Ajuda para encontrar assento de batismo

124»

Comentários

  • @Kleber Silva Aguiar , GRATIDÃO, GRATIDÃO, GRATIDÃO

    Vc é muito FERA!!!!!

  • @Kleber Silva Aguiar

    Cá estou eu te pedindo mais uma ajuda :

    MANOEL GONÇALVES MAIA SOBRINHO (Português)

    Nascimento: 1882 (Vila Real ? - Freguesia - Cerva?)

    Falecimento : 28/12/1970

    Filiação: Candido Gonçalves Maia e Ana Luisa da Costa

    Conjuge: ROSALINA GOMES MAIA (brasileira - RJ)

    Casamento no RJ em 27/05/1905

    Desde já, MUITO OBRIGADA!!

  • @Nazira

    chegou a verificar/pesquisar com o AD a disponibilidade dos registros de 1873 a 1899 na freguesia de Cerva?

    https://tombo.pt/f/rpn03

  • @Kleber Silva Aguiar

    É estranho que de 1872 eles pulam para 1900, já tinha visto isso...

    Vou verificar isso com o AD

    Será que é possível encontrar a localização correta do Baptismo através no SIAN na Habilitação do casamento do português MANOEL GONÇALVES MAIA SOBRINHO com a brasileira ROSALINA GOMES (brasileira) ocorrido em 27/05/1905 em 27/05/1905 na 10ª Circunscrição RJ?

  • @Kleber Silva Aguiar ,

    Entrei em contato com o AD de Vila Real e eles deram a seguinte informação: "Informamos que relativamente à paróquia/freguesia de Cerva, só temos registos até ao ano de 1860-1872, 1892, 1896, 1900-1909, pelo que deverá dirigir o seu pedido à Conservatória do Registo Civil de Ribeira de Pena". Será que na Conservatória conseguiremos referente a esse ano de 1882 que é antes de 1911?

  • @Kleber Silva Aguiar

    Tive outra informação através da Conservatória do Registo Civil de Ribeira da Pena que os livros que constam os baptismos ocorridos na Freguesia de Cerva foram incendiados, mas que alguns foram duplicados e encontram-se no AD de Braga. Já enviei um email para lá pedindo informações. Será que existe alguma "luz no final do túnel" ?

    @Guilherme Moreira @CarlosASP

    Alguma sugestão?

  • @Nazira

    dificilmente terá habilitação do RJ dessa época, foi quase tudo incinerado lá…

    um outro caminho seria tentar achar o processo de emissão do passaporte do português no Arquivo Distrital. Em quase todos apresentavam documento do batismo…

  • Pessoal, acabei de entrar no fórum e tenho visto muita ajuda. Estou tentando localizar os dados de batismo do meu bisavô. Será que conseguem me ajudar? Vi que o @Kleber Silva Aguiar é fera nas buscas. Já olhei varias paróquias e livros e não localizo.

    Nome: Bernardo da Silva, nascido em 08-07-1896 (provavelmente em Viseu). Nossa família sempre comentava que tinham vindo da região de Trás-os-montes. Filho de João Silva (nascido em 1870) e Leonor Silva (nascida em 1871). Eles vieram ao Brasil por volta de 1905.

    Cheguei a localizar o passaporte dela, pelas idades emitido entre Julho/1903 e Julho/1904. no CEPESE (ID 282825 de Naturalidade Souto, Concelho Satão) e meu bisavô esta como acompanhante do titular (ele então com 7 anos).

    Até onde sei, vieram apenas os 3 ao Brasil e as outras filhas já nasceram aqui.

    Alguém consegue me dar uma dica de como procurar ou o que fazer para localizar este assento?

    Muito obrigado.

  • @bruncamargo

    Os batismos ficam organizados por freguesia. As freguesias fazem parte de concelhos, que por sua vez são parte de distritos.

    Além disso, tem uma subdivisão de freguesia, chamado "local".

    Aqui o link para o concelho de Sátão (distrito de Viseu), suas freguesias - e os livros de batismos em cada uma:

    https://tombo.pt/m/sat

    Dei uma olhada na lista de "locais" nas diversas freguesias desse concelho. Achei dois parecidos: Soito na freguesia de Ferreira de Aves e Soito de Golfar na de Romãs. Além disso, tem a freguesia com o mesmo nome do concelho (Sátão). Olharia primeiro nessas 3.

  • @CarlosASP , após muito tempo consegui localizar o local de nascimento do meu bisavô. Nasceu no distrito de Viseu, Concelho de Sernancelhe e Freguesia de Granjal, porém nos arquivos digitalizados, possui apenas até 1893 e ele nasceu em 08 de Julho de 1896. Como consigo localizar os arquivos para pesquisar o assento? Obrigado

  • @bruncamargo

    Se não está no CRAV então provavelmente está na Conservatória. Você pode perguntar na conservatória ou se quiser arriscar os 10 euros do pedido já solicitar diretamente através do civilonline

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.