Então @Leticialele , eu mandei um email ontem e até agora não recebi nenhuma reposta. Já olhei a cx. de spam, e nada. Mandei outro hj, para um e-mail geral da biblioteca (alias, esse que vc indicou), não o especializado em certidões. Vou aguardar até amanhã.
Quanto as informações, mandei somente o que eu tenho da Direção Regional de Cultura dos Açores. Espero que seja isso. É estranho pq nao fazemos a busca no site do arquivo distrital e nem eh o arq distrital que emite a certidão. A busca eh feita um site da direção de cultura e a solicitação da certidão eh feita em uma das bibliotecas dos Açores.
Uma outra dúvida, eles emitem a certificação exatamente como os Arquivos Distritais, digo, em certidão em papel ou pela web, completa, narrativa, certificada (autenticada a assinatura)?
Eu mandei esse email ontem p bparah.arquivo@azores.gov.pt:
Boa tarde, sou novo aqui e observando as postagens percebi que várias pessoas tiveram êxito em suas buscas com a ajuda de pessoas do fórum.
Será que alguém poderia me ajudar a encontrar informações (como data/local de nascimento e passaporte) a respeito do antepassado José Augusto Ferreira que estou buscando com minha esposa? Não temos muitas informações de sua origem a não ser que é de Portugal e que veio para o Brasil. Além disso, José Augusto se casou em 1897 no Rio de Janeiro (informação obtida no Family Search).
José casou com Candida de Oliveira? ...caso seja, e toda essa historia gerou duvida sugiro solicitar a habilitação no AN, vai precisar Candida também é portuguesa.
Ficha: 28171 / Fundo/Coleção: 10ª Pretoria do Rio de Janeiro, (Freguesia de São Cristóvão) - 7C
Assunto: Habilitação para casamento de José Augusto Ferreira e Candida de Oliveira
Ano Inicial: 1897 / Número: 1038 / Maço: 2890 / Gal: A
@Kleber Silva Aguiar , antes de mais nada, gostaria de agradecer, imensamente, pela ajuda. Estava em um ponto na pesquisa que eu não conseguia avançar de jeito nenhum.
Quanto aos seus questionamentos, vou por partes.
Irmãos: Não sabemos se José augusto tinha irmãos, mas os registros de nascimento que você conseguiu dos possíveis irmãos, me levam a crer que podem sim ser irmãos dele. Eles são da 9ª Circunscrição (São Cristóvão), moravam na antiga Praia de São Cristóvão e as poucas coisas que sabemos a respeito desse lado da família é que eram de São Cristóvão. A pessoa mais próxima ao José que nós conhecemos, que era filho dele, morou a vida toda em São Cristóvão com os filhos;
Casamento: Sim, José Augusto se casou com Cândida, conforme consta do registro de casamento deles (também da 9ª circunscrição) que estou anexando (registro número 155).
Inclusive na data do casamento, em 1897, ele tinha 21 anos. Subtraindo o possível ano do nascimento que vc encontrou, com o do casamento, a idade bate certinho;
Habilitação de casamento: Já fiz essa solicitação ao AN e estou no aguardo. Está sendo pesquisado.
Ludovina: Pelo tempo que passou do nascimento de José até o ano do possível "segundo" casamento de Manuel, assim como você, também acredito que ele possa ter adotado Constantina como mãe por ser criança ainda.
Queria tirar uma dúvida, não querendo abusar de sua boa vontade: se tudo se confirmar e realmente a mãe dele for a Ludovina e não a Constantina, o que eu precisaria fazer ao solicitar o registro de nascimento dele?
Tão logo eu tenha a resposta do AN, retorno para contar o que tem de informações na habilitação.
Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda e desculpe todo o transtorno.
@marifontolan olha, parece que Lameira é um lugar em Ortigosa, que é uma freguesia que só foi criada em 1970 (e foi extinta em 2013), acho pela desanexação de lugares que faziam parte de Souto da Carpalhosa. Então, talvez os baptismos de Lameira eram feitos em Souto da Carpalhosa - https://digitarq.adlra.arquivos.pt/details?id=1029539
Se sua bisavó chegou ao Brasil com 7 anos em MARÇO/1911, teria nascido no início de 1904 ou em 1903 (como já alertado pelo @Kleber Silva Aguiar ).
No 1° pedido, o ADLeiria informou não ter encontrado em 1904, agora diz não ter encontrado de 1906 a 1911. Faltou pesquisar em 1903 que parece ser o ano correto.
Em tempo: Lameira é um lugar da freguesia de Marinha Grande conforme o pedido de passaporte do seu trisavô.
Grata pela resposta. Também notei isso e dupliquei o pedido de pesquisa, o qual me responderam:
Enviei também por e-mail toda documentação que já juntei:
Nascimento de José Constantino em Marinha Grande
Casamento de José e Serafina em Marinha Grande
Passaporte de José Constantino em Marinha Grande
Entrada em Santos.
Tudo que eles pedem acima, eu indiquei no pedido de pesquisa, não sei se fiz algo errado:
Eu tenho também a certidão de casamento dela, mas diz que ela natural de Coimbra, Portugal. Estou achando que pode ser por Marinha Grande estar na diocese de Coimbra. Pedi ao cartório pra ver se eles conseguem recuperar os documentos de habilitação de casamento.
@Leticialele amiga, boa tarde! venho agradecer pela ajuda e paciência que vc e @Kleber Silva Aguiar estão tendo com a gente e todas as outras pessoas q de alguma forma estão ajudando.
infelizmente não estou conseguindo uma cópia cerificada no Arquivo Distrital de Viana do Castelo, não sei onde solicitar e como, gostaria que você @Leticialele me ajudasse, estou disposto a pagar pela sua dedicação e ajuda. não sei se posso fazer isso ou se teria como eu conseguir deu e-mail para mais informações e acertos financeiros.
Passando para dar o retorno da história da habilitação de casamento do José Augusto e da Cândida. Demorou dois meses, mas o AN enviou essa semana.
Infelizmente, não há informações de datas e nem de local de nascimento deles. Só há menção a Portugal sem especificar de que região eles seriam.
Mas deu para confirmar as idades deles, os nomes dos pais de Cândida (ambos portugueses) e que ela já estava morando em São Cristóvão em 1894, aos 14 anos, pois estava trabalhando como doméstica e sob responsabilidade de uma pessoa aqui no Brasil.
Constam no processo de habilitação, autorizações dessa pessoa e da mãe para ela se casar.
Talvez a Cândida seja mesmo um caminho menos complicado, por conta da confusão com os nomes da mãe de José Augusto.
Consegue me ajudar a encontrar o assento de batismo dela, por favor?
@Kleber Silva Aguiar, encontrei as mesmas imagens, só fiquei na dúvida por causa da idade da Cândida, 15 anos (ela já estava aqui aos 14) e do nome do irmão que na imagem está Cerfini (pode ser um erro na hora de escrever Rufino).
Pode ser erro na hora de a pessoa anotar. Vou seguir esse caminho que parece muito promissor, com cautela pra não me precipitar.
@Kleber Silva Aguiar, com as informações que vc me passou da emigração, fui ao site do tombo e consegui chegar até o assento de batismo do Rufino, na freguesia de Lobão.
Baseado no possível ano de nascimento de Cândida, encontrei um assento de batismo que provavelmente é dela, também em Lobão e nascida em 24 de outubro de 1879.
Todos os nomes no registro do Rufino (pais, avós paternos e maternos) batem e levam a crer que é mesmo a família.
Porém, no da Cândida o nome da mãe consta como Maria de Jesus e do pai Manoel da Costa (sem o Silva), dos avós estão iguais aos do assento do Rufino, com exceção da avó materna que é Rita de Jesus (no assento do Rufino está D'oliveira) e da Paterna que está sem o Silva (no do Rufino tem o Silva).
Acredito que essa diferença nos sobrenomes possa causar problema na hora de pedir o registro de nascimento da Cândida lá em Portugal.
@Guilherme Moreira, muito obrigado. Não respondi antes, pq não tinha visto sua mensagem pq estava exatamente buscando os registros. Consegui encontrá-los.
Percebi essas diferenças que escrevi acima e acredito que elas possam causar problemas, infelizmente.
Comentários
@viniciusmrocha , quando pedi uma certidão lá, enviei todas as informações para bpar.angra.info@azores.gov.pt
Mandei o link e pedi informações para o pagamento. São extremamente gentis e solícitos!
Então @Leticialele , eu mandei um email ontem e até agora não recebi nenhuma reposta. Já olhei a cx. de spam, e nada. Mandei outro hj, para um e-mail geral da biblioteca (alias, esse que vc indicou), não o especializado em certidões. Vou aguardar até amanhã.
Quanto as informações, mandei somente o que eu tenho da Direção Regional de Cultura dos Açores. Espero que seja isso. É estranho pq nao fazemos a busca no site do arquivo distrital e nem eh o arq distrital que emite a certidão. A busca eh feita um site da direção de cultura e a solicitação da certidão eh feita em uma das bibliotecas dos Açores.
Uma outra dúvida, eles emitem a certificação exatamente como os Arquivos Distritais, digo, em certidão em papel ou pela web, completa, narrativa, certificada (autenticada a assinatura)?
Eu mandei esse email ontem p bparah.arquivo@azores.gov.pt:
"De: Vinicius Rocha
Enviado: quarta-feira, 28 de julho de 2021 16:31
Para: bparah.arquivo@azores.gov.pt <bparah.arquivo@azores.gov.pt>
Assunto: Certidão - ilha Terceira
Bom dia.
Espero que esteja bem.
Solicito, por gentileza, orçamento para elaboração de certidão relativa ao registo do seguinte assento de batismo:
DISTRITO
Ilha Terceira
CONCELHO
Praia da Vitória
FREGUESIA
Lajes
NOME DO PAI
Joao Francisco Vieira
NOME DA MÃE
Maria Luz
NOME
Joao
COTA ATUAL
Contribuidor: Região Autónoma Açores, Presidência Governo, Direcção Regional Cultura
Título: Registos Paroquiais
Assunto: Genealogia
Descrição: Baptismos
Identificador: TER-PV-LAJES-B-1870-1879
Fonte: BPAR - Angra do Heroísmo
Data: 1870
Cobertura temporal: 1870-1879
Ano de 1878. Registo nº 32
Centro de Conhecimento dos Açores - Registos Paroquiais (azores.gov.pt)
N.º PÁGINA
11 e 11v
DATA DO ATO/DOCUMENTO
1878-04-22 (registo)
INFORMAÇÃO ADICIONAL
Paroquia de Arcanjo São Miguel.
TIPO DE ATO
Baptismo/nascimento
TIPO DE REPRODUÇÃO
Reprodução em papel
REPRODUÇÃO CERTIFICADA
Sim
FINALIDADE DA REPRODUÇÃO
» Certificação
MÉTODO DE ENTREGA
Envio por correio postal
TIPO DE CÓPIA
Total
N.º DE EXEMPLARES CERTIFICADOS
1
TIPO DE CERTIDÃO
Narrativa
OPÇÃO ADICIONAL DE ENVIO
Correio registado
Solicito ainda que a certidão a ser elaborada observe as seguintes características e envio postal:
TIPO DE REPRODUÇÃO
Reprodução em papel
REPRODUÇÃO CERTIFICADA
Sim
FINALIDADE DA REPRODUÇÃO
» Certificação
MÉTODO DE ENTREGA
Envio por correio postal
TIPO DE CÓPIA
Total
N.º DE EXEMPLARES CERTIFICADOS
1
TIPO DE CERTIDÃO
Narrativa
OPÇÃO ADICIONAL DE ENVIO
Correio registado
Com os melhores cumprimentos, agradeço a atenção e permaneço à disposição.
Obrigado."
E mandei outro hj, idêntico, só que para o mesmo que vc mandou: bpar.angra.info
Vou continuar esperando. tomara q sejam igualmente solícitos.
Obrigado @Leticialele
@viniciusmrocha , sim, emitem as certidões como as dos Arquivos Distritais.
Relaxe! Já respondem!! E são muito solícitos!
Boa tarde, sou novo aqui e observando as postagens percebi que várias pessoas tiveram êxito em suas buscas com a ajuda de pessoas do fórum.
Será que alguém poderia me ajudar a encontrar informações (como data/local de nascimento e passaporte) a respeito do antepassado José Augusto Ferreira que estou buscando com minha esposa? Não temos muitas informações de sua origem a não ser que é de Portugal e que veio para o Brasil. Além disso, José Augusto se casou em 1897 no Rio de Janeiro (informação obtida no Family Search).
Os dados são:
José Augusto Ferreira
Pai: Manoel Augusto Ferreira
Mãe: Constantina Ferreira
@Leticialele e @Kleber Silva Aguiar, conseguem me ajudar?
Desde já agradeço.
@L_RMonteiro
sabe se José Augusto tinha "irmãos brasileiros" e nomes?
Francisco https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QPQW-GT5R Gentil https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QPQW-24Z9 Leonor https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:8BD3-TZT2 ...é mencionado Ilha da Madeira/São Martinho
casamento "dos pais" nº 18 https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=536&FileID=612382 freguesia de São Martinho https://tombo.pt/f/fun07#MARR
a emigração https://abm.madeira.gov.pt/pesquisa/passaportes/index.php?id=4962 vieram com um José filho de Ludovina
talvez o registro do "José Augusto" https://abm.madeira.gov.pt/pesquisa/baptismo/index.php?id=18814 nº62 https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=33901&FileID=454739 freguesia de Funchal (Santa Luzia) https://tombo.pt/f/fun03
Acredito que José é filho de outro relacionamento do Manuel mas acabou adotando Constantina como mãe.
chegada no RJ
José casou com Candida de Oliveira? ...caso seja, e toda essa historia gerou duvida sugiro solicitar a habilitação no AN, vai precisar Candida também é portuguesa.
Ficha: 28171 / Fundo/Coleção: 10ª Pretoria do Rio de Janeiro, (Freguesia de São Cristóvão) - 7C
Assunto: Habilitação para casamento de José Augusto Ferreira e Candida de Oliveira
Ano Inicial: 1897 / Número: 1038 / Maço: 2890 / Gal: A
https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/servicos/copy_of_acervos-mais-consultados/registro-civil-da-cidade-do-rio-de-janeiro
@Kleber Silva Aguiar , antes de mais nada, gostaria de agradecer, imensamente, pela ajuda. Estava em um ponto na pesquisa que eu não conseguia avançar de jeito nenhum.
Quanto aos seus questionamentos, vou por partes.
Irmãos: Não sabemos se José augusto tinha irmãos, mas os registros de nascimento que você conseguiu dos possíveis irmãos, me levam a crer que podem sim ser irmãos dele. Eles são da 9ª Circunscrição (São Cristóvão), moravam na antiga Praia de São Cristóvão e as poucas coisas que sabemos a respeito desse lado da família é que eram de São Cristóvão. A pessoa mais próxima ao José que nós conhecemos, que era filho dele, morou a vida toda em São Cristóvão com os filhos;
Casamento: Sim, José Augusto se casou com Cândida, conforme consta do registro de casamento deles (também da 9ª circunscrição) que estou anexando (registro número 155).
Inclusive na data do casamento, em 1897, ele tinha 21 anos. Subtraindo o possível ano do nascimento que vc encontrou, com o do casamento, a idade bate certinho;
Habilitação de casamento: Já fiz essa solicitação ao AN e estou no aguardo. Está sendo pesquisado.
Ludovina: Pelo tempo que passou do nascimento de José até o ano do possível "segundo" casamento de Manuel, assim como você, também acredito que ele possa ter adotado Constantina como mãe por ser criança ainda.
Queria tirar uma dúvida, não querendo abusar de sua boa vontade: se tudo se confirmar e realmente a mãe dele for a Ludovina e não a Constantina, o que eu precisaria fazer ao solicitar o registro de nascimento dele?
Tão logo eu tenha a resposta do AN, retorno para contar o que tem de informações na habilitação.
Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda e desculpe todo o transtorno.
Pessoal, boa tarde,
Estou aguardando a pesquisa de Marinha Grande da certidão de minha bisa, ontem paguei 20 euros para seguirem com a pesquisa.
Mas em paralelo, pensei que poderia estar em outro lugar, por não terem encontrado na primeira meia hora.
No passaporte do pai dela, dizia que eles moravam em Lameira na época do passaporte.
Alguém que conheça melhor Leiria poderia me ajudar? Pois vi que Lameira não tem registros de nascimento.
Obrigada.
Mariana
@marifontolan olha, parece que Lameira é um lugar em Ortigosa, que é uma freguesia que só foi criada em 1970 (e foi extinta em 2013), acho pela desanexação de lugares que faziam parte de Souto da Carpalhosa. Então, talvez os baptismos de Lameira eram feitos em Souto da Carpalhosa - https://digitarq.adlra.arquivos.pt/details?id=1029539
Muito obrigada @gsilvestre
Uma dúvida, quando está assim não está online, certo? Tem que pedir reprodução?
@marifontolan sim, precisa pedir
@marifontolan , peça para descarregar pela web, é bem mais barato.
Legal, vou pedir! Obrigada mais uma vez pela ajuda!
Pessoal, boa tarde,
Peguei agora a certidão de inteiro teor do casamento dos meus bisavós.
Nela diz que a minha bisavó é natural de Coimbra, Portugal.
Eu estava direcionando toda pesquisa a Leiria, Marinha Grande. Ainda aguardando que o arquivo distrital faça a busca que paguei semana passada.
Agora estou meio perdida, não sei quão confiável é essa informação da certidão de casamento.
Se alguém conseguir ajudar:
Albertina de Jesus
Pai José Constantino
Mãe Seraphina de Jesus
19/04/1904
Bom dia pessoal
Leiria respondeu não localizar o assento de batismo.
Alguma dica do que eu poderia fazer agora?
@marifontolan
Se sua bisavó chegou ao Brasil com 7 anos em MARÇO/1911, teria nascido no início de 1904 ou em 1903 (como já alertado pelo @Kleber Silva Aguiar ).
No 1° pedido, o ADLeiria informou não ter encontrado em 1904, agora diz não ter encontrado de 1906 a 1911. Faltou pesquisar em 1903 que parece ser o ano correto.
Em tempo: Lameira é um lugar da freguesia de Marinha Grande conforme o pedido de passaporte do seu trisavô.
@Guilherme Moreira
Grata pela resposta. Também notei isso e dupliquei o pedido de pesquisa, o qual me responderam:
Enviei também por e-mail toda documentação que já juntei:
Nascimento de José Constantino em Marinha Grande
Casamento de José e Serafina em Marinha Grande
Passaporte de José Constantino em Marinha Grande
Entrada em Santos.
Tudo que eles pedem acima, eu indiquei no pedido de pesquisa, não sei se fiz algo errado:
Eu tenho também a certidão de casamento dela, mas diz que ela natural de Coimbra, Portugal. Estou achando que pode ser por Marinha Grande estar na diocese de Coimbra. Pedi ao cartório pra ver se eles conseguem recuperar os documentos de habilitação de casamento.
Pessoal,
Conseguiram localizar o assento, no ano 1903. Nem acredito, fiquei muito feliz! Obrigada a todos pela ajuda!
Agora uma dúvida, vou pedir a reprodução, peço só online?
Eu preciso transcrever o casamento e depois entrar com processo do meu pai, sendo assim preciso de duas cópias fisicas?
Obrigada!
@marifontolan , sim, peça online ao Arquivo Distrital.
Se vai transcrever o casamento no Consulado de Santos ou do Rio, pode pedir apenas uma via, pois eles devolvem os documentos.
Se vai pedir em Ponta Delgada, peça duas cópias certificadas.
Obrigada @Leticialele
Eu vou transcrever em Ponta Delgada, devido as averbações exigidas aqui.
Peço então duas cópias certificadas a serem enviadas pelo correio, certo?
Assim está correto?
@marifontolan , sim, está correto!!
@Leticialele amiga, boa tarde! venho agradecer pela ajuda e paciência que vc e @Kleber Silva Aguiar estão tendo com a gente e todas as outras pessoas q de alguma forma estão ajudando.
infelizmente não estou conseguindo uma cópia cerificada no Arquivo Distrital de Viana do Castelo, não sei onde solicitar e como, gostaria que você @Leticialele me ajudasse, estou disposto a pagar pela sua dedicação e ajuda. não sei se posso fazer isso ou se teria como eu conseguir deu e-mail para mais informações e acertos financeiros.
@Johnsstore_123 , você não tem que pagar nada aqui no Fórum!!
Para fazer o pedido de cópia certificada no Arquivo Distrital de Viana do Castelo, cadastre-se no site deles - https://digitarq.advct.arquivos.pt/
Siga o passo a passo e terá a certidão: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1
Se tiver alguma dúvida, basta perguntar!!
Boa sorte!!
@Kleber Silva Aguiar, boa tarde.
Passando para dar o retorno da história da habilitação de casamento do José Augusto e da Cândida. Demorou dois meses, mas o AN enviou essa semana.
Infelizmente, não há informações de datas e nem de local de nascimento deles. Só há menção a Portugal sem especificar de que região eles seriam.
Mas deu para confirmar as idades deles, os nomes dos pais de Cândida (ambos portugueses) e que ela já estava morando em São Cristóvão em 1894, aos 14 anos, pois estava trabalhando como doméstica e sob responsabilidade de uma pessoa aqui no Brasil.
Constam no processo de habilitação, autorizações dessa pessoa e da mãe para ela se casar.
Talvez a Cândida seja mesmo um caminho menos complicado, por conta da confusão com os nomes da mãe de José Augusto.
Consegue me ajudar a encontrar o assento de batismo dela, por favor?
Cândida de Oliveira
Pai:
Manoel da Silva Costa
Mãe:
Maria de Oliveira
Obrigado pela sua atenção sempre.
@L_RMonteiro
sabe se Cândida tinha um irmão Rufino? https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJB-3ZMR
talvez a emigração da família...
ID 50256 / Cândida / 313392 / Maria de Oliveira / Filha / 13 / Feminino / Solteiro
ID 41679 / Rufino / 313392 / Maria de Oliveira / Filho / 7 / Masculino / Solteiro
ID 313392 / Maria de Oliveira / Santa Maria da Feira / Santa Maria da Feira / &bnsp; / &bnsp; / &bnsp; / 30 / Rio de Janeiro / Viúvo
Oi, @Kleber Silva Aguiar, não sei dizer se ela tinha irmão. Sei muito pouco a respeito deles.
Vou dar uma olhada nesses resultados que vc conseguiu. Mantenho vc informado sobre.
Mais uma vez, muito obrigado.
@L_RMonteiro
complementando... acima da data "31-5-93"
pode solicitar o processo do "irmão" enquanto aguarda outras novidades
Ficha: 19832 / Fundo/Coleção: 2ª Pretoria Cível do Rio de Janeiro, (Freguesia de Sacramento) - Z8 (antigo código MZ)
Assunto: Habilitação para casamento de Rufino da Silva Costa e Madalena Teixeira da Silva
Ano Inicial: 1939 / Número: 62 / Caixa: 3128 / Maço: 384 / Gal: C
@Kleber Silva Aguiar, encontrei as mesmas imagens, só fiquei na dúvida por causa da idade da Cândida, 15 anos (ela já estava aqui aos 14) e do nome do irmão que na imagem está Cerfini (pode ser um erro na hora de escrever Rufino).
Pode ser erro na hora de a pessoa anotar. Vou seguir esse caminho que parece muito promissor, com cautela pra não me precipitar.
Tirando isso, tudo está batendo.
Agradeço muito a sua ajuda.
@L_RMonteiro
Mais uma vez o @Kleber Silva Aguiar encontrou as pistas da certidão procurada.
Freguesia de Lobão, concelho de Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro.
Rufino - assento nº 37, ano de 1885 (tif 34):
PT-ADAVR-PVFR11-1-52_m0034.tif - Batismos - Arquivo Distrital de Aveiro - DigitArq (arquivos.pt)
Cândida - assento nº 42, ano de 1879 (tif33):
PT-ADAVR-PVFR11-1-47_m0033.tif - Batismos - Arquivo Distrital de Aveiro - DigitArq (arquivos.pt), o nome do pai está como Manuel da Costa e a mãe Maria de Jesus.
@Kleber Silva Aguiar, com as informações que vc me passou da emigração, fui ao site do tombo e consegui chegar até o assento de batismo do Rufino, na freguesia de Lobão.
Baseado no possível ano de nascimento de Cândida, encontrei um assento de batismo que provavelmente é dela, também em Lobão e nascida em 24 de outubro de 1879.
Todos os nomes no registro do Rufino (pais, avós paternos e maternos) batem e levam a crer que é mesmo a família.
Porém, no da Cândida o nome da mãe consta como Maria de Jesus e do pai Manoel da Costa (sem o Silva), dos avós estão iguais aos do assento do Rufino, com exceção da avó materna que é Rita de Jesus (no assento do Rufino está D'oliveira) e da Paterna que está sem o Silva (no do Rufino tem o Silva).
Acredito que essa diferença nos sobrenomes possa causar problema na hora de pedir o registro de nascimento da Cândida lá em Portugal.
Vou solicitar o processo do Rufino sim, obrigado.
@Guilherme Moreira, muito obrigado. Não respondi antes, pq não tinha visto sua mensagem pq estava exatamente buscando os registros. Consegui encontrá-los.
Percebi essas diferenças que escrevi acima e acredito que elas possam causar problemas, infelizmente.