? Na verdade, nao sabemos de nada ao certo e, sendo assim, tudo se torna especulação. O IRN, deveria colocar a informação correta no site para que os utentes tenham conhecimento da verdade dos fatos. Mas, acredito que nem eles o saibam! Sé nos resta aguardar com muita paciência!
Há 4/5dias eles confirma que o prazo se mantem até o fim de janeiro, não é possível que ele daria essa informação se o sistema estivesse longe de funcionar. Muito estranho isso… alguém pelo amor conhece alguém que trabalha lá dentro pra trazer uma salvação com resposta kkk
@ronaldorj
Se você me permitir um pouco de especulação, eu acredito que todos os processos serão beneficiados. Imagino que os processos digitalizados (por advogados e solicitadores diretamente na plataforma nova ou por funcionários do IRN, na modalidade papel) passem por um leitor OCR (do inglês Optical Character Recognition, é uma tecnologia para reconhecer caracteres a partir de um arquivo de imagem). Depois disso aplica-se inteligência artificial (IA) para ler os arquivos e localizar informações de interesse (nomes do registrado, dos pais e dos avós, datas e etc.). A IA extrai os dados e lavra o registro automaticamente, sem a necessidade de ação humana. É claro que nada é perfeito, havendo muitos pontos onde erros podem ser introduzidos. Imagino que no momento estão trabalhando em testes e formas de minimizar os erros.
@JohnA eu também acho que devíamos perguntar e cobrar, trabalho de político precisa ser cobrado pela população, não estão fazendo nenhum favor para nós, nós temos DIREITO à nossa cidadania, e ainda pagamos para que esse direito seja exercido, pagamos ao governo português, o mínimo que eles devem fazer é se posicionar com informações verídicas. Todo mundo fica preocupado em não incomodar e deixar eles trabalharem, mas essa situação extrapolou qualquer bom senso, ao meu ver é nosso direito exigir posicionamento e esclarecimentos e é o dever deles nos darem uma reposta satisfatória. Todos ficam comedidos de ligar, enviar e-mails, postar comentários, mas eles tampouco estão preocupados com as falsas promessas e informações a conta gotas que soltam para nós
@Larissajade Concordo contigo, apesar de ainda não sermos cidadãos Portugueses, em breve nós seremos e também pagamos pelo serviço.
O que custa dar uma informação verídica? Seria bem melhor se eles falarem "Inicialmente acreditavamos que seria possível emitir esses assentos em Janeiro mas não foi possível, em breve iremos anunciar uma nova data" Cara, tudo bem é um sistema complexo e todo mundo iria entender. O quê nos deixa com raiva é a falta de informação, já não basta a demora.
E quanto à "... nova plataforma de acompanhamento online de todas as fases da atribuição de nacionalidade portuguesa em tempo real...", prevista tbem, supostamente, para as primeiras semanas do ano? Seria outra fake news eleitoral?
O @JohnA está correto. Em Portugal, o que fala não se escreve, ainda mais no tocante a TEMPO. Não é para desanimar ninguém, mas os tais 23 mil assentos não vão acontecer hoje. Aqui é diferente. A coisa não vai andar só porque um ministro mencionou um mês como prazo final.
Mas também concordo com a @Larissajade, é um direito nosso cobrar. Apesar de (ainda) não sermos cidadãos, pagamos por um serviço e confiamos às autoridades portuguesas documentos valiosos, que em muitos casos resultaram de uma extensa pesquisa. Os funcionários da CRC/ACP certamente estão sobrecarregados. Só que a cobrança não é aos funcionários, é ao órgão (IRN, no caso).
@JohnA exatamente, eles podem me dizer um prazo de 3 meses, mas pelo menos conseguiria organizar minha vida, já moro aqui na Europa e meu visa expira em maio, ai eu faço o que? Sem ter a menor noção de quando poderia ser emitido? Se eu soubesse que seria em agosto, tudo bem, programaria férias, me programados para passar 2 meses no Brasil e voltar com a documentação já certa, mas desse jeito que está, não faço ideia do que vou fazer? Pago mais um ano de faculdade pq esse documento ainda demoraria? Ou vou jogar dinheiro fora se fizer isso pois o documento pode sair mês que vem? Eu só queria o mínimo de posicionamento e comprometimento, assim posso organizar minha vida. Tá difícil ein
Não vai adiantar muita coisa reclamar, não será do dia para noite que eles emitiram 23 mil assentos que estão em formato físico.
Confesso que logo de inicio achei estranho o prazo, até porque o motivo deles estarem transferindo processos é para haver uma segunda checagem e não só pelo ato da emissão do assento.
Lembrando, se não existe sistema algum para emitir os assentos como foi dito, adiantará de nada cobrar o secretário. No máximo teremos uma resposta no sentido de precisar aguardar mais alguns meses e que o procedimento não deverá mudar tão cedo.
@gustavo4576987678 esses processos já foram todos migrados para o novo sistema. E muitos outros já foram digitalizados e integrados também.
É, acho q hoje não sai mais. Também acho que eles já devem ter esses assentos mais ou menos encaminhados e estão na fase de validação do novo sistema.
Vejo muitos falando sobre IA, e quero esclarecer que provavelmente os modelos usados são apenas em algumas fases como o reconhecimento de caracteres ou alguma geração de texto que antes era manual. Consultas externas são apenas requisições do jeito que já fazemos há mais de 40 anos. O bom é descobrir que os orgãos públicos estão ficando cada vez mais modernizados, oferecendo APIs para consulta de seus dados. Ou seja, antes era um funcionário ligando para algum Registo, agora é o próprio sistema consultando outro sistema sem a intervenção humana. O operador apenas tem o trabalho de validar todo o trabalho.
Continuo com esperanças por aqui.
@gustavo4576987678 é que não é reclamar, é cobrar um posicionamento, tudo bem que não vão emitir do dia para noite, mas eles assumiram um compromisso público de que esses assentos seriam emitidos de imediato, e depois afirmaram o prazo de janeiro. Se tem alguém que tem as respostas são eles, o secretário, a diretora Filomena… Do mesmo jeito de quando estamos insatisfeitos com políticos brasileiros nós exigimos esclarecimentos, posicionamentos, soluções. A política funciona assim, se a população não demanda, não há iniciativa governamental para nada… o que sou a favor é questionar, pois ficar de braços cruzados aguardando o tempo deles sem sequer nenhuma informação também não fará os assentos serem emitidos… A Bárbara (moça do comentário) exigiu um esclarecimento, perguntou ao senhor secretário sobre a emissão e ele deu uma resposta, não se concretizou porém ao menos ela comentou no post e ele respondeu. Não precisamos reclamar ou mostrar revolta com nada, apenas questionar e pedir posicionamento, no mínimo vamos conseguir alguma resposta e não há prejuízo em tentar entender o que está acontecendo… mas esse é o meu ver da situação, cada um age na forma que achar melhor, eu vou questionar nas redes das autoridades, nao tem como ficar mais prejudicada do que já estamos…
Pessoal, eu também estou com altas expectativas.
Mas também não descarto que qualquer movimento, SE HOUVER, venha a dar as caras somente no final dessa semana.