Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1129812991301130313041452

Comentários

  • @Rosye

    Mentira ! Sério ?? O meu foi para a bolinha 4 dia 1/12 e até nada… pior que marquei no consulado para pegar o cartão cidadão dia 23/12 pensando que teria meu assento em mãos

  • @Julianaguariento mas porque quer o assento em mãos? quando o processo concluir muito provavelmente vai receber por email o assento

  • Foi só o modo de dizer kkkkkk

  • Boa noite pessoal. Talvez já tenha isso em algum lugar, mas eu não consegui encontrar.


    Eu já estou com o assento, no entanto, queria tirar as seguintes dúvidas:


    1. Como tirar o CC e passaporte

    2. Vou tirar do meu filho (2 anos). Como fazer?


    Obrigado, quem puder responder agradeço demais.

  • @Julianaguariento Para algumas pessoas, como pode ser percebido pela planilha, mesmo após chegar na bolinha 7 estão demorando mais de um mês para criar o registo e entregar o assento. Claro, tem os afortunados que recebem bem antes, mas quase não está mais sendo assim.

  • Olá pessoal, estou com todos os documentos do meu irmão em mãos e ia enviar para Tondela, mas pelo que vi Tondela não faz mais nacionalidade, é isso? Sendo assim, Porto está sendo o lugar mais rápido para atribuição de pai para filho? Ou tem alguma conservatória mais rápida?

  • @Gustavo1510 a planilha de casamento pode ser acessada neste link: Casamento - Planilha Cidadania Portuguesa

  • @guilr13 sim o Arquivo Central do Porto é o melhor sítio para processo de filho. Está demorando uns 7 meses

  • Bolinha 1 verde

  • Pessoal bom dia tudo bem?

    Poderiam me tirar uma dúvida?

    Finalizei os processos da minha esposa e filho junto ao Consulado de São Paulo. Recebi na data de ontem o Passaporte da minha esposa e já tinha recebido uma carta com os dados do Cartão Cidadão, a mesma carta já recebi do meu filho também, estou esperando apenas o passaporte dele. Nesta carta diz que eu teria que agendar para retirar o CC no consulado, porém na última visita que fiz a atendente me comunicou que era só eu esperar que chegaria em casa pois eu paguei as taxas.

    Minha dúvida é...só recebi o passaporte ate agora vou receber algo relacionado ao cartão? Penso que devo receber um cartão com as informações que recebi na carta...devo aguardar? Alguém sabe me dizer?


    Muito Obrigado

  • @Ramondce tudo bem?

    Você precisará fazer um cadastro na plataforma do consulado e buscar agendamento no consulado de sua cidade. Eu fiz em são paulo.

    Levará requerimento e documentos solicitados para fazer a solicitação do PEP e CC.

  • Boa noite, Gostaria de saber se a lista está correta para atribuição de filho pela acp:


    - Certidão de nascimento do interessado, por cópia reprográfica e apostilado por Haia - não precisa reconher o sinal público de quem assina?


    - Cópia do passaporte que contenha a filiação do requerente e apostilamento de Haia - não precisa autenticar antes de apostilar?


    - Formulário 1C assinado no cartório presencialmente por autenticidade


    - Cópia simples do Assento de Nascimento do pai ou mãe português 


    - Cópia simples do Assento de transcrição de casamento. Processo em andamento.


    - Pagamento do processo pelo link do irn no qual imprimi o formulário 1c já com a informação de pagamento.


    Encaminhar documentos para o novo e derevo da acp

  • editado December 2022

    Pessoal, como está a situação do pagamento da taxa de 175 euros? Também necessita ser com cartão Visa?

    Eu ainda estou finalizando o processo de transcrição de casamento da minha mãe e pro civil online não rolava nem cartão virtual mastercard, tinha que ser visa.

    Alguém sabe me dizer se a taxa pra conseguir o formulário tá assim também?

  • @Ribeiro

    - Certidão de nascimento do interessado, por cópia reprográfica e apostilado por Haia - não precisa reconher o sinal público de quem assina?

    R: Certo, N precisa reconhecer o sinal público, a apostila já tem esse efeito e juntar inteiro teor digitada apenas se a cópia reprográfica for ilegível ou muito difícil de ler

    - Cópia do passaporte que contenha a filiação do requerente e apostilamento de Haia - não precisa autenticar antes de apostilar?

    Há quem não apostile a copia autêntica, mas tem havido relatos dessa exigência, em caso de menores então é quase 100% certo que querem apostilado. PS: Não precisa ser o passaporte, pode ser o RG. PS1: seja RG seja passaporte, tem que ter o nome dos pais e o documento tem que ter menos de 10 anos de emitido.

    - Formulário 1C assinado no cartório presencialmente por autenticidade

    Certo

    - Cópia simples do Assento de Nascimento do pai ou mãe português 

    Certo

    - Cópia simples do Assento de transcrição de casamento. Processo em andamento.

    Certo, mas n obrigatório, pq a entidade que transcrever vai averbar o casamento no assento do português, mas ajuda sempre.

    - Pagamento do processo pelo link do irn no qual imprimi o formulário 1c já com a informação de pagamento.

    Isso, o formulário que receber no email é o que vc vai imprimir a cores, frente e verso a primeira e segunda página, e no cabeçalho já vai ter a prova do pagamento

    Encaminhar documentos para o novo e derevo da acp

    Certo: Arquivo Central do Porto

     Rua do Cunha, nº. 404,

    4200-250 Porto

    Portugal

  • RosyeRosye Member
    editado December 2022

    Boa tarde o processo do meu filho caiu em exigencia pois nao mandamos a cópia repografada da certidao somente a digital, mas ja temos a certidao em mãos, ja podemos enviar ou é preciso aguardar a carta de exigência ?

  • @Rosye o ideal é que vc envie junto com a carta, como ainda não recebeu, tente pedir por email. Muitas vezes eles mandam. Aí, imprime e envia junto com a exigência.

    Outro ponto, você menciona que a exigência era sobre a certidão de nascimento:

    nao mandamos a cópia repografada da certidao somente a digital

    Você sabe que deve ser certificada e também apostilada, né?

  • @Destefano obrigada, mas sabe qual email seria o melhor para pedir a cópia da carta?

    Sim já esta apostilada, nós previamos que esta exigência poderia acontecer e nos antecipamos

  • @Rosye arquivocentral.porto@irn.mj.pt

  • Bom dia pessoal, processo do meu filho só aguardando a bolinha 7 ficar verde

    Agora, aguardo o resgisto.


    Para oferecer mais uma referência de tempo do processo, passo as datas do meu:


    23/05/2022 - dei entrada no processo

    16/11/2022- Processo andou para bolinha 2.

    22/11/2022 - foi para bolinha 4

    15/121/2022- Processo finalizado com sucesso, esperando o registro (bolinha 7 marrom)


    Obrigado pessoal pela ajuda

  • Boa noite!

    O processo da minha filha menor foi deferido e está aguardando a bolinha 7 ficar verde.

    O processo dela caiu em exigência por ter enviado as CNHs dos pais como identificação. Enviei os novos documentos junto com a carta que recebi informando sobre as exigências, o envio foi feito para o endereço antigo, chegou no ACP no dia 29/11/22 e no dia 13/12/22 o processo já estava na bolinha 6 verde.


    Agradeço aos organizadores do fórum, e a todos que contribuem para que este continue ajudando mais e mais pessoas. Obrigado!

  • Bom dia,

    Os emolumentos (175 Euros) costumam ser reajustados anualmente como no Brasil?

  • @AlexandreDom , o meu processo teve início um pouco antes do seu, mas persiste na bolinha 4 ("já verificado e válido"). Os meus documentos chegaram à ACP no dia 19/05/2022. No dia 20/11/2022 foi para a bolinha 4 e segue nela até hoje...

  • @Destefano Mandei o email e já me responderam hoje, mas infelizmente a mensagem é que aguarde chegar a notificação em casa. Alguém sabe dizer quantos dias em média demora para chegar ?

  • Caros participantes do forum!

    Venho informar que foi concluído o processo do meu filho maior , a bolinha 7 marron foi dia 12/11/22 e foi para a verde dia 13 /12/22, um mês no processo final... atualizando na planilha !!

  • Pessoal,

    Só atualizando que meu processo e da minha irmã (1C filho maior) está desde o dia 22/11 na bolinha 4

    "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa."

    Tenho visto que tem alguns tem tido mais sorte..rs... sabem quanto tempo tem ficado na bolinha 4?

    Desde já Obrigada

  • @Beatriz Bonfim tem sido entre 20 à 30 dias em média, do meu filho também era do dia 22/11 e ontem foi atualizada

  • Como hoje é sexta-feira e já encerrou o expediente, o meu processo certamente vai completar trinta dias parado na bolinha 4. Tomara que ao longo da semana que vem o processo volte a andar :)

  • Boa tarde a todos!!


    Meu processo (79xxx/2022) foi aprovado hoje (bolinha 7 marrom).


    Segue a cronologia:

    protocolado 31.05.2022 ACP

    senha 03.06.2022

    bolinha 4 marrom 2.12.2022

    bolinha 7 marrom 7.12.2022

    alguém poderia atualizar a planilha?

    Grato e boa sorte a todos nós. Agora vou preparar a documentação de meus filhos!

  • Pessoal,

    minha avó mudou de nome quando casou e eu averbei essa alteração na certidão de nascimento dela, a reprográfica consta a alteração de nome.

    a dúvida é: eu tenho que mandar a certidão de casamento dela junto ou não tem necessidade pois já está averbado no nascimento?

    obrigado

  • só para corrigir bolinha 7 16.12.2022.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.