Cartão cidadão e passaporte

1111214161731

Comentários

  • Bom dia!

    Pessoal, nas instruções que recebi da permanência consular está escrito pra levar um envelope A4 com o campo destinatário já preenchido... o destinatário sou eu mesma? Hahaa não tenho documento vencido tb, vou tirar tudo novo ne.. esse item não vale pra mim então?

  • @Leticialele Boa tarde!

    saberia me dizer a relação de documentos que devemos levar para dar entrada na TRANSCRIÇÃO + CC + PEP diretamente na conservatória em Lisboa?

    Tiramos apenas o Assento de Nascimento aqui pelo Consulado de SP.

    Obrigada!

  • @carine, a destinatária é a pessoa que receberá os documentos enviados pelo consulado, nesse caso, você mesma. E se é a primeira vez que está fazendo o CC e o PEP, não tem que levar os documentos antigos então.

  • @Rodrigo A Garcia

    Você recebeu os seus documentos? Daqui a duas semanas vai completar 2 semanas e até agora não recebi.

  • @Matheus07 Vou responder aqui que no topico correto

    Liguei no consulado do RJ e sim podemos fazer o cartão cidadão e o passaporte lá, mesmo sendo de outro estado, no dia do seu atendimento você deve informar que quer agendar o passaporte.

    Você terá que ir duas vezes ao RJ a primeira para fazer o cartão cidadão e a segunda vez para retirar o cartão e fazer o passaporte.

    Bom essa é uma opção para quem esta com muita pressa.

  • Muito obrigado pela informação, @isabelfontinha

    Muita gente diz que não pode se você mora em outro estado, mas é bom saber que pelo menos no RJ isso é permitido. É uma opção para os mais apressados!

    Boa sorte pra você!

  • Pessoal,


    Por favor, poderia colocar o relato de vocês após a visita do consulado de SP para tirar os documentos portugueses? Falta 1 semana para esgotar o prazo de 45 dias uteis e ainda não recebi os documentos (visita 05/08/2022 ao consulad0). Não tem com quem eu falar e nem ligar, não sei se foi extraviado e tão pouco se ficou por lá.

  • editado October 2022

    Olá, pessoal!

    Deixo aqui minha experiência com o Vice-Consulado em Curitiba.

    Entrei no site <https://agendamentosonline.mne.gov.pt/AgendamentosOnline/index.jsf> no primeiro dia útil de outubro, por volta de 10h da manhã, e consegui agendar a emissão do meu primeiro Cartão Cidadão para o dia seguinte. Tive sorte (provavelmente houve alguma desistência), pois o ideal seria entrar mais cedo no site, em torno de 8h30, conforme o próprio Vice-Consulado aconselha.

    A documentação que levei:

    • documento com foto (levei meu passaporte brasileiro, mas pode ser RG, CNH);
    • cópia simples do meu Assento de Nascimento;
    • cópia simples do meu Assento de Casamento;
    • comprovante de residência (conta de telemóvel em meu nome);
    • foto 3x4 colorida recente (que foi desnecessária, mas só informaram isso durante o atendimento).

    Cheguei ao edifício do Vice-Consulado com 20min de antecedência, porém a portaria do prédio só liberou minha entrada no horário exato em que eu estava agendada. Não foi um problema, pois pude aguardar sentada em um banco dentro do edifício, em frente à portaria.

    Depois que subi para o Vice-Consulado, fui atendida prontamente. O atendimento durou cerca de meia hora, foi muito tranquilo!

    Para o pagamento, me deram duas opções: cartão de débito ou TED. Paguei no débito mesmo.

    No fim, me perguntaram se eu gostaria de fazer o Passaporte e agendaram para daqui a um mês (a retirada do CC e a solicitação do Passaporte).

    Eu estava um pouco receosa com o Vice-Consulado, mas me surpreendi positivamente. 😊

  • Boa noite a todos!

    Deixo aqui o meu relato sobre a minha ida ao Consulado de SP, ontem 10/10/22.

    Consegui fazer o meu agendamento em ABRIL para o dia 10 de outubro. Cheguei na portaria do Consulado, me identifiquei e me fizeram entrar com meu filho menor (17anos), que também fez o CC e Passaporte. Esperamos alguns minutos e começaram a chamar para atendimento. São várias salas. Cada um de nós foi chamado em salas diferentes. Antes de entrar eu conversei com uma moça que também seri atendida, pois ela viu o meu envelope amarelão plástico bolha dos Correios e ficou preocupada que o envelope dela era comum. Tentei tranquiliza-lá dizendo que não havia especificação sobre o tipo de envelope que deveria ser, a não ser o tamanho A4, que eu li em alguma parte do site. Conversamos e percebi que eu não tinha preenchido e impresso o requerimento. Fiquei desesperada na hora e não pude sair para imprimir, mesmo ainda com tempo. O segurança da porta disse que eu tinha que falar com os atendentes e tal. Relaxei, sentei de novo na espera e falei “seja o que Deus quiser”. Quando a funcionária me chamou, fui logo avisando do ocorrido. Ela nada respondeu. Pediu meu documento e começou a preencher o meu requerimento ali mesmo na hora. Pronto. Acabou o desespero. Meu filho foi chamado por outra pessoa que me pediu para ir na sala dela depois, pois ele ainda tem 17. Fui para a máquina de fotos, coletaram minhas digitais e assinei digitalmente. Paguei ontem cerca de 860 Reais pelo CC e passaporte com urgencia, com. Cartão débito. Meu filho pagou um pouquinho menos. Fui informada que o CC vai pelo envelope que eu entreguei e o passaporte por outro envelope que virá de Portugal. Vou receber uma carta PIN que eu devo guardar, pois em caso de perda do CC, vou precisar dessa carta. Me disseram que eu não preciso voltar ao Consulado pra nada e que meu CC já estará ativado. Quanto ao tempo, me informaram 45 dias úteis. Vou torcer agora para chegar logo.

    Enfim. No final, deu tudo certo, graças a Deus! Abraços a todos.

  • @Carla_Ribeiro que boa noticia, me diga como você conseguiu uma vaga, eu estou a mais de 1 mês tentando todos os dias em varios horários e não consigo nunca.

  • @isabelfontinha ouvi uma conversa lá no Consulado, não sei se é verdade, hein? Disseram que eles abrem o calendário às segundas-feiras às 7 horas, com pouquíssimas vagas. Não sei se 7 da manhã ou 7 da noite, como eu disse eu ouvi comentários.

    Eu consegui marcar em ABRIL para ir em OUTUBRO! É difícil mesmo.

  • @Carla_Ribeiro valeu pela dica, vou tentar, mais ta dificil viu

  • @Carla_Ribeiro solicitei o CC+PEP em 01/09/22 e não me solicitaram para levar envelope. Achei estranho isso. Vc fez a transcrição de casamento junto? POrque eu só enviei envelope para a transcrição. Enfim. Meu filho fez o PEP no Rio e chegou na casa dele com 15 dias. Aqui, 45 dias úteis. Inacreditável.

  • @ChrisBrito21

    Eu havia feito a minha transcrição de casamento meses antes com o Consulado de Santos. Tudo pelos Correios e mandei aquele mesmo envelope amarelo de bolhas dos Correios. Eles me retornaram com o envelope e todos os documentos que eu havia enviado, mais a transcrição feita.

    Quando eu fui ao Consulado de SP solicitar o CC e o PEP urgente, eu levei outro envelope amarelo dos Correios e eles me disseram que aquele envelope era para o CC. Que o PEP viria de Portugal em outro envelope, que eles mandariam.

    Espero que meus documentos cheguem antes do Natal, já que vou passar as festa em Portugal.

    vamos ver! Boa sorte!

  • Bom dia pessoal. Qual tempo médio para chegar em casa o Cartão Cidadão solicitado nos consulados do Brasil? Solicitei o meu pelo de BH.

    Obrigado.

  • @vinissu e aí? Chegaram seus documentos? Quanto tempo levou? Estou tentando saber o tempo médio de entrega dos documentos no Consulado de SP. Obrigada.

  • @ChrisBrito21 hoje, dia 19/10, chegou a minha carta PIN.

    Estive no Consulado dia 10/10 para pedir o CC e o PEP.

    E o seu documento, @ChrisBrito21 , já chegou?

  • Pessoal, podem me confirmar um detalhe, a carta pin segue para o destino com o nome completo, ou somente com o primeiro e último nome? É uma pergunta estranha mas terá relevância pra mim rs

  • editado October 2022

    @Yuri_ Para mim veio com o Nome Completo no Endereçamento.

    2 Nomes Composto e 2 Apelidos.

  • @José Gonçalves obrigado amigo, imaginei que seria assim mesmo mas só quis ter certeza

  • Prezados, hoje recebi a a aprovação do meu pedido de nacionalidade. Agora sigo para tirar o passaporte e cartão cidadão através do consulado de Santos, minha cidade. Alguma dica de horário ou época do mês/dia da semana melhor para buscar o agendamento? Estou desde março tentando agendar o do meu pai (época que iniciou meu processo) e até agora nada. Desde já, agradeço a colaboração!

  • @Yvie Eu consegui Segunda-Feira por Volta das 8:00 Horas.. Mas. por concidência ou não, quando tentei pelo Google Chrome página normal, nao tinha vagas. E logo em seguida, tentei por uma Janela Anónima, tinha vagas disponíveis. Foi quando marquei, para duas semanas a frente.

  • @Yvie a agenda abre todas as segundas feiras a partir das 7, vc tem que insistir muito até as 9 da manhã e todo primeiro dia do mês tambem abre.

  • Muito obrigada, José e Isabel! Vou tentar na segunda que vem, me desejem sorte rs

  • Bom dia pessoal. Alguém sabe me informar o tempo médio pra chegar o Cartão Cidadão quando solicitado via consulado? Prazo de envio normal e não emergência. Pedi via consulado de Belo Horizonte.

  • Bom dia, pessoal.

    Alguem sabe me informar se ha alguma necessidade de tirar o cartao cidadao ou o passaporte da minha mae e avó, sendo q elas nao tem interesse em usar nem um nem outro?


    Obrigado!

  • @Chiapa Não tem. Tira quem tem interesse em usar esses documentos.

  • Olá pessoal! Estou apenas aguardando o assento para solicitar o CC e o passaporte. Vi que muitos comentaram que o assento estava demorando alguns meses e com isso já queria me antecipar e marcar. Procurei aqui no fórum em pesquisa, mas não achei nada a respeito do procedimento para realizar o agendamento na embaixada. As minhas dúvidas são as seguintes, se alguém puder tira-las agradeceria.

    No site da Embaixada de Portugal em Brasília tem o seguinte texto (abaixo):


    Apesar de ter a opção de agendamento para o CC e o Passaporte simultânea (como pode ver na imagem abaixo) só seria para quem fosse realizar a renovação desses documentos. É isso? Alguém já fez por lá? Então eu teria que agendar para cada um dos serviços?

    Já no site de agendamento, tem as seguintes opções de marcação:


    Documentos de identificação civil (Cartão Cidadão) e Documentos de viagem (Passaporte). Eu teria que agendar cada um em separado? Sendo primeiro o CC e depois o passaporte.

    A outra dúvida é com relação ao documento que se deve levar no dia do agendamento, pois é bem confuso (se for uma primeira emissão). O que realmente tem que levar? Só assento?


    Já o passaporte é simples de entender, pois com o cartão cidadão já se pode solicita-lo. Mas a pergunta é esse agendamento do passaporte é feito para o mesmo dia ou em data posterior de quanto tempo. Saberia me responder?


  • Muito obrigado por confirmar, @mateusBH

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.