Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1127012711273127512761452

Comentários

  • Vi que algumas pessoas do início de agosto já receberam a senha, o meu foi recebido dia 03/08 e ainda não recebi. Estou ansiossisima!!! acredito que até final da semana que vem já devo estar com a senha em mãos. Assim que eu receber aviso aqui e também atualizo a planilha ;)

  • @jubsal obrigada! Vou enviar no mesmo DHL e separando internamente.

    Meus avós são portugueses, e minha mãe tirou a nacionalidade primeiro, pelos meus avós maternos. Agora estou tirando a minha nacionalidade e a da minha irmã como filha de português (pela minha mãe), e meu pai resolveu também dar entrada, usando os documentos dos meus avós paternos.

    Eu comecei a minha nacionalidade pelo consulado de SP, demorou 3 anos e só enviaram os docs pra Portugal agora. Entrei no fórum em busca de informações pra tentar pedir a minha novamente, do zero, aí o consulado andou o processo (depois de 3 anos!), e agora com as infos aqui do fórum minha irmã meu pai se animaram em pedir a nacionalidade deles. Então pra mim é tudo novo aqui, eu estava craque em consulado até então rs, fiz bastante coisa pelo consulado até encontrar o fórum.

  • Oi pessoal,

    Só para mantê-los atualizados: meu processo foi numerado e recebi a senha por e-mail na segunda-feira (26). Meus documentos tinham sido recebidos em Porto no dia 29/07.

  • @carolinepferreira Ah sim, entendi. As nacionalidades vão sair juntas então. Maravilha! Boa sorte!

  • @jubsal outra dúvida, aqui no site da DHL não entendi como preencher, tem alguns campos como NIF, EORI que não sei o que colocar. E a cidade está ficando automaticamente "OPORTO". Está certo assim? Eles não tem Estado para envio?


  • @carolinepferreira Olha, eu sempre fiz direto na loja mesmo. Mas eu sei que esse OPORTO não está errado. Pode deixar assim mesmo...

  • Pessoal, boa tarde

    Por acaso entrei para consulta de um processo meu já finalizado em 2021 no site e apareceu a seguinte mensagem "A senha XXXXX não corresponde a nenhum processo de nacionalidade ativo"


    Alguém saberia me dizer se isso é comum ou o que pode estar ocorrendo? ou por quanto tempo o processo finalizado fica disponível pra consulta? no caso, o meu foi finalizado em abril de 2021

  • @jubsal Direto na loja, vc vai em algum posto autorizado? Eles fornecem etiqueta ou a gente mesmo que escreve no envelope? Nunca enviei nada assim, então fiquei super perdida. Obrigada mais uma vez.

  • Boa tarde, estou preenchendo o Formulário 1C para minha mãe, e estou com algumas dúvidas:


    À respeito do quadro 2, eu tenho a certidão do meu avô pelo civil online? Eu devo preencher esse quadro ainda assim? Ou envio uma impressão da certidão?


    No endereço, falta preencher a cidade e abreviação do Estado, mas tem apenas 4 espaços na linha de cima, eu devo preencher nesses quatro espaços por mais que não sejam suficiente, e continuar na outra linha, ou posso preencher tudo logo na próxima linha?


    Agradeço desde já!!!

  • @carolinepferreira Sim, aqui no RJ o próprio cartório envia para mim por uma autorizada da DHL, mas você entrando no site irá encontrar a mais próxima da sua casa. Você vai comprar 2 envelopes normais na papelaria, escrever por fora o artigo que está submetendo, por exemplo: Art. 1C - Caroline P Ferreira. Daí você vai na loja da DHL e diz para eles que quer enviar esses 2 envelopes num envio só. Eles que colocam etiquetas etc. Você só vai passar uns dados seus e o endereço para onde quer enviar.

  • @jubsal O que eu não entendi a respeito desse manual é: a certidão do civil online seria o Assento de Nascimento? Eu posso só imprimi-lá e enviar? ou preciso preencher o quadro 2?


    Sabe me informar?

    Obrigado desde já!!

  • @pedropercebo Sim, essa certidão do Civil Online é a que você precisa enviar uma cópia simples. Você apenas deverá marcar no campo "pai português". Preencha a data de nascimento, o número do assento e o ano.

  • @jubsal Então no quadro 4, eu assinalo ou não, a opção "Certidão do registro de nascimento da mãe/pai nacional português."?

  • @pedropercebo Se você estiver enviando a cópia simples do assento assinale sim!

    Deve assinalar todos os documentos que estiver enviando no envelope.

  • Boa Tarde a todos! Já acompanho este forum a alguns anos e graças a ele, varias pessoas da minha familia conseguiram obter tanto a dupla cidadania quanto averbar o casamento. Lamento muito o fato ocorrido com a Leticia e deixo o meu sincero agradecimento a ela que tanto nos ajudou pois fará muita falta. Agora aos que ficaram, por favor, me ajudem no processo de meu futuro neto. Brasileira com dupla cidadania, com casamento transcito e agora divorciada com setença e averbada na certidão de casamento brasileira pode atribuir a cidadania a esse filho se ela for a declarante junto com seu novo companheiro sem ter que fazer homologação do divorcio em Portugal? (voltou a usar o nome de solteira) ou vai ter que contratar advogado para homologar o divorcio?

  • Olá o endereço da Acp mudou?

  • @carolinepferreira desculpa eu me meter no assunto kkkk, deixa te perguntar você então esta enviando a da sua irmã atraves da cidadania da sua mãe correto? foi ela quem registou sua irmã? você fez Transcrição de casamento?

    no caso do seu pai ele esta fazendo pelos pais dele certo?

  • @Simeia Lobato não mudou que eu saiba, segue o endereço da ACP

    ARQUIVO CENTRAL DO PORTO

    RUA VISCONDE DE SETÚBAL N° 328

    PORTO - PORTUGAL

    CEP 4200-498

  • editado September 2022

    @isabelfontinha @Simeia Lobato

    No e-mail recebido pelo amigo com chave de acompanhamento dele consta o seguinte endereço:

    Arquivo Central do Porto

    Rua do Cunha 404, 4200-270 PORTO

    ** conferi no Google Maps e este endereço aí de cima corresponde/correspondia à CRC do Porto.

  • @lucianacorrea04

    Só pra compartilhar a minha experiência: o processo do meu pai (neto de portugues) teve uma exigencia que enviei via correios e não dhl e chegou em 10 dias. O meu também, processo de filha, mandei por correios e não dhl e chegou em 12 dias corridos. O valor foi MUITO menor, lembro que paguei menos de R$30,00, apenas compartilhando que para quem está um pouco apertado pode valer a pena. Além de que é possível contratar o seguros dos correios ;) E também tem código de rastreio.

    Vc poderia dar mais detalhes desse envio, com o máximo de informações?

    Se for o caso, deve baratear muito os envios.

    Desde já, agradeço.

    Abraços

  • editado September 2022

    Olá , meu amigo recebeu esse e-mail com o novo endereço da Acp processo dele caiu em exigência e eles pediram pra enviar o documento pro novo endereço que eles mandaram no e-mail .

    Ele tinha me perguntado se eu sabia , falei que não , por isso que fiz a pergunta aqui, depois que ele viu no e-mail que a Acp mandou essa mensagem pra ele .



  • editado September 2022

    Acho que esse endereço é do CRC Porto, será que estão usando eles agora pra recepcionar documentos?


  • editado September 2022

    @Rodrigo79 DIa 5/9 eu recebi meu email com a exigência e ainda constava para enviar no endereço antigo.

    nossa eu nem sabia disso, por isso eu adoro esse forum, tenho uns processos de uns parentes para enviar essa semana, valeu pela informação.

  • Acho que por isso a demora pra receber as senhas , porque as pessoas estão enviando pro endereço antigo , deve alguém ir buscar lá mas tem que esperar a boa vontade rsrsrs

  • @isabelfontinha

    No início de agosto surgiu aqui a notícia de que eles estavam estariam em mudança de endereço. Isso também teria atrasado os serviços (greve, efetivação da alteração da lei dos judeus, mudança de endereço).

    Eu tentaria me certificar antes de enviar pra esse endereço novo. Vou ver se consigo informação amanhã a respeito disso e compartilho aqui no fórum.

  • editado September 2022

    @isabelfontinha

    você então esta enviando a da sua irmã atraves da cidadania da sua mãe correto? foi ela quem registou sua irmã? você fez Transcrição de casamento?

    Isso, minha irmã está pedindo através da minha mãe. Meu pai foi quem registrou minha irmã, mas já fiz a transcrição do casamento dos meus pais. No início somente minha mãe fez o pedido de cidadania, pelo consulado aqui em SP eu averbei o óbito do meu avô materno, atualizei o cartão do cidadão da minha avó materna para viúva, pedi a nacionalidade da minha mãe e também averbamos o casamento dos meus pais. (na época que o consulado de SP estava trabalhando, rs, depois eu pedi a minha nacionalidade e eles demoraram 3 anos para enviar para Portugal, e foi aí que eu cheguei ao fórum).

    no caso do seu pai ele esta fazendo pelos pais dele certo?

    Eu ia fazer a nacionalidade do meu pai pelo documento do casamento dele com a minha mãe, achamos que seria mais fácil, porque estava tudo pronto do lado da minha mãe, e eu não tinha os documentos dos meus avós paternos, minha vó mudou de nome as 2 vezes que casou, eu só tinha o cartão de cidadão dela bem antigo, com o nome atual do novo marido, mas os docs brasileiros dela todos desatualizados com o nome do primeiro marido, achei que daria muito trabalho e que iria demorar muito.

    Mas aí entendi aqui no fórum que seria melhor para o meu pai fazer pelos pais dele, fui atrás de alguns documentos no Civil Online que também peguei a dica aqui, e consegui pegar o assento de nascimento dos meus avós paternos, graças a ajuda aqui do fórum. Surpreendentemente minha avó paterna tinha registrado os 2 casamentos dela em Portugal, eu estava com medo de ter que fazer todo o processo de atualização e aí seria muito demorado. Agora com esses documentos, ficou mais fácil e consegui pedir do meu pai também.


    Você acha que eu estou no caminho certo? Ainda tenho tempo de corrigir caso algo esteja errado.

  • @isabelfontinha

    Basicamente agora estou enviando assim:

    minha irmã:

    • A partir do assento de nascimento da minha mãe com casamento averbado com o meu pai


    meu pai:

    • Assento de nascimento do meu avô paterno português, com casamento e óbito averbados
    • Assento de nascimento da minha avó paterna portuguesa, com casamento nº 1, viuvez, casamento nº 2.


    Deu trabalho achar os documentos, mas ficou tudo certinho. Do meu pai podem fazer o processo tanto pelo avô quanto pela avó.

  • Olá bom dia Pessoal,

    Só para informá-los, o processo da minha filha menor teve andamento hoje conforme abaixo,

    Enviado via DHL em 22/06/22 de Curitiba PR, recebido dia 01/07. Recebido senha dia 04/07 bola 1 Verde. Dia 29/09 mudou para a bolinha 02 verde.

    Exatos 90 dias para mudança para bola 02 verde.

    Boa sorte a todos!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.