Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1129712981300130213031452

Comentários

  • Olá pessoal boa tarde....

    Ainda não enviei os documentos de meu marido para a Cidadania dele por casamento, já estou com a documentação em mãos, mas hoje fui pagar a taxa de €250 (https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC3), mas antes achei por bem perguntar aqui se segue desta forma mesmo? Mando depois para o Centrais, certo?

    Dei uma olhada na planilha e vi que o de marido/esposa demora bastante para sair, sabem se tem uma estatística de qual o tempo mais ou menos?

    Obrigada!!

  • Enviei os documentos para a Rua do Cunha. Já chegaram ao destino.

    Como faço o acompanhamento do processo ??

    Obrigada

  • @KATIAMARTINS a senha para acompanhamento dos processos eles mandam por email, fica de olho ja sua pasta spam

  • Olá pessoal, bom dia.

    Meu processo caiu em exigências, alguém sabe como eu irei receber essa notificação de quais documentos faltam?

    No momento só visualizo isso pelo site, não recebi nada por e-mail. Será que eles enviam pelos correios ?


  • Bom dia.

    Por gentileza, alguém sabe me informar se o ACP entra de férias agora no natal, como que funciona nesse período ? Procurei algum calendário no site deles, mas não localizei. Obrigada.

  • Bom dia, pessoal.

    Vou dar entrada na nacionalidade da minha filha. Como ela é menor de idade (recém-nascida), gostaria de confirmar os documentos necessários:

    1) Certidão de nascimento dela de inteiro teor, por cópia reprográfica, apostilada;

    2) Formulário 1C preenchido e assinado por ambos os pais, com firma reconhecida por autenticação;

    3) Cópia do assento de nascimento da mãe (portuguesa por atribuição, desde 2018) e cópia do assento relativo à transcrição do casamento;

    4) Como minha filha é menor e não tem RG, preciso algum documento adicional? Precisa da cópia do meu RG ou do da mãe apostilada?

    Muito obrigado.

  • @Camimarq o meu processo é de cônjuge, dei entrada em dezembro de 2020, agora que chegou na bola 6 despacho e está marrom, provavelmente finalizando. É protocolar e aguardar, demora mesmo! O meu caiu em exigência na bola 4 por não ter encaminhado um documento do RH onde trabalho, pois sou servidor público no Brasil. Fui notificado por minha advogada em Portugal e mandei bem rápido, em menos de 30 dias saiu da bola 4 e foi para a 6 direto.

    Por acaso, vc pode me encaminhar onde está a planilha para que eu possa atualizar?

    Obrigado

  • Prezados, minha atribuicao de nacionalidade saiu, mas nao dara tempo de receber o assento, pois tenho a averbaçao do meu casamento agendada no consulado em breve. Quanto tempo demora para receber a certidao pelo civil online? ela vem por e-mail? e a forma maos rapida?

  • @RDLBH

    A bolinha 7 ficou verde indicando que o assento foi criado?

    Se sim, pedir pelo civilonline é o mais rápido. Eles enviam por email uma chave de acesso e você baixa o assento (que nada mais é que um documento comum de word; o que interessa mesmo é o número do assento). Depois confira se tudo no assento está correto (o de minha mãe veio com oito erros - inclusive o sexo!)

    Em geral é muito rápido, difícil passar de 1-2 dias úteis.

    O mais complicado às vezes é conseguir pagar; melhor já tentar com um cartão VISA daqueles digitais (ou pelo aplicativo de seu banco):

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22390

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

  • @Rayane

    Só fecha nos dias que são feriados nacionais em PT.

  • @niltonaam

    Muitas vezes é por carta mesmo; leva umas semanas até chegar no BR.

    Muita gente liga para a Linha de Registos e consegue a informação pedindo para lerem a exigência; às vezes a atendente vai mandar esperar a carta. Aí é questão de ligar de novo e conseguir um atendente mais solícito. Veja aqui o número:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/310063#Comment_310063

  • obrigado, carlos!

  • @Harold Valadares

    Não precisa de RG de menor de 14 anos! Precisa do RG de ambos os pais (autenticado e apostilado)

  • @Ribeiro


    Saiu o registro do processo de filha - 1C da minha mãe. Demorou 32 dias entre a bolinha 6 verde (despacho aprovando a nacionalidade) e a bolinha 7 verde (registro)!

  • Boa noite pessoal !

    estou bem ansiosa por o meu processo estar na bolinha 4! Mas desde 1 de dezembro ele não muda :(

    Alguem de vocês sabem o porque de estar demorando ?

  • @Julianaguariento pode ficar até uns 20 a 30 dias na bolinha 4

  • Bom dia gente, todos na torcida....


    Meu primo que não tem a mesma genealogia, por ser do primeiro casamento do marido de minha tia (sua mãe) me fez a seguinte questão e peço orientação dr vocês :

    Sua avó é a 4a e última filha de português sendo que as 3 primeiras nasceram em Portugal enquanto ela nasceu aqui e registrada como brasileira. Afinal, ela já sendo falecida e também sua mãe, meu primo conseguiria a nacionalidade como 1C - neto?

    Ou só obteria se houver algum registro no Consulado Português no Rio que asseguraria a nacionalidade da avó?

  • @bianetto isso, o seu primo só pode fazer o pedido como neto, se a avó dele, em vida tiver tido atribuida a nacionalidade portuguesa. Caso contrário ele é só bisneto de português e por isso não tem direito, e como a neta (mãe dele) tb já faleceu, nada há a fazer.

  • Pessoal, no site diz que o Registo foi criado, mas eu não recebi nada por email, e também não moro mais no local onde coloquei a “morada” no pedido da nacionalidade?


    Eu gostaria de saber o que preciso fazer para conseguir obter o tal registo, porque como estou em Portugal, quero tirar o cartão cidadão e passaporte.


    Obrigado!!!

  • @Yuri_ Mas eu não tenho o número do Registo. Tem algum problema? Eu sei que foi criado, só não tenho os dados rs

  • @NicolasPaivaa eles acham pelos outros dados. Nome, data de nascimento, e nome dos pais.

  • Pessoal, boa tarde.

    Alguem sabe o novo endereço de envio dos processo de filhos para ACP do Porto?

    Ainda é possivel pagar pelo link de pagamento do IRN com cartão de crédito e mandar por DHL para a ACP do Porto, certo?

  • Bom dia pessoal!

    Meu status está como "Recebido" no ACP Porto há 70 dias, é normal essa demora no andamento do processo ou aconteceu alguma coisa?

    Obrigada

  • @Julianaguariento o processo do meu filho já está a 20 dias na bola 4 também estamos ansiosos, mas já vi algumas pessoas aqui no grupo relatarem ter demorado 22 dias

  • @carolinepferreira

    Tem levado uns 5-6 meses para ocorrer a primeira movimentação de processos de filhos maiores de idade na ACP (para a bolinha 2). Depois tende a andar rápido.

    Olhe na planilha de filhos (conforme informado por membros do fórum) o andamento dos processos:

    https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/filhos

    Só para confirmar: você já recebeu o número do processo e a chave de acesso por email? Pois isso já deveria ter acontecido. Se não, olhe a sua caixa de spam, pois é muito comum esse email acabar lá.

  • Boa tarde,

    Estou com toda a documentação em mãos para tirar a cidadania por atribuição para minha mãe (filha de português). Falta eu pagar a taxa dos 175 euros no Correio e enviar. Para qual endereço devo enviar a documentação?

  • Boa noite pessoal! Meu processo e do meu irmão está na bolinha 7 marrom!! Já atualizei na planilha. Muito feliz, obrigada pela ajuda de todos!!

  • Senha recebida !

  • @Gui_Cordeiro , pague os 175 € utilizado este link <https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C>... aguarde o recebimento do requerimento. Após preenchê-lo, junto os outros documentos e envie para o Arquivo Central do Porto: Rua do Cunha 404, 4200-270 PORTO

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.