Atribuição da minha mãe.
Boa tarde a todos!
Minha avó é portuguesa e os documentos dela estão certos, agora tenho que tirar a cidadania da minha mãe. A mesma foi casada aqui no Brasil com meu pai, gostaria de saber como faço, quais documentos tenho que enviar para Portugal.
Agradeço desde já, aguardo retorno.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Boa noite!!
Alguém poderia me ajudar?
@AdrianaBasilio71 ,
cheque esta lista e se tiver dúvidas poste aqui. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/
@texaslady
Bom dia!
No primeiro momento eu teria que enviar da minha mãe os seguintes documentos:
Certidão de nascimento do requerente;
Cópia autenticada e apostilada do passaporte ou RG;
Pagamento da taxa de €175 Formulário 1C;
Copia do assento da mãe portuguesa.
Após esse processo sair, eu passo dar entrada no processo de transcrição de casamento, certo?
@texaslady
Bom dia!
No primeiro momento eu teria que enviar da minha mãe os seguintes documentos:
Certidão de nascimento do requerente;
Cópia autenticada e apostilada do passaporte ou RG;
Pagamento da taxa de €175 Formulário 1C;
Copia do ascento
Após esse processo sair, eu dou entrar no processo de transcrição de casamento?
@AdrianaBasilio71 ,
Sim são estes os documentos. mas faça o check list no link que te passei anteriormente para se certificar de quais documentos necessitam apostila, reconhecimento de firma etc.
Somente após o processo de atribuição de sua mãe terminar e ela já sendo portuguesa possuir o assento de nascimento português é que o casamento dela no Brasil poderá ser transcrito em Portugal.
@texaslady
Boa noite!
Quando minha avó chegou ao Brasil, registraram o sobrenome dela errado, fizemos a correção, minha avó está com o sobrenome Reynold que é o correto, porém nos documentos da minha mãe está como Reinaldi.
Devo fazer a alteração dos documentos da minha mãe antes de iniciar o processo?
@AdrianaBasilio71 ,
não tenho muiita experiência com retficações. prá minha sorte na minha família não houveram divergências de nomes. Mas pelo que leio aqui no fórum, sim sua mãe deveria retificar e consequentemente você também terá que retificar. Isso dá um grande trabalho pois as pessoas tem que alterar os documentos. Vou marcar aqui alguns foristas que podem te orientar melhor: @AlanNogueira , @eduardo_augusto, @CarlosASP
@AdrianaBasilio71 com essa diferença tão grande o aconselhado é retificar. Você precisará pedir os documentos estrangeiros (portugueses) emitidos por certidão, apostilados (Apostila da Haia). Chegando no Brasil, registre no cartório de títulos e documentos antes de ingressar com a retificação. Procure se informar no próprio cartório do registro a ser retificado quais são os procedimentos e documentos exigidos pois variam de estado para estado. Caso a retificação seja muito drástica ou difícil de provar pode ser que o cartório não seja autorizado a retificar e neste caso terá que fazer através da via judicial. Boa sorte!
Vou deixar o meu relato, talvez ajude em alguma coisa:
Eu precisei retificar a certidão de nascimento, casamento e RG da minha avó. Porém, não era o nome dela que estava errado. Eram os sobrenomes da mãe e da avó paterna.
Espero que ajude!
Boa tarde a todos!
Em contato com o cartório, solicitaram o Certidão de Casamento da minha avó que ja esta com o sobrenome corrigido para retificar o da minha mãe, porém o sobrenome do avô da minha mãe esta errado tambem, devo retificar o os dois sobrenome (mãe e avô), segundo o relato acima, correto?
@AdrianaBasilio71
Ao que eu saiba, os cartórios cobram pela retificação de um documento, e não pelo número de retificações feitas nela. Pelo menos foi assim comigo.
Tive que retificar alguns nomes de avós da minha mãe. Já que ia mexer nisso, deixei o documento todo certo de uma vez, para evitar qualquer divergência de nomes entre o nascimento dela e as outras certidões da família usadas no processo.
Bom dia a todos!!
Documentos certos agora, queria tirar mais um duvida com vocês.
Não temos o assento da minha avó, somente o numero para colocar no formulário, sabem me dizer qual é o site do cartório civil deles mais confiável para pegar esse documento ou eu posso manda a documentação sem o assento dela, só de esta preeenchido no formulário C1 já vale?
@AdrianaBasilio71
Basta preencher as informações corretamente no formulário.
Boa tarde a todos!!
Muito obrigada por esclarecer essa duvida.
Tenho mais uma só para finalizar, se a minha mãe qua vai tirar a cidadania agora é a declarante na minha certidão de nascimento, eu preciso mesmo assim fazer a transcrição de casamento com meu pai para tirar a minha ou por ela ser a portuguesa e minha declarante eu posso enviar só os meus documentos?
@AdrianaBasilio71
Se sua mãe (futura portuguesa) consta como declarante na sua certidão de nascimento e você foi registrada com menos de um ano de idade, geralmente (no ACP) a transcrição do casamento dos seus pais não será exigida.
Boa tarde a todos!!
Muito obrigada por esclarecer essa dúvida.
No momento qual o meu conservatório para enviar os documentos?
@AdrianaBasilio71
Se for um processo de filha, enviar para a mesma que consta no guia que a texaslady te enviou o link lá atrás. O guia não mudou.
Bom dia a todos!
encontrei aqui e é para o conservatório de Porto.
meu primo está mexendo com a cidadania dele também e estou vendo aqui pelo fórum umas dúvidas deles, mas não encontrei essa que é ele preencheu o formulário com o endereço dos pais deles, mas ele mora em outra cidade para trabalha e reconheceu firma do 1C nessa cidade que ele mora, pode dar divergência por o endereço está em uma cidade e o formulário reconhecido em outra?
@AdrianaBasilio71
nao.
Boa noite!
Gostaria de saber se vocês estão sabendo de alguma instabilidade no site ou até algo com os conservatórios?
Agradeço, tenham uma boa semana!
Boa tarde!
Gostaria de saber se vocês estão sabendo de alguma instabilidade no site ou até algo com os conservatórios?
Enviei o processo da minha mãe em meados de Maio e até agora sem retorno.
Agradeço a atenção e desejo a todos um excelente final de semana !
Bom dia!
Gostaria de saber se vocês estão sabendo de alguma instabilidade no site ou até algo com os conservatórios em Portugal?
Enviei o processo da minha mãe em meados de Maio e até agora sem retorno, o site parece que atualizou e não sai mais do lugar o processo.
Agradeço a atenção e desejo a todos uma excelente semana !
Bom dia!
Gostaria de saber se vocês estão sabendo de alguma instabilidade no site ou até algo com os conservatórios em Portugal?
Enviei o processo da minha mãe em meados de Maio e até agora sem retorno, o site parece que atualizou e não sai mais do lugar o processo.
Agradeço a atenção e desejo a todos uma excelente semana !
@AdrianaBasilio71
Enviei o processo da minha mãe em meados de Maio e até agora sem retorno, o site parece que atualizou e não sai mais do lugar o processo.A resposta depende... se o processo da sua mãe é como filha de português e foi entregue na ACP-Porto, deverá ver atualização em Abril ou Maio de 2025.
Em qualquer outro caso, provavelmente só verá alguma atualização a partir de 2026.
@eduardo_augusto bom dia!
Foi enviado como filha de português e foi entregue na ACP-Porto, vou aguardar os próximos meses.
Muito obrigada pelo retorno, tenha uma excelente quarta-feira!!
Bom dia!!
Não obtibe nenhuma atualização no processo da minha mãe, sabem me informar algum e-mail para que eu possa entrar em contato para ver se deu alguma coisa errada com a documentação?
Aguardo retorno e desejo a todos um excelente dia.
@AdrianaBasilio71
Enviar email geralmente é perda de tempo. Pode ligar na Linha Registos (link abaixo). Consultando o site de acompanhamento o que consta? Se os documentos de sua mãe chegaram na conservatória em maio de 2024, em tese deve haver conclusão nas próximas semanas. Supondo que a documentação está toda em ordem, ele deve fica parado na primeira bolinha e pular direto para "concluído".
Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos
Prezados(as), boa tarde!
Gostaria, se possível, da ajuda de vocês para esclarecer uma dúvida sobre o processo de naturalização portuguesa.
Meu pai obteve a nacionalidade portuguesa por atribuição, e já realizamos a transcrição do casamento dele com minha mãe. Diante disso, gostaria de saber: qual seria o procedimento adequado para que minha mãe também obtenha a nacionalidade portuguesa? Trata-se de um processo semelhante ao de atribuição por descendência, como ocorre com os filhos, ou há um caminho distinto específico para cônjuges?
Desde já, agradeço a atenção e a disponibilidade de todos.
Atenciosamente,
@olivalrodrigues
Aqui o guia para cônjuges em geral:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23463/documentos-para-aquisicao-de-nacionalidade-pelo-casamento-modelo-3
Caso ela tenha casado ANTES de 03 de Outubro de 1981, tem um procedimento mais rápido (e sem a taxa de 250 euros), a chamada Base X. Só vale para mulheres.
Já respondendo aqui o tema: os guias do fórum são atualizados quando há alguma mudança significativa.
Obrigado @CarlosASP . No caso da minha mãe, o casamento foi ANTES de 1981, então me interessei sobre esse procedimento Base X. Saberia me dizer onde encontro o procedimento dele?
O Casamento é de antes de 1981, mas a naturalização do meu pai é recente. Há alguma influência?