Ajuda para encontrar assento de batismo

13

Comentários

  • L_RMonteiroL_RMonteiro Member
    editado September 2021

    @Kleber Silva Aguiar, @Guilherme Moreira, boa tarde.

    Antes de qualquer coisa, queria agradecer imensamente, ao Kleber por toda a ajuda desde que fiz minha primeira postagem aqui no fórum solicitando ajuda.

    Agradecer muito ao Guilherme também por se dispor a ajudar buscando os assentos de batismo da Cândida e do Rufino. Espero poder conseguir ajudar as pessoas daqui que precisarem, mesmo com meu pouco conhecimento ainda nas pesquisas, assim como vcs fizeram por mim.

    Estou retornando pra dizer que consegui ter certeza, através do registro de casamento dos pais deles (que estava em Bomfim), de que são sim da mesma família e a Cândida era quem eu procurava.

    Embora, no batismo dela não conste o sobrenome que ela adotou aqui no Brasil, o registro do matrimônio dos pais confirma que o sobrenome Oliveira é da avó (Rita D'Oliveira de Jesus) e, consequentemente, da mãe dela (Maria D'Oliveira). Creio que com isso o caminho se abriu um pouco mais na busca pelos antepassados.

    A confusão com a história das mães do José Augusto, Kléber, era aquilo mesmo que vc achou logo de cara. Estava tudo no processo de passaporte de Manuel. Ele é filho de Ludovina e veio para o Brasil, junto com o pai, Manuel Augusto, um irmão mais novo chamado João e a esposa do outro casamento do pai, Constantina. Só falta descobrir de onde vem o "Augusto" nos nomes deles.

    Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda!

    Boa semana a todos!

  • @L_RMonteiro , não precisa se estressar com o apelido (ou nome) "Augusto"

    Boa sorte!!

  • L_RMonteiroL_RMonteiro Member
    editado September 2021

    @Leticialele, que ótimo saber disso. Muito obrigado!

    E obrigado a vcs, moderadores, por me permitirem participar do fórum.

    Bom domingo.

  • Pessoal, boa tarde,

    Ontem recebi a certidão via correio do AD Leiria.

    Pensei que ela viria digitada, mas é exatamente uma cópia do que me enviaram por e-mail (cópia reprográfica), mas em papel certificado.

    Dúvida, só depois vi em outros tópicos que precisaria ser narrativa.

    Preciso de duas, uma pra transcrição de casamento e outra pro processo de neto do meu pai, será que aceitam assim ou tenho que pedir novamente como narrativa?

  • @marifontolan não precisa ser narrativa

  • Ufa @gsilvestre, já estava até com o site do AD aberto kkkkkkk

    Mas ai iriam mais 40 euros e um mês pra chegar.

    Obrigada pela resposta rápida!

  • Procuro por Aurora Rosário dos Santos nascida em 16 de março de 1881 .filha de Julio Ferreira dos Santos e de Maria Rosário dos Santos.Agradeço a quem puder me ajudar.

  • @katiareginabarbosa, vc sabe de onde eles são?

  • L_RMonteiroL_RMonteiro Member
    editado December 2022

    Bom dia, @Kleber Silva Aguiar e @Guilherme Moreira, como vão?

    Gostaria de solicitar, encarecidamente, a ajuda de vocês no sentido de encontrar um assento de batismo.

    Por alguns problemas pessoais, tive que parar de fazer as pesquisas que iniciei em 2021 e só pude retornar a elas há alguns meses. Entretanto, estou tendo muitas dificuldades para encontrar um assento de batismo português.

    Poderiam me ajudar a encontrá-lo?

    As informações que possuo são:

    Nome: Joaquim da Rosa Gonçalves (procuro o assento de batismo dele)

    Mãe: Gracinda Sampaio Gonçalves

    Pai: Joaquim José Gonçalves

    Teve com Mathilde Gomes Teixeira, embora não fossem casados, uma filha de nome Djanira da Rosa Gonçalves. Declara no registro de nascimento dela que ele tinha 24 anos, era natural de Portugal e brasileiro naturalizado. E que Djanira é sua filha natural e reconhecida.

    Tiveram também, um filho chamado Júlio da Rosa Gonçalves, além de um filho que faleceu aos 11 meses, chamado Mario da Rosa Gonçalves.

    Morreu no Brasil, Rio de Janeiro, segundo o filho Júlio (o declarante de seu óbito) aos 69 anos. Essa informação, somada à declaração de que teria 24 anos ao registrar a filha, aproxima o ano de seu nascimento do período compreendido entre 1880 e 1884.

    Isso tudo aconteceu no Brasil e tive acesso a essas informações através do Family Search.

    Até encontrei alguns possíveis pais e irmãos, porém o fato de nenhum deles ter o sobrenome "da Rosa" em seus nomes, me deixa na dúvida se são realmente parentes dele.

    Desde já, agradeço pela atenção de vocês.

  • @L_RMonteiro

    Um nome como Gracinda Sampaio Gonçalves não é tão comum; aliado ao fato do nome do cônjuge bater também, eu diria que essa pista que você achou é quente.

    É comum sobrenomes aparecerem, desaparecerem e reaparecem em famílias portuguesas. Irmãos poderiam ter sobrenomes diferentes. Também é possível que "da Rosa" não fosse originalmente um sobrenome, mas um nome composto devocional (como Maria das Dores, da Luz etc) que depois acabou virando sobrenome

    Há uma filha do casal Gracinda e Joaquim (listados como portugueses) também chamada Gracinda, que nasceu no Rio em 1872 (acredito que você já a achou pelo FS):

    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-R89M-SW?cc=1719212&wc=M6ZR-Q2Q%3A131775101%2C131777302%2C132406201

    E uma outra filha Alzira também no Rio:

    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-R811-Y?cc=1719212&wc=M6ZR-Q2Q%3A131775101%2C131777302%2C132406201

    Essa Gracinda nascida no Rio em 1872 casa no Porto em 1890 (ver TIF 061); o que indica que a família possivelmente voltou para PT. No casamento em 1890, essa Gracinda mora na freguesia de Miragaia, concelho do Porto. O casamento também lista as freguesias onde seus pais nasceram:

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=781642

    Talvez Joaquim tenha sido batizado em Miragaia; ou em outra freguesia próxima (a irmã acima casou em Cedofeita; a mãe nasceu na Sé):

    https://geneall.net/pt/mapa/208/porto/

    Talvez achando os assentos de casamento e nascimento dos pais e irmãos apareça "Rosa" como sobrenome de algum antepassado.

  • L_RMonteiroL_RMonteiro Member
    editado January 2023

    @CarlosASP, muito obrigado pela resposta, meu amigo.

    Realmente, encontrei esses registros dos possíveis irmãos e do casamento da Gracinda (filha) e realizei pesquisas em Miragaia, Cedofeita e Sé, todas sem sucesso até o momento.

    Já estava ficando descrente desse caminho, mas sua resposta, principalmente sobre a possibilidade de o sobrenome da Rosa ser devocional, me trouxe esperança de que eu posso estar próximo.

    Vou continuar por outras freguesias próximas como vc sugeriu. Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda! E obrigado também pelo link com as freguesias próximas. Quando eu tiver sucesso nas buscas volto aqui pra falar.

    Um feliz ano novo!

  • editado January 2023

    @L_RMonteiro

    Tem um outro filho desse casal Gracinda e Joaquim, chamado Carlos, que também nasceu no Rio de Janeiro e depois voltou para PT. Aqui está (TIF 014) o batismo em Miragaia de Arthur, filho desse Carlos e neto do casal; e o batismo de Carlos no Rio de Janeiro:

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=893757

    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-R89M-W3?cc=1719212&wc=M6ZR-Q2Q%3A131775101%2C131777302%2C132406201

    Esse Carlos casou na freguesia do Bonfim, também no Porto. Talvez achando o casamento de Carlos apareça mais um endereço (e freguesia) de onde a família morou na cidade.

    Seria muita coincidência de nomes, além do fato de ficar claro que a família esteve no Rio de Janeiro e, ao menos parte dela, com certeza voltou para PT.

    Esse Carlos teve vários filhos; inclusive há um cartão de imigração para o Brasil desse Arthur (e de outros filhos de Carlos). É outro que aparentemente transitava entre BR e PT. Sabe quem são essas pessoas; são realmente parentes? Pode checar com parentes a história da família:

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/GDDW-564

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:V1SY-DNF

    Há no FS essas árvores desconexas da aparentemente a mesma família; além de informações e arquivos que ainda não foram incorporados a elas. Tendo tempo, eu processaria toda essa informação, juntaria as árvores numa só etc. Muitas vezes é olhando para dados de parentes laterais que se acha algo que completa o quebra cabeças. Também pode ajudar a traçar a linha do tempo do casal Gracinda e Joaquim - que filhos tiveram no BR e quando possivelmente voltaram para PT.

  • L_RMonteiroL_RMonteiro Member
    editado January 2023

    Boa tarde, @CarlosASP, obrigado por mais informações.

    Eu cheguei ao Carlos também, mas não tinha encontrado esse filho dele que foi batizado em Miragaia.

    Não tenho certeza se são membros da mesma família, mas tenho olhado com atenção todas essas conexões. Minha dificuldade é conseguir outras informações com as pessoas da família.

    A neta dele de 91 anos, apesar da boa memória que tem, não lembra de muitos fatos relacionados a ele, pois conviveram quando ela era criança ainda. De vez em quando tentamos conversar sem muitas perguntas para ver se ela vai se lembrando naturalmente e quando algo é bem marcante procuramos saber mais.

    Os caminhos dos filhos de Joaquim da Rosa, nos levam para o interior do RJ e também para a fronteira com MG.

    Vou dar uma olhada nas redondezas de Miragaia, nesses registros do Arthur, nos registros de Bonfim e tentar chegar também ao casamento do Carlos.

    Muito obrigado pela ajuda.

  • @L_RMonteiro

    Dei uma olhada na árvore brasileira de Joaquim e Mathilde no FS. Tentei achar os nascimentos dos filhos do casal para ver como os avós paternos aparecem neles. Só achei o de Djanira.

    No óbito do filho Mário, algumas coisas me chamaram a atenção.

    A primeira é que há uma anotação dizendo que foi registrado em Além Paraíba (MG) em 06/07/1911 (apesar do seu batismo ser no Rio). Você tem esse nascimento?

    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6XYS-BJL?cc=1582573&wc=9GTS-L2S%3A113334201%2C144695201%2C147492901

    Será que Júlio também foi registrado lá?

    A outra é que Joaquim aparece como casado e Mario como seu filho legítimo. Eles casaram em algum momento (talvez em MG)? Uma certidão de casamento inteiro inteiro teor e/ou a habilitação do casamento poderia ajudar a ter certeza da idade, filiação e origem de Joaquim, E casamentos religiosos às vezes dizem até a freguesia em PT.

    No nascimento de Djanira, Mathilde aparece como viúva de 35 anos (o que daria 1872 como seu nascimento - e não como está na árvore),

    Tentei achar um primeiro casamento de Mathilde, mas só achei o óbito em 1907 de uma filha de 18 anos, chamada Olga Gomes, nascida em MG por volta de 1889. Talvez Mathilde tenha se casado lá. Note que quem declara o óbito é Joaquim - consta até sua assinatura. Não aparece o nome do pai de Olga.

    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DWR9-X4D?cc=1582573&wc=9G5Q-7M4%3A113334201%2C156916801%2C151215701

  • Boa tarde, @CarlosASP.

    A anotação de Além Paraíba também me chamou a atenção, e me indicou que eu pudesse descobrir algumas coisas em MG. O registro do óbito de Olga ainda não tinha achado. De nascimento só temos mesmo o de DJanira.

    O registro de Óbito de Olga é de São Cristóvão (9ª circunscrição) e do nascimento de DJanira e falecimento de Mário são do Estácio (7ª pretoria), Júlio foi batizado em São Cristóvão, todos no Rio de Janeiro. Os óbitos de Júlio e Mário dizem que eles são do RJ. Acredito que tirando Olga, todos tenham nascido no Rio de Janeiro.

    O que intriga é Mário ter sido registrado em Minas, embora saibamos que a família de Mathilde era de lá.

    Vi que as assinaturas no nascimento de Djanira, no óbito de Olga e no óbito de Mário parecem ser as mesmas.

    Fazendo contas com as datas dos registros, restringimos o possível nascimento de Joaquim entre Janeiro e Fevereiro de 1883.

    Me chama atenção também que os 3 primeiros filhos não aparecem como legítimos dos dois, apenas naturais. Somente Mário aparece como legítimo deles. Isso pode ser um indício de um possível casamento após 1908 (ano do Nascimento de Júlio, o terceiro filho dos dois).

    Vou tentar buscar o casamento deles após esse ano em Minas.

    Agradeço demais a ajuda que vc está dando.

  • Boa noite

    alguém que tem interesse de mim compartilhar ref nascimento e falecimento

    joaquim dos Santos e Ana dos Santos

  • @Kleber Silva Aguiar @Guilherme Moreira @Carlos

    Bom Dia! Tudo bem? Estou desde o início de 2021 procurando a certidão de batismo do meu avô português, mas ainda não Localizei, será que vocês poderiam me ajudar? Preciso da ajuda de pessoas mais experientes e de boa vontade.

    A seguir mando algumas informações :

    Nome do Português : Luiz Augusto, depois de algum tempo em documentos consta Luiz Augusto Rosas

    Filiação : José Paulino e Luiza Maria , em um documento consta: José Paulino Rosa e Luiza Maria Lopes.

    Provável dará nascimento : 29/03/1894

    Casamento no Brasil: São Gonçalo /RJ em 1916 em cartório, não casaram civilmente.

    Morou em São Gonçalo, no Distrito Federal (RJ).

    Possível nascimento em: Trás dos Montes/ Portugal

    Mas certidões de nascimentos dos filhos só consta que ele era de Portugal, não especifica de que local.

    Agradeço desde já a ajuda de vocês.

  • @Kleber Silva Aguiar @Guilherme Moreira @Carlos

    Bom Dia! Tudo bem? Estou desde o início de 2021 procurando a certidão de batismo do meu avô português, mas ainda não Localizei, será que vocês poderiam me ajudar? Preciso da ajuda de pessoas mais experientes e de boa vontade.

    A seguir mando algumas informações :

    Nome do Português : Luiz Augusto, depois de algum tempo em documentos consta Luiz Augusto Rosas

    Filiação : José Paulino e Luiza Maria , em um documento consta: José Paulino Rosa e Luiza Maria Lopes.

    Provável dará nascimento : 29/03/1894

    Casamento no Brasil: São Gonçalo /RJ em 1916 em cartório, não casaram civilmente.

    Morou em São Gonçalo, no Distrito Federal (RJ).

    Possível nascimento em: Trás dos Montes/ Portugal

    Mas certidões de nascimentos dos filhos só consta que ele era de Portugal, não especifica de que local.

    Agradeço desde já a ajuda de vocês.

  • @Kleber Silva Aguiar @CarlosASP @Guilherme Moreira

    Boa noite, já vi que vcs são "expert" em localização de portugueses. Estou ajudando um super amigo a localizar o assento de batismo, mas está muito difícil. Todos os dados que achamos só mencionam que são portugueses. Vou colocar as informações que temos e se alguem puder nos ajudar seremos eternamente gratos:

    Izabel Corrêa Domingos

    . Filiação : Maria Corrêa e Manoel Corrêa (portugueses)

    . Data de Nascimento: 04.3.1918 - Rio de Janeiro

    . Data de Falecimento: 11.9.2010 – Rio de Janeiro

    . Informações:

    . Nome:

    . 1º casamento – Maria Corrêa e Manoel Corrêa (dúvida se é Corrêa ou

    Correia);

    Filhos: Maria Correia Pereira casada com Antonio José Pereira;

    Olinda Correia Teixeira casada com Abilio Teixeira;

    Izabel Correia Domingos casada com Oswaldo Bento Domingos;

    Joaquim Correia

    . 2º casamento – Maria Vieira (CIC-152.629.287-49) e Manoel Vieira

    (nascido em Portugal em 29.4.1898);

    . Pais de Maria Vieira (antiga Maria Correia): Joaquim Pereira da Silva e Anna Rita da Silva (dúvida se é Anna ou

    Ana);

    . Data de Falecimento de Maria Vieira (antiga Maria Correia) : 01.12.1983 – Rio de Janeiro

  • @Nazira

    deve ser o casamento Maria e Manuel nº 150 https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DR3G-RR?i=142&cc=1582573

    talvez o registro da Maria nº9 https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=827402 ...m0007.tif

    Porto / Vila Nova de Gaia / Avintes

  • @Kleber Silva Aguiar @Guilherme Moreira @Carlos

    Bom Dia! Tudo bem? Estou desde o início de 2021 procurando a certidão de batismo do meu avô português, mas ainda não Localizei, será que vocês poderiam me ajudar? Preciso da ajuda de pessoas mais experientes e de boa vontade.

    A seguir mando algumas informações :

    Nome do Português : Luiz Augusto, depois de algum tempo em documentos consta Luiz Augusto Rosas

    Filiação : José Paulino e Luiza Maria , em um documento consta: José Paulino Rosa e Luiza Maria Lopes.

    Provável dará nascimento : 29/03/1894

    Casamento no Brasil: São Gonçalo /RJ em 1916 em cartório, não casaram civilmente.

    Morou em São Gonçalo, no Distrito Federal (RJ).

    Possível nascimento em: Trás dos Montes/ Portugal

    Mas certidões de nascimentos dos filhos só consta que ele era de Portugal, não especifica de que local.

    Agradeço desde já a ajuda de vocês.

  • @Kleber Silva Aguiar ,

    Muitíssimo obrigada, Gratidão eterna!!

  • @Kleber Silva Aguiar @CarlosASP

    Mais uma vez estou aqui para pedir uma ajuda, já estou há um tempo nessa busca e não consigo achar nada além do casamento no Brasil:

    PORTUGUÊS - FRUCTUOSO AFFONSO

    Nascimento: 1889

    Filiação: JOSÉ AFFONSO E MARIA RODRIGUES

    Conjuge: GUIOMAR FERREIRA AFFONSO (brasileira - Bahia)

    Casamento realizado no Brasil em 29/08/1912

    Filhos: JOSÉ AFFONSO (1918), DURVAL AFFONSO, DORVALINA AFFONSO (1914), ARLINDO AFFONSO

  • @Nazira

    chegou a solicitar o processo do casamento no AN? https://www.gov.br/pt-br/servicos/consultar-documentos-do-acervo-do-arquivo-nacional

    Ficha: 62 - Fundo/Coleção 2ª Pretoria Cível do Rio de Janeiro, (Freguesias de Santa Rita, Ilha do Governador e Sacramento) - Registro Civil - 6K

    Assunto: Habilitação para casamento de Frutuoso Afonso e Guiomar Ferreira Santos

    Ano Inicial: 1912 / Número: 5303 / Maço: 2970 / Gal: A


    Ficha: 81 - Fundo/Coleção: 2ª Pretoria Cível do Rio de Janeiro, (Freguesia de Sacramento) - Z8 (antigo código MZ)

    Assunto: Habilitação para casamento de Frutuoso Afonso e Guiomar Ferreira Santos

    Ano Inicial: 1912 / Número: 4650 / Maço: 57 / Gal: A

  • Bom dia, procuro a certidão de nascimento de Antônio José Vieira, esses documentos em anexo são todos os que consegui.

    Alguém poderia me ajudar?


    Antonio José Vieira

    Natural de Braga

    Filho de Resende Luiz Vieira e Claudia Rosa Esposta

    (Rezendo Luiz Vieire e Claudina Rosa Exposta)

    Nascido em 1904

    Conjugue Maria Joaquina da Silva Pinto

    Achei o documennto de uma filha portuguesa Elvira Vieira, mas esqueci de salvar e agora não encontro mais. Junto tinha a certidão de óbito do Antonio, no qual eu salvei.

  • Kleber Silva Aguiar muito obrigada, mas não consigo entender nada o que está escrito kkkk

    E agora, como eu faço pra pedir a cidadania portuguesa do filho dele com esse documento?

    Tenho que pedir uma nova via pro distrito ou posso enviar isso que eles aceitam?

  • @Kleber Silva Aguiar , mais uma vez super obrigada pela dedicação de ajudar as pessoas!

    Me tira uma dúvida: Para solicitar ao Arquivo Nacional a Habilitação de Casamento tenho que enviar o pedido por email, pois estou tendo dificuldade de utilizar a pesquisa on line.

  • @Nazira

    Fructuoso nº5 https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1094713 ...m0148.tif

    Viana do Castelo / Arcos de Valdevez / Sistelo

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.