Ajuda para encontrar assento de batismo

24

Comentários

  • @viniciusmrocha , quando pedi uma certidão lá, enviei todas as informações para bpar.angra.info@azores.gov.pt

    Mandei o link e pedi informações para o pagamento. São extremamente gentis e solícitos!

  • editado July 2021

    Então @Leticialele , eu mandei um email ontem e até agora não recebi nenhuma reposta. Já olhei a cx. de spam, e nada. Mandei outro hj, para um e-mail geral da biblioteca (alias, esse que vc indicou), não o especializado em certidões. Vou aguardar até amanhã.

    Quanto as informações, mandei somente o que eu tenho da Direção Regional de Cultura dos Açores. Espero que seja isso. É estranho pq nao fazemos a busca no site do arquivo distrital e nem eh o arq distrital que emite a certidão. A busca eh feita um site da direção de cultura e a solicitação da certidão eh feita em uma das bibliotecas dos Açores.

    Uma outra dúvida, eles emitem a certificação exatamente como os Arquivos Distritais, digo, em certidão em papel ou pela web, completa, narrativa, certificada (autenticada a assinatura)?

    Eu mandei esse email ontem p bparah.arquivo@azores.gov.pt:

    "De: Vinicius Rocha

    Enviado: quarta-feira, 28 de julho de 2021 16:31

    Para: bparah.arquivo@azores.gov.pt <bparah.arquivo@azores.gov.pt>

    Assunto: Certidão - ilha Terceira

     

    Bom dia.

     

    Espero que esteja bem.

     

    Solicito, por gentileza, orçamento para elaboração de certidão relativa ao registo do seguinte assento de batismo:

    DISTRITO

    Ilha Terceira

    CONCELHO

    Praia da Vitória

    FREGUESIA

    Lajes

    NOME DO PAI

    Joao Francisco Vieira

    NOME DA MÃE

    Maria Luz

    NOME

    Joao

    COTA ATUAL

    Contribuidor: Região Autónoma Açores, Presidência Governo, Direcção Regional Cultura

    Título:  Registos Paroquiais

    Assunto: Genealogia

    Descrição: Baptismos

    Identificador: TER-PV-LAJES-B-1870-1879

    Fonte: BPAR - Angra do Heroísmo

    Data: 1870

    Cobertura temporal: 1870-1879

    Ano de 1878. Registo nº 32

    Centro de Conhecimento dos Açores - Registos Paroquiais (azores.gov.pt)

    N.º PÁGINA

    11 e 11v

    DATA DO ATO/DOCUMENTO

    1878-04-22 (registo)

    INFORMAÇÃO ADICIONAL

    Paroquia de Arcanjo São Miguel.

    TIPO DE ATO

    Baptismo/nascimento

    TIPO DE REPRODUÇÃO

    Reprodução em papel

    REPRODUÇÃO CERTIFICADA

    Sim

    FINALIDADE DA REPRODUÇÃO

    » Certificação

    MÉTODO DE ENTREGA

    Envio por correio postal

    TIPO DE CÓPIA

    Total

    N.º DE EXEMPLARES CERTIFICADOS

    1

    TIPO DE CERTIDÃO

    Narrativa

    OPÇÃO ADICIONAL DE ENVIO

    Correio registado

     

    Solicito ainda que a certidão a ser elaborada observe as seguintes características e envio postal:

     

    TIPO DE REPRODUÇÃO

    Reprodução em papel

    REPRODUÇÃO CERTIFICADA

    Sim

    FINALIDADE DA REPRODUÇÃO

    » Certificação

    MÉTODO DE ENTREGA

    Envio por correio postal

    TIPO DE CÓPIA

    Total

    N.º DE EXEMPLARES CERTIFICADOS

    1

    TIPO DE CERTIDÃO

    Narrativa

    OPÇÃO ADICIONAL DE ENVIO

    Correio registado

     

    Com os melhores cumprimentos, agradeço a atenção e permaneço à disposição.

     

    Obrigado."


    E mandei outro hj, idêntico, só que para o mesmo que vc mandou: bpar.angra.info

    Vou continuar esperando. tomara q sejam igualmente solícitos.

    Obrigado @Leticialele

     

  • @viniciusmrocha , sim, emitem as certidões como as dos Arquivos Distritais.

    Relaxe! Já respondem!! E são muito solícitos!

  • Boa tarde, sou novo aqui e observando as postagens percebi que várias pessoas tiveram êxito em suas buscas com a ajuda de pessoas do fórum.

    Será que alguém poderia me ajudar a encontrar informações (como data/local de nascimento e passaporte) a respeito do antepassado José Augusto Ferreira que estou buscando com minha esposa? Não temos muitas informações de sua origem a não ser que é de Portugal e que veio para o Brasil. Além disso, José Augusto se casou em 1897 no Rio de Janeiro (informação obtida no Family Search).

    Os dados são:

    José Augusto Ferreira

    Pai: Manoel Augusto Ferreira

    Mãe: Constantina Ferreira

    @Leticialele e @Kleber Silva Aguiar, conseguem me ajudar?

    Desde já agradeço.

  • editado July 2021

    @L_RMonteiro

    sabe se José Augusto tinha "irmãos brasileiros" e nomes?

    Francisco https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QPQW-GT5R Gentil https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QPQW-24Z9 Leonor https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:8BD3-TZT2 ...é mencionado Ilha da Madeira/São Martinho

    casamento "dos pais" nº 18 https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=536&FileID=612382 freguesia de São Martinho https://tombo.pt/f/fun07#MARR

    a emigração https://abm.madeira.gov.pt/pesquisa/passaportes/index.php?id=4962 vieram com um José filho de Ludovina

    talvez o registro do "José Augusto" https://abm.madeira.gov.pt/pesquisa/baptismo/index.php?id=18814 nº62 https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=33901&FileID=454739 freguesia de Funchal (Santa Luzia) https://tombo.pt/f/fun03

    Acredito que José é filho de outro relacionamento do Manuel mas acabou adotando Constantina como mãe.

    chegada no RJ


    José casou com Candida de Oliveira? ...caso seja, e toda essa historia gerou duvida sugiro solicitar a habilitação no AN, vai precisar Candida também é portuguesa.

    Ficha: 28171 / Fundo/Coleção: 10ª Pretoria do Rio de Janeiro, (Freguesia de São Cristóvão) - 7C

    Assunto: Habilitação para casamento de José Augusto Ferreira e Candida de Oliveira

    Ano Inicial: 1897 / Número: 1038 / Maço: 2890 / Gal: A

    https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/servicos/copy_of_acervos-mais-consultados/registro-civil-da-cidade-do-rio-de-janeiro

  • @Kleber Silva Aguiar , antes de mais nada, gostaria de agradecer, imensamente, pela ajuda. Estava em um ponto na pesquisa que eu não conseguia avançar de jeito nenhum.

    Quanto aos seus questionamentos, vou por partes.

    Irmãos: Não sabemos se José augusto tinha irmãos, mas os registros de nascimento que você conseguiu dos possíveis irmãos, me levam a crer que podem sim ser irmãos dele. Eles são da 9ª Circunscrição (São Cristóvão), moravam na antiga Praia de São Cristóvão e as poucas coisas que sabemos a respeito desse lado da família é que eram de São Cristóvão. A pessoa mais próxima ao José que nós conhecemos, que era filho dele, morou a vida toda em São Cristóvão com os filhos;


    Casamento: Sim, José Augusto se casou com Cândida, conforme consta do registro de casamento deles (também da 9ª circunscrição) que estou anexando (registro número 155).

    Inclusive na data do casamento, em 1897, ele tinha 21 anos. Subtraindo o possível ano do nascimento que vc encontrou, com o do casamento, a idade bate certinho;


    Habilitação de casamento: Já fiz essa solicitação ao AN e estou no aguardo. Está sendo pesquisado.


    Ludovina: Pelo tempo que passou do nascimento de José até o ano do possível "segundo" casamento de Manuel, assim como você, também acredito que ele possa ter adotado Constantina como mãe por ser criança ainda.

    Queria tirar uma dúvida, não querendo abusar de sua boa vontade: se tudo se confirmar e realmente a mãe dele for a Ludovina e não a Constantina, o que eu precisaria fazer ao solicitar o registro de nascimento dele?

    Tão logo eu tenha a resposta do AN, retorno para contar o que tem de informações na habilitação.

    Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda e desculpe todo o transtorno.

  • Pessoal, boa tarde,

    Estou aguardando a pesquisa de Marinha Grande da certidão de minha bisa, ontem paguei 20 euros para seguirem com a pesquisa.

    Mas em paralelo, pensei que poderia estar em outro lugar, por não terem encontrado na primeira meia hora.

    No passaporte do pai dela, dizia que eles moravam em Lameira na época do passaporte.

    Alguém que conheça melhor Leiria poderia me ajudar? Pois vi que Lameira não tem registros de nascimento.

    Obrigada.

    Mariana

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado August 2021

    @marifontolan olha, parece que Lameira é um lugar em Ortigosa, que é uma freguesia que só foi criada em 1970 (e foi extinta em 2013), acho pela desanexação de lugares que faziam parte de Souto da Carpalhosa. Então, talvez os baptismos de Lameira eram feitos em Souto da Carpalhosa - https://digitarq.adlra.arquivos.pt/details?id=1029539

  • Muito obrigada @gsilvestre

    Uma dúvida, quando está assim não está online, certo? Tem que pedir reprodução?


  • @marifontolan sim, precisa pedir

  • @marifontolan , peça para descarregar pela web, é bem mais barato.

  • Legal, vou pedir! Obrigada mais uma vez pela ajuda!

  • Pessoal, boa tarde,

    Peguei agora a certidão de inteiro teor do casamento dos meus bisavós.

    Nela diz que a minha bisavó é natural de Coimbra, Portugal.

    Eu estava direcionando toda pesquisa a Leiria, Marinha Grande. Ainda aguardando que o arquivo distrital faça a busca que paguei semana passada.

    Agora estou meio perdida, não sei quão confiável é essa informação da certidão de casamento.

    Se alguém conseguir ajudar:

    Albertina de Jesus

    Pai José Constantino

    Mãe Seraphina de Jesus

    19/04/1904

  • Bom dia pessoal

    Leiria respondeu não localizar o assento de batismo.

    Alguma dica do que eu poderia fazer agora?

  • editado August 2021

    @marifontolan

    Se sua bisavó chegou ao Brasil com 7 anos em MARÇO/1911, teria nascido no início de 1904 ou em 1903 (como já alertado pelo @Kleber Silva Aguiar ).

    No 1° pedido, o ADLeiria informou não ter encontrado em 1904, agora diz não ter encontrado de 1906 a 1911. Faltou pesquisar em 1903 que parece ser o ano correto.

    Em tempo: Lameira é um lugar da freguesia de Marinha Grande conforme o pedido de passaporte do seu trisavô.

  • @Guilherme Moreira

    Grata pela resposta. Também notei isso e dupliquei o pedido de pesquisa, o qual me responderam:

    Enviei também por e-mail toda documentação que já juntei:

    Nascimento de José Constantino em Marinha Grande

    Casamento de José e Serafina em Marinha Grande

    Passaporte de José Constantino em Marinha Grande

    Entrada em Santos.

    Tudo que eles pedem acima, eu indiquei no pedido de pesquisa, não sei se fiz algo errado:


    Eu tenho também a certidão de casamento dela, mas diz que ela natural de Coimbra, Portugal. Estou achando que pode ser por Marinha Grande estar na diocese de Coimbra. Pedi ao cartório pra ver se eles conseguem recuperar os documentos de habilitação de casamento.

  • Pessoal,

    Conseguiram localizar o assento, no ano 1903. Nem acredito, fiquei muito feliz! Obrigada a todos pela ajuda!

    Agora uma dúvida, vou pedir a reprodução, peço só online?

    Eu preciso transcrever o casamento e depois entrar com processo do meu pai, sendo assim preciso de duas cópias fisicas?

    Obrigada!

  • @marifontolan , sim, peça online ao Arquivo Distrital.

    Se vai transcrever o casamento no Consulado de Santos ou do Rio, pode pedir apenas uma via, pois eles devolvem os documentos.

    Se vai pedir em Ponta Delgada, peça duas cópias certificadas.

  • Obrigada @Leticialele

    Eu vou transcrever em Ponta Delgada, devido as averbações exigidas aqui.

    Peço então duas cópias certificadas a serem enviadas pelo correio, certo?

  • Assim está correto?


  • @marifontolan , sim, está correto!!

  • @Leticialele amiga, boa tarde! venho agradecer pela ajuda e paciência que vc e @Kleber Silva Aguiar estão tendo com a gente e todas as outras pessoas q de alguma forma estão ajudando.

    infelizmente não estou conseguindo uma cópia cerificada no Arquivo Distrital de Viana do Castelo, não sei onde solicitar e como, gostaria que você @Leticialele me ajudasse, estou disposto a pagar pela sua dedicação e ajuda. não sei se posso fazer isso ou se teria como eu conseguir deu e-mail para mais informações e acertos financeiros.

  • @Johnsstore_123 , você não tem que pagar nada aqui no Fórum!!

    Para fazer o pedido de cópia certificada no Arquivo Distrital de Viana do Castelo, cadastre-se no site deles - https://digitarq.advct.arquivos.pt/

    Siga o passo a passo e terá a certidão: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    Se tiver alguma dúvida, basta perguntar!!

    Boa sorte!!

  • @Kleber Silva Aguiar, boa tarde.

    Passando para dar o retorno da história da habilitação de casamento do José Augusto e da Cândida. Demorou dois meses, mas o AN enviou essa semana.

    Infelizmente, não há informações de datas e nem de local de nascimento deles. Só há menção a Portugal sem especificar de que região eles seriam.

    Mas deu para confirmar as idades deles, os nomes dos pais de Cândida (ambos portugueses) e que ela já estava morando em São Cristóvão em 1894, aos 14 anos, pois estava trabalhando como doméstica e sob responsabilidade de uma pessoa aqui no Brasil.

    Constam no processo de habilitação, autorizações dessa pessoa e da mãe para ela se casar.

    Talvez a Cândida seja mesmo um caminho menos complicado, por conta da confusão com os nomes da mãe de José Augusto.

    Consegue me ajudar a encontrar o assento de batismo dela, por favor?


    Cândida de Oliveira

    Pai:

    Manoel da Silva Costa

    Mãe:

    Maria de Oliveira


    Obrigado pela sua atenção sempre.

  • @L_RMonteiro

    sabe se Cândida tinha um irmão Rufino? https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJB-3ZMR

    talvez a emigração da família...

    ID 50256 / Cândida / 313392 / Maria de Oliveira / Filha / 13 / Feminino / Solteiro

    ID 41679 / Rufino / 313392 / Maria de Oliveira / Filho / 7 / Masculino / Solteiro

    ID 313392 / Maria de Oliveira / Santa Maria da Feira / Santa Maria da Feira / &bnsp; / &bnsp; / &bnsp; / 30 / Rio de Janeiro / Viúvo

  • Oi, @Kleber Silva Aguiar, não sei dizer se ela tinha irmão. Sei muito pouco a respeito deles.

    Vou dar uma olhada nesses resultados que vc conseguiu. Mantenho vc informado sobre.

    Mais uma vez, muito obrigado.

  • editado September 2021

    @L_RMonteiro

    complementando... acima da data "31-5-93"


    pode solicitar o processo do "irmão" enquanto aguarda outras novidades

    Ficha: 19832 / Fundo/Coleção: 2ª Pretoria Cível do Rio de Janeiro, (Freguesia de Sacramento) - Z8 (antigo código MZ)

    Assunto: Habilitação para casamento de Rufino da Silva Costa e Madalena Teixeira da Silva

    Ano Inicial: 1939 / Número: 62 / Caixa: 3128 / Maço: 384 / Gal: C

  • L_RMonteiroL_RMonteiro Member
    editado September 2021

    @Kleber Silva Aguiar, encontrei as mesmas imagens, só fiquei na dúvida por causa da idade da Cândida, 15 anos (ela já estava aqui aos 14) e do nome do irmão que na imagem está Cerfini (pode ser um erro na hora de escrever Rufino).

    Pode ser erro na hora de a pessoa anotar. Vou seguir esse caminho que parece muito promissor, com cautela pra não me precipitar.

    Tirando isso, tudo está batendo.

    Agradeço muito a sua ajuda.

  • @L_RMonteiro

    Mais uma vez o @Kleber Silva Aguiar encontrou as pistas da certidão procurada.

    Freguesia de Lobão, concelho de Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro.

    Rufino - assento nº 37, ano de 1885 (tif 34):

    PT-ADAVR-PVFR11-1-52_m0034.tif - Batismos - Arquivo Distrital de Aveiro - DigitArq (arquivos.pt)

    Cândida - assento nº 42, ano de 1879 (tif33):

    PT-ADAVR-PVFR11-1-47_m0033.tif - Batismos - Arquivo Distrital de Aveiro - DigitArq (arquivos.pt), o nome do pai está como Manuel da Costa e a mãe Maria de Jesus.

  • L_RMonteiroL_RMonteiro Member
    editado September 2021

    @Kleber Silva Aguiar, com as informações que vc me passou da emigração, fui ao site do tombo e consegui chegar até o assento de batismo do Rufino, na freguesia de Lobão.

    Baseado no possível ano de nascimento de Cândida, encontrei um assento de batismo que provavelmente é dela, também em Lobão e nascida em 24 de outubro de 1879.

    Todos os nomes no registro do Rufino (pais, avós paternos e maternos) batem e levam a crer que é mesmo a família.

    Porém, no da Cândida o nome da mãe consta como Maria de Jesus e do pai Manoel da Costa (sem o Silva), dos avós estão iguais aos do assento do Rufino, com exceção da avó materna que é Rita de Jesus (no assento do Rufino está D'oliveira) e da Paterna que está sem o Silva (no do Rufino tem o Silva).

    Acredito que essa diferença nos sobrenomes possa causar problema na hora de pedir o registro de nascimento da Cândida lá em Portugal.


    Vou solicitar o processo do Rufino sim, obrigado.

    @Guilherme Moreira, muito obrigado. Não respondi antes, pq não tinha visto sua mensagem pq estava exatamente buscando os registros. Consegui encontrá-los.

    Percebi essas diferenças que escrevi acima e acredito que elas possam causar problemas, infelizmente.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.