Atribuição da minha mãe.

Boa tarde a todos!

Minha avó é portuguesa e os documentos dela estão certos, agora tenho que tirar a cidadania da minha mãe. A mesma foi casada aqui no Brasil com meu pai, gostaria de saber como faço, quais documentos tenho que enviar para Portugal.

Agradeço desde já, aguardo retorno.

Comentários

  • Boa noite!!

    Alguém poderia me ajudar?

  • @texaslady

    Bom dia!

    No primeiro momento eu teria que enviar da minha mãe os seguintes documentos:

    Certidão de nascimento do requerente;

    Cópia autenticada e apostilada do passaporte ou RG;

    Pagamento da taxa de €175 Formulário 1C;

    Copia do assento da mãe portuguesa.


    Após esse processo sair, eu passo dar entrada no processo de transcrição de casamento, certo?

  • @texaslady

    Bom dia!

    No primeiro momento eu teria que enviar da minha mãe os seguintes documentos:

    Certidão de nascimento do requerente;

    Cópia autenticada e apostilada do passaporte ou RG;

    Pagamento da taxa de €175 Formulário 1C;

    Copia do ascento


    Após esse processo sair, eu dou entrar no processo de transcrição de casamento?

  • @AdrianaBasilio71 ,

    Sim são estes os documentos. mas faça o check list no link que te passei anteriormente para se certificar de quais documentos necessitam apostila, reconhecimento de firma etc.

    Somente após o processo de atribuição de sua mãe terminar e ela já sendo portuguesa possuir o assento de nascimento português é que o casamento dela no Brasil poderá ser transcrito em Portugal.

  • @texaslady

    Boa noite!

    Quando minha avó chegou ao Brasil, registraram o sobrenome dela errado, fizemos a correção, minha avó está com o sobrenome Reynold que é o correto, porém nos documentos da minha mãe está como Reinaldi.

    Devo fazer a alteração dos documentos da minha mãe antes de iniciar o processo?

  • @AdrianaBasilio71 ,

    não tenho muiita experiência com retficações. prá minha sorte na minha família não houveram divergências de nomes. Mas pelo que leio aqui no fórum, sim sua mãe deveria retificar e consequentemente você também terá que retificar. Isso dá um grande trabalho pois as pessoas tem que alterar os documentos. Vou marcar aqui alguns foristas que podem te orientar melhor: @AlanNogueira , @eduardo_augusto, @CarlosASP

  • @AdrianaBasilio71 com essa diferença tão grande o aconselhado é retificar. Você precisará pedir os documentos estrangeiros (portugueses) emitidos por certidão, apostilados (Apostila da Haia). Chegando no Brasil, registre no cartório de títulos e documentos antes de ingressar com a retificação. Procure se informar no próprio cartório do registro a ser retificado quais são os procedimentos e documentos exigidos pois variam de estado para estado. Caso a retificação seja muito drástica ou difícil de provar pode ser que o cartório não seja autorizado a retificar e neste caso terá que fazer através da via judicial. Boa sorte!

  • Vou deixar o meu relato, talvez ajude em alguma coisa:

    Eu precisei retificar a certidão de nascimento, casamento e RG da minha avó. Porém, não era o nome dela que estava errado. Eram os sobrenomes da mãe e da avó paterna.

    • Na certidão de nascimento, alterei o nome da mãe de Arminda Gomes para Arminda dos Anjos Garcia, e o nome da avó de Christina Gomes para Christina Pereira de Jesus. Utilizei a certidão de casamento dos pais de minha avó como base para as retificações. Custo de R$ 174,90.
    • Na certidão de casamento, alterei o nome da mãe de Arminda Gomes para Arminda dos Anjos Garcia. Utilizei a certidão de nascimento retificada como base para a retificação. Custo de R$ 174,90.
    • No RG, alterei o nome da mãe de Arminda Gomes para Arminda dos Anjos Garcia. Utilizei a certidão de casamento retificada como base para a retificação. Sem custo pela idade de minha avó.

    Espero que ajude!

  • Boa tarde a todos!

    Em contato com o cartório, solicitaram o Certidão de Casamento da minha avó que ja esta com o sobrenome corrigido para retificar o da minha mãe, porém o sobrenome do avô da minha mãe esta errado tambem, devo retificar o os dois sobrenome (mãe e avô), segundo o relato acima, correto?

  • @AdrianaBasilio71

    Ao que eu saiba, os cartórios cobram pela retificação de um documento, e não pelo número de retificações feitas nela. Pelo menos foi assim comigo.

    Tive que retificar alguns nomes de avós da minha mãe. Já que ia mexer nisso, deixei o documento todo certo de uma vez, para evitar qualquer divergência de nomes entre o nascimento dela e as outras certidões da família usadas no processo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.