Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1611612614616617670

Comentários

  • editado November 2023

    @eduardo_augusto essa do civil online chega no email? Eu fiz o pedido aqui mas não explicam muita coisa... Kkk. Sabe quanto tempo demora?

  • @hugonpassos


    Pelo que sei, em até 48 horas. Sim, chega por e-mail. Você imprime e tem o mesmo valor de um documento legal em Portugal.

    Se tiver algum erro, tem umas dicas pra resolver aqui: Correção de Assento de Nascimento feito com erro - Guia prático. — Fórum Cidadania Portuguesa

  • @danazulayfarias @LeoSantos @eduardo_augusto @pbragam

    Agradeço os relatos e as informações compartilhadas!

    Apenas para citar mais detalhes do caso da minha mãe... Eu tirei uma cópia de cada documento antes de dar entrada no pedido e entre as folhas da certidão de nascimento dela restaurada a partir da própria certidão de nascimento originária de 1961 constam os seguintes trechos:

    "Certifico que as imagens que integram essa certidão foram extraídas por meio de cópia reprográfica e correspondem ao assento de nascimento lavrado nessa serventia em xx/xx/1961, no livro xxxx, folha xxx, termo xxxxx... Certidão lavrada em 4 laudas."

    "Certifica que, revendo o livro xxxx de registro de nascimento, dele à folha, sob o número de ordem xxxxx, consta o registro de teor seguinte: Aos xx do mês de xxx do ano de 1961..."

    O declarante em questão foi o pai, brasileiro, casado com a mãe dela, filha do avô português e declarante do nascimento da mãe antes de 1 ano de idade. A certidão de nascimento da mãe dela, que estava intacta no mesmo cartório, também foi enviada em inteiro teor e por cópia reprográfica.

    Ao final da certidão contém as informações sobre os detalhes da restauração do registro de nascimento e a última passagem é: "Era o que se continha no referido registro, aqui bem e fielmente transcrito do próprio original, ao qual me reporto e dou fé."

    E ainda há uma última página citando novamente o processo da restauração do registro de nascimento com a assinatura da juíza responsável pelo caso.

  • @albertopereira Bom, como o colega @eduardo_augusto disse, como a restauração foi feita com base em microfilmagem, possivelmente não terá problemas... Porém é bom ir acompanhando o pedido de perto e ficar atento a qualquer exigência.

  • editado November 2023

    @andrelas os empregos em empresas boas de cara hj perguntam em quais países vc pode trabalhar. O filho de 1 amiga chegou num nível em q para crescer tem q ir pro exterior. Mas nunca fez a cidadania. E na hora de enviar funcionario sai mais barato e rápido quem pode ir agora!

  • @hugonpassos , poderia nos informar quanto tempo levou para criarem o registro depois de aprovado?

  • Uma conhecida ouviu essa semana, em Lisboa, de uma funcionaria lá do administrativo q é humanamente impossivel ser diferente. Só essa funcionaria tem 500 emails para responder e 2 mil processos sob sua responsabilidade.

  • @Regiani Scharlack

    o da minha tia foi em 50 dias +-

    aprovado em 06/09 e assento criado em 31/10

    CRC Lisboa

  • @Regiani Scharlack

    No meu caso, demorou 1 dia. Na verdade, um final de semana. O processo foi aprovado na sexta. Na segunda criaram o registro.

  • Péssima notícia, eu acho. O processo que estava há meses na bolinha 4 retrocedeu para a bolinha 3 hoje.

    O processo está no Porto.


  • @PedroCCZ Posso estar equivocado, mas acho que isso possa ser um " erro no sistema ".


    Há alguns meses, vi algo mais ou menos parecido:

    Bolinha 01 --> 03 marrom --> 04 marrom/laranja exigência --> exigência cumprida --> 02 verde --> 03 marrom, daí pulou direto para 07 marrom.


    Acho que quem faz a " inserção " no sistema, erra e depois corrige.


    Suposição minha!

  • Espero que não seja nada demais, mesmo. Eu entrava no sistema já esperando uma bolinha 7, aí me vem essa. Hahaha. Acontece, rezar pra não ser nada demais.

  • andrelasandrelas Beta
    editado November 2023

    .@PedroCCZ ,

    há casos e casos. No meu caso, por exemplo, quando meu processo (que já terminou há alguns anos) recuou da 4 para a 3, dias depois apareceu uma exigência (que eu cumpri e, depois, ele continuou sua longa, extenuante e paciente jornada até a bolinha 7 😂 ). Mas já vi diversos casos em que recuou para a 3 e logo depois pulou para a 6. Em suma, acho que você deve encarar como se estivesse na 3 pela primeira vez: pode passar direto, pode cair em exigência.

  • Pessoal, o processo da minha mae foi pra bolinha 7 marrom. e ha uma observacao de que foi aprovado e aguardando o registro. Vi um post comentando que as vezes, pode ir da 7 marrom de volta pra 4. Vcs sabem se quando ha a descricao de que foi aprovado, isso tb poderia acontecer? Ou so quando esta na 7 marrom mas com alguma outra descricao? E algum ideia do tempo da 7 marrom pra 7 verde? A 7 verde significa que o registro foi criado?



  • de quando é o seu processo? ACP ou CRC?

  • editado November 2023

    @analuisapb


    Pessoal, o processo da minha mae foi pra bolinha 7 marrom. e ha uma observacao de que foi aprovado e aguardando o registro.

    Parabéns! Seu processo na planilha é o 125.xxx/21, da Heloisa, certo? Atualizei para bolinha 6 verde. Quando passar para a 7 verde, por favor avise! Editar Processo - Planilha Cidadania Portuguesa

    Seu processo é posterior ao meu (o meu é 124.xxx/21), e ainda está na bolinha 3 marrom. Pode ser que o seu tenha tido uma prioridade pela idade ou o seu conservador foi mais rápido! 😆


    Vi um post comentando que as vezes, pode ir da 7 marrom de volta pra 4. Vcs sabem se quando ha a descricao de que foi aprovado, isso tb poderia acontecer?

    Pode acontecer, mas é muito raro. Pode ser inclusive que seja erro de sistema, não há como ter certeza. não se preocupe. Fique de olho, monitore, e aguarde.


    E algum ideia do tempo da 7 marrom pra 7 verde? A 7 verde significa que o registro foi criado?

    Algumas pessoas tem esperado até seis meses para receber o registro. A 7 verde significa que o registro foi criado e o processo encerrado.

  • Parabens, @analuisapb. Mais uma vitória para nossa comunidade!

  • @andrelas Obrigado pela resposta! Realmente, só me resta aguardar e ir verificando. Ao menos estão mexendo no processo, já é algo...

  • hoje em outro grupo que participo vi um processo 131.xxx/21 passando para bolinha 7 marrom... mas não sei a idade da pessoa.

  • Pelo menos estão caminhando, já é um bom sinal ! Boa sorte à todos

  • Obrigada @eduardo_augusto e todo pessoal do forum. Verifiquei ha pouco e o processo foi pra 7 verde. Nao tenho precisar quando ele foi pra bolinha 7 marrom (eu tive conhecimento ontem). Mas hj ja estava na verde e ja recebemos o registro por email. Um otimo presente antecipado de natal.


    Agora que minha mae conseguiu, eh a vez de eu dar entrada no meu pedido de cidadania. Imagino que o forum tenha muita informacao sobre isso tb. MAs se alguem puder passar links das salas que tem informacoes pro processo de filho, agradeceria. Acredito que eh esse o processo pelo qual devo dar entrada, neh?

  • @analuisapb O processo está no Porto ou permaneceu em Lisboa ?

  • Pessoal, peciso de uma ajuda pra decidir qual tipo de processo escolher pra eu fazer. Eu fiz o processo 1C para a minha avó, e quando finalizou eu já enviei os documentos do meu pai. O processo do meu pai está na bolinha 7 marrom, desde o mes 06/23. E como vocês sabem, estão demorando muito pra registrar o assentos dos processos 1C.

    O que vocês acham que seria mais rapido? eu esperar sair o assento do meu pai e fazer o meu processo 1C, ou fazer o processo de neto e ja enviando os documentos hoje?

    Muito obrigado desde ja!

  • Gostaria de tirar uma duvida a respeito da estatística do fórum, qual a referência

    dos números apresentados nos gráficos, são por unidades de processos, ou percentuais em cima de alguma referencia?

  • @DaniloSouza


    Muito melhor esperar sair o assento do seu pai e em seguida fazer o processo como filho.

  • @DaniloSouza em minha humilde opinião concordo com o @eduardo_augusto

    O processo de filho tem menos burocracia e anda mais rápido. Melhor esperar um pouco e mandar como filho, acredito que somando tudo ainda sai mais rápido que o de neto.

  • Boa tarde! Meu processo de cidadania foi aprovado e agora aguardo a certidao para dar entrada na averbação do meu casamento. O proceso todo durou aproximadamente dois anos e meio .

    Estou mega feliz e ansiosa para receber minha certidao.

    Tentei atualizar a planilha de netos, mas não consegui.

    Alguem sabe me informar o que acontece agora de pois da aprovação ? Como recebo a certidao, se tenho que solicitar , onde e quais documentos são necessarios para averbar a certidao de casamento .

    Obrigada

  • @Cla_Ferespi Processo chegou a ir para Porto ou permaneceu em Lisboa ?

    A partir do momento que pular da 07 marrom para 07 verde, pode solicitar no Civil Online.

    Basta imprimir por ser informática, ela tem a mesma validade de certidão

  • @Cla_Ferespi


    Parabéns!


    Seu processo estava na planilha? Netos - Planilha Cidadania Portuguesa

    Poderia informar por favor:

    • data em que o processo foi enviado para Portugal
    • idade do(a) requisitante quando o processo foi enviado
    • três primeiros dígitos do processo, por exemplo: 123.xxx/21
  • Ele Está na planilha, mas não consigo alterar os dados novos.

    23/7/21 chegou em Lisboa

    120xxx/21

    53 anos na epoca

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.