Certidões a partir de registro do passaporte do chefe de familia

Amigos do fórum,

Estou a tempos pesquisando registros sobre minha familia na mão pelos sites indicados aqui na comunidade (só agradeço por isso), sem documentos em mãos com poucas informações que obtive cheguei a alguns registros e o mais próximo foi de passaporte do chefe da familia, vou enviar abaixo.

A partir deste registro é possível localizar documentos de nascimento e casamento de alguma forma?






Obrigado desde já

«1

Comentários

  • editado March 2023

    @caiomartins

    Freguesia Pousos, Concelho e Distrito de Leiria:

    Joaquim: https://digitarq.adlra.arquivos.pt/viewer?id=1114090 m110.tif n.º 52

    Acho que é um irmao dele: Francisco https://digitarq.adlra.arquivos.pt/viewer?id=1114091 m013.tif n.º 54

  • @AlanNogueira muito muito obrigado por localizar este registro e sempre fico impressionado como a comunidade consegue ajudar.

    Aproveito para compartilhar os dados da esposa do Joaquim, minha bisavó, que tambem gostaria de localizar os registros pois não consigo encontrar nada.


    Maria da Conceição Pereira


    Região de Leiria

    Nome dos Pais:

    José de Faria ou Farias

    Maria da Conceição

  • editado March 2023

    @caiomartins

    Onde eles se casaram, qual a data do casamento, qual a data de nascimento estimada da esposa?

    Sabe o nome dos avós dela para confirmarmos se esse passaporte pode ser do pai dela? Apesar de ter um sobrenome a mais, ele também é natural de Pousos: http://digitarq.adlra.arquivos.pt/details?id=1395238

  • editado March 2023

    @AlanNogueira estas informações de casamento não tenho nenhuma, mas tudo indica que na região de Leiria. Estimado ano de nascimento da esposa em 1879/1880.

    Vou procurar mais alguma registro nas certidões de inteiro teor de obito pra quem sabe ter algum dado sobre os avós da esposa.

  • @AlanNogueira estas informações de casamento não tenho nenhuma, mas tudo indica que na região de Leiria. Estimado ano de nascimento da esposa em 1879/1880.

    Vou procurar mais alguma registro nas certidões de inteiro teor de obito pra quem sabe ter algum dado sobre os avós da esposa.

  • @AlanNogueira localizei um registro que pode ser de batismo da Maria da Conceição, qual sua opinião?

    A data de óbito no Brasil data 13/01/1972 falecendo com 92 anos.

    Nº 56

    m138.tif

    https://digitarq.adlra.arquivos.pt/viewer?id=1114091




  • editado March 2023

    @caiomartins

    Provavelmente é o batismo dela mesmo, esses registros brasileiros - especialmente os de óbito - não são muito exatos em relação a data de nascimento, pois geralmente eram prestados por mera declaração (e muitas vezes declarados por pessoas que não conheciam perfeitamente os dados do falecido.

    Os batismos dessa epoca geralmente só traziam o primeiro nome: Maria. Depois ela passava a utilizar o nome que queria. Tenho uma antepassada Maria Francisca que o "Francisca" só foi aparecer no nascimento dos filhos, nem no casamento dela tinha...

    Se você quiser ter mais certeza, sugiro que olhe alguns anos antes e alguns depois dessa data buscando na mesma freguesia outros irmãos dela (filhos do mesmo casal) em para ver se por um acaso não aparece outra filha de nome "Maria" que tenha uma data que ainda bata melhor (eu acho que não deve encontar...). Explico: Outro dia um forista aqui teve problemas exatamente com isso, eram duas irmãs "Maria alguma coisa", ambas batizadas só como "Maria". Uma veio pro Brasil, a outra ficou em Portugal, casou e morreu. Pra azar dele, o Conservador na época do obito averbou o casamento e o óbito da que ficou em Portugal na "Maria" errrada (a que veio pro Brasil) e agora o rapaz está tentando consertar esse erro, olha a confusão kkkkk Se tiver curiosidade veja aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/315371#Comment_315371

    Mas se for pra eu dar um palpite, eu te digo que você encontrou sim.

  • @AlanNogueira Que ótimo vou dar uma pesquisada como orientou sobre possiveis irmãos, esta pesquisa é sobre meus bisavós.

    Se puder me ajudar agora sobre o registro de casamento, considerando as datas de nascimento deles (1873 e 1879) e informações que sobre a idade do primeiro filho quando ela faleceu (nascido entre 1903 a 1904), provavelmente foram casados nesta epoca ou pouco antes disso, busquei os registros na região de Pousos, porem de casamento não aparece este periodo, não há registro de pesquisa rápida. Tem algum sugestão de como encontrar?


    Muito obrigado

  • editado March 2023

    @caiomartins

    Os dois eram de Pousos, provavelmente o casamento deve estar em Pousos ou em alguma freguesia próxima...

    Veja na wikipedia:

    Pousos foi uma freguesia urbana do município de Leiria, com 17,23 km² de área e 9 763 habitantes (censos 2011). Densidade: 566,6 hab/km².

    Foi sede de uma freguesia extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, para, em conjunto com Leiria, Barreira e Cortes formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes com a sede em Leiria.[3]


    ======================

    Achou algum filho deles? Nos assentos de batismo também costuma constar a paróquia onde os pais foram "recebidos", ou seja, onde se casaram ("recebidos na paroquia tal" = "casados na paroquia tal")

  • @AlanNogueira Acontece que pesquiso e não encontro este periodo de casamentos em Pousos, falta entre 1894 e 1911


    Ainda não encontrei nenhum filho deles

  • @caiomartins

    Clique na setinha que os demais livros vão aparecer. Os azuis estão on line, os em preto você tera que pedir no arquivo distrital através do CRAV: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22056/solicitacao-de-certidao-no-crav



  • @AlanNogueira perfeito, mas neste periodo parece que só fazendo pedido de consulta mesmo -/

  • @caiomartins

    Sim, exato... os livros em preto terá que pedir através do CRAV, não conseguirá folhea-los...

  • @AlanNogueira se eu fizer o pedido de certidão com estes registros paroquiais de ambos, pode haver uma averbação do casamento derrepente?

  • @caiomartins

    Poucos casos tem, mas só pedindo pra ver...

  • Caros amigos do forum

    Procuro a certidão de nascimento de meu avô, tenho um passaporte e também uma carteira de identidade para estrangeiros onde constam os seguintes dados:

    Nome -Delfim Rodrigues Serrano

    Nascido- 10 de outubro de 1888

    Filho de Antonio Rodrigues Serrano e Maria Marques de Oliveira

    Natural de São Miguel do Mato ,conselho inteligível.

    Num dos documentos esta natural Viseu


    Sao essas as informacoes que tenho dele , se alguém puder me ajudar a localizar esta certidão agradeceria de coração.

  • editado March 2023

    @Isabelds

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1206015 tif 80

    Assento 23

    Concelho Vouzela

    Distrito Viseu

  • @Isabelds

    registro nº23 https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1206015 ...m0080.tif

    Viseu / Vouzela / São Miguel do Mato

  • @Isabelds Aproveitando o seu comentário, onde você localizou o registro de estrangeiro dele no Rio de Janeiro, pois estou buscando o do meu bisavô também

  • @AlanNogueira pelo que entendi só vou conseguir realizar esta pesquisa em livros que não estão disponíveis online de forma presencial correto? tenho a necessidade de localizar o casamento do Joaquim Pereira e Maria da Conceição


    Estando no Brasil a consulta presencial não é uma opção, tem uma indicação de como fazer ou contato de quem pode realizar?


    Obrigado

    Abraço

  • @caiomartins

    Não precisa ser presencial não... Peça essa pesquisa através do CRAV (on line). https://crav.arquivos.pt/login?nextUrl=%2Frequest

  • editado March 2023

    @AlanNogueira se puder me ajudar novamente, não encontrei nas informações aqui no forum sobre a necessidade de Certidões de casamento para processo de netos, é necessário?


    Esta foi a orientação de documentação que encontrei:

    1. Certidão de nascimento do requerente emitida por fotocópia do livro de registos de nascimento, emitida há menos de um ano e devidamente apostilada;
    2. Certidão de nascimento do progenitor (pai ou mãe) filho do cidadão português, em Inteiro Teor, emitida há menos de um ano e devidamente apostilada. Verifique se consta o nome do declarante do nascimento, e se a declaração foi feita na menoridade do seu progenitor;
    3. Certidão de nascimento ou assento de batismo do cidadão português.
    4. Atestado de antecedentes criminais brasileiro (se for maior de 16 anos).
    5. Cópia autenticada e apostilada da carteira de identidade (RG). Se este não for recente, cópia autenticada e apostilada do passaporte (somente as página das quais conste assinatura, foto e identificação);
    6. Atestados de antecedentes criminais de todos os países nos quais morou após ter 16 anos, se for o caso, acompanhados de tradução, se escritos em língua estrangeira.
    7. Requerimento 1D preenchido e assinatura reconhecida por autenticidade .


  • editado March 2023

    @caiomartins

    Você se refere ao casamento dos 2 portugueses em Portugal? Se for isso você terá que transcrever o casamento deles, infelizmente segundo relatos aqui do forum Portugal exige a transcrição do casamento quando ambos são portugueses...

    Pode mandar sem? Até pode, por sua conta e risco. Mas certamente deve cair em exigência!

  • editado March 2023

    @AlanNogueira

    Perfeito e claro que vou seguir sua orientação, ja solicitei no CRAV e estou aguardando pra conseguir ter o registro dos portugueses.

    Quanto ao casamento da filha dos portugueses nascida no brasil, você também teve experiencias aqui sobre ser necessario?

  • @caiomartins

    Sobre os detalhes de processo não tenho muita experiência, verifique com os colegas mais experientes por favor... @mabego consegue ajudar o Caio?

  • @caiomartins

    Qual a dúvida?

    se são dois portugueses que se casaram no estrangeiro, tem que fazer a transcrição de casamento.

    Se mandar sem a fazer, vai cair em exigência e pelo tempo que está demorando este serviço, pode ser que extrapole o tempo de cumprimento da exigência (a não ser que envie para Portugal fazer).

  • @mabego

    Dois portugueses casados em Leiria, ainda não localizamos o registro do casamento, fiz a solicitação no CRAV.

    Faremos o processo para nacionalidade de Neto, é necessário apresentar o registro de casamento dos avós (portugueses) e pais (nascidos no Brasil)?

  • @caiomartins

    se os dois portugueses se casaram em Portugal, não é necessário a transcrição de casamento.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest

  • @pedrobarroso , Boa tarde consegui os documentos de meu avô com minha tia que guardou e agora ela deu uma copia pra cada neto para quem quiser tirar cidadania.

  • @pedrobarroso , boa tarde consegui os documentos de meu avô com minha tia que guardou e agora ela deu uma copia pra cada neto para quem quiser tirar cidadania

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.